Boa tarde pessoal, Tenho uma dúvida e gostaria de uma informação. Minha prima é filha de portugueses teve uma filha que foi adotada pelo namorado dela e agora marido. Na certidão da filha consta o nome dela como mãe e dos avós portugueses (na adoção ficou estipulado que esse fato iria acontecer). Agora a menina já está adulta e quer a nacionalidade portuguesa. Será possível requerer a aquisição (visto ela ser neta de portugueses)? Ou ela perdeu esse direito ao ser adotada?
@Cynthia e @Vlad Estou um pouco confuso pq quanto mais tópico vejo mais assombração aparece. hahaha Vamos lá.... Bisavô: português nato que veio para o Brasil adolescente, falecido, ainda procuro o registro de batismo nos livros. Avó: Filha do português (viva) sei que é atribuição Pai: Neto do português, atribuição depois que conseguir da avó Minha esposa: atribuição depois que conseguir do pai
Agora, para o processo de atribuição, ora vejo que precisa de histórico escolar, ora de certidão de casamento, resumindo, vou colocar uma lista aqui, e por favor me corrijam se estiver errado: Atribuição do português falecido (bisavô) para avó: - nascimento ou batismo do português: - precisa pedir no portal cidadão de Portugal para ter validade ou se conseguir nos arquivos do distrito e imprimir já vale? - a certidão de nascimento da avó, viva, consta que o pai era português, só preciso de uma nova e apostilhar. Correto? - RG e apostilhar, Junta tudo e manda pra um dos CRC's?
Atribuição avó (depois de conseguir) para o o filho dela (vivo e pai de minha esposa) - o pai, precisarei da certidão de casamento da avó com avô (falecido, não português) para provar que é filho dela? junta com os documentos da avó (mãe dele) e manda de novo? Vi algo como ir pessoalmente no consulado e atribuir direto para o filho, sabe como funciona isso? Minha esposa seria o mesmo caso, já que o cidadão português estaria vivo (pai dela) - precisa de histórico escolar de todo mundo?
Encontrei isso num outro tópico... Procede? "Imaginando que o português tenha sido o declarante do seu avô, poderá dar entrada na atribuição do seu avô, diretamente com as conservatórias de Portugal (esqueça o consulado), com os seguinte s documentos: - certidão de nascimento do seu avô, do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada - cópia autenticada e apostilada do RG do seu avô (RG tem que ter sido emitido há menos de 10 anos) - modelo 1C preenchido e assinatura do seu avô reconhecida em cartório por autenticidade - vale postal (feito nos correios) de 175 euros - cópia da certidão de nascimento de seu bisavô (se ele nasceu antes de 1911, terá que ter a certidão de nascimento certificada do seu bisavô, pelo arquivo distrital correspondente e anexar também a certidão de casamento do seu bisavô, de inteiro teor, apostilada)"
@luisdesa, o processo da Avó da sua esposa (filha do Portugues)pelo que entendi é de Atribuição (primeiro do bisavô para para a filha ). Nesse caso não precisa nem histórico escolar e nem Certificado de Antecedentes( esses documentos são necessários só no processo de aquisição). Documentos para Atribuição: certidão de nascimento da avó, do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada - cópia autenticada e apostilada do RG da avó (RG tem que ter sido emitido há menos de 10 anos) - modelo 1C preenchido e assinatura da avó reconhecida em cartório por autenticidade - vale postal (feito nos correios) de 175 euros - cópia da certidão de nascimento do bisavô (se ele nasceu antes de 1911, terá que ter a certidão de nascimento certificada do seu bisavô, pelo arquivo distrital correspondente) .
OBS: Precisa verificar antes de tudo se o casamento dos Bisavós ja foi Transcrito, caso contrário terá que faze-lo . O requerimento 1C não deve e não pode ser apostilado. Depois de concluida a Atribuição da Avó, dai inicia-se a Atribuição do Filho. Um processo de cada vez.
