Nacionalidade portuguesa pelo casamento

12021232526318

Comentários

  • @VladPen, obrigado mesmo. O RG então não consta em nenhum desses itens do Quadro 4?
  • @Mso2000 confesso q fiquei na dúvida sobre o item 7 do quadro 4.Não vou poder te confirmar de imediato.Peço q contate a @Marcia e pergunte a ela.
  • Bom dia, tudo bem?

    Com a mudança da Lei da Nacionalidade dessa última semana...

    Como fica a questao para quem é cônjuge de português, ou seja para o cônjuge ter a cidadania, o que precisa ter? Sou brasileiro, preciso casar com ele depois que me tornar português (sou neto de portugueses, processo em andamento), ou antes e aí o tempo que estamos juntos já conta para ele adquirir a nacionalidade?

    grato, aguardo retorno...
  • @mso2000

    Marque o item 7

    Observe que logo apos o formulário,existe "instruções de preenchimento do impresso modelo 3"
    Veja que no item 7 do quadro 4,esta " documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado,acompanhado de tradução,se escrito em língua estrangeira.Pode ser apresentada cópia certificada do passaporte"
    Isso porque só aceitam como documento comprovativo,o RG emitido a menos de 10 anos ou o passaporte que contenha filiação(os novos passaportes)

  • @MariaNélida muito obrigado
  • @Cristina Reis, só para confirmar: chegou um formulário com o seu número de processo? Precisa do reconhecimento presencial da assinatura?
  • @gkpsb8 que mudanca dessa semana?
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado April 2018
    @lino chegou uma carta com todos os dados do processo. Aliás eu já tinha recebido uma carta informando o número deste no ano passado
    Eu reconheci assinatura na declaração pedida apenas por precaução . Não estava solicitado no formulário mas nos fizemos. Melhor pecar por excesso
  • @Cristina, o que voce colocou nesse campo que caiu em exigencia?
  • Interessante é que a pendência do Sidney chegou bem antes que a da Cristina, sendo que a Cristina solicitou a aquisição primeiro.
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado April 2018
    @lino ... não v tinha visto essa postagem. Tinha muitos dias que não entrava . Igual que nem eu ... rsrsrs eu deixei em branco o campo 8 também . Mandei um novo certificado Tb embora não fosse pedido . Agora é rezar mais um pouco para resolver
  • @cadudad mudaram umas coisas nessa última semana na lei da cidadania portuguesa, então por isso queria saber sobre o que foi alterado com relação a nacionalidade por casamento...
  • Normal @Herculano, só Deus sabe a ordem que eles seguem.. Mandei dos meus 2 filhos no mesmo envelope, quando foram numerados tinha uma diferença de dezenas de números de um para o outro.. e o que tinha numeração maior ficou pronto antes do que tinha numeração menor e os 2 foram feitos pelo MESMO funcionário.
  • Obrigada @Vanessa_RSP, ficar no aguardo então. Liguei hoje para lá e me informaram que o meu está em análise em estágio inicial.
  • Bom dia.

    Face ao informado pelo SEF nesse post:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/127741/#Comment_127741

    Pergunto:
    Podemos concluir então, com base na resposta do SEF, que:
    1- Cônjuge e filhos de português que não sejam cidadãos da UE podem entrar em Portugal, na companhia do português, sem apresentar a passagem de volta? Mesma coisa se entrarem por outro país da UE?
    2- O português entra em Portugal apenas com o CC, não precisa do PEP? Mesma coisa se entrar por outro país da UE?
    3- Os familiares de português que não sejam cidadãos da UE, não precisam se preocupar em obter nenhum tipo de visto prévio num consulado português, pois ao entrarem em Portugal com o português, todos os vistos necessários serão concedidos na fronteira?
  • @MAUROMB,

    acabo de responder lá na outra discussão (não havia visto a colocação anterior):
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149355/#Comment_149355

    Mas, melhor deixar registrado aqui também:
    com relação à entrada do português em Portugal ou em qq país da UE:
    sim. Ele pode entrar apenas com o CC (e o passaporte brasileiro), sem problema algum. Não precisa do PEP.

    oom relação à entrada da família não portuguesa em Portugal:
    - não precisa de visto algum, uma vez que Portugal e Brasil têm acordo para a não exigência de vistos de entrada. - - os brasileiros entrariam na fila de imigrantes. Contudo, estando em companhia de família portuguesa, saem da filha de imigrante (esposa e filhos acompanham o português na fila de cidadãos, se o português tiver o CC).

    com relação à passagem de volta da família não portuguesa:
    observe que o SEF não citou esta questão. A passagem de volta, e o seguro viagem, são obrigatórios para os não portugueses. Falei recentemente para uma sra comprar passagem de volta para Marrocos (perto e mais barato, se não conseguir reembolso, seria menor a perda).
  • @Vlad Pen,depois das diligências oficiosas quais as próxima etapas no processo de aquisição de nacionalidade portuguesa pelo casamento?
    Obrigada
  • Olá @Marcia. É verdade que a resposta do SEF não cita a questão da passagem de volta. Mas porque ele faria isso, se em sua própria página com instruções para a entrada em Portugal não há essa exigência? Veja:
    http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4771

    Do mesmo modo, o SEF também não menciona a obrigatoriedade de seguro viagem, apenas cita “Dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estada” (algo geral e de amplo espectro). Eu sempre faço um bom seguro viagem quando vou para o exterior, acho importante estar prevenido. Mas o fato é que nas diversas viagens que fiz à Europa, EUA e América do Sul, nunca ninguém me pediu para mostrar o seguro viagem.

