Nacionalidade portuguesa pelo casamento

11920222425318

Comentários

  • editado April 2018
    Obrigado Vlad Pen,

    Outra dúvida de preenchimento formulário modelo 3 pra aquisição de nacionalidade de minha esposa. Sou o português e somos casados há mais de cinco anos. Nosso casamento já está transcrito.

    Quadro 2 - Item 1 - Ser casado com nacional português há mais de 3 anos.
    Devo marcar esse item?

    Quadro 2 - Item 3 - Tem ligação efetiva à comunidade portuguesa? - Sim ou Não
    Como somos casados há mais de 5 anos, parece q a lei presume ligação efetiva. É isso mesmo? Devo marcar sim?

    Obrigado.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @Rosiel Correia,

    Marque sim para os itens 1 e 3 do quadro 2
  • Obrigado @Maria Nélida
  • Boa tarde,
    Esta semana estarei postando pra Conservatória dos Registos Centrais, Lisboa, a aquisição de minha esposa. Fiquei na dúvida com relação ao endereço. No site IRN consta: rua Rodrigo da Fonseca, 202, 1099-033 Lisboa. Já aqui no fórum consta outro: rua Rodrigo Fonseca, 200, 1099-003 Lisboa. Observem que o nr e o cep diferem.
    Pra qual devo enviar?
    Obrigado
  • @Rosileli na verdade o predio da CRC tem 2 numeros ..fique tranqüila.
  • Obrigado @Vlad Pen.
  • Liguei na LR e informaram que meu processo ainda esta em análise no estágio inicial... :(
    Devo ir em Portugal em setembro para avaliar uns lugares para uma possivel mudança e queria aproveitar para tirar o CC e oPassaporte, mas não sei se vai dar tempo. Além disso, provavelmente devo cair na mesma pendência que o pessoal tem caído.
  • Olá pessoal,
    Queria colocar os dados do meu marido (Diogo) na planilha mas não consegui. Enviamos pelo correio, chegou dia 07/01/18 mas o vale postal havia expirado, o novo pagamento foi feito em 10/01/18.
    Ligamos ontem para a linha de registro mas ainda está sem número de processo. :(
    É normal demorar esse tempo todo só para numerar?
  • Prezados,
    Meu processo chegou em Lisboa 23/04/18, lancei na planilha.
    Tomei a liberdade de atualizar o processo do nosso amigo @Alexandre_Castro considerei a data que ele postou, já que ele não informou a data de conclusão exata do processo.
  • @Herculano,
    Tenho um plano semelhante que o seu, meu processo chegou ontem 23/04/18 em Lisboa, e pretendo ir em maio de 2019, espero que as coisas se acelerem e processo se finalize dentro do prazo de um ano, para tirar o CC e Passaporte em Lisboa em 05/2019.
    A pendencia que você se refere é quanto ao item 8 do Quadro 1. Onde perguntam 8. Localidade e países onde residiu anteriormente? Um absurdo ter que preencher esse campo no caso de quem nunca morou no exterior.
    Dei muita sorte, no dia que estava preenchendo o meu form Mod 3, postaram sobre o recebimento do ofício e preenchi, mas também ia deixar em branco.
  • Oi Jefferson, exatamente esse campo. Eu estou achando que eles estão partindo da premissa que quem esta solicitando mora em Portugal.
    Vamos ficar na torcida para acabar ate setembro.
  • Voces preencheram como? "Brasil" ou "Residi apenas no Brasil"? ou algo diferente?
  • @Danielle Gomes eu enviei cópia da certidão de nascimento portuguesa do meu filho, cópia da nossa certidão de casamento averbada, cópia da minha certidão de nascimento portuguesa, diploma de 2º grau do meu marido (pra comprovar a língua portuguesa); e todos os demais documentos que solicitam.
    Sugiro mandar um email para a conservatória onde você deu entrada na nacionalidade do seu filho e peça urgência no processo dele alegando que ele é menor e que você esta de mudança para Portugal, ou algum outro motivo relevante. O do meu filho demorou 3 meses pra ficar pronto na Conservatória de OVAR ano passado.
  • Atualizei a planilha com uma coluna de quantos dias levou o processo concluído para irmos alinhando expectativas. Quando tivermos uma amostra maior, faço uma média dos últimos casos para mudar a expectativa dos que ainda não foram concluídos. Ainda tô arrasada que o processo vai voltar porque não preenchi esse campo. Pessoal que fez presencial, vocês foram instruídos a preencher o campo? Essa semana meu processo faz 45 dias... vou dar uma ligada para ver se foi numerado.
  • @Beatriz Veloso obrigado pelas dicas!
  • Boa noite! casei em 2012 no Brasil e o casamento foi transcrito em portugal em 2014. Pretendo dar entrada no pedido de nacionalidade agora em maio em Lisboa. Alguém pode me informar se preciso atualizar a certidão de casamento e apostilar para provar o vinculo de mais de 5 anos? ou basta o documento de Assento de Casamento emitido em Portugal em 2014?
  • @cadubad
    Eu pequei pelo excesso, como a pergunta é Localidades e Países onde já residiu anteriormente.
    Optei por especificar e responder da forma abaixo:
    "Sempre residi no Brasil na cidade nome_da_cidade no nome_do_estado."
    Obs. Respondi assim por conta própria.
  • cadubadcadubad Member
    editado April 2018
    Obrigado @Jefferson.

