Nacionalidade portuguesa pelo casamento

17778808283355

Comentários

• @felipe, é verdade....e ainda está na versão beta. Mas sabe o que nos acomete? São muitas as ansiedades envolvidas, espera de mais de ano. Muitos projetos, interesses, objetivos, intenções....paradas por conta disso.
    A sobrecarga deles é enorme - pouca gente para muitos pedidos; o sistema de decisão, correto ou não, é lento...em suma, um gargalo enoooooorme.
    Espero realmente que esse processo comece a andar, e que essa nova ferramenta agilize....
  • @Eduardofranco

Você preencheu o campo 8? Informando os locais ou o local onde residiu? Geralmente está e a pendência. Se renviou todas as outras de praxe.
  • @eduardofranco1979
    Passei pela mesma situação que vc, liguei lá e me informaram que foi o campo 8 realmente, o que me facilitou muito, e não precisei aguardar a carta chegar, hoje já cumpri tudo e já enviei as exigências para lá via sedex, mas aconselho que vc ligue para saber o real motivo e não deixe de anexar uma nova certidão de antecedentes, pois não custa nada se prevenir.
  • Boa noite, alguém poderia me informar como anda a questão da comprovação de vinculo para o pedido de aquisicao por casamento? Gostaria de entrar com o pedido pro meu esposo mas não temos vinculo com Portugal. O único vinculo e o fato de sermos casados a 13 anos e termos dois filhos que também ja são Portugueses. Alguma chance de eu conseguir?
  • @BrasTuga Com o seu tempo de casada e ainda com filhos portugueses o vínculo já está mais do que comprovado pela nova lei. Pode dar entrada no pedido.
  • @CarolinaBittencourtDuarte, muito obrigada pela informação.
  • Boa tarde , minha esposa também não preencheu o campo 8 . Alguém poderia por favor informar como cumprir essa exigência ? O processo dela é de Julho / 2018 e ela está querendo antecipar pois ainda não recebeu essa carta com a exigência .
  • @acmbarreiro, acompanhe o processo no site e caso veja que ocorreu a exigência ligue lá ou envie um email solicitando que enviem a exigência, assim que receber o email faça a remessa via sedex no formulário que eles fornecem juntamente com uma cópia dos antecedentes criminais, reconheça firma da assinatura do formulário.
  • Boa trade a todos, li todas as 82 paginas mais eu ainda tenho algumas duvidas:

Sou casado a mais de 5 anos com cidada Portuguesa, tenho dois filhos.
    Meus casamento e meus filhos ja estao registrados no consulado em Londres.
    Para solicitar a minha nacionalidade:
    Minhas duvidas:

Eu tenho uma minha certidao de nacimento inteiro teor apostilada( é sufuiciente)
    Meu passaporte brasileiro, autenticar no cosulado?
    Registro criminal do Reino unido, posso traduzir e autenticar no consulado?

Desde ja agradeco pela ajuda.
  • @gustavo_okazaki parabéns pela conquista! Demorou mas finalmente chegou o dia! Sucesso a você! Você foi informado através da LR, carta ou através do site sobre a emissão do assento?

@acmbarreiro @SAMUCA quanto ao cumprimento de exigência em relação ao não preenchimento do campo 8, eu já havia informado aqui no fórum há um tempo atrás que obtive a informação pela atendente da LR de que se não foi preenchido pelo solicitante este campo, que tão logo seja informada a numeração do processo, que a retificação pode ser feita enviando o formulário preenchido com o número do processo, nome de quem está solicitando a cidadania, cidades e países onde morou (mesmo no Brasil). O mesmo deverá ser assinado presencialmente em um cartório e reconhecido firma e enviado a CRC em Lisboa. Segue abaixo o modelo que utilizei para o processo da minha esposa e que evitou que ela caísse em exigência.No caso dela, foram as cidades de Curitiba e Campinas aqui no Brasil que foram retificadas. Se está na dúvida que não tenha preenchido este campo, pode faze-lo, se antecipando assim a exigência e evitando perder mais tempo no andamento do processo. Isso vale inclusive para outros campos que podem ter sido preenchidos errados ou também esquecidos. Boa sorte a todos!

Ao
    Instituto dos Registos e Notariado – IRN
    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 198 – Lisboa – Portugal
    1099-003

Processo Nº: 41.XXX / 18

"Nome completo de quem está solicitando a cidadania", pretendendo adquirir a nacionalidade portuguesa, nos termos do n° 1 do art. 3° da Lei n ° 37/81, de 3/10, vem pronunciar-se sobre o (s) seguinte (s) facto (s):

Anteriormente teve residência nos seguintes locais e países:
    Campinas, Brasil
    Curitiba, Brasil

Atenção: Indicar inclusive país da naturalidade/nacionalidade.