    Se estão cobrando passagem de volta e seguro viagem, talvez essas exigências estejam escritas em outro local oficial. Exigir passagem de volta a familiares de português que o acompanham, ou até mesmo estão se mudando pra lá, é nonsense autoritário e descabido. Já vi gente postando que até as companhias aéreas podem pedir pra mostrar a passagem de volta - aí é demais da conta!

    Obrigar a comprar uma passagem que não será utilizada foge à minha capacidade de compreensão. A TAP meter o bedelho nisso me causa um AVC.

    Vou ficar de olho nesse assunto pra ver o que rola...

    Abraços
  • Nossa, qts processos caindo em exigência nesse ponto de quais países residiu :( pior q nao lembro como preenchi o meu :’( sei que coloquei q morei em Portugal, mas não sei se coloquei Brasil tb :/ será q se tiver só Portugal vai cair? Mandei anexo os meus vistos e cartões de residência do período que morei lá! Ai, recomendo quem enviar agora scanear antes de enviar para depois não ficarem com essas dúvidas!
  • Fala pessoal! Preciso de uma ajuda para esclarecer meu caso, por favor! Sou português por atribuição, eu casei no Brasil há 1 e meio usando aquele recurso de casar retroativo usando a certidão de União estável onde constava nossa declaração de inicio da relação desde 2011 (consta na certidão de casamento uma declaração do Juiz de familia onde diz que viviamos em união estável desde 2011), já fiz a averbeção do casamento em Portugal e a informação da união estável também consta na certidão de casamento portuguesa. Minhas dúvidas são:

    1) Com a nova lei para nacionalidade por casamento consigo solicitar para minha esposa usando essa propria informação que consta na certidão ou teria que mandar uma cópia da certidao de união estável (no caso não tenho mais cópia, pois a original ficou no cartório quando casamos) ?

    2) No caso moramos em Londres, desde 2016 no quadro 1, campo Localidades e países onde residiu anteriormente: devo responder BRASIL e INGLATERRA ?

    3) No quadro 2 devo marcar o que 1 ou 2 ? Pois no caso sou casado menos de 3 anos, porém tinhamos união estável há mais de 5 anos...

    Muito obrigado
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado April 2018
    A carta chegou em casa dia 26 ( e a portaria só avisou dia 28)
    A carta diz que o item 8 do quadro 1 não foi preenchido e lá da explicações claras que deve ser preenchido inclusive:

    LOCALIDADE E PAÍS DE NATURALIDADE E NACIONALIDADE.

    E vem um exemplo: Bissau - Guiné Bissau .
    Então quem não preencheu pelo menos São Paulo - Brasil ( por ex.) pode aguardar que a carta chegará.
    A carta chega rapido porque ao contrário das demais ela é Registrada e o prazo de resposta são 50 dias úteis a partir do envio, agora é aguardar quarta-feira, reconhecer a assinatura por autenticidade e enviar de novo os antecedentes criminais.. melhor prevenir que remediar de novo..
  • @Leandro sendo bem prática, qual a data do casamento que consta na sua certidão PORTUGUESA? Essa que vale para o pedido de nacionalidade ppr casamento, provavelmente consta a data do casamento no Brasil certo? A menos que você entre com um processo em Portugal para reconhecer a sua união estável anterior o que vale é a data de casamento na sua certidão PORTUGUESA .
  • Meu filho nasceu nesse período, entre o envio da solicitação de nacionalidade e agora, e ele ja é português. Quando chegar a carta solicitando preencher esse campo, vcs acham que vale a pena
    mandar o assento dele?
  • Eu mandaria @Herculano, pra você ter noção eu enviei o assento dos meus 2 filhos. Cheguei até a ligar na LR e perguntei se faria diferença mandar um só ou enviar os 2 (pq o da minha filha ainda não havia chegado) ela falou: Melhor mandar os 2.. Questionei brincando: Mas tem diferença se tem 1 filho ou 10 filhos portugueses? Se tiver 10 é maior a ligação efetiva? :)A atendente (muito simpática e solicita ppr sinal) riu e disse: Ah é melhor enviar os 2.
  • Show @Vanessa_RSP ! Vou fazer isso quando chegar a carta. Obrigado!
  • Tenho algumas dúvidas:

    1) O casamento do cônjuge já estando transcrito, é necessário apresentar novamente a certidão de nascimento para pedir a aquisição da nacionalidade pelo casamento?

    2) Só a CRC Central de Lisboa que aceita esses pedidos?

    3) Alguém sabe como seriam os
    Documentos comprovativo da natureza das funções públicas.
  • Olá a todos!

    Na terceira ligação esperando 40 minutos por Skype, consegui falar na CRC de Lisboa esta semana pra perguntar sobre o status da minha nacionalidade. Já foi pro SEF e pra Justiça, só falta o retorno deles pra despacho. Quem já passou por esta fase, costuma demorar?

    Obrigada!!
  • @eduardofranco1979
    1- sim
    2- sim
    3- aguardando alguém explicar isso pra nós ;=)
  • @MAUROMB,

    Se sempre faz seguro viagem quando vai ao exterior, então não terá problema algum em fazer mais esse, para Portugal. Pois, ainda que vá morar lá, até as coisas se acertarem, bom que a família fique coberta.

    Quanto à necessidade de passagem de retorno para os não portugueses, a passagem de volta é exigida (mesmo que acompanhantes de português). Digo isso pela prática. Assim, é um risco fazer diferente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.