Aquisição / Naturalização: Dicas e Informações Gerais

123457»

Comentários

  • editado January 2018
    @Gedeon , antes de entrar com o processo de Nacionalidade , terá q transcrever o casamento de seus pais.Veja como nesse tópico :

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    Obs: Sem pacto nupcial.
  • Boa noite amigos, por favor, me ajudem com essas dúvidas:
    Minha mãe já é portuguesa por atribuição e já fez a transcrição do casamento. Agora gostaria de fazer a aquisição de nacionalidade para o seu cônjuge (meu pai) e eles se casaram antes de 1981, portanto sei que ele tem direito sem precisar comprovar vínculo nem nada.
    Minha dúvida é qual o formulário que ele deve preencher, qual a documentação necessária e para qual conservatória devemos enviar.
    Lembrando que é para CÔNJUGE casados ANTES de 1981.
    Agradecemos desde já a ajuda!
  • @Marilia essa regra não vale para homens, veja o texto tirado site do consulado de São Paulo
    "Se você é esposa de um cidadão português (nascido em Portugal ou com nacionalidade adquirida exclusivamente conforme o tópico 1, acima), cujo casamento ocorreu antes de 03 de Outubro de 1981, clique aqui (somente se aplica às mulheres). Neste tipo de pedido, a mulher passa a ser portuguesa desde a data do casamento."
  • Poxa, Daniel, muito obrigada pela informação! Eu não sabia disso... que pena!
    De qualquer forma, há também a cônjuge do meu tio, já naturalizado, na mesma situação, casada antes de 1981 e já com a transcrição de casamento pronta. Quem puder me informar qual o formulário para esse caso de aquisição para cônjuge mulher casada antes de 1981 e qual a documentação e para qual conservatória devemos enviar, eu agradeço!
  • @Marilia, não entendo muito de documentação para nacionalidade pelo casamento mas pelo tempo de casados ele comprova os laços, sei que são considerados laços 5 anos de casado sem ter filhos ou 3 anos de casados com filhos em comum e que já sejam atribuídos.
    Processo de cônjuge somente por Lisboa.
    Logo alguém te dá mais informações sobre o processo e a documentação necessária.
  • Muito obrigada a todos pela ajuda!
  • Pessoal,

    Eu vi alguns de voces postando screenshots com um relatorio da situacao atual dos seus processos. Como voces acessam aquela pagina?
  • Boa tarde...vim contribuir com minha experiência e assim poder ajudar alguém que como eu tinha muitas duvidas mas consegui minha nacionalidade portuguesa ( AQUISIÇÃO PELO CASAMENTO).

    Sou casada com natural português ( nascido em Portugal) e tenho duas filhas tbm nascidas em Portugal.

    Dei entrada sozinha em meu processo de nacionalidade em Fevereiro de 2017 na conservatória dos registros centrais em Lisboa, pq la 'e a sede...as outras conservatorias e consulados recebem os processos e enviam p conservatória central.

    Paguei € 250
    Levei minha certidão de nascimento reconhecida e de inteiro teor;
    copia do passaporte valido tbm reconhecido;
    copia de associacoes,, clubes, sociedades recreativas.... que sócia em Portugal - ex bombeiros;
    copia de recibos dos centro de saúde;
    copia de equivalência de curso( 12 * décimo segundo e 3 graus) reconhecidos em Portugal;
    copia do NIF, N. Utente, N segurança social;
    copia da certidao do marido e Cartao cidadao dele:
    copia do cartao cidadao das minhas filhas.

    Enfim levei tudo que me liga a Portugal que tinha em maos com meu nome principalmente ( TUDO ISSO QUE APRESENTEI , LEVEI TBM OS ORIGINAIS)


    Meu processo saiu agora em Fevereiro, quase um ano completou da data que dei entrada.

    Foi bem tranquilo na conservatória, disse o que queria, levei tudo e o funcionário foi me explicando e consegui da entrada.
    Voce pode pagar no debito, em cheque e em dinheiro.

    Pode acompanhar sim por Telefone, mas 'e muita sorte eles falarem realmente o que acontece. o bom 'e ir na conservatória uns 4 meses depois para saber o estado do seu processo. Pessoalmente eles informam com detalhes.

    Espero ter ajudado
  • Um lembrete...casei e logo fiz a transcrição do casamento no consulado, porque para conseguir a nacionalidade a transcrição do casamento deve ja ter sido feita pq eles consultam a certidão do seu marido/ mulher na hora que vc da entrada no processo para aquisição pelo casamento. ISSO CONTA MUITO pq na certidão do marido ou da mulher devera aparecer a informação do casamento, senao vc terá que fazer ai o processo para ou 'e negado !!!
  • editado February 2018
    Esse topico foi fechado por motivo de extinção de processo de Aquisiçao de Nacionalidade para netos pela lei 6.4.Agora os processos são requeridos pela lei 71/2017

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento#latest

    para Aquisição de Nacionalidade pelo casamento..favor observar esses tópicos:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8094/solicitacao-de-cidadania-pelo-casamento/p1

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge/p1
Esta discussão está fechada.