Nacionalidade portuguesa pelo casamento

11819212324355

Comentários

• Bom dia!
    Já sou cidadão português e dei entrada em fevereiro deste ano, na ancionalidade de minha esposa, por casamento.
    Cerca de 15 dias após ter dado entrada no processo dela, presencialmente, chegaram em minha casa as certidões portuguesas de nossos dois filhos.
    Somos casados à 14 anos, acham válido que eu remeta cópia das certidões de nascimento portuguesa deles?
    Se sim,, envio direto para a CRC Lisboa com a guia de pagamento que efetuei
  • @Francisco Oliveira Jr..ja que vc esta casado há 14 anos, não ha necessidade.
  • cadubad

Se voce pagar com o crédito diretamente pelo site , eles emitem um formulario para você por e-mail .
  • editado April 2018
    @Alexandre leia a lei sobre aquisição de nacionalidade pelo casamento.Acho q vc ta cometendo equívocos na sua informação.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
  • @Alexandre você é casado com uma cidadã portuguesa. Pediu nacionalidade pelo casamento É dentre as provas de ligação efetiva está o fato de ter filhos portugueses.

Agora @Alexandre me explica uma coisa: Porque você nunca responde a perguntas simples que são feitas à você? Abriu um tópico pra não dizer nada e nem responder nada, nem no que você abriu nem em nenhum outro. Não entendo..
  • @Sidney o ofício que mandaram pra você é específico? Consta o número do seu processo nele e seus dados? Ou você teve que preencher tudo a mão?
  • Pessoal, para quem fez entrega pelos Correios, fizeram o reconhecimento da assinutara do formulário Mod 3 no cartório por autenticidade ou diretamente no consulado? Obrigado! Procurei um pouco aqui nos posts mas não consegui encontrar a reposta, portanto me desculpe se é uma pergunta repetida. Obrigado de novo. :)
  • @rcarvalho o requerimento é preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.
  • @vladpen estou com dúvida é preciso da sua ajuda. Sou casada há 35 anos. Meu marido tirou a nacionalidade e fizemos a transcrição do nosso casamento em outubro de 2017. Temos dois filhos mas ainda não entraram com o pedido de nacionalidade. Preciso aguardar ou já posso pedir minha nacionalidade?
  • @Alexandre_Castro,

solicito não postar mais por aqui inverdades.
    Você está poluindo os tópicos de nacionalidade por casamento e desaconselhando os membros deste fórum.

Prezados srs,

a questão da nacionalidade pelo casamento ou por união estável está descrita aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento

Assim, para nacionalidade pelo casamento Ou por união estável:
    - casados há mais de 5 anos
    ou
    - casados há mais de 3 anos, com filhos em comum (ou outra prova de ligação efetiva)

Obviamente, se a nacionalidade é pela união, esta união terá que ser homologada em Portugal (da mesma forma, o casamento transcrito). Não existe EM HIPÓTESE ALGUMA, um apedido de nacionalidade pelo casamento, sem transcrever o mesmo.

Não existe o pedido de nacionalidade porque o filho é português.

O DL 71/17, em todos os seus artigos, menciona única e exclusivamente, fundamentos para a concessão da nacionalidade por naturalização (o que é ou não aceito) e de oposição à aquisição da nacionalidade portuguesa. O DL 71/17 não corresponde a nenhum tipo novo de nacionalidade.

o DL 56/17 é o decreto lei que dispõe sobre nacionalidade pelo casamento.

• Pessoal,
    Alguém pode me confirmar o numero correto da Central de Lisboa?
    Rua Rodrigo da Fonseca: nº 200 ou nº 202?
    Vou enviar o meu processo hoje!

• @Vanessa RSP

É específico, já vem o número do processo no formulário.
  • Obrigado @Rogerio
  • cadubadcadubad Member
    editado April 2018
    @Marcia, obrigado pelo esclarecimento
  • editado April 2018
    Olá,
    A certidão de casamento chegou de Portugal, devido a transcrição em PD.

