Hahaha! Desculpa gente, é que eu fiquei aflita DEMAIS!
Mas acho que vai dar tudo certo sim! Pelo que estou lendo nos tópicos, está sendo super rápida a transcrição do casamento né? Vou aguardando e assim que der tudo certo eu posto novidades. eu recebo algum aviso por e-mail quando o processo de transcrição dos meus avós for finalizada?
Off topic: achei bem lindinha a praça também! Rs
Já me adiantando: Eu posso solicitar a atribuição do meu pai, ou só ele pode fazê-lo ? Meu pai é muuuito relaxado nunca tem tempo pra nada. Queria fazer como eu fiz com a transcrição do casamento de meus avós: eu mesma correr atrás de tudo.
Já tenho a certidão dele devidamente apostilada por cópia reprográfica.
O requerimento posso eu mesma preencher e reconhecer a firma ?
Qual conservatória vocês indicam para atribuição ?
@Thais o Requerimento tem q ter a assinatura do requerente por autenticidade. Seu pai terá q ir ao cartório e assinar na frente do tabelião. Eu mandaria o processo para Tondela.
Acho que todo mundo entrou no maps pras tentar ver aonde era... Eu não localizei o número 12 mas posso dizer que também adorei o lugar. Thais como o Vlad falou seu pai tem que assinar, somente a própria pessoa pode requerer seu direito a nacionalidade. PD não vai mandar e-mail avisando da conclusão, depois da entrega dos documentos lá espere uns 20 dias e mande e-mail perguntando sobre o processo. Se já estiver concluído eles te respondem.
Não da pra eu intervir em nada então né? Nesse caso ele terá que ir Autenticar os documentos e tirar cópia e reconhecer também...
Mas ir ao correio e enviar, pode ser eu mesma né?
Daniel, obrigada também pela ajuda! Tenho viagem pra Portugal agora em maio! Queria muuuuito que desse certo já a do meu pai, pra, quem sabe conseguir solicitar a minha por lá, vamos ver rs
Thais o que o Vlad falou é que ele tem que assinar presencialmente no cartório, todo o restante você mesma pode fazer. Se quiser comece já a juntar a documentação que sempre demora um pouco. Crie uma discussão nova pra falar sobre o processo de atribuição de seu pai pra não bagunçar esse da transcrição de casamento por PD.
O do RJ nem atende o telefone, pede logo seu nome/cpf e depois ainda te passa um ~protocolo~ que deve ser o número do seu cadastro no banco de dados dele, porque é sempre o mesmo e só diz "o senhor tem que pedir essa informação por email", muitas vezes a razão pela qual você ligou, depois de enviar um email e não ser respondido por mais de 15dias... Ou seja, pode funcionar para qualquer consulado, menos o do RJ....
O de Santos funciona porque eles mesmo mandam ligar ou mandar email para saber dos processos. aqui só é feito agendamento para cartão cidadão e passaporte o restante só chegar e aguardar sua senha para ser atendido. O que a Jandira falou é constatação do que ocorre, o atendimento é muito bom, as meninas tem muito boa vontade pra atender o pessoal tanto por telefone como pessoalmente. Só espero que não resolvam fechar o consulado pois o cônsul faleceu em outubro e até final do mês passado o MJ não havia se pronunciado sobre a situação, o pessoal do consulado estava esperando que tivesse alguma definição agora em dezembro.
@Jandira acho que só atendem Santos e região. Quando dei entrada na transcrição de casamento de minha mãe tive que levar comprovante de residência recente em meu nome para comprovar que sou daqui. Tente se informar quando sair seu processo se te atendem aqui.
Pessoal, Eu estou fazendo a Transcrição de Casamento de meus avós, e enviei para PD a Certidão de Casamento em Inteiro Teor por cópia reprográfica, alguém sabe dizer se tem algum problema? A Conservatória de PD aceita Certidão de Casamento Inteiro Teor por cópia reprográfica ou só digitalizada? Alguém sabe me dizer?
Concluímos ano passado a atribuição da minha avó, agora portuguesa, pelo consulado de Portugal no RJ. Somente agora localizamos a certidão de nascimento do meu avô brasileiro e vamos fazer a transcrição de casamento. Minhas dúvidas referentes aos documentos são:
1) certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra).
DÚVIDA: Tenho um documento do consulado do RJ com os dados do assento da minha avó, com as seguintes informações: ASSENTO DE NASCIMENTO Nº XXXX DO ANO DE 2016 NO CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO. Só essas informações já são suficientes para eles? Se passar somente essas informações já for suficiente, onde devo informá-las (tipo, em uma carta separada?)?
2) certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
DÚVIDA: Vi muitas pessoas informando que deve ter firma do tabelião que assina a certidão reconhecida em cartório E também no consulado português. Isso ainda é necessário? Ou apenas o apostilhamento é suficiente?
Há muito tempo pesquiso o fórum para perturbar vocês o mínimo possível com essas dúvidas, mas esses pontos realmente me confundiram. Muito obrigado pela ajuda!
@IgorLSRocha 1) Esse documento provavelmente é uma cópia do assento de nascimento. Basta uma cópia simples (não precisa autenticar nem apostilar) junto com a documentação. 2) Não se faz mais legalização no MRE/Consulado, agora no próprio cartório você apostila (Apostila de Haia) e o documento já fica válido em Portugal.
@IgorLSRocha 1 - Junte uma folha com os dados de sua avó (nome, filiação, data de nascimento, etc) e indicação do assento conforme você postou 2 - Apenas apostilar, o consulado nem presta mais esse serviço que foi substituído pelo apostilamento de Haia
Muito Obrigado! E o reconhecimento de firma do tabelião que assina a certidão, precisa autenticar? Solicitei hoje a emissão da certidão do meu avô, vão me enviar do interior do estado do Rio. Se for necessário essa autenticação terei que solicitar antes do envio.
Do interior não sei, de outro estado com certeza. Leva pra apostilar aqui, se reclamarem, faz no mesmo cartório (os cartórios têm os sinais públicos digitalizados num sistema, eles consultam daqui a assinatura do cartório de lá -- acho que só da problema quando é de algum cartório da Bahia, acho que eles não aderiram a esse sistema, foi o meu caso).
Obrigado! Sou do Rio de Janeiro, capital. A certidão dele está sendo enviada de Cambuci, interior do estado. Ou seja, só levar pra apostilhar em qualquer cartório aqui perto e já está OK para mandar pra Portugal, correto?
Outra dúvida: Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento, precisa também ser apostilhada?
Para a transcrição de casamento em PD não precisa apostilar o xerox do RG. Pergunte ao tabelião de Cambuci se a firma já está no sistema integrado para o reconhecimento. Quando o neto é o requerente precisa enviar xerox autenticado da certidão de nascimento.
Estou agilizando tudo mas o pedido será feito em nome da minha mãe, o próprio RG dela já vale para fazer o pedido como filha né?
Obrigado pela dica, liguei agora pro cartório e me falaram que a firma está sim no sistema integrado. Ou seja, só o apostilamento da certidão é suficiente, né?
Desculpe-me se for repetição. Procurei ler o tópico,mas ainda estou com algumas dúvidas. a) Deve-se enviar somente certidões (casamento e óbitos) originais ou pode ser xerox autenticada e apostilada. b) As certidões de batismo pode ser cópia simples? c) É indiferente para o pedido de transcrição do casamento dos portugueses seja assinado pelo filho ou pelo neto? d) Costuma haver alteração no valor da transcrição na mudança de ano civil? Poderia efetuar o pagamento do vale postal antes do envio da documentação? Vou mandar a documentação para apostilamento em Belo Horizonte e, obviamente só as receberei de volta no início do próximo ano. Muito obrigado e aproveito para desejar a todos um Feliz Natal
@Valdir a) vc tem q enviar certidões originais de inteiro teor apostiladas ( óbito não precisa) b)Sim c)se for o neto a assinar o requerimento terá q enviar uma copia da certidão de nascimento para comprovar o parentesco. d)não é recomendado enviar o vale postal antes da documentaçao pq normalmente se coloca uma copia dele junto com os documentos.Pode ocorrer da conservatoria não sacar o vale antes de ter acesso à documentaçao e o vale postal caducar.
Comentários
Mas acho que vai dar tudo certo sim!
Pelo que estou lendo nos tópicos, está sendo super rápida a transcrição do casamento né? Vou aguardando e assim que der tudo certo eu posto novidades.
eu recebo algum aviso por e-mail quando o processo de transcrição dos meus avós for finalizada?
Off topic: achei bem lindinha a praça também! Rs
Já me adiantando:
Eu posso solicitar a atribuição do meu pai, ou só ele pode fazê-lo ? Meu pai é muuuito relaxado nunca tem tempo pra nada.
Queria fazer como eu fiz com a transcrição do casamento de meus avós: eu mesma correr atrás de tudo.
Já tenho a certidão dele devidamente apostilada por cópia reprográfica.
O requerimento posso eu mesma preencher e reconhecer a firma ?
Qual conservatória vocês indicam para atribuição ?
Desculpem tantas perguntas
Eu mandaria o processo para Tondela.
Thais como o Vlad falou seu pai tem que assinar, somente a própria pessoa pode requerer seu direito a nacