a. certidões de óbitos não são necessárias. Certidão de casamento é a original, que foi emitida há meses de 6 meses, de inteiro teor, apostilada.
b. Certidão de batismo portuguesa é cópia simples. Certidão de nascimento brasileira é a original, que foi emitida há meses de 6 meses, de inteiro teor, apostilada (caso de português(esa) casado com brasileira(o)).
c. É indiferente. Se for assinado pelo filho, deve anexar a cópia autenticada do RG do filho. Se for assinado pelo neto, deve anexar a cópia autenticada do RG do neto e a cópia autenticada da certidão do nascimento do neto (para provar que o neto é neto dos portugueses).
d. Não. Pode efetuar o vale postal antes do envio, mas não é aconselhável, pois o vale postal tem "validade" e pode expirar. Sugiro que faça tudo junto.
@acaroleal, Thiago K Segundo colega do fórum postou hoje na discussão sobre atribuição em Braga a conservatória de lá está em greve essa semana, tente mandar e-mail novamente na próxima semana. Essa greve tinha sido divulgado que estaria suspensa mas diante dessa informação não sabemos ao certo como está.
Boa tarde galera, certidao de casamento de inteiro teor da minha mãe, veio com um pequeno erro. O nome da minha avó como testemunha do casamento veio com Z, Maria Odete ferreira romeiro de meneses, e como mãe da minha mãe veio com S, o correto é com S, será que eles podem não aceitar por causa disso ?? Obrigado
Pessoal boa tarde, Eu enviei meus documentos próximo do dia 10 de dezembro. A última atualização que eu tive foi dia 14 dezembro que estava em São Paulo com destino a Portugal eu enviei do modo mais rápido com 11 dias úteis, até hoje não obtive mais atualizações... alguém está passando pela mesma situação??!
@Pedro Bicalho Sim, se foi EMS os Correios estão segurando os envios. Estou com o mesmo problema e outros foristas também já reclamaram em outros tópicos. Tenho um EMS que foi postado nos Correios no dia 18/12 e ele ainda está preso em São Paulo, aguardando despacho para o país de destino. Infelizmente temos que aguardar.
@Pedro Bicalho Processo de Averbação de Casamento dia 01/12/17 - enviado para Ponta Delgada dia 12/12/17 - entregue em Ponta Delgada Ainda não recebi nenhuma resposta, após as festas, ligarei para tentar saber se já foi realizado a averbação/transcrição
@cesarpcfs Como disse o Vlad tambem sugiro aguardar um pouco, meu processo chegou em PD dia 27/11 e ate o momento tambem nao obtive retorno, creio que esses problemas com greve devem ter atrasado um pouquinho o andamento!
@Pedro Bicalho, sim tambem estou na mesma situacao. Enviei a atribuicao para a 3CRC dia 13/12 e desde o dia 14 esta parado. Ultimo status em Sao Paulo ainda!
Pessoal, tb estou com o mesmo problema, documentos postados dia 09/12 para PD, o último status que tem é em 13/12 envio para PD. Site CTT mesmo status. No meu caso como já consta no CTT, acredito que já esteja em PD. Falta atualizar o status.
Pessoal, boas noticias. Acabei de receber e-mail de PD. Trascricao do casamento concluida e assento enviado para a morada. Obrigado a todos do forum. Agora só esperar a atribuição andar....
@Vlad Só uma duvida, para comprovar o assento da minha mãe feito em OVAR, vou imprimir o email recebido por ela, assinado por ela e reconhecido no cártorio, pode ser assim??? Eu que vou pedir o requerimento da averbação.
@augusto1370 Assento de nascimento? Para a transcrição você só precisa apenas imprimir a cópia do email com a informação sobre o assento ou simplesmente informar o número.
@Pedro Bicalho O EMS leva em média uns 8 dias úteis para chegar em PD. Pode ser que partindo de uma cidade do interior leve mais tempo. Mas na média é isso ai mesmo, o tempo máximo que o Correio estima é 11 dias úteis.
No entanto, nesse final de ano, os Correios estão segurando o EMS em São Paulo. Eu e outros usuários do fórum estamos com pacotes presos em São Paulo há duas semanas, que o Correio ainda não despachou para Portugal. Vamos ver se na primeira semana de Janeiro eles normalizam o serviço.
