Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1349350352354355

Comentários

• Oi Pessoal,

No site abaixo, se prevê a possibilidade de protocolar o processo de nacionalidade por matrimônio presencalmente em diversas conservatórias.

Por outro lado já li também que só a CRC nesse tipo de processo.

Vocês saberiam dizer se é possível dar entrada no processo da minha esposa em outro local que não seja a CRC e se teria alguma vantagem?

• @Mayara Cruz

O nosso casamento já foi transcrito em Portugal. 

Pela legislação teríamos que esperar fazer 5 anos de casados?

Sim, se não têm filhos o prazo é esse.

Duas informações importantes que vc não forneceu: quando vocês se casaram (“papel passado”)? Desde quando ele está vivendo legalmente (visto/cartão de residência etc) em Portugal?

• Bom dia!

@andrelas , casamos no papel em 2021, mas moramos juntos desde 2019.

Obrigada pelas informações, agora eu teria que entender que documentos eu precisaria mostrar para comprovar isso...

@ecoutinho , casamos em 2021 no cartório... Não chegamos a morar em Portugal, fizemos apenas uma viajem...

Obrigada!

• editado November 5

@Mayara Cruz

casamos em 2021 no cartório... Não chegamos a morar em Portugal, fizemos apenas uma viajem...

Para ele pedir cidadania precisarão esperar os 5 anos de casados.

Obrigada pelas informações, agora eu teria que entender que documentos eu precisaria mostrar para comprovar isso...

A união estável precisa ser reconhecida por um tribunal português. Não compensa... Você teria que contratar um advogado no Brasil para reconhecer judicialmente a união estável desde 2019, depois contratar um advogado em Portugal para homologar a sentença do Brasil em Portugal. Tudo isso para reconhecer em Portugal 2 anos de união antes do casamento. Além do custo, levaria no mínimo algo como 1 ano para todo esse trâmite. Melhor esperar passarem dois anos e aí ele entra com o pedido normalmente.

Eu passei pela mesma situação. Vivia em união estável há 10 anos quando em 2020 planejei o processo de cidadania. Vi que era melhor nos casarmos (contando o tempo de casamento do zero e esquecer o período de união estável) pois não compensava esse trabalho e custo todo.

• Bom dia!

Hoje recebi email com o comprovante de entrega do pedido de nacionalidade e o código de acesso.

Quando tento acesssar, aparece mensagem "Não é possível concluir o pedido!", demora algum tempo para que consiga acessar?

Obrigado!

• @Marturg

Está há uns dias fora do ar o site.

Está assim para todos.

Abco.

• @Marturg

O site está fora do ar desde a semana passada. Tente novamente daqui a alguns dias. De qq forma, a melhor coisa que vc faz é "esquecer" o processo por um tempo. E olhar de vez em quando apenas para checar se não surgiu alguma exigência.

• @Marturg , você recebeu o email com a senha com quanto tempo depois da entrega/recebimento? Estou há quase um mês que meu processo foi recebido e até agora não recebi nada.

• volvio la pagina, mi esposo es de julio 2021 y aun nada llevamos 3 años y 3 meses

• @crcabral eu recebi a minha senha por e-mail três dias após eles terem recebido a minha documentação.

Detalhe: fiz tudo sozinha, sou advogada licenciada no Brasil, aqui em Portugal apenas estou curtindo a sogra que já está um pouco idosa e acompanho os estudos do meu filho. Já estou na pré reforma.

• @crcabral.

Foi entregue em 28/10 no Porto e recebi a senha em 05/11.

Enviei outro processo para LIsboa, entregue em 31/10 e até agora não recebi o código para consulta.

• @Marturg

Enviei outro processo para LIsboa, entregue em 31/10 e até agora não recebi o código para consulta.

Dia 01/11 feriado. Dia 04/11 paralização. Ou seja, tem apenas 1 dia "útil".

• Oi Pessoal,

No site do portal da justiça, se prevê a possibilidade de protocolar o processo de nacionalidade por matrimônio presencalmente em diversas conservatórias além da de Lisboa.