2 Perguntas: Anexos p/ formulário verde Artigo3:

1- Preciso tirar uma nova certidão de nascimento dela já com o nome de casada averbado no civilonline ou posso usar esta que já tenho da minha esposa, que recebemos em março/18 de Tondela, na atribuição dela, mas que ainda consta com o nome dela de solteira.?

2-Além da minha RG do requerente (esposo) Brasileiro, tenho que enviar o RG dela que é a Esposa portuguesa?
    ( ela não fez ainda o CC/PASP português)

• @Augusto vc pode utilizar essa certidão do civilonline.
  • Obrigada pela resposta @Sidney! Queria ver se já dava pra ir adiantando
    . Mas pelo jeito é esperar a carta chegar mesmo.
  • @Jefferson Oliveira,

na verdade, o prédio engloba os números 200 e 202.
    Pode colocar qualquer um dos dois.
  • editado April 2018
    @Marcia
    Muito obrigado, imaginei isso também, usei o nº 202, enviei ontem via DHL agora é esperar.
    Depois de agilidade da ACP (33 dias para o processo de nacionalidade da minha esposa, filha de português declarante) e Tondela (35 dias para transcrição do casamento e nacionalidade do meu filho menor), vai ser angustiante essa espera do meu processo...

Eles tinham que liberar para as outras CRC's executarem esse tipo de processo, para o Cônjuge com ligação efetiva presumida conforme o Decreto-Lei n.º 71/2017 de 21 de junho, as provas da ligação são as certidões emitidas por outras CRS's, diferente que quem precisa realmente provar o ligação efetiva como nos casos de Netos de Português...
  • cadubadcadubad Member
    editado April 2018

• Boa tarde a todos colegas do Fórum.
    Gostaria de tirar uma dúvida para começar o andamento para pedir a nacionalidade para minha esposa pelo casamento.

Tenho nacionalidade por atribuição, Casamento já transcrito (com a certidão em mãos), nossa filha de 12 anos também já possui a nacionalidade por atribuição.

Entrei em contato com o cartório no interior da Bahia para solicitar a certidão de nascimento da minha esposa (já tinha pedido a Inteiro Teor para averbar o casamento, mas em 2015). O pessoal do cartório nem sabe o que é a certidão reprográfica, nem por onde ir, rsrsrss. Sinto que terei dificuldade.
    Alguma dica ou de algúem que tentou enviar apenas de inteiro teor?

Depois precisarei apostilar a certidão e a cópia do passaporte da minha esposa, né?
    O Formulário por autenticidade e cópias das certidões portuguesas.

Forte abraço a todos
  • Pessoal, Poderiam postar quais os documentos necessários para o pedido da aquisição de casamento, e o endereço que devo mandar.
  • @Alexandre aqui no topo do fórum tem um tópico sobre tipos de Nacionalidade. La vc encontra a relação de documentos. O processo só é feito em Lisboa.
  • @klebergarcya, fala no cartório que essa certidão é feita com a cópia do Livro de registros, em PT eles não aceitam a de inteiro teor digitada por causa de falsificações, então pode ser um risco não mandar a repográfica. :(
  • Qual é o link para realizar o pagamento dos emolumentos pelo site do irc?
  • Boa tarde pessoal,

Uma dúvida de preenchimento formulário modelo 3:

Quadro 2 - Item 6 -

Tenho apenas o nr do meu assento de nascimento com a transcrição de meu casamento. Infelizmente não tenho nenhuma cópia desse assento pra enviar.

Basta apenas preencher esse campo?

Obrigado.
  • @Rosi Oliveira, vou tentar enviar modelos dos colegas para o cartório para tentar conseguir, ou de repente conseguir a cópia do livro para enviar em anexo.
    Obrigado
  • @RosieliCorreia coloque o NR do assento e assinale Conservatória de Registro Centrais. Conselho e freguesia, vc deixa em branco
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.