Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1352353355357358360

Comentários

• @thiagosb

rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

• Processo da minha esposa também é de Agosto de 2021. Vou pedir a ela pra mandar um email a conservatória.

• eu mandei um email para a CRC Lisboa e recebi uma resposta automatica informando que o processo estava 'para decisao'.

• Eu sinceramente acredito que resta esperar .

As respostas tem sido automáticas.

Em breve creio que teremos vários colegas postando suas conclusões de processo.

Eu coloco mais 1 ano no meu de marco/22.

• Eu penso que os processos de março de 2021, deva ser concluído antes de um ano, no mais tardar, em setembro de 2025. As alterações dos sefarditas não prejudicaram o trâmite apenas para eles, mas de forma geral, todos os processos foram atingidos.

• @Franco625 obrigado

abaixo a resposta que recebemos

• @thiagosb

É isto.

Resposta automática padrão pra todos..

É aguardar..

Como disse há algum tempo, nosso direito é forte e legítimo. A questão é o tempo.

Aqui em casa já são cidadãos minha esposa e filhos. Falta eu ( conjuge).

Aguardar...

• a unica coisa muito estranha é estarmos mais de 1 mes sem ver nenhum processo ser finalizado...

• @Franco625

No caso do email que o @thiagosb mostrou acima a resposta não parece automática nem foi genérica.

A pessoa respondeu que especificamente o processo dele se encontra na fase de análise (salvo engano corresponde à segunda bolinha do site novo).

• @ecoutinho está no passo 3 “para decisão”

• @ecoutinho

Se vc revisar as mensagens anteriores de outros colegas neste forum verá este mesmo e-mail.

Processos de 2021, 2022 e 2023 no status "para decisão", com.datas anexas de 09, 10/2024 o que vem ocasionando dúvidas de que processos mais recentes possam concluir brevemente.

Vejo esta data como a gata de inclusão nesta etapa disponível no novo sistema e que seguirá numa ordem cronológica se nada mudou claro.

A ausência de evidências de novos processos finalizados recentemente, inclusos de julho e agosto/21 assim como de setembro ( o mês aludido pelo IRN que estariam avaliando) está gerando esta "ansiedade" sobre que data de avaliação dos processos de conjuges estamos.

É a minha visão...

• Vamos aguardar alguns processos finalizarem em breve e saberemos em qual data realmente está a analisedos processos.

Aguardando..

• @Destefano

Setembro de 2025 seria ótimo e acho plausível.

Pela última tabela a finalização seria em julho/agosto 2024.

Como estamos sem informações confiáveis devido a ausência de um padrão de datas de processos finalizados, coloquei 1 ano como prazo e boa margem de espera. Se será setembro ou novembro /24 ( 1 ano) só o desenrolar dos processos dirá. O que na prática não fará diferença alguma.

Ótimo feriado a todos .

• @thiagosb

Que boa notícia. Está quase lá!

• Bom dia,

Por favor, sabe se a taxa de aceitação de pedidos de nacionalidade portuguesa por casamento é elevada ou se é muito complicado obtê-la?

São muito rigorosos e exigentes nas suas deliberações?

Que motivos de recusa você conhece?

Muito obrigado antecipadamente por suas respostas.

Desejo a todos um ótimo dia.

• @Ana841

Se os pré-requisitos forem atendidos, o pedido é aceito. Não depende de sorte, nem de boa vontade.

Quanto a ser "complicado", depende da pessoa - se tiver todos os documentos em mãos, é bem simples. Se ainda tiver que procurar documentos, se tiver documentos em outros idiomas que precisem de tradução... aí vai complicando.

essencialmente os principais motivos de recusa são: não ter cumprido o tempo mínimo de casamento exigido em lei; não apresentar todos os documentos exigidos; ter algum impedimento legal (exemplo: condenação na justiça, ou ter exercido função não-técnica para governo estrangeiro).

veja aqui como fazer a solicitação: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3 — Fórum Cidadania Portuguesa

• editado November 22

• Boa tarde!!

Enviei por dhl meu processo de aquisição por casamento mod.3 e foi recebido em Lisboa em 14/10/2024. Até agora não recebi email com senha e número do processo. É normal essa demora? Na nossa tabela percebi que colegas que enviaram na mesma época também não receberam, no entanto, os que já receberam foi em questão de 2, 3 dias após a entrega do processo. Algum email onde eu possa solicitar ou devo aguardar mais tempo antes de solicitar o envio dessa senha?