Bom dia. Preciso fazer a transcrição do casamento da minha mãe com meu pai, mas ultimamente ela tem ficado muito cansada para poder ir ao cartório e assinar presencialmente o formulário. Li em algumas páginas desse tópico que eu como filho poderei fazer a transcrição por ela enviando a cópia do meu RG autenticado. Ponta Delgada aceita dessa forma? Obrigado.
Documentos necessários à transcrição: 1) Requerimento preenchido e sem rasuras, datado e assinado por você em Cartório (reconhecimento de assinatura por autenticidade); 2) Original da certidão de casamento de inteiro teor digitada, emitida há menos de 180 dias, e apostilada (Apostila da Haia); 3) Original da certidão de nascimento de inteiro teor do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – (seu pai) emitida há menos de 180 dias, e apostilada; 4) Fotocópia simples do Assento de nascimento português do(a) nubente (sua mãe); 5) Fotocópia autenticada do RG do requerente (você); 6) Original ou cópia do Vale Postal Eletrônico Internacional (120.00€) - finalidade: manutenção de residente.
@Bruno , vc pode sim requerer a transcrição do casamento de seus pais assinando , reconhecendo sua assinatura por autenticidade e enviando a cópia do R.G autenticado.
Comentários
a. certidões de óbitos não são necessárias.
Certidão de casamento é a original, que foi emitida há meses de 6 meses, de inteiro teor, apostilada.
b. Certidão de batismo portuguesa é cópia simples.
Certidão de nascimento brasileira é a original, que foi emitida há meses de 6 meses, de inteiro teor, apostilada (caso de português(esa) casado com brasileira(o)).
c. É indiferente. Se for assinado pelo filho, deve anexar a cópia autenticada do RG do filho.
Se for assinado pelo neto, deve anexar a cópia autenticada do RG do neto e a cópia autenticada da certidão do nascimento do neto (para provar que o neto é neto dos portugueses).
d. Não. Pode efetuar o vale postal antes do envio, mas não é aconselhável, pois o vale postal tem "validade" e pode expirar. Sugiro que faça tudo junto.
Feliz Natal!
não tinha visto sua resposta.
Não li as 66 páginas alguém poderia dizer o atual tempo de PD para Transcrição de casamento?
Até uma semana atrás concluíam uma transcrição em até vinte dias.
Segundo colega do fórum postou hoje na discussão sobre atribuição em Braga a conservatória de lá está em greve essa semana, tente mandar e-mail novamente na próxima semana.
Essa greve tinha sido divulgado que estaria suspensa mas diante dessa informação não sabemos ao certo como está.
Processo de Averbação de Casamento
dia 01/12/17 - enviado para Ponta Delgada
dia 12/12/17 - entregue em Ponta Delgada
Ainda não recebi nenhuma resposta, após as festas, ligarei para tentar saber se já foi realizado a averbação/transcrição
No meu caso como já consta no CTT, acredito que já esteja em PD. Falta atualizar o status.
Obrigado a todos do forum. Agora só esperar a atribuição andar....
Que dia Vc enviou para PD?
Assento de nascimento? Para a transcrição você só precisa apenas imprimir a cópia do email com a informação sobre o assento ou simplesmente informar o número.
No entanto, nesse final de ano, os Correios estão segurando o EMS em São Paulo. Eu e outros usuários do fórum estamos com pacotes presos em São Paulo há duas semanas, que o Correio ainda não despachou para Portugal. Vamos ver se na primeira semana de Janeiro eles normalizam o serviço.
Modelo requerimento transcrição de casamento (editável)
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Documentos necessários à transcrição:
1) Requerimento preenchido e sem rasuras, datado e assinado por você em Cartório (reconhecimento de assinatura por autenticidade);
2) Original da certidão de casamento de inteiro teor digitada, emitida há menos de 180 dias, e apostilada (Apostila da Haia);
3) Original da certidão de nascimento de inteiro teor do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – (seu pai) emitida há menos de 180 dias, e apostilada;
4) Fotocópia simples do Assento de nascimento português do(a) nubente (sua mãe);
5) Fotocópia autenticada do RG do requerente (você);
6) Original ou cópia do Vale Postal Eletrônico Internacional (120.00€) - finalidade: manutenção de residente.
# Vale postal emitido em nome de:
IRN, IP
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
# Os documentos devem ser enviados à :
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
--------------------------
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
- Endereço: Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada Portugal