Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1354355356357359

Comentários

  • @IsabelaBraga sim, a minha já estava na bolinha 7.

  • Olá,pessoal. Apenas comentando sobre a experiência que me aconteceu esses dias: fui a 2 IRNs aqui perto de casa, pois meu objetivo era entregar diretamente a eles (mesmo que o processo corra em Lisboa, podemos entregar no IRN em outras cidades). Ambos me orientaram a enviar por correio, pois, de acordo com eles, ainda estão em um período de transição do sistema e há algumas dificuldades como a consulta a órgãos externos. Não negaram receber, mas foram sinceros sobre algumas dificuldades iniciais. Apesar disso, me passaram bastante otimismo sobre essas mudanças. Quis compartilhar, pois acredito, pelo que ouvi desses funcionários, que em breve tudo irá normalizar e até mesmo agilizar. Talvez a falta de informações nesse momento se deva justamente a essa transição e ajustes, mas parece que logo vai regularizar.

  • Pra conhecimento geral.

    Os processos de filhos estão andandado.

    Dos meus 2 filhos era março de 2021 já concluídos

    Curiosidade , no vice-consulado tiveram de tirar primeiro o cartão do cidadão que sai em 10 dias para posteriormente com o número fazer o agendamento do passaporte. AS coisas mudaram.Em 2020 minha esposa tirou tudo no mesmo dia.

    Hj já tenho conhecimento de processos de filhos concluidios de abril 2021, como esta na tabela.

    Então está andando para este grupo...

  • editado December 9

    @Diego Garcia

    Eu moro em Portugal desde o ano passado e tive sorte em conseguir agendamento pro SEF. Hoje só processando a AIMA. Vai te custar uns 800 euros com advogado. Normalmente sem processo te custaria 500-600. Com processo sobe pra 800 euros. Desista de tentar marcar, você só vai se frustrar. Recomendo [removido]. Sinto não te dar a resposta de como marcar mas é que hoje processando é o único jeito.

  • alguem com problema para acessar o site de consulta dos processos?

  • @IsabelaBraga sim. Aqui nao abre. Deve estar fora do ar novamente ...

  • @IsabelaBraga Olá, o site de consulta dos processos já está a funcionar.

  • É povo, esse ano está sendo um atraso para quem espera ter a bendita nacionalidade, cada vez pior o sistema, podemos esquecer de receber essa prenda de natal, e para o próximo ano eu até penso que vai o pior já visto. Funcionalismo público e seu ótimo serviço prestado a sociedade.

  • @diegomendes23


    não sei, não! Esse mês o número de processos de neto finalizados, relatados na nossa planilha colaborativa, já está igual ao de novembro!

    infelizmente os de casamento realmente parecem meio parados...

    Estatísticas - Planilha Cidadania Portuguesa

  • Boa noite a todos..

    Já realizei o assentamento de meu casamento no Cosulado Portugues em Sao Paulo.

    Fui informado que para requerer a cidadania de minha esposa, é necessário ir a Portugal pessoalmente ou então contratar um advogado.

    Esta informação está correta ? Não posso fazer on line pelo IRN ?

    Obrigado

  • @lralves


    Bom dia. Posso te dizer que aqui é Portugal é TUDO muito burocrático. Sistema retrógrado que eles trouxeram para gente e que nós aperfeiçoamos. O nosso gov.br é MUITO melhor. Aqui é Portugal os órgãos públicos não se comunicam uns com os outros, tudo que é senha é submetido via correspondência por carta PIN. ''Ah, mas eu tenho a cidadania, fica mais fácil resolver questão''. Ledo engano. Não consigo marcar em nenhum local de Lisboa para abrir atividade, somente em áreas longínquas. Para quem reclama dos serviços públicos no Brasil, sinceramente, não RECLAME. Cheguei para abrir o NIF na minha esposa às 6h e já tinha uma fila formada desde as 3h (DA MATINA), só consegui por conta de uma amiga que trabalha na área de imigrantes e teve a gentileza de agendar a abertura para Mafra que é um local um pouco mais distante.


