Gostaria de partilhar com todos desse fórum a minha alegria de ter conseguido despacho favorável no pedido de cidadania. É com muita alegria que posso me considerar português, assim como minha esposa e meus filhos! Gostaria também de agradecer a todos pelo apoio e ajuda que me deram. O fórum é fundamental não só nos aspectos técnicos do pedido de cidadania, mas também é fundamental para tranquilizar nossos corações ansiosos durante o período do processo. A tudo isso, sou muito grato! Segue abaixo o histórico para auxiliar quem ainda não conseguiu. Entrada via correio no dia 17/07/2018 - Exigência no dia 01/06/2019 e sanada no dia 01/07/2019 - sendo despachada no dia 12/07/2019 e aprovada no dia 15/07/2019. PS: Continuarei por aqui ajudando aqueles que precisarem! Samuca!
@MarcosA pelo que você relatou, o seu processo ainda está na fase 6 (e não na 7) igual ao da minha esposa, aprovado mas aguardando a criação do registro português. Se reparar no site da nacionalidade, a bola do estágio 6 deve estar branca e a do estágio 7 vermelha, ou seja, ainda não chegou no estágio 7.
E o que todos estávamos querendo saber é quanto tempo leva dessa fase até efetivamente sair o número de registro, que é a fase 7, pois até onde já percebi ainda pode levar meses (e é por isso que estou pensando em ir pessoalmente no IRN ver se consigo priorizar essa finalização pois já estou morando aqui e o visto de turista da minha esposa já vai expirar).
Eu sugiro que você edite a planilha novamente e coloque em estágio de "Despacho" pois seu processo ainda não terminou e pode mudar as estatísticas da planilha.
Meu processo passou para fase 6 - Despacho em 25/06/19 e agora quanto tempo leva para a fase 7 e numero de registro ??? O numero de registro só é informado por carta ?????
Pessoal, meu processo continua na fase 6 despacho, mas mudou o texto para: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Quer dizer que já esta tudo certo?
@cadubad sim, parabéns! quer dizer que já está td certo, só falta eles criarem o registro de nascimento. Depois deles criarem esse registro vc vai poder pedir o seu assento de nascimento português (certidão de nascimento português). Acho que ainda leva uns 3 meses pra passar dessa fase em que está.
@mso2000, voce tem razão. O processo em si não foi terminado, pois falta o Registo de Cidadão Português. A bola do estágio 6 está branca e a do estágio 7 vermelha. Pelo menos já tenho a certeza que o pedido foi aprovado. A planilha já foi revisada.
Amigos, não querendo jogar água fria, mas confesso que o tempo entre a fase 6 e 7 parece eteeeerno. Estou desde 07/05/2019 aguardando após meu "despacho favorável", o Registo de Cidadão. E nada até hoje. Já encaminhei o pedido ao CivilOnline, e já recebi o aviso que sem o assento emitido, nada feito. Mole não...são 71 dias após a aprovação, e nada.
Alias, apenas informando: a carta PIN, até onde onde sei, é uma carta emitida pelo IRN após o processo de confecção do cartão cidadão, onde constam as senhas de autenticação do mesmo - o cartão cidadão é um documento que contem um certificado digital e um chip (similar aos de banco daqui do Brasil). O processo de reconhecimento por aquisição finaliza com a emissão do assento de nascimento - que virá impresso para o endereço de residência (ou de morada), ou também por e-mail, caso solicitado pelo CivilOnline : https://www.civilonline.mj.pt/ . Com este se pode entrar com o processo para emissão do cartão cidadão...após confeccionado, vêm a carta PIN diretamente do IRN de Portugal.
@Leonardo, a previsão média pelos relatos é 3 meses depois q td está concluído, alguns casos saem mais rápido, outros demoram mto mto mais... o tempo total desde o inicio até conseguir solicitar o assento é entre 1 ano 3 meses e 1 ano e 6 meses...
Como vc enviou o processo em maio/18, deve ficar pronto pra emitir assento entre agosto e novembro.
Aí pega mais uns 15 dias pro assento chegar em casa, mais 1 mes pra conseguir agendamento no consulado, e depois mais uns 3-4 meses pra chegar o Cartão Cidadão e o Passaporte... td leva tempo.
Gente hoje foi bola 7 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Vamos ver agora , quanto tempo ..... 479XX / 2018 pelo correio para CRC Lisboa em abril 2018
Acredito que esteja demorando muito mais de 3 meses para criar o registro... Os últimos postados aqui foram de despachos favoráveis em janeiro... Meu é do início de abril, e nada.. Inclusive no site meu nem está contando como despacho favorável, porém eu já confirmei e está favorável sim.
A advogada que está cuidando dos processos da família da minha esposa disse que consegue tirar a minha cidadania com 3 anos de casado (já tenho mais de 3 anos) porém não 5 ainda, Não temos filhos, marido da minha mãe e português e são casados a mais de 20 anos e eu tenho inúmeros amigos portugueses, minha esposa e portuguesa de atribuição e toda a família dela também a gente namorou 8 anos anos de estar casados por 3 e 4 meses Não sei se conta como “vinculo” oficial, já passei por Portugal 2x mais viajei muito mesmo foi para a suíça, minha mãe e o marido moram lá, ele nunca me registrou e minha mae nunca se interessou no passaporte português ” ela tem o suíço” ela não sabia que poderia passar pra mim quando era menor se tivesse o português, enfim aguas passadas.
Porem achei estranho ela dizer que consegue, postei aqui pra saber se alguém já conseguiu com 3 anos sem filhos.
@felipe, estava vendo o site do Consultado do Rio de Janeiro, para ter uma ideia do prazo....estão marcando agora horário para fevereiro de 2020 !!! Em suma, se a pessoa for do Rio de Janeiro, acho que se for definido como "despacho favorável", melhor agendar logo o consulado. Isso, obviamente, se não for a Portugal primeiro e tirar por lá.