É isso mesmo @Vlad, vc entendeu corretamente, e se eu entendi, preciso enviar a certidão de casamento e óbito, apostiladas, para regularizar a situação do bisavô em Portugal. Feito isso, o processo de atribuição fica simples, basta provar com certidão de nascimento e copia de RG apostiladas,1C preenchido e assinado, e a certidão de nascimento ou batismo do bisavô certificada pelo cartório que emite em Portugal, procede? É só entrar em contato direto com o cartório de Cortugal? Fazendo direto pelo CRC de lá, preciso tirar o cartão cidadão da avó para continuar com as atribuições?
@luisdea transcriçao de casamento é um processo separado
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra) - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - Vale Postal de 120 Euros - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
Certo @Vlad , então precisarei enviar: - 1 envelope para a transcrição do bisavô, casamento e óbito. - Esperar ficar pronto (ou posso pular esse e mandar junto com os docs da avó) - 1 envelope para avó - esperar ficar pronto. Continuar na linhagem...
Quantas dúvidas... rsss Isso se deve pois cada conservatória possui uma peculiaridade para análise.
Se possível, gostaria do auxílio de vocês em algumas questões:
Alguém fez o processo de AQUISIÇÃO/NATURALIZAÇÃO de forma recente? Tendo em vista a nova Lei que esta prestes a fazer efeito, alguém ainda esta seguro de encaminhar o processo? Qual conservatória aconselham enviar?
Quanto a CERTIDÃO CRIMINAL, o aconselhável é: Certidão + Validação no site da PF, materialização no cartório e em seguida apostilar. É isso?
Devo encaminhar DIPLOMA ou HISTÓRICO? Possuo o histórico da minha Pós Graduação MBA. Neste caso, já tenho em mãos meu histórico mas não tem a matéria específica “Língua Portuguesa” isso implica em algo? Este documento também devo apostilar? Reconheço da firma do notário que assina também?
Quanto a Carteira de identidade do requerente, necessita apenas ser autenticadas? Não necessita ser apostiladas?
Boa tarde Pessoal, Venho lendo diversos posts no fórum para evitar perguntas repetidas, e também quero ter certeza que entendi todo o processo para não perder dinheiro e nem tempo. Sendo assim ai vai minha história e dúvidas, meu avô era português já falecido e casado com minha avó brasileira também somente aqui no Brasil e esta também já faleceu, meu pai filho deles não obteve cidadania alguma e já é falecido também. Nesse caso minhas dúvidas são, para naturalização minha e de meu irmão além de todos os documentos aqui listados,
1 - preciso transcrever o casamento de meus avós? 2 - preciso enviar a certidão de óbito do meu pai ou somente a de nascimento? 3 - pretendo fazer meu processo e o do meu irmão juntos, podemos enviar todos os documentos juntos, é necessário duplicar os documentos do meu pai e meu avô ou podemos usar um documento para ambos?
@Mariana Gonçalves respondendo suas perguntas. 1- Se seu avô foi declarante do nascimento do seu pai e esse, declarante do seu nascimento. NÃO. 2- Somente certidão de nascimento 3- NÃO. Serão 2 processos. Documentos duplicados. Bjs
Gente, bom dia. Estou com meus documentos prontos para entregar no Porto. Meus sogros estão indo para lá na quinta e assim que chegarem vão entregar. O sr. Mario me passou uma lista com os documentos que eles exigem lá. Me pediu que entregasse o mais rápido possível. São estes: 1. Copia da certidão do português ou numero de assento. 2. Copia reprografica da certidao de nascimento da minha mae que é a filha do portugues, apostilada. 3. Copia reprografica da minha certidao de nascimento, apostilada. 4. Copia autenticada por aute ticidade do RG ou documento qie conste a filiação do interessado, apostilada. 5. Copia autenticada e apostilada do historico escolar que conste a lingua portuguesa. 6. Declaraçao de antecedentes criminais emitida pela PF. Nao sendo emitida pela PF, precisa ser apostilada. 7. Caso tenha alterado o nome pelo casamento, deve juntar copia no cartorio do casamento. 8. Vale postal de 250 euros.
