Boa noite amigos, por favor, me ajudem com essas dúvidas: Minha mãe já é portuguesa por atribuição e já fez a transcrição do casamento. Agora gostaria de fazer a aquisição de nacionalidade para o seu cônjuge (meu pai) e eles se casaram antes de 1981, portanto sei que ele tem direito sem precisar comprovar vínculo nem nada. Minha dúvida é qual o formulário que ele deve preencher, qual a documentação necessária e para qual conservatória devemos enviar. Lembrando que é para CÔNJUGE casados ANTES de 1981. Agradecemos desde já a ajuda!
@Marilia essa regra não vale para homens, veja o texto tirado site do consulado de São Paulo "Se você é esposa de um cidadão português (nascido em Portugal ou com nacionalidade adquirida exclusivamente conforme o tópico 1, acima), cujo casamento ocorreu antes de 03 de Outubro de 1981, clique aqui (somente se aplica às mulheres). Neste tipo de pedido, a mulher passa a ser portuguesa desde a data do casamento."
Poxa, Daniel, muito obrigada pela informação! Eu não sabia disso... que pena! De qualquer forma, há também a cônjuge do meu tio, já naturalizado, na mesma situação, casada antes de 1981 e já com a transcrição de casamento pronta. Quem puder me informar qual o formulário para esse caso de aquisição para cônjuge mulher casada antes de 1981 e qual a documentação e para qual conservatória devemos enviar, eu agradeço!
@Marilia, não entendo muito de documentação para nacionalidade pelo casamento mas pelo tempo de casados ele comprova os laços, sei que são considerados laços 5 anos de casado sem ter filhos ou 3 anos de casados com filhos em comum e que já sejam atribuídos. Processo de cônjuge somente por Lisboa. Logo alguém te dá mais informações sobre o processo e a documentação necessária.
Boa tarde...vim contribuir com minha experiência e assim poder ajudar alguém que como eu tinha muitas duvidas mas consegui minha nacionalidade portuguesa ( AQUISIÇÃO PELO CASAMENTO).
Sou casada com natural português ( nascido em Portugal) e tenho duas filhas tbm nascidas em Portugal.
Dei entrada sozinha em meu processo de nacionalidade em Fevereiro de 2017 na conservatória dos registros centrais em Lisboa, pq la 'e a sede...as outras conservatorias e consulados recebem os processos e enviam p conservatória central.
Paguei € 250 Levei minha certidão de nascimento reconhecida e de inteiro teor; copia do passaporte valido tbm reconhecido; copia de associacoes,, clubes, sociedades recreativas.... que sócia em Portugal - ex bombeiros; copia de recibos dos centro de saúde; copia de equivalência de curso( 12 * décimo segundo e 3 graus) reconhecidos em Portugal; copia do NIF, N. Utente, N segurança social; copia da certidao do marido e Cartao cidadao dele: copia do cartao cidadao das minhas filhas.
Enfim levei tudo que me liga a Portugal que tinha em maos com meu nome principalmente ( TUDO ISSO QUE APRESENTEI , LEVEI TBM OS ORIGINAIS)
Meu processo saiu agora em Fevereiro, quase um ano completou da data que dei entrada.
Foi bem tranquilo na conservatória, disse o que queria, levei tudo e o funcionário foi me explicando e consegui da entrada. Voce pode pagar no debito, em cheque e em dinheiro.
Pode acompanhar sim por Telefone, mas 'e muita sorte eles falarem realmente o que acontece. o bom 'e ir na conservatória uns 4 meses depois para saber o estado do seu processo. Pessoalmente eles informam com detalhes.
Um lembrete...casei e logo fiz a transcrição do casamento no consulado, porque para conseguir a nacionalidade a transcrição do casamento deve ja ter sido feita pq eles consultam a certidão do seu marido/ mulher na hora que vc da entrada no processo para aquisição pelo casamento. ISSO CONTA MUITO pq na certidão do marido ou da mulher devera aparecer a informação do casamento, senao vc terá que fazer ai o processo para ou 'e negado !!!
Esse topico foi fechado por motivo de extinção de processo de Aquisiçao de Nacionalidade para netos pela lei 6.4.Agora os processos são requeridos pela lei 71/2017
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Obs: Sem pacto nupcial.
Minha mãe já é portuguesa por atribuição e já fez a transcrição do casamento. Agora gostaria de fazer a aquisição de nacionalidade para o seu cônjuge (meu pai) e eles se casaram antes de 1981, portanto sei que ele tem direito sem precisar comprovar vínculo nem nada.
Minha dúvida é qual o formulário que ele deve preencher, qual a documentação necessária e para qual conservatória devemos enviar.
Lembrando que é para CÔNJUGE casados ANTES de 1981.
Agradecemos desde já a ajuda!
"Se você é esposa de um cidadão português (nascido em Portugal ou com nacionalidade adquirida exclusivamente conforme o tópico 1, acima), cujo casamento ocorreu antes de 03 de Outubro de 1981, clique aqui (somente se aplica às mulheres). Neste tipo de pedido, a mulher passa a ser portuguesa desde a data do casamento."
De qualquer forma, há também a cônjuge do meu tio, já naturalizado, na mesma situação, casada antes de 1981 e já com a transcrição de casamento pronta. Quem puder me informar qual o formulário para esse caso de aquisição para cônjuge mulher casada antes de 1981 e qual a documentação e para qual conservatória devemos enviar, eu agradeço!
Processo de cônjuge somente por Lisboa.
Logo alguém te dá mais informações sobre o processo e a documentação necessária.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/96605/#Comment_96605
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-por-casamento/p1
Eu vi alguns de voces postando screenshots com um relatorio da situacao atual dos seus processos. Como voces acessam aquela pagina?
Sou casada com natural português ( nascido em Portugal) e tenho duas filhas tbm nascidas em Portugal.
Dei entrada sozinha em meu processo de nacionalidade em Fevereiro de 2017 na conservatória dos registros centrais em Lisboa, pq la 'e a sede...as outras conservatorias e consulados recebem os processos e enviam p conservatória central.
Paguei € 250
Levei minha certidão de nascimento reconhecida e de inteiro teor;
copia do passaporte valido tbm reconhecido;
copia de associacoes,, clubes, sociedades recreativas.... que sócia em Portugal - ex bombeiros;
copia de recibos dos centro de saúde;
copia de equivalência de curso( 12 * décimo segundo e 3 graus) reconhecidos em Portugal;
copia do NIF, N. Utente, N segurança social;
copia da certidao do marido e Cartao cidadao dele:
copia do cartao cidadao das minhas filhas.
Enfim levei tudo que me liga a Portugal que tinha em maos com meu nome principalmente ( TUDO ISSO QUE APRESENTEI , LEVEI TBM OS ORIGINAIS)
Meu processo saiu agora em Fevereiro, quase um ano completou da data que dei entrada.
Foi bem tranquilo na conservatória, disse o que queria, levei tudo e o funcionário foi me explicando e consegui da entrada.
Voce pode pagar no debito, em cheque e em dinheiro.
Pode acompanhar sim por Telefone, mas 'e muita sorte eles falarem realmente o que acontece. o bom 'e ir na conservatória uns 4 meses depois para saber o estado do seu processo. Pessoalmente eles informam com detalhes.
Espero ter ajudado
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento#latest
para Aquisição de Nacionalidade pelo casamento..favor observar esses tópicos:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8094/solicitacao-de-cidadania-pelo-casamento/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge/p1