Por outro lado já li que só a CRC estaria trabalhando com esse tipo de processo.

Vocês saberiam dizer se é possível dar entrada no processo da minha esposa em outro local que não seja a CRC e se teria alguma vantagem?

• Boa tarde, pessoal!

Com essas mudanças todas eu estou um pouco perdida. O meu processo (neta), transcrição de casamento e a nacionalidade para o meu filho, na época menor, transcorreu sem problemas. No entanto, o processo do meu marido (aquisição por casamento) está muito demorado...

Alguém me ajuda a entender? O processo dele é do início de 2022... Muito obrigada!

• editado November 5

@Carla_Ribeiro

Vai demorar mais um pouco . Talvez junho ou julho /25 no ritmo atual..

No momento estão analisando setembro/21.

O meu processo por casamento é de 16.03.2022. Um mês antes do teu.

Guenta firme. Daqui um tempo tá resolvido.

• @Franco625 meu processo por casamento é de 21.03.2022. cuasi Mesma data

Já marquei reunião com o IRN de Lisboa para o dia 21 de Janeiro. Necessito de ter nacionalidade para exercer a função de funcionário público, o cargo que exige as minhas competências exatas e muito específicas.

• editado November 6

@AMUZ

Ótimo @AMUZ .

Da um retorno.pra gente depois da tua ida por favor.

Espero que consiga acelerar teu processo. Eu estou no meu exercício de paciência k okkkk.

Faz parte. Eu acho uma cidadania portuguesa algo muito valioso com ótimo custo benefício a despeito da demora.

Abco.

• editado November 6

Boa tarde a todos

Os documento desse link para a cidadania por casamento, estão corretos? o formulário também??

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

• @ArielMacedo

Os documento desse link para a cidadania por casamento, estão corretos?

Sim.

o formulário também??

Sim, mas o este formulário é apenas o modelo que está no site do IRN. O que você vai realmente preencher e mandar com seu processo é o que você vai receber por email junto do comprovante de pagamento da taxa (item 7 da lista de doctos). A diferença entre o formulário que virá por email e esse modelo é que o formulário que vai receber junto com o recibo terá as informações de confirmação de pagamento constando no cabeçalho da primeira página.

• obrigado @ecoutinho pela ajuda e explicação

• Ola. pessoal. estou cansado agora o meu processo 2021 16 de agosto ainda está em desisao?? o processo de 2023 e 2024 está a avançar mais rapidamente do que 2021/22, o que é? alguém de agosto de 2021 recebeu alguma boa notícia? por favor avise-me,

obrigado

• Bom diaaa grupo,

@Destefano,

Tu poderia atualizar a planilha por favor

O processo do meu genro está assim, ele é de 2023. Será que logo fica concluído?

Obrigada

• @SandraConde acredito eu que sim. Aliás, torço muito para que seja ainda esse ano.

• Boa tarde @Mohamedjuned só por curiosidade, conhece casos reais de 2023-2024 que tenham sido mais rápidos que o seu (2021)? Fiz o mesmo comentário há algumas semanas e alguém me disse que não era esse o caso. Apenas quero confirmar, pois pode ser que depende de vários fatores, como a cidadania do requerente, etc. Obrigado!

• @SandraConde

O processo do teu genro é por casamento?

Um processo de 23/11/2023 terminar no fim de 2024?

Nunca vi.

• @Franco625 eu vi errado. Vi 2021, mas sendo de 2023, @SandraConde dificilmente ele terminará antes do final do ano que vem.

• @Franco625

Isso, por casamento

Quem sabe com as mudanças saia mais rápido

• @Destefano

Vamos aguardando 2025 tá aí 😊😊

• O meu processo é de abril de 23, físico. Não saiu da etapa submetido. Difícil de acreditar que um processo de fim de 2023 ou mesmo desse ano tenha avançado, salvo prioridades. Ainda estão nos processos de 2021 e início de 2022. Se andou é sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.