Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1354355356357358360»

Comentários

• Olá, alguém pode me enviar o link da planilha pra eu colocar meu processo pra acompanhamento?

Obrigado.

• Ola

julho agosto ainda não terminou. estão apenas a dizer às pessoas setembro para as fazerem felizes. então pensam que estão a trabalhar. eu próprio, 16 de agosto de 2021, ainda estou à espera. outras pessoas comigo em julho ainda estão à espera.

• O nosso 12xxxx/21 também foi entregue na primeira quinzena de Setembro de 2021, e está no mesmo estado (submetido 9-9-2021, em análise 9-9-2022, para decisão 29-9-2024). A única coisa a adicionar é que teve uma exigência no final de Agosto, resolvida no final de Setembro, por isso sabemos que o processo foi examinado e nada mais é necessário.

• até as pessoas de junho ainda estão à espera

• Pelo que pude entender, o CRC tinha esses status: em outubro/23 (analisando maio/21); janeiro/24 (analisando junho/21); setembro/24 (analisando setembro/21). Recuperando uma informação do @Destefano, de 10/09, o IRN tinha a seguinte previsão para a análise dos processos por casamento:

Por essa tabela, poderíamos supor que os processos que deram entrada antes de 15/09 já teriam sido liberados. O problema, agora em meados de dezembro, é ainda estamos recebendo informes, como o de @Mohamedjuned e @temudjin, de que processos anteriores a setembro continuam pendentes.

As últimas informações passadas nesse fórum são: novembro/24 (ainda analisando setembro/21) e dezembro/24 (analisando outubro/21?), ou seja, é muito difícil tirar qualquer conclusão sobre a real situação dos nossos processos.

• @QUITO se o problema fosse só esse, está bom. Os processos de casamento estão paradas em setembro de 2021 desde agosto de 2024.

• Eu colocaria pelo menos 6 meses a mais nesta tabela. Mas com fé que no recomeço de 2025 as coisas andarão.

• @QUITO, Obrigado por partilhar a visão geral. No entanto, tenho uma pequena questão, esperando que tenha uma resposta firme: suponham que aqueles que solicitaram a nacionalidade com base no casamento em Dezembro de 2022, isso significa que o IRN começará a analisar o seu pedido a partir de Dezembro de 2025 ou este será concluído? 

Obrigado.

• ErloErlo Member

Eu acredito que eles estão tão atrasados com tudo que já não existe mais ordem, pois meu pedido foi submetido em Maio/2021 e já tem mais de um ano que teve a última atualização (na época ainda sistema de bolinhas). Já era para estar pronto o assento de nascimento e nada.

• editado December 14

@Erlo, se eles dizem que estão analisando setembro ou outubro/21 e seu processo de maio/21, pelo Site, foi "liberado para decisão" em 04/12/2023, deve ter havido algo bem excepcional. Portanto, sugiro que faça um e-mail perguntando o que houve e, tendo resposta, nos atualize por aqui, por favor.

@Destefano, afora a "falta de recursos", saberia dizer o porquê de os processos de casamento estarem parados em setembro de 2021 desde agosto de 2024? Não é muita coincidência de que pararam justamente com a entrada do novo site em setembro?

@Robin, acho que infelizmente não há uma resposta firme para sua pergunta! O que posso afirmar é que quando dei entrada no meu processo, há quase 39 meses, a estimativa é que o mesmo estaria encerrado entre 24 e 30 meses e o mesmo ainda aguarda a decisão do Conservador. Caso concedida, ainda tem o prazo para a emissão do Assento.

A principal razão apontada para esse atraso, apesar dos investimentos que fizeram em informatização, é o elevado volume de processos acumulados nas conservatórias, agravado pela escassez de recursos humanos (houve alguma notícia de novas contratações, mas nada que tornasse evidente uma melhoria nesse prazo de análise) e pela crescente demanda de pedidos (houve notícias que os pedidos continuam chegando em grande número).

Portanto, mesmo que consigam retornar para os prazos de análise entre 24 e 30 meses, acho que um processo de dezembro/22 só estaria sendo analisado em algum momento do primeiro semestre de 2026. O melhor é continuar acompanhando o Forum para ter novas informações e torcer para que eles, de alguma forma, consigam agilizar os serviços....

• @QUITO nao sei, mas faço um correção que os processos estão desde junho em setembro de 2021.

• @eduardo_augusto

@texaslady

Obrigada pelas informações. Vou dar início ao processo do meu esposo.

• sistema de consultas está fora do ar por aqui...

• Bo tarde, pessoal! Enviei meu pedido de cidadania para Lisboa via correios e o rastreamento deu como entregue dia dia 21/10. Mas até agora não recebi a senha, nem nenhuma outra confirmação. É normal esse prazo?

• @crcabral já fico mais tranquilo com a informação, pois pensei que pudesse ter sido extraviado. Vou esperar até janeiro, se não vou ligar para lá. Quando você receber email com a numeração avisa, que farei o mesmo.

• Boa tarde.

o Site https://meu.registo.justica.gov.pt/ está fora do ar ?

• @badejo , assim que houver qualquer notificação, aviso sim; Já vi outras pessoas reclamando aqui no fórum dessa demora de envio de número de processo e senha, seria interessante que atualizassem aqui no fórum se receberem algum retorno, se tiveram que enviar email, etc.. além de atualizarem na tabela, é claro.

• @Paes

O site não sei, mas o acesso ao processo de Nacionalidade sim...desde ontem...

• Ola

site para verificar a nacionalidade já está a funcionar

• Nota no.PORTAL

https://justica.gov.pt/Noticias/Novo-Conselho-Diretivo-do-IRN

• Trata-se de nomeações feitas ontem neste órgão. Apenas para conhecimento

• @Jlvc2022 se mudar algo, com certeza vai ser para pior. Sem esperanças de mudanças positivas em nada que role por esses lados.

• Olá em 2022 fiz todo meu processo e das minhas filhas com a ajuda desse fórum maravilhoso e acompanhei a planilha que batia certinho o tempo que em média duraria o processo. Ao finalizar, dei entrada em 08.22 no do meu marido, eu e as meninas já estamos com nossos assentos há 2 anos e sou casada com meu marido há 16 anos. O processo não sai do recebido e a planilha atual nao consigo entender o prazo que demora mais ou menos. O status não sai de recebido desde 2022. Podem me ajudar ?

• @Sandracac os processos de casamento estão todos parados em setembro de 2021. E não sai desse mês desde junho de 2024.

• editado December 20

Bom dia pessoal! O processo 1C do meu sogro ficou pronto, e agora estamos organizando os documentos da transcrição do casamento e da cidadania da minha sogra por casamento.

Olhando a lista de documentos eu fiquei com uma dúvida: o atestado de antecedentes criminais brasileiro da minha sogra deve ser apostilado também? Ela sempre viveu somente no Brasil, então não vamos precisar do atestado de nenhum outro país.

• @arthur_azzi

o atestado de antecedentes criminais brasileiro da minha sogra deve ser apostilado também?

não

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.