Esses foram os documentos que ele me solicitou e eu ja possuo todos. Minha duvida e sobre a certidao de casamento, tanto a minha quanto a da minha mae. Mudamos o nosso sobrenome. Eu devo apenas enviar essa copia autenticada apostilada ou devo ter uma copia de inteiro teor nova apostilada? A certidao do meu avo que é o portugues já tem o casamento dele transcrito e o óbto tambem.
Alguém pode me confirmar? Desculpe se já dissseram antes, eu li em outros posts sobre documentaçao, mas com datas de 2015 e 2016. N sei se mudou, pois essa foi a lista que o Sr. Mario me enviou por email. Se puderem me confirmar sobre o modelo da certidao de casamento, agradeço muito.
Prezados, boa noite, Sou neto de portugueses e minha dúvida é a seguinte: Vale mais a pena fazer a aquisição ou fazer a atribuição para meu pai e depois a minha?
@luisdea para transcriçao de casamento já sei quais os documentos necessários. Minha duvida é quanto a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas ....pode ser substituida pelo óbito?
até hoje não sei como consegui averbar o casamento da minha mãe no consulado. Do meu pai, de Pernambuco e falecido, só tínhamos um xerox velha de um documento que ele tirou num cartório em Niterioi chamado Publica Forma, falando onde ele tinha nascido quando etc.. nunca conseguimos descobrir onde estava a certidão original dele, porque para casar apresentou esse documento. Fiz a transcrição do casamento dela em 2004, e só tinha isso. lembro que fiquei preocupada, mas não lembro o que o consulado disse sobre isso.. mas o casamento foi transcrito.. acho que se fosse agora não conseguiria..
Bem fui informado que algumas pessoas estão recebendo uma carta oferecendo a troca de sua Naturalização pela Lei antiga para nova, isso não me interessa. Pois bem, meu questionamento é o seguinte, ate ser protocolado algo informando que não tem interesse na troca do processo, ou recebimento da carta o processo fica parado esperando resposta do interessado.
Alexandre, eu já estou com meu processo em Lisboa a quase 1 ano e 3 meses e no estado de avaliação de mérito. Uma agonia. Recebi hoje uma carta postada em 07/07/17 oferecendo a troca de aquisição para Naturalização. Porém para isso tem que provar vínculo forte com Portugal. Acho que essa carta "freiou" o meu processo visto que eles aguardam minha resposta por mais de 30 dias e caso eu não responda eles seguem com o processo de aquisição. Vou enviar na segunda um email para a Senhora Sónia Pereira (quem assinou a carta e quem responde meus emails)... Vou atualizando...
sério que voce recebeu carta? será que isso é pra todos? mandei pra ovar, iniciou em fevereiro mas só sei que está em despacho e não ouvi nada sobre carta
Aquisição e Naturalização se referem ao mesmo tipo de processo... A ¨Convolação¨ será feita se você optar que seu processo siga pela nova lei...(Atribuição de Neto)...Porém quem optar pela nova lei terá que enviar documentos adicionais que comprovem a ¨Ligação efetiva¨...E terá seu processo enviado à CRC de Lisboa...
Comentários
Tenho uma dúvida e gostaria de uma informação. Minha prima é filha de portugueses teve uma filha que foi adotada pelo namorado dela e agora marido. Na certidão da filha consta o nome dela como mãe e dos avós portugueses (na adoção ficou estipulado que esse fato iria acontecer). Agora a menina já está adulta e quer a nacionalidade portuguesa. Será possível requerer a aquisição (visto ela ser neta de portugueses)? Ou ela perdeu esse direito ao ser adotada?
Estou um pouco confuso pq quanto mais tópico vejo mais assombração aparece. hahaha
Vamos lá....
Bisavô: português nato que veio para o Brasil adolescente, falecido, ainda procuro o registro de batismo nos livros.
