Nacionalidade portuguesa pelo casamento

17980828485355

Comentários

• Gente quando eu leio os depoimentos aqui eu não sei se fico mais ansiosa e agoniada, ou se da uma aliviada.

Gabriela Meirelles, não vale a pena ligar não, depois de uns dois meses você pode ligar para obter o numero do protocolo e pedir a senha de acesso, mas também não servem de muita coisa, já que os prazos são longos e de facto não podemos fazer nada, só mesmo para ficarmos alerta caso caia em exigência. No inicio eu ligava de mês a mês, sempre que completava um mês, mas só gastava tempo e telefone, a resposta é sempre a mesma, esta em analise. Estou a espera de receber a senha também, já mandei 2 e-mails e nada. Vou acompanhar online mesmo, mas mesmo se não tivesse o site eu só iria ligar novamente depois de completar 1 ano. O jeito é aquietar o coração e mandar ver nos calmantes rsrs.
  • Depois que enviei o outro comentário, recebi o e-mail com a bendita senha. Pra que serve a senha? Para nos matar lentamente rsrs, 8 meses depois e o meu processo ainda esta no numero 1 =/.

Acredito que as informações do site não são actuais, pois o meu pedido foi recebido no dia 01/11/2018 ou seja, numero 1 já foi. Em Dezembro eu já tinha o numero do protocolo então acredito que o registo do pedido foi feito, numero 2 já foi. Em maio fiz o ultimo contacto e me foi informado que estava em analise acredito que esteja na fase 5. Isso que estou dizendo tem lógica?

1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo
  • felipefelipe Member
    O processo da minha esposa tá a 10 dias de completar 11 meses, e ainda tá na fase 3. Não adianta mesmo, essas coisas demoram mto. Ainda mais com tanta greve e tanto problema de contratação de funcionários por lá. Jeito eh ter paciência.
    Esse site de acompanhamento eh mais um placebo do que uma ferramenta propriamente dita, pelo menos por enquanto. Tomara que ela vire algo que possamos confiar em breve.
  • Opaaaa! Ótima notícia, o CivilOnline nos enviou hoje o assento de nascimento de minha esposa.
    Entrada pessoalmente - 01 de Fevereiro de 2018
    Aprovação - Janeiro 2019
    Emissão do Assento - 04 de Julho de 2019
    * Sem cair em exigência.
    Valeu pessoal, agora a família toda é portuguesa.
  • Parabens @Francisco Oliveira Jr!

Obrigado por compartilhar suas informações! 11 meses para aprovação e seis meses para Emissão. Total 15 meses.
  • Parabéns @Francisco!!!!!!!!!!!
  • Excelente, Francisco!

Parabéns!
  • @SAMUCA o meu marido caiu em exigência no campo 8. Enviamos a documentação por volta do dia 20 de junho. Hj (quase 20 dias depois dos documentos chegarem lá) meu marido acessou o acompanhamento e foi processado, inclusive passando pra etapa 6, "Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade". Acredito que tenha sido, portanto, aceito e liberado da pendência.
  • felipefelipe Member
    O processo da minha esposa passou ontem do status 3 - aguarda consultas para o status 4 - Verificação de documentos, que tem o texto "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.".

Enviado em agosto de 2018, numeração 60XXX/2018.
  • Alguém sabe dizer a média de demora entre estar em "está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requisitos legais (...) o pedido aguarda agora a decisão final e respectivo despacho" e sair despacho positivo??

Vi que a demora depois do despacho positivo e entre 4 e 6 meses, mas queria saber sobre a fase anterior, da decisão do despacho...