    Tenho a sensação que a qualquer hora esse sistema vai colapsar. Ninguém aguenta tanta dificuldade. Não consigo agendar simplesmente a feitura do Cartão de Cidadão para Familiar Europeu para minha esposa. Tenho certeza que se tivesse na Holanda ou Franca ou mesmo Belgica esse processo seria mais rápido e simples, cumprindo os prazos.


    O fato é que: se para quem é cidadão, todo o trâmite é um porre e complicado, para quem vem na loucura, vai passar mal aqui em Portugal. O país é lindo, o clima é ótimo, seguro, a comida gostosa e as pessoas surpreendentemente legais, mas não funciona. Hoje entendo as pessoas se esforçarem para sair daqui. Tinha tudo para ser um ótimo país. Muito bonito aqui, mas é muito bagunçado. Morei na Bélgica no intercâmbio. Lá tem outros problemas, todo país tem, mas sob esse ponto de vista é MUITO a frente.

  • @lralves ,

    primeiramente suponho que você e sua esposa já estejam casados a mais de 5 anos ou a mais de 3 anos com filhos em comum de nacionalidade portuguesa.

    Não é necessário ir a Portugal para pedir a nacionalidade de sua esposa e também não necessita de advogado. Você só necessita de advogado se quiser pedir online. Mas pode perfeitamente fazer sem advogado e enviar pelo correio ou entregar pessoalmente em uma conservatória ou consulado. Porém não se aconselha a fazer através de consulado, porque além de demorar mais e não ter um acompanhamento online, os consulados sempre pedem mais documentação.

    Vou deixar o link do guia do fórum abaixo para você checar.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

  • editado December 10

    @Diego Garcia tudo o que falaste é verdade, sou esposa de cidadão nacional português e mãe de um cidadão nacional português, esse ano tivemos que renovar o CC de meu filho e levamos uma seca de mais de duas horas na loja do cidadão de nosso concelho e mais 15 dias para recebermos a carta para podermos levantar o documento.

    Quanto aos processos de nacionalidade pelo casamento, creio eu que eles devem estar tendo um critério maior, eu por exemplo: após quase 18 anos de casada e em terras portuguesas, com residência permanente, é que resolvi solicitar a minha nacionalidade tudo por conta que próximo ano terei que renovar a minha residência e sei o caos que está para agendar, AIMA pior que o SEF e vejo os relatos de quem está sofrendo para agendar, até lá vamos ver como se dá essa questão. Espero eu, que até novembro eles já tenham alguma posição sobre esses casos.

    Portugal é um País maravilhoso, de uma cultura e gastronomia ímpar, mas em termos de serviço público, deixa muito a desejar.

  • editado December 10

    @Luciana56 não todo serviço público que é ruim, não vamos generalizar. De fato, tudo que é atinente é nacionalidade e imigração, a situação é bem complicada, mas isso é meio que imposto pela Europa. Pela Zona do Euro. O passaporte, por exemplo, no Brasil, dificilmente vc conseguiria que fosse emitido no mesmo dia. Em Portugal vc consegue. Assim como o CC. No Brasil, um RG demora algo próximo de 15 dias úteis em alguns lugares. Em Lisboa, vc consegue para o mesmo dia um passaporte. Falo isso porque já consegui assim. Marquei no dia anterior e foi dada entrada, no mesmo dia ficou pronto. Não generalize. Tem coisas que foram feitas para não funcionar ou simplesmente demorar.

    Vc consegue emitir certidão de nascimento em algum lugar do Brasil no mesmo dia e ela ter validade? Então, Portugal, vc consegue emitir de qq lugar do mundo e é bem funcional. Tenta tirar uma certidão de nascimento italiana... Estou falando porque sou descendente também de italiano... Vamos para o Japão ou Alemanha ou França ou EUA... Tudo tem um trâmite, tem coisas que alguns países são melhores que outros, mas o sistema registral do mundo todo, falo isso porque estudo o assunto, estou para conhecer um melhor do que o Português.

    Em tempo: lembro que o transporte público em Portugal não é excepcional, mas deixa muito país europeu no chinelo e é público, não é pq é prestado por alguém, que deixa de ser público.