Perdi o processo de aquisição pelo casamento por falta de comprovação de ligação afetiva e recebi a decisão final com ordem para arquivamento, porém, na primeira folha tem um custo de processo de € 30K. Corro algum risco de ser cobrado? Posso ter algum problema quando viajar para Portugal?
@Jose, encontrei algo sobre isso no Facebook, não sou advogado e não sei se a pessoa que disse realmente é, então sugiro que vc pesquise por conta própria a informação, mas o que achei foi - e quem sabe com sorte pode ajudar é:
Sobre os 30k
"Valor da causa não é o valor da condenação, repito. Todo processo de casamento indeferido é tratado dessa forma, sofre ação judicial de oposição pelo Ministério Público."
Sobre se pode ser preso por não pagar "Só é preso quem comete crime. Deixar de pagar impostos judiciais é uma obrigação civil. No máximo ele seria executado, mas como não deve possuir bens em Portugal, nada acontecerá."
Sobre se pode entrar em portugal "Poderá sem problemas"
@josé uma vez tive meu proceso indefirido, eles colocaram o valor do proceso,só para constar nunca cobraram nada,inclusi ve hj tenho a cidadania portuguesa.
@Diogo122, vc tem q assinar o requerimento/formulário e datá-lo, então nem adianta mandar antes, eles vão considerar a data do formulário e a data do envio para contabilizar os 5 anos. O que vc pode fazer para adiantar é já ir preparando a documentação, os cartórios levam 1-2 semanas para emitir/entregar, se precisar de algum doc de Portugal leva uns 15 dias pra chegar. Só não se adianta mto pq os documentos tem validade para serem aceitos em Portugal (acho q não podem ter mais de 6 ou 12 meses de sua emissão), então a sugestão é 1 mês antes de completar os 5 anos já vai atrás de todos os documentos e alguns dias depois que completar 5 anos vc envia td.
Comentários
https://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2017/nacionalidade-nota
PS: Continuarei por aqui ajudando aqueles que precisarem!
Samuca!
Os colegas disponibilizam aqui o Mod 1C editável, será que também tem o Mod 3 editável?
Grato
E o que todos estávamos querendo saber é quanto tempo leva dessa fase até efetivamente sair o número de registro, que é a fase 7, pois até onde já percebi ainda pode levar meses (e é por isso que estou pensando em ir pessoalmente no IRN ver se consigo priorizar essa finalização pois já estou morando aqui e o visto de turista da minha esposa já vai expirar).
Eu sugiro que você edite a planilha novamente e coloque em estágio de "Despacho" pois seu processo ainda não terminou e pode mudar as estatísticas da planilha.
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Quer dizer que já esta tudo certo?
PARABÉNS!!!
MUITO SUCESSO!!!
Obrigado a todos do forum!!
Sim agora é só aguardar o registo e a emissão da carta PIN.
E depois do processo concluido quais são os proximos passos? Cartao cidadao e Passaporte?
O processo de reconhecimento por aquisição finaliza com a emissão do assento de nascimento - que virá impresso para o endereço de residência (ou de morada), ou também por e-mail, caso solicitado pelo CivilOnline : https://www.civilonline.mj.pt/ . Com este se pode entrar com o processo para emissão do cartão cidadão...após confeccionado, vêm a carta PIN diretamente do IRN de Portugal.
Como vc enviou o processo em maio/18, deve ficar pronto pra emitir assento entre agosto e novembro.
Aí pega mais uns 15 dias pro assento chegar em casa, mais 1 mes pra conseguir agendamento no consulado, e depois mais uns 3-4 meses pra chegar o Cartão Cidadão e o Passaporte... td leva tempo.
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Vamos ver agora , quanto tempo .....
479XX / 2018 pelo correio para CRC Lisboa em abril 2018
Inclusive no site meu nem está contando como despacho favorável, porém eu já confirmei e está favorável sim.
Não temos filhos, marido da minha mãe e português e são casados a mais de 20 anos e eu tenho inúmeros amigos portugueses, minha esposa e portuguesa de atribuição e toda a família dela também a gente namorou 8 anos anos de estar casados por 3 e 4 meses
Não sei se conta como “vinculo” oficial, já passei por Portugal 2x mais viajei muito mesmo foi para a suíça, minha mãe e o marido moram lá, ele nunca me registrou e minha mae nunca se interessou no passaporte português ” ela tem o suíço” ela não sabia que poderia passar pra mim quando era menor se tivesse o português, enfim aguas passadas.
Porem achei estranho ela dizer que consegue, postei aqui pra saber se alguém já conseguiu com 3 anos sem filhos.
Em suma, se a pessoa for do Rio de Janeiro, acho que se for definido como "despacho favorável", melhor agendar logo o consulado. Isso, obviamente, se não for a Portugal primeiro e tirar por lá.
Perdi o processo de aquisição pelo casamento por falta de comprovação de ligação afetiva e recebi a decisão final com ordem para arquivamento, porém, na primeira folha tem um custo de processo de € 30K. Corro algum risco de ser cobrado? Posso ter algum problema quando viajar para Portugal?
Sobre os 30k
"Valor da causa não é o valor da condenação, repito. Todo processo de casamento indeferido é tratado dessa forma, sofre ação judicial de oposição pelo Ministério Público."
Sobre se pode ser preso por não pagar
"Só é preso quem comete crime. Deixar de pagar impostos judiciais é uma obrigação civil. No máximo ele seria executado, mas como não deve possuir bens em Portugal, nada acontecerá."
Sobre se pode entrar em portugal
"Poderá sem problemas"