Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1356358360361362

Comentários

• Realmente eu acredito que a tabela seja apenas um panorama.

Por exemplo, o processo da minha esposa está no status "para decisao" desde 15/01/24, sendo que o processo foi submetido em 02/06/21.

Será que esta tudo em seu curso normal ou houve algum problema? Alguém poderia me dar a dica de como obter este parecer?

Dei a entrada por um escritório de advogados no Brasil, mas não tenho acreditado muito nas devolutivo que eles me enviam.

• Boa noite pessoal,

Preenchi o Formulário de Aquisição Modelo 3 e reconheci firma nele antes do pagamento dos 250 euros.

Hoje paguei os 250 euros e recebi pelo e-mail o formulário (com a identificação do pagamento feito) para preencher.

Sabem se tem problema eu enviar o formulário padrão que eu já tinha preenchido e junto com os documentos o e-mail

com o comprovante de pagamento impresso ? Ou será que preciso de fato enviar o formulário que já tem nele

a identificação do pagamento ?

• @eduardo_augusto e @texaslady

Muito obrigada pelas informações.

• Atualização:

Por exemplo, o processo da minha esposa está no status "para decisao" desde 15/01/24, sendo que o processo foi submetido em 02/06/21.

Será que esta tudo em seu curso normal ou houve algum problema? Alguém poderia me dar a dica de como obter este parecer?

• @lvrodrigues olha, volta e meia eu e alguns colegas falamos isso... Isso é o grosso e sempre teremos situações em que os processos estarão com conservadores que são mais lentos, em férias, licença etc. Sem contar que podem acontecer de ter dúvidas sobre determinados processos, inclusive para redigir despachos mais específicos, com alguma particularidade.

• @Marturg

Se vc enviar o email conforme sugerido pelo @Destefano , nos reporte o desenrolar, por favor. Estou na mesma situação e, pela tabela, verifico que todos que mandaram nessa época de "virada" de sistema ainda estão sem número de processo/senha.

Enviei por dhl meu processo de aquisição por casamento mod.3 e foi recebido em Lisboa em 14/10/2024.

• Gente, tenho uma questão que foge um pouco do propósito, mas como este tem sido o tópico mais movimentado do fórum, vou lançar aqui. Me mudei com a minha esposa para Lisboa, já estamos há 35 dias aqui. Já fizemos transcrição do casamento e o processo de cidadania por casamento já está rolando. Como faço para tirar o Cartão de Residente para Familiar da União Europeia? É por agendamento pelo AIMA? Só tem essa maneira ou posso ir requerer isso num espaço do cidadão? Porque se for pelo AIMA, pelo que tenho acompanhado, não vou conseguir tirar esse cartão dela nunca. É capaz da cidadania sair antes. Mas é isso. Quero regularizar minha esposa para ela começar a trabalhar.

• @Diego Garcia

A minha esposa tem a cidadania portuguesa, e eu fiz o pedido de residencia pelo artigo 15 no inicio do ano passado, na epoca ainda era o SEF, fiz o agendamento, e depois a entrevista, e o cartão chegou em aproximadamente 1 mês.

Qualquer dúvida, pode perguntar.

• @Diego Garcia ,

Infelizmente terá que fazer agendamento na AIMA e se não o fizer sua esposa ficará em situação irregular depois dos 3 meses de visto de turista. Veja as instruções e documentação no link abaixo.

https://aima.gov.pt/pt/nacionais-ue-e-familiares/familiares-de-nacionais-ue/cartao-de-residencia-para-familiares-de-nacionais-ue

• O problema é esse, não estou conseguindo agendar nem pelo SEF e muito menos pelo AIMA. Sei que o processo para esposa é simples, mas no momento tenho tido muita dificuldade com esse agendamento. Agendei para tirar o NIF dela por enquanto. Mas queria, contando os 90 dias, que ela pudesse já agendar para inicio de fevereiro, mas não consigo. Ligo para o AIMA todo dia.

• @Diego Garcia

Eu sempre utilizei o site https://www.sef.pt/ para fazer agendamento para residência por casamento, art 15, use e-mail gmail, hotmail tem dado muitos problemas. Tem menos de 3 meses que peguei residência permanente art 17 e também foi por este site.

• Tudo esta parado.

• Ola

como eles podem dizer que estão finalizando setembro de 2021 enquanto eu posso ver junho julho agosto ainda não concluído. eu mesmo agosto de 2021

• @Mohamedjuned o da minha esposa "para decisão" desde 15/01/2024. Não sei o que aconteceu e nem se está no curso natural, sem problemas.

• @Destefano Obrigado pelo seu posicionamento!

Acredito que deve estar em vias de sair o Registo. Pois até onde sei, o pedido foi deferido. Chama a atenção apenas o prazo. Mas seguimos com fé de que em breve será resolvido.

• @lvrodrigues no sistema antigo, o seu estava na bolinha 7 marrom?