  • @Destefano não generalizei de forma alguma, apenas relatei o que senti na pele agora ao renovar o CC de meu filho. Esperamos 15 dias para receber a carta e ir levantar o documento. No Brasil a depender da localidade, você sabendo o ano e data que casou, consegues a segunda via de sua certidão de nascimento e casamento no mesmo dia. Quanto ao passaporte português, você paga um pouco mais para receber mais rápido. Apenas lembrando que o Brasil tem pouco mais que 216 milhões de habitantes, ou seja, infinitamente maior que Portugal, ficando dessa forma impossível se emitir um passaporte mesmo que pagando se receber em 24 h, a não ser em caso de extrema Urgência.

    Outra coisa, apenas emiti a minha opinião do que vivenciei há pouco tempo com a renovação dos documentos de meu filho e precisávamos deles para podermos vir passear ao Brasil.

    Moro em Portugal e aprendi a respeitar os seus costumes e cultura, mas dizer que se recebe o CC no mesmo dia eu não posso afirmar que recebe, pois levei 15 dias para receber o de meu filho. Dei entrada no pedido de renovação dia 04/07 com a promessa que em sete dias a carta chegava em minha residência, o que ocorreu somente após 15 dias.

    E o sistema registral do Brasil tem melhorado e muito.

    Desejos de uma semana espetacular e desejo que todos que participam desse Forum, consigam alcançar os seus objetivos e estou me silenciando do grupo.

    Shalom! Adonai!

  • editado December 11

    @Luciana56 generalizou sim. E generalizou novamente. Veja no dicionário a definição da palavra generalizar. Feliz Natal para vc e ótimo ano novo!!!!

    Em tempo: por mais que seja serviço público, esse serviço que vc está se queixando foi privatizado. Ou seja, um serviço público prestado por empreendedor privado.

  • Gente, enviei meu processo de cônjuge via correios para Conservatória de Lisboa, chegou lá em 01/10/2024, mas até agora não tive retorno com há numeração, isso é normal??

  • @Destefano notei que mencionaste que tens parentesco italiano. Iniciei o processo este ano da cidadania também italiana, notaste algum benefício caso tenha também a cidadania italiana e portuguesa?


    Obrigado

  • @Camaer acho a nacionalidade italiana mais robusta que a portuguesa por ser de um país fundador do Euro. Por outro lado, não consigo vislumbrar nenhum outro benefício caso não vá morar na Itália. Particularmente, entendo isso acaba sendo muito pessoal. E tendo uma, a outra dificilmente fará falta para algum da vida civil em toda zona Schengen.

  • @Destefano Espero que Deus te dê segurança e saúde extrema para não precisar dos hospitais de Portugal, porque se um dia precisar e tiver 1% de chance de morrer, se converte automaticamente em 99% de óbito. Só quem vivencia certas coisas desse país que pode falar com propriedade. Vide povo com cancro que vão para o cemitério sem chances de melhorar e que em outro país ficaria bem. Esse país está quebrado em mil pedaços, graças a corrupção e falta de carinho de boa parte do povo. A tendência é piorar.

  • @Destefano Estou tão escaldado do funcionalismo público daqui que minha esposa foi remover um cisto e falei para o médico que era um cisto em uma zona sem risco de óbito e tudo que ocorresse com minha esposa, ele passaria pelo mesmo. Isso revolveu acordar ele e tudo saiu bem. O povo daqui está dormindo a décadas e por isso tudo aqui anda da pior forma. O povo só sabe falar de futebol e fazer xenofobia.

  • @diegomendes23

    Espero que Deus te dê segurança e saúde extrema para não precisar dos hospitais de Portugal, porque se um dia precisar e tiver 1% de chance de morrer, se converte automaticamente em 99% de óbito. Só quem vivencia certas coisas desse país que pode falar com propriedade. Vide povo com cancro que vão para o cemitério sem chances de melhorar e que em outro país ficaria bem. Esse país está quebrado em mil pedaços, graças a corrupção e falta de carinho de boa parte do povo. A tendência é piorar.

    O SUS te espera no Brasil de braços abertos...

    Se vc me falar que algum serviço privado é prestado com excelência e que vc nunca se aborreceu, ok, vou concordar. Caso vc já tenha morado no Brasil e tenha tido plano de saúde e precisado usar, provavelmente vc se aborreceu.