    Acho que vou seguir sua ideia
  • A informação de que vc realizando o pagamento no cartão de crédito pelo site do irn, recebe-se o email do formulário 3, já preenchido a parte do pagamento é verídico? Alguém já fez e recebeu o email com o formulário?
  • @Alexandre Monteiro, sim. Fiz assim e chega um e-mail com o título "Pagamento Recebido" de De: IRN - Pagamentos . No anexo vem o formulário modelo 3, com um cabeçalho preenchido com o código do recibo de pagamento, nome e e-mail do requerente.
  • @G Faria, obrigado pela informação
  • Prezados, estou preenchendo o formulário modelo 3 para a aquisição da minha esposa. Poderiam me ajudar com algumas dúvidas?

    1) Quadro 1 - 9 Profissão - Ela é desempregada. O que seria melhor informar? "Desempregada", "Do lar", não preencher nada?

    2) Quadro 2 - Item 5 - Marcar ou não marcar?

    3) Quadro 2 - Item 6 - Só deixar tudo em branco e eu envio uma cópia do meu assento, certo?

    4) Quadro 4 - Acredito que devo marcar os itens 1, 2, 6, 7 (seria o RG?) e "outros" (aqui pensei em enviar o assento do meus filhos e o meu assento de casamento ou seria interessante marcar o 3 também mesmo enviando o assento de casamento?)

    Obrigado
  • Oi gente! O processo do meu marido caiu em exigência ... mas já supri e vamos enviar amanhã pelo correio . Foi sobre a residência em outros países. Espero que depois disso prossiga sem problemas . A carta veio até rápido . Postaram dia 09 e chegou ao Brasil dia 20. Espero que só falte isso para terminar.
  • editado April 2018
    Boa noite,

    A cópia autêntica apostilada da identidade, para fins de aquisição pelo casamento, precisa ter reconhecimento de firma da autenticidade? Detalhe, a autenticação da cópia e o apostilamento foram feitos no mesmo cartório.

    Obrigado.
  • @Rosieli cópia apostilada apenas
  • mso2000mso2000 Member
    editado April 2018
    @VladPen consegue tirar as dúvidas que fiz na página anterior sobre o preenchimento do formulário? Só estou com essa pendência para enviar o envelope. Muito obrigado.
  • @Mso2000 me confirme..seu casamento foi anterior ou posterior a 1981.?Se foi anterio é outro processo.Sobre as perguntas sobre o preenchimento do formulario

    1-coloque sem ocupação

    2-não marcar

    3-Se enviar a cópia do seu assento , deixe tudo em branco.

    4-assinale 1, 2 ,3 e 6
  • @VladPen muito obrigado pelas respostas.
    Meu casamento foi em 2006. Na pergunta 4 achava que o item 7 do Quadro 4 era para marcar, pois fala de um documento que comprove nacionalidade no estrangeiro, achei que se referia ao RG brasileiro, que é um dos documentos solicitados. A opção "outros" não deveria ser marcada para avisar que estou enviando os assentos dos nossos filhos (vou enviar para frisar o vínculo com a comunidade portuguesa)? Ou posso deixar em branco esse item e apenas enviá-los?
  • @Mso2000 bem lembrado..pode enviar a cópia dos assentos dos filhos e colocar como outros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.