Data: DD/MM/AAAA

Assinatura: ____________________________________________________________
    Nome Completo
  • @marciomf,

Soube através do novo site.

A carta enviada nem chegou ainda.

Estava fazendo consultas diárias e na manhã do mesmo dia em que foi feito o assento minha situação no sistema já foi atualizada. Ao menos para mim, o sistema não estava atrasado.

A "técnica" de pedir antecipadamente certidão no Civil Online não funcionou. Esperei propositalmente um dia e no dia seguinte enviei e-mail. Somente após algumas horas recebi a chave para a certidão.

Atualizei a planilha com o meu prazo...
  • @gustavo_okazaki, muito obrigado pelo esclarecimento. Mais uma vez boa sorte a você nessa nova jornada! Abraços.
  • editado June 2019
    @rodrigo sua certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica apostilada.O passaporte ( tem que constar a filiação) ou R.G tem que ser cópia autenticada apostilada em cartório (ou consulado se estiver fora do Brasil).Registro criminal tem que ser uma tradução juramentada, autenticada no consulado ( se estiver fora do Brasil).
  • @rodrigouk antecedentes criminais da inglaterra traduzido com tradutor juramentado e depois legalizado ou reconhecido a assinatura do tradutor no consulado português em londres.
  • Obrigado @danielcampos e @vlad pen
  • Olá para todos.
    Meu companheiro é filho de português e acabou de conseguir a cidadania diretamente em Portugal. Ele entrou como turista e deu entrada direto no ACP do Porto.
    Aqui no Brasil vivíamos juntos a treze anos, não somos casados legalmente mas temos uma filha de cinco anos. Isso por si só pode comprovar meu laço com ele e com Portugal? Pois se casarmos agora não tem nenhum efeito, correto?
    Ou posso conseguir a cidadania através dela? Por ser mãe de uma portuguesa menor de idade?

• @Giselle isso não é suficiente, você tem que comprovar sua união estável com ele, caso contrário vc pode pedir agregação de família para viver legalmente em Portugal, até conseguir sua cidadania.

• editado June 2019
    @Giselle o correto seria vc casar e esperar 3 anos para poder pedir a aquisição de nacionalidade pelo casamento. União estável oficializada em cartório tem que ser homologada em tribunal português através de advogado.
  • Depois de 1 ano de entrada no processo, estou na fase de despacho com o pedido aprovado e apenas aguardando o registro. \o/
    Vamos ver quantos meses para concluir.
    Esse forum foi essencial para o meu processo. Obrigado a todos pelo tempo e boa vontade.
  • @rcarvalho, estou na mesma situação que você...o tempo está de 3 a 6 meses ainda. Estou aguardando desde maio....
  • Já perguntei aqui várias vezes e ninguém respondeu, aí vai novamente :
    Alguém sabe dizer em qual mês estão fazendo as certidões?
    Tenho despacho favorável no início de abril..
  • @Alinebmaresch segundo o comentário acima do seu, o prazo está entre 3 a 6 meses após o despacho, portanto seu prazo está entre julho e outubro desse ano.
  • O meu vai ser o mais demorado de todos, deu entrada em 17/05/2018 e ainda estou na fase 3.
  • @Alinebmaresch, é uma pergunta difícil. Tem gente aqui que recebeu o registro e estava desde dezembro aguardando após o despacho. Em contrapartida, houve gente também que recebeu o registro em março, tendo também o despacho em dezembro. Resposta difícil e não linear.
    Há blogs dizendo que o processo está tendendo para 2 anos já...=/
  • felipefelipe Member
    @Alinebmaresch entra nesse link aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussions

Dá uma lida em todos os posts dos últimos 7 dias que vc vai saber mais ou menos o prazo conforme o seu tipo de processo... é isso que eu faço todos os dias pra me informar sobre isso
  • @blancout que falam desse prazo eu sei, e vi o post, pergunto na realidade, pq como o colega que postou após você disse teve caso de dezembro que só saiu agora..porém esses são exceções, queria saber se é 3 meses então o o meu tá para sair. Porém não acompanhei todas as páginas aqui, e não vi ninguém de fevereiro e março falando que já saiu, entendeu?
  • O da minha esposa está aguardando registro desde janeiro.
  • Pessoal, ajuda por favor. Precisa apostilar a certidão de antecedentes criminais? Estou juntando a papelada e surgiu essa dúvida.
  • @Gabriela Meirelles, não. Basta imprimir em um lado da folha a certidão e no verso a validação feita no próprio site da polícia federal.
  • @DanielHenriques, perfeito. Muito obrigada!!! Tenho outra dúvida, não sei se consegue me ajudar.

A certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica foi emitida e apostilada dia 15/08/2018. Em Portugal eles ainda consideram validade de 1 ano? Pretendo mandar essa semana, acha arriscado?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.