• @Simeia Lobato Estou tentando te mandar uma mensagem mas não consigo. Tenho uma teoria meio boba mas que vc pode tentar fazer para seus processos. Me manda mensagem que explico as diferenças entre os nossos processos que são mesma data. Como é teoria boba, não quero publicar porque muita gente pode tentar fazer e sobrecarregar os serviços sem necessidade pois tem processos de outubro 2021 e após que obviamente não estavam na mesma etapa que o nosso.

• a tudos

Infelizmente os processos ficaram paralisados. Penso que muitos processos do sistema anterior que estavam na Bola 6 em diante estão agora na Bola 3. Penso que a geração do “assento” agora é automática e muito rapida depois de bola 4, o assento é gerado automaticamente, mas a espera para chegar à bola 4 da bola 3 parece ser lenta e segue uma ordem cronológica.

• Não sabemos onde estão na avaliação dos processos.

Não temos casos de julho, agosto, setembro ou outubro de 2021 finalizados recentes para afirmarmos que data estão avaliando...

Esperar novos casos finalizados.

• @Projeto bigode , o meu processo é de Set/21 e estava na bolinha 6 marrom (agora esta na etapa 3). Poderia compartilhar a sua teoria? obrigada

• editado November 25

@IsabelaBraga

O meu é de 12/10/2021 e nada até agora, etapa 3 apagada mas com data, estou com um pressentimento que esse ano nada vai rolar.

• meu processo agosto de 2021 no sistema antigo era em 6 marrom. agora cansado dessa coisa mais de 3 anos qual país leva o processo mais de 3 anos

• @Mohamedjuned a Itália já levou cerca de 10 anos, para entregar os documentos já era um sufoco.

• Alemanha (Berlim) - 36 meses

Brasil - entre 6 a 48 meses

Dinamarca - 24 meses

Espanha - entre 12 e 36 meses

EUA - 6 a 24 meses

França - 18 meses

Grécia - 24 meses

Holanda - 24 meses

Irlanda - entre 12 e 24 meses

Itália - 24 meses (judicial) e entre 72 e 144 meses (via consulado)

Noruega - entre 18 e 24 meses

Polônia - 12 meses

Suécia - 24 meses

Suíça - de 6 a 12 meses

@Mohamedjuned

• @Destefano @Mohamedjuned

a gente precisa levar em conta que os prazos atuais de Portugal não são os prazos normais. São os prazos resultantes de um completo colapso do sistema, resultado de mudanças legislativas e falta de investimento em recursos humanos e tecnológicos.

em 2018, processos de filhos levavam cerca de 6 a 8 meses. processos de neto levavam cerca de 24 meses.

depois veio pandemia, veio mudança na lei para netos, depois veio mudança na lei para sefarditas, depois veio extinção do SEF, depois veio mudança de sistema, depois veio mudança de governo...

eu acredito que os prazos voltaram a diminuir, mas só devemos ver reflexos disso talvez com quem der entrada a partir de meados de 2025...

• @eduardo_augusto sim, sim... Mas a ideia era justamente demonstrar que nem estão tão ruins, comparado aos demais que não tem tem tanta demanda, exceto a Itália. Acho até que se for colocar a quantidade de funcionários que trabalham com nacionalidade e o tamanho da população do país, Portugal deve estar em primeiro... Não tem como dar conta com tantos pedidos. Essa torneira já já vai ser fechada.

• texasladytexaslady Beta
    editado November 25

@Destefano , @Mohamedjuned ,

a não ser que seja um filho de cidadão americano nascido em outro país e que seja menor de idade, que podem ser "registrados" em consulado ou embaixada dos EUA, todos as outras categorias de nacionalidade através de parentes levam no mínimo 9 anos.

Aqui nos EUA, os processos mais rápidos são de conjuges e filhos menores de cidadãos americanos, categoria F2A, que leva uns dois anos. Não tem nenhum processo mais rápido do que isso. Em novembro de 2024 estão trabalhando nos processos de outubro de 2015 para filhos maiores não casados. Aqui por exemplo pode pedir pelos irmãos, nesta categoria estão trabalhando em agosto de 2007. E tem países como Mexico(2001) e Phillipines(2004) por exemplo que demora ainda mais pois já vieram um número muito grande de imigrantes destes países.

E isso é apenas para o green card. Para a cidadania ainda leva mais de 5 anos.

• Só esclarecendo, que se a pessoa casa com cidadão americano e aplica pelo casamento ai o green card sai em mais ou menos 2 anos. E depois disso tem que ficar casado por 5 anos para poder aplicar para cidadania.

Mas se por exemplo um brasileiro adquire a nacionalidade americana e já é casado e vai pedir a nacionalidade do conjuge e filhos os prazos são os que coloquei no post anterior. O que é a situação dos brasileiros pedindo a nacionalidade portuguesa por casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.