Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1353354356358359361

Comentários

• @texaslady perfeito. Vou até atualizar a tabela.

• editado November 25

Atualizando...

Alemanha (Berlim) - 36 meses

Brasil - entre 6 a 48 meses

Dinamarca - 24 meses

Espanha - entre 12 e 36 meses

EUA - 108 meses

França - 18 meses

Grécia - 24 meses

Holanda - 24 meses

Irlanda - entre 6 e 24 meses

Itália - 24 meses (judicial) e entre 72 e 144 meses (via consulado)

Noruega - entre 18 e 24 meses

Polônia - 12 meses

Suécia - 24 meses

Suíça - de 6 a 12 meses

• editado November 25

@Destefano

Irlanda - entre 12 e 24 meses

A sua informação está correta: Portugal nem está tão ruim assim, nós é que somos “afobados”. Acho que o caso mais emblemático é a Itália com os 10 anos caso o processo não seja judicializado.

Sobre a Irlanda. Por aqui uma boa notícia: ano passado fizeram uma mudança na forma de aplicar para cidadania irlandesa, permitindo a submissão dos documentos de forma online, e esses prazos foram bastante reduzidos.

Atualmente estão aprovando em aprox 7 meses. Se o pedido for de naturalização por tempo de residência, a pessoa precisa comprovar residência legal por 5 anos (não entra na conta visto de turista ou de estudante).

Depois de aprovado o pedido a pessoa ainda precisa aguardar uns 3 meses para ir a uma ceremônia “jurar lealdade à bandeira” e aí sim recebe o certificado de naturalização e só então pode emitir documentos.

Em resumo, com as mudanças implementadas o processo fim a fim não tem ultrapassado 12 meses. Alguns amigos passaram pela experiência recentemente e foram positivamente surpreendidos.

• @ecoutinho atualizado. Obrigado.

• @eduardo_augusto ,

e sobre aquelas contratações de 240 novos conservadores e/ou oficiais que fim levou?

• @texaslady

a última noticia que eu li dizia algo como "em meados de 2025 poderão assumir as funções", ou algo assim.

• Reposta do email do processo da minha esposa de Ago/21 foi a automática. Realmente não dá pra saber se está no limbo tal como alguns falaram aqui.

• @Franco625 o meu processo foi finalizado recentemente-acho que um dos últimos aqui, de início de Agosto de 2021. Está tudo no histórico do fórum. Acho que uns dois terminaram na mesma semana. Está andando mas muito devagar como foi em vários outros meses esse ano. E agora em dezembro praticamente para…muitas férias.

@IsabelaBraga no seu caso não é o mesmo que a @Simeia Lobato e eu. Os nossos já estavam com a bolinha 6 verde. Então não é a mesma coisa além dos processos dela serem anteriores ao meu por algumas semanas. Eu acho que os nossos processos ficaram numa etapa meio perdida aprovados e com o assento pendente e depois no novo sistema até voltaram um pouco atrás-o meu votou em mais de dois meses e depois de concluído eles arrumaram as datas originais. Como eu não tenho certeza o motivo do meu ter andado eu vou compartilhar detalhes pessoais das datas e de algumas ações que tomei porém não sei se tiveram resultado. Mas só serve para o caso dela.

• @Projeto bigode , o seu foi concluido ja no sistema novo? Interessante que o seu é de Agosto/21 e o do @Mohamedjuned que tambem é de Agosto/21, nao andou...

• @Destefano , ontem enviei um e-mail para a Conservatoria dos Registos Civis de Lisboa e enviaram um e-mail resposta automático informando os processos que estar a analisar em outubro de 2024, mas já estamos na última semana de novembro.

Sou casada com nacional português, filho português e residente no País há 17 anos, mas somente agora por conta da seca na AIMA, resolvi não renovar minha AR que vence agora em 2025 e decidi dar entrada na nacionalidade.

Mas vamos aguardar, porque o sistema está lento e eles tem que ter rigor nas análises, sei que inclui comprovante da Escola de meu filho, IRS e outras comprovações.

De uma amiga minha saiu com 18 meses, então tenho esperanças que antes de dezembro de 2025 eu já esteja com a minha nacionalidade em mãos.

Contrataram advogados oficiosos para analisarem a documentação e agora estando o País todo já com o sistema em funcionamento, deve desafogar mais a CRP do Porto e de Lisboa, onde estavam concentrados.

Enquanto isso, fico aqui curtindo a minha Vilamoura com meu esposos e os estudos de meu filho que já está indo para o 12º ano,

Antecipadamente desejo a todos um excelente fim de mês e que dezembro seja um mês de VITÓRIAS.

• @Luciana56 até uma mudança brusca acontecer, e espero que isso não demore a acontecer, teremos que aguardar entre 36 e 40 meses para os processos de casamento.

• @Destefano não creio que leve esse tempo todo não. Caso meu processo não tenha um andamento expressivo em 2025, renovo minha AR.