Avó: Filha do português (viva) sei que é atribuição
Pai: Neto do português, atribuição depois que conseguir da avó
Minha esposa: atribuição depois que conseguir do pai
Agora, para o processo de atribuição, ora vejo que precisa de histórico escolar, ora de certidão de casamento, resumindo, vou colocar uma lista aqui, e por favor me corrijam se estiver errado:
Atribuição do português falecido (bisavô) para avó:
- nascimento ou batismo do português: - precisa pedir no portal cidadão de Portugal para ter validade ou se conseguir nos arquivos do distrito e imprimir já vale?
- a certidão de nascimento da avó, viva, consta que o pai era português, só preciso de uma nova e apostilhar. Correto?
- RG e apostilhar,
Junta tudo e manda pra um dos CRC's?
Atribuição avó (depois de conseguir) para o o filho dela (vivo e pai de minha esposa)
- o pai, precisarei da certidão de casamento da avó com avô (falecido, não português) para provar que é filho dela?
junta com os documentos da avó (mãe dele) e manda de novo?
Vi algo como ir pessoalmente no consulado e atribuir direto para o filho, sabe como funciona isso?
Minha esposa seria o mesmo caso, já que o cidadão português estaria vivo (pai dela)
- precisa de histórico escolar de todo mundo?
Obrigado
"Imaginando que o português tenha sido o declarante do seu avô, poderá dar entrada na atribuição do seu avô, diretamente com as conservatórias de Portugal (esqueça o consulado), com os seguinte s documentos:
- certidão de nascimento do seu avô, do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
- cópia autenticada e apostilada do RG do seu avô (RG tem que ter sido emitido há menos de 10 anos)
- modelo 1C preenchido e assinatura do seu avô reconhecida em cartório por autenticidade
- vale postal (feito nos correios) de 175 euros
- cópia da certidão de nascimento de seu bisavô (se ele nasceu antes de 1911, terá que ter a certidão de nascimento certificada do seu bisavô, pelo arquivo distrital correspondente e anexar também a certidão de casamento do seu bisavô, de inteiro teor, apostilada)"
Documentos para Atribuição:
certidão de nascimento da avó, do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
- cópia autenticada e apostilada do RG da avó (RG tem que ter sido emitido há menos de 10 anos)
- modelo 1C preenchido e assinatura da avó reconhecida em cartório por autenticidade
- vale postal (feito nos correios) de 175 euros
- cópia da certidão de nascimento do bisavô (se ele nasceu antes de 1911, terá que ter a certidão de nascimento certificada do seu bisavô, pelo arquivo distrital correspondente) .
OBS: Precisa verificar antes de tudo se o casamento dos Bisavós ja foi Transcrito, caso contrário terá que faze-lo . O requerimento 1C não deve e não pode ser apostilado.
Depois de concluida a Atribuição da Avó, dai inicia-se a Atribuição do Filho. Um processo de cada vez.
Feito isso, o processo de atribuição fica simples, basta provar com certidão de nascimento e copia de RG apostiladas,1C preenchido e assinado, e a certidão de nascimento ou batismo do bisavô certificada pelo cartório que emite em Portugal, procede? É só entrar em contato direto com o cartório de Cortugal?
Fazendo direto pelo CRC de lá, preciso tirar o cartão cidadão da avó para continuar com as atribuições?
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
- 1 envelope para a transcrição do bisavô, casamento e óbito.
- Esperar ficar pronto (ou posso pular esse e mandar junto com os docs da avó)
- 1 envelope para avó
- esperar ficar pronto.
Continuar na linhagem...
Quantas dúvidas... rsss
Isso se deve pois cada conservatória possui uma peculiaridade para análise.
Se possível, gostaria do auxílio de vocês em algumas questões:
Alguém fez o processo de AQUISIÇÃO/NATURALIZAÇÃO de forma recente?
Tendo em vista a nova Lei que esta prestes a fazer efeito, alguém ainda esta seguro de encaminhar o processo?
Qual conservatória aconselham enviar?
Quanto a CERTIDÃO CRIMINAL, o aconselhável é:
Certidão + Validação no site da PF, materialização no cartório e em seguida apostilar.