• Prezados, bom dia !

Preenchi o Formulário de Aquisição Modelo 3 e reconheci firma por autenticidade nele antes do pagamento dos 250 euros.

Ontem paguei os 250 euros e recebi pelo e-mail o formulário com o timbre de identificação do pagamento para preencher.

Tem problema eu enviar o formulário que eu já tinha preenchido (mas não tem o timbre do pagamento)

junto com o comprovante de pagamento impresso (ao invés de enviar o formulário com o timbre do pagamento) ?

• @texaslady @diegomendes23

Eu acho que vocês não entenderam muito a minha explicação. Quando se clica no formulário de contacto, não abre nada para agendar. O site do SEF foi modificado. Não estou conseguindo fazer o login nem agendar nada, nem por lá e nem pelo SEF. Isso tá ferrando a minha cabeça, porque quero regularizar minha esposa logo, pelo menos deixar agendado a retirada do cartão de familiar da união europeia. É porque vocês me passaram a informação como se eu não já tivesse tentado esses sites. Tentem por agora vocês mesmos e mandem o print aqui.

• @renato_bm

Tem problema eu enviar o formulário que eu já tinha preenchido (mas não tem o timbre do pagamento) junto com o comprovante de pagamento impresso (ao invés de enviar o formulário com o timbre do pagamento) ?

sim, pode fazer dessa forma. boa sorte no seu processo!

• @renato_bm

Se fosse eu, preferia pagar novamente o reconhecimento de firma e encaminhar o formulário preenchido com os dados de pagamento. Eu acho mais seguro.

• @Destefano

Está tabela com art. 3 análise 2 quinzena de setembro 2021 já fez mesversário de 3 meses.

• @Mohamedjuned @Franco625

Não sei quanto aos demais tipos de processos, como os de filhos etc., mas para os de Casamento, parece que as decisões dos conservadores ficaram congeladas a partir de outubro ou eles pararam de fazer novas atualizações nesse novo Sistema que entrou no ar em 01/10.

O meu processo da 2a. quinzena de outubro/21 foi encaminhado para decisão da Conservadora no final de setembro (dia 30), portanto, estaria na última etapa, assim como vários processos listados nesse forum, todos com datas de Sistema entre 27 e 30/09. Desde então, ainda não vi nenhum processo com decisão favorável na etapa 3 ou com emissão de assento na etapa 4. Alguém viu?

As últimas atualizações lançadas por nossos colegas em https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento pararam em 09/10 e a planilha de novembro/21 que @Destefano apresentou está parada na 2a. quinzena de setembro, também desde aquela época.

Por mais que tenha tentado, não encontrei na net nenhuma informação que justifique essa paralisia, a não ser essa resposta do Goggle "A principal razão apontada para o atraso é o elevado volume de processos acumulados nas conservatórias, agravado pela escassez de recursos humanos e pela crescente demanda de pedidos".

Agradeço se alguém tiver alguma outra explicação proveniente de advogados ou da própria conservatória.

• @QUITO na verdade, não tem movimentação desde julho de 2024, pois desde essa data estamos recebendo mensagens automáticas ou redigidas que estariam em setembro de 2021.

• @QUITO sobre o que eu disse:

• @Destefano

Por essa correspondência mostrando que em JULHO estariam sendo analisados os processos da 1a quinzena de setembro/21 e a tabela de NOVEMBRO colocando a análise na 2a. quinzena de setembro, poderia até pensar que eles estariam lentamente liberando os processos, mas como não tive conhecimento de novas decisões dos Conservadores, só me resta a conclusão de que os processos estão virtualmente parados, por algum motivo que não conhecemos. Infelizmente.

Espero que alguém tenha alguma nova informação antes das festas de fim de ano e das férias de início de ano...

• ja vi pessoas no face querendo pagar adv pra entrar com o processo contra eles , mas eu nunca faria isso , perca de tempo e de dinheiro.

Vi processos de fevereiro que não foram concluídos, agora como? se antes dessa mudança vários processos foram concluídos até junho e alguns da 1 quinzena de julho de 2021 .

• @Destefano ja estão analisando processo por prioridade?

Antes eles falavam que não tem prioridade, você sabe informar qual numeração eles estão?

• @QUITO estou falando do mês, continua sendo setembro. Desde julho de 2024 estão analisando os processos de setembro de 2021.

@Simeia Lobato esquece numeração. A numeração não é parâmetro para análise, principalmente dos processos mais antigos. Isso porque quem dá entrada pessoalmente recebe o número na hora e quem mandava documentos de outra forma, recebia a numeração em até 6 meses, o que fazia a numeração ser muito maior, mas a análise, como pode ser verificada nos processos da planilha, são feitas pela data do recebimento dos documentos na Conservatória. Processos com prioridade sempre foram analisados, mas dentro das regras de análise deles, que, confesso, eu não faço a menor ideia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.