Vanessa Amaral, o meu demorou uns 5 meses para obter esse número...a ansiedade é grande, mas o processo deste tipo demora, se tudo correr bem e no tempo atual, um ano até o despacho. Depois, mais alguns meses (3 até 6) até o número de registro. Infelizmente, ainda há casos que demoram mais...
Verdade Felipe,tem esse número mesmo,não sabia que esse era o número do processo,na verdade,nem tinha percebido ele, obrigada pessoal pelos esclarecimentos!
Pessoal o meu processo caiu em exigência, porém, ainda não sei qual é porque o site não informa. Alguém sabe me informar qual o prazo dado para cumprimento das exigências? Devo enviar via sedex e se é para o mesmo endereço? Estou com dúvidas e a correspondência saiu de lá no dia 05/06/2019 mas ainda não recebi, mas gostaria de tentar ir resolvendo a pendência.
Essa é a mensagem que recebi no site. O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de indeferimento liminar em 05/06/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.
@Vlad Pen O meu receio é que eu estou morando no Amazonas e as vezes a carta demora para chegar, com isso vai passando o prazo, vc sabe me informar qual é o prazo que eles dão para regularizar as pendências? Desde já te agradeço, abços!
@SAMUCA, em geral os processo só são arquivados depois de 6 meses. O prazo legal são 20 dias úteis que podem ser acrescidos de mais 30 dias úteis. Esse prazo começa a contar 3 dias úteis após da data da carta. Tente ligar na linha de registos semana que vem para se informar qual é a exigência.
Consegui, por e-mail, a senha do processo de minha esposa. Quando insiro a senha no site, diz que não corresponde a processo ativo. Em fevereiro me informaram que o processo está a aguardando o registro, fiz um pedido no civil online para, quando sair, já receber, só que não sei se tem como consultar no civil online se o registro já está disponível.
Pessoal, Vou dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento (mais de 30 anos de casado). Poderiam, por gentileza, confirmar se os documentos abaixo estão corretos?
- Certidão de batismo portuguesa do português com o casamento averbado - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica apostilada do requerente - Certidão de casamento brasileira para comprovar mudança de nome do requerente - RG autenticado e apostilado do requerente - Certidão de antecedentes criminais do requerente (imprime no site da PF e valida no próprio site, não precisa apostilar) - Cópia simples das certidões portuguesas dos filhos em comum - Reconhecimento assinatura por autenticidade do "Formulário 3" - Vale postal (250 euros) - Envio para Portugal (correio) CRC de Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca, 200, 1099-003 - Lisboa)
@Gabriela Meirelles nao seesqueça de fazer uma carta a mao ou digitada dizendo os paises onde morou apos os 16 anos ou dizendo que so lorou no Brasil. Assine e reconheça firma por segurança.
@pessoal gostaria de tirar a cidadania de minha mãe , casada com meu pai a 23 anos e ele já possui cidadania por atribuição e transcrição de casamento. Não possuo os requisitos que mostram efetivas legações com Portugal. Tenho como conseguir?
nos processos de cidadania por casamento, o fato de estar casado a mais de 5 anos (ou mais de 3 anos com filhos portugueses) é justamente o que vale como comprovação de ligação efetiva. Então sim, sua mae consegue.
Consegui a senha por e-mail hoje, resposta no mesmo dia. Mandei o e-mail hoje às 6:42 e tive a resposta com a senha de acesso às 12:55. Processo de 49xxx/18 de 23/04/18 está no Passo 4 - Verificação documentos
Quem mais tem despacho positivo e aguarda o assento?
Estou desde DEZEMBRO nessa fase e nada...o novo sistema apenas diz que "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
O processo da minha esposa se encontra nessa fase (só hoje consegui a senha para ver no site) mas o processo dela ainda começou bem depois do seu, em Maio/2018. Pelo que já li em algum lugar por aqui, estava levando uns 4 meses depois que entra na fase de despacho para gerar o assento. Espero que tenha mudado isso.
Bom dia! Registrando também aqui o andamento do processo de minha esposa. Ele é de número 57xxx/18, com início em julho/2018. Hoje ele foi da fase 4 para a fase 6 - Despacho. Vou atualizar também lá na planilha.
Comentários
O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de indeferimento liminar em 05/06/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.
Tente ligar na linha de registos semana que vem para se informar qual é a exigência.
Quando insiro a senha no site, diz que não corresponde a processo ativo.
Em fevereiro me informaram que o processo está a aguardando o registro, fiz um pedido no civil online para, quando sair, já receber, só que não sei se tem como consultar no civil online se o registro já está disponível.
Vou dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa pelo casamento (mais de 30 anos de casado). Poderiam, por gentileza, confirmar se os documentos abaixo estão corretos?
- Certidão de batismo portuguesa do português com o casamento averbado
- Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica apostilada do requerente
- Certidão de casamento brasileira para comprovar mudança de nome do requerente
- RG autenticado e apostilado do requerente
- Certidão de antecedentes criminais do requerente (imprime no site da PF e valida no próprio site, não precisa apostilar)
- Cópia simples das certidões portuguesas dos filhos em comum
- Reconhecimento assinatura por autenticidade do "Formulário 3"
- Vale postal (250 euros)
- Envio para Portugal (correio) CRC de Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca, 200, 1099-003 - Lisboa)
Não possuo os requisitos que mostram efetivas legações com Portugal. Tenho como conseguir?
Mandei o e-mail hoje às 6:42 e tive a resposta com a senha de acesso às 12:55.
Processo de 49xxx/18 de 23/04/18 está no Passo 4 - Verificação documentos
Quem mais tem despacho positivo e aguarda o assento?
Estou desde DEZEMBRO nessa fase e nada...o novo sistema apenas diz que "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Processo 12.XXX/2018 iniciado em 27/11/2017
Pois o meu processo já superou esses 4 meses de espera pelo assento. No começo do ano achei que nessa época do ano já estaria por lá.
Alguém têm alguma ideia do que pode ser feito? Enviar algum ofício...solicitar formalmente informações... reclamar com o Papa...?
O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
Vou atualizar também lá na planilha.