Procurei por aqui e encontrei apenas uma informação de cerca de 15 dias... será?
  • @Beatriz Bastos Obrigado Beatriz pela informação, a ansiedade é grande mas se Deus quiser vai dar tudo certo, abraços!!
  • @Beatriz Bastos, no meu caso, esse período foi até mais rápido do que 15 dias...nem chegou a 5.
    Entretanto, me parece que o site está demorando para ser atualizado. Ele não é automático. Já soube de gente que recebeu uma resposta por e-mail ou no LR a frente do que constava no site....mole não.
  • Boa noite, alguém pode me informar as etapas do processo de aquisição por casamento, após a chegada dos documentos em Lisboa, por favor?
  • @solelaine veja no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ tem todas as etapas do processo de 1 a 7 é só acompanhar e ter controle na ansiedade, sucesso!!!
  • Pessoal, boa tarde! Gostaria de informar a todos que o meu processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento foi finalizado hoje com sucesso. Acabei de fazer a consulta on-line e verifiquei que a aprovação saiu. Levaram exatos 424 dias e graças a este fórum muitas dúvidas foram tiradas e muita informação importante me foi fornecida. Obrigado a todos!
  • @MarcosA, parabéns pela conquista! Por favor, em que data o seu processo teve o despacho favorável e qual a data que você deu entrada nele?
  • Parabéns, @MarcosA

Compartilhe conosco mais detalhes sobre seu processo! Todos gostamos de saber quando e como deu entrada, ordem de grandeza da numeração, quando foi despachado e quando saiu o assento...
  • Parabéns, @MarcosA
    Dei uma olhada na planilha e observei que vc deu entrada no dia 14/05/2018 e foi concluído no dia 12/07/2019, há exatos 1 ano, 1 mês e 28 dias, legal já dá para se ter uma base e observar que o prazo deu uma reduzida em alguns casos, parabéns mais uma vez e aproveite bastante esse país que é fantástico.
  • Quanto tempo se deu da fase 6 até sair o resultado do despacho favorável?
  • @SAMUCA muito obrigada!!
  • @Solelaine
    Segue abaixo as etapas acho que isso irá te ajudar e te responde
    Um pedido de nacionalidade segue os seguintes passos:
    1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo
    Voltar
  • Pessoal, peço orientação... mandei o processo da minha esposa para a CRCentrais no começo de 2018 (!). No início desse ano recebi uma correspondência solicitando nova certidão de antecedentes emitida pela PF e o preenchimento de uma declaração sobre residência em outros países. Preenchi tudo e enviei de volta por correio, isso foi em fevereiro. Desde então, sem mais notícias.... ela já enviou email por duas vezes para obter senha e consultar pela internet mas até agora nada. Será q eu mesmo posso ligar na linha registos? Ou tem q ser minha esposa?
  • Boa tarde a todos. Quais os documentos necessários para a transcrição de casamento? Uma vez tendo a transcrição posso dar entrada da minha aquisição de nacionalidade pelo casamento e da aquisição para os dois filhos menores ao mesmo tempo? Quanto tempo tem levado na CRC de Lisboa?
  • @Marcio peça para sua esposa ligar na LR e pedir a senha para acesso à plataforma de consulta de processos.
  • @Lorena19 vc não pode enviar dois processos simultâneos. ( o seu e dos seus filhos.).Primeiro terá que concluir seu processo de nacionalidade pelo casamento e o prazo de conclusão é de 18 meses e só pode ser enviado para a CRC de Lisboa.
  • Boa tarde a todos.
    Eu solicitei a chave de acesso por email dia 28/06 e recebi hoje a chave.
    Np formulario não foi indicado nenhum email .
    Mas tentei a sorte e eles me enviaram hoje.
  • MarcosAMarcosA Member
    editado July 2019
    Boa tarde! Mais uma vez obrigado a todos. @gustavo_okazaki @SAMUCA: Dei entrada pelos correios (DHL) aqui no RJ em 14/05/18. Recentemente, quando pedi meu código de acesso on-line em 12/06/19, meu processo estava na fase 5 - "Análise do Pedido". Em 10/07/2019 ele foi para o item 6 - "Despacho" e dois dias depois, em 12/07/19, foi para o item 7 - "Terminado" e com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português". Ou seja, estou aguardando o número do assento, que vou pedir via "Certidão Online".
  • Prezados,

Alguém pode me ajudar como está atualmente a questão de quais condições legalmente previstas são obrigatórias para conceder a nacionalidade por casamento?
  • Boa noite amigos
    Onde encontro o formulário para aquisição ( sou casado com portuguesa e pai de dois portugueses) com pagamento por vartão de crédito?
    Grato desde já
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.