É isso?
Devo encaminhar DIPLOMA ou HISTÓRICO?
Possuo o histórico da minha Pós Graduação MBA.
Neste caso, já tenho em mãos meu histórico mas não tem a matéria específica “Língua Portuguesa” isso implica em algo?
Este documento também devo apostilar? Reconheço da firma do notário que assina também?
Quanto a Carteira de identidade do requerente, necessita apenas ser autenticadas?
Não necessita ser apostiladas?
Desde já agradeço a presteza
Obrigado.
1 - preciso transcrever o casamento de meus avós?
2 - preciso enviar a certidão de óbito do meu pai ou somente a de nascimento?
3 - pretendo fazer meu processo e o do meu irmão juntos, podemos enviar todos os documentos juntos, é necessário duplicar os documentos do meu pai e meu avô ou podemos usar um documento para ambos?
desde já agradeço
1- Se seu avô foi declarante do nascimento do seu pai e esse, declarante do seu nascimento. NÃO.
2- Somente certidão de nascimento
3- NÃO. Serão 2 processos. Documentos duplicados.
Bjs
São estes:
1. Copia da certidão do português ou numero de assento.
2. Copia reprografica da certidao de nascimento da minha mae que é a filha do portugues, apostilada.
3. Copia reprografica da minha certidao de nascimento, apostilada.
4. Copia autenticada por aute ticidade do RG ou documento qie conste a filiação do interessado, apostilada.
5. Copia autenticada e apostilada do historico escolar que conste a lingua portuguesa.
6. Declaraçao de antecedentes criminais emitida pela PF. Nao sendo emitida pela PF, precisa ser apostilada.
7. Caso tenha alterado o nome pelo casamento, deve juntar copia no cartorio do casamento.
8. Vale postal de 250 euros.
Esses foram os documentos que ele me solicitou e eu ja possuo todos. Minha duvida e sobre a certidao de casamento, tanto a minha quanto a da minha mae. Mudamos o nosso sobrenome. Eu devo apenas enviar essa copia autenticada apostilada ou devo ter uma copia de inteiro teor nova apostilada? A certidao do meu avo que é o portugues já tem o casamento dele transcrito e o óbto tambem.
Alguém pode me confirmar? Desculpe se já dissseram antes, eu li em outros posts sobre documentaçao, mas com datas de 2015 e 2016. N sei se mudou, pois essa foi a lista que o Sr. Mario me enviou por email. Se puderem me confirmar sobre o modelo da certidao de casamento, agradeço muito.
certidão de casamento que só serve para provar a troca de nome pode ser cópia autenticada.
Sou neto de portugueses e minha dúvida é a seguinte:
Vale mais a pena fazer a aquisição ou fazer a atribuição para meu pai e depois a minha?
Minha duvida é quanto a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas ....pode ser substituida pelo óbito?
http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
Pois bem, meu questionamento é o seguinte, ate ser protocolado algo informando que não tem interesse na troca do processo, ou recebimento da carta o processo fica parado esperando resposta do interessado.
Uma agonia. Recebi hoje uma carta postada em 07/07/17 oferecendo a troca de aquisição para Naturalização. Porém para isso tem que provar vínculo forte com Portugal. Acho que essa carta "freiou" o meu processo visto que eles aguardam minha resposta por mais de 30 dias e caso eu não responda eles seguem com o processo de aquisição.
Vou enviar na segunda um email para a Senhora Sónia Pereira (quem assinou a carta e quem responde meus emails)... Vou atualizando...
Aquisição e Naturalização se referem ao mesmo tipo de processo...
A ¨Convolação¨ será feita se você optar que seu processo siga pela nova lei...(Atribuição de Neto)...Porém quem optar pela nova lei terá que enviar documentos adicionais que comprovem a ¨Ligação efetiva¨...E terá seu processo enviado à CRC de Lisboa...
Prezados Meu processo segue. A resposta foi acatada por email.
Vamos para a próxima fase de suspense.
Abraços a todos.