    Não acho que o problema seja do funcionário público, isso é quase tão problemático como xenofobia, porque acaba sendo um preconceito e uma generalização complicada. O fato de falar para não generalizar não quer dizer que ele funcione bem, não digo isso, mas digo que o privado funciona mal em diversas áreas e ninguém fala que é assim porque é privado.

    A gente tem que ter uma noção do que estamos falando. Se a gente acha que o problema é o funcionário público e que transformar tudo em privado vai melhorar, blz, mas essa mesma galera que sustenta isso, idolatra os EUA. Sabe qual é o país do mundo com maior liberalismo e que tenha o maior funcionalismo público?

    Quando a gente entender que o problema não é a natureza, mas sim a própria sociedade empregada que é mal treinada, que ganha mal, que tem baixa escolaridade, que tem o serviço precarizado seja para economizar ou para ter mais lucro e vários outros pontos, enquanto ficamos apontando o dedo para um lado, esquecemos o quanto o outro lado também está errado. E seguimos nessa acusação sem respaldo e de forma generalizada.

    Qualquer um aqui tem moral para falar do IRN, em tese, porque o IRN, de fato é problemático, mas se o problema for o passaporte ou CC, desculpas, as pessoas falam e nem sabe que o serviço é privatizado.

  • editado December 11

    @Destefano Em países normais, quando não somos atendidos em orgãos públicos e estando com a razão, podemos chamar a polícia e até processar o estado, tente fazer isso aqui, até a polícia é treinada para tentar te passar a perna e você não processar ninguém.

    O funcionalismo público de Portugal é um cancro sem cura. Os serviços prestados pelos funcionários públicos é do pior possível, desde o funcionário da câmara até o juiz de direito, tudo aqui parece que parou em 1500. Os sistemas informáticos são caóticos, os meios de transporte são o caos quando existem. Defender Portugal só quem é cego ou quem ganha dinheiro nesse meio precarizado. Um abraço.

    E mais, eu moro aqui, pago impostos altos do tipo Suíça mas não gozo do mesmo que o povo da Suíça goza.

  • Olá pessoal. Estou esperando a cidadania por casamento e recebi esta informação hoje. Estão agora no mês de Outubro 2021.


  • Eu concordo plenamente com o @Destefano. Fiz meu CC: sabia com antecedência que precisava ser feito antes do passaporte. Eu já tinha agendado no consulado. Fui lá, atendida super bem no meu horário e recebi em 5 Dias úteis. Isso porque veio de Portugal. Eu também tinha um segundo agendamento para o passaporte. Nesse dia o sistema estava instável então fui atendida com uma hora de atraso. Não paguei a taxa de urgência e ainda assim recebi em 5 dias úteis. Não tenho do que reclamar pois é o tempo do correio mesmo. Extremamente eficiente. Melhor que isso só o consulado brasileiro em NY que emite o passaporte no dia mas é exceção

  • Olá @brunomarcorio a resposta que lhe deram parece ser boa notícia, mas acho que algo errado não está certo, rssrsrsr.

    Meu processo é de Setembro de 2021, e ainda segue "Para Decisão" (O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão").


  • @Steve , mesmo caso do meu...qa quinzena set/21 e nada...

  • @badejo

    Normal, acho que não é, mas pelos dados da planilha, todos que enviaram nessa época de transição do sistema até o momento estão na mesma situação, inclusive eu. Sem receber senha e número de processo. Imagino que em algum momento vão mandar todos esses processos para frente, devem estar se organizando.

  • @brunomarcorio, muito boa essa sua informação! Torcendo para que estejam realmente analisando o mês de outubro de 2021, o que já seria alguma novidade, pois como @Destefano havia mencionado antes, desde julho de 2024 estavam mandando mensagens de que estariam analisando o mês de setembro e meu processo pretensamente foi para decisão em 30/09.

    @IsabelaBraga, @Steve aguardo para breve a notícia de que seus processos de setembro tenham sido liberados!

  • Gente, me tirem uma dúvida. Consegui agendar para minha esposa no AIMA via art 15, conjuge de europeu. Depois que a Autorização de Residência dela sair ela pode trabalhar normalmente, certo? Bem como abrir conta no banco, etc etc etc...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.