• @Luciana56 sim, mas nesse caso vc está imaginando que irá ter uma mudança brusca para acelerar o processo, porque, hoje em dia, é esse o prazo que indiquei.

• @Projeto bigode ainda esperando a finalização, os processos já tinham sido aprovados só faltando a emissão do assento, hoje por exemplo fazem 120 dias que havia mudado pra bola 7 marrom. Não acredito que com a mudança do novo sistema nossos processos ficaram esquecidos.@Projeto bigode

• editado November 26

@Destefano então terei pouca sorte no meu caso, falo porque tenho casos na família que o processo findou antes dos 24 meses, da minha prima que mora em Coimbra o processo dela durou exatos 18 meses. Mas vamos aguardar o desenrolar dos fatos, não tenho muita pressa, apenas acho ruim aquele sistema da AIMA e os funcionários um pouco mal humorados. Marido e filho são portugueses originários, somente eu que nasci no Brasil e acabei por casar e vir morar em terras lusitanas há 17 anos e adaptadíssima à cultura portuguesa.

• @Luciana56 pq vc nao dá entrada por tempo de residência?é muito mais rápido que pelo casamento,casamento demora mais de 3 anos.

• editado November 26

@guedesmarcia eu teria que pagar mais 250 euros, prefiro esperar e aceitar o tempo deles, embora eu ache incorreto quem dá entrada pelo pedido de residência (muitos com menos de 10 anos) que moram cá em Portugal, receber mais rápido de quem está há 17 anos de casada, quase 18.

Mas tenho residência permanente e todos os anos nós vamos ao Brasil para as festas de fim de ano .

Obrigada por sua fala.

• @Luciana56 entendi,achei que ainda nao tinha dado entrada,paciência,3 anos passam rápido.

• editado November 27

Olá !

@texaslady

O meu pedido de nacionalidade e dos meus filhos já foram deferidos. Já estão na tabela do fórum. Pretendo pedir a nacionalidade portuguesa do meu esposo pelo casamento. Somos casados há 28 anos. Já fiz a transcrição do meu casamento em Portugal. Como poderei comprovar a efetiva ligação dele com Portugal se sempre moramos no Brasil?

• @Albertina Menezes

o fato de estarem casados há 28 anos com uma portuguesa já comprova a ligação com Portugal. pode seguir tranquila no seu processo.

• Boa noite pessoal. Agradeço antecipadamente quem puder esclarecer essa dúvida, por favor:

Para envio da certidão de antecedentes criminais brasileira do cônjuge estrangeiro, é preciso apostilar / autenticar ou basta imprimir cópia simples ?

Muito obrigado

• @HCINTRA não precisa apostilar certidão criminal brasileira

• @Albertina Menezes ,

pelas alíneas a) e b) do artigo 56 da regulamentação da lei da nacionalidade portuguesa, conforme texto abaixo seu esposo é dispensado de comprovar ligação efetiva à comunidade portuguesa.

5 - A Conservatória dos Registos Centrais presume que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando, no momento do pedido, o interessado, que não seja menor ou maior acompanhado que careça de representação para o ato, preencha, designadamente, um dos seguintes requisitos:

a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com português originário;

b) Conheça suficientemente a língua portuguesa, desde que esteja casado ou viva em união de facto com português originário há, pelo menos, cinco anos;

c) Resida legalmente em território português nos três anos imediatamente anteriores ao pedido e comprove frequência escolar em estabelecimento de ensino em território português ou demonstre conhecimento da língua portuguesa;

d) Resida legalmente em território português nos cinco anos imediatamente anteriores ao pedido.

• @Destefano , muito obrigado e parabéns pelos seus comentários aqui no fórum. Aprendi muito contigo e com os demais amigos. Abraço .

• Para a galera que está no limbo...

• @HCINTRA que bom, fico feliz com isso.

• @Destefano quem esta no 'limbo' sao os casos que estavam com a bolinha 7 marrom no sistema antigo?

• @Destefano que notícia maravilhosa, principalmente para quem estava no sistema antigo.

Também li em uma reportagem que o governo português fez um aporte financeiro de 100 milhões de euros para a AIMA regularizar as pendências de regularização dos imigrantes, veja:

Portugal tem que zerar fila da imigração em ano de aumento no orçamento

Agência com 400 mil pendências terá verba de € 100 milhões (R$ 608 milhões). País precisa de trabalhadores e tem que dar tratamento digno aos imigrantes em busca de regularização

Por Gian Amato

• @Destefano

Vc poderia traduzir o comunicado. Tem algumas palavras que o "português " não alcançou.

Obrigado.

• @Luciana56

Aima e IRN são duas coisas separadas que de vez em quando resolvem se atrapalhar, mas no resultado final, são independentes e são dois órgão fracos ao extremo e não me importo se aqui tem alguém desses órgãos como espião, direito é direito e se algo acontecer, pagarão no tribunal europeu haja visto que o tribunal Português deixa passar muita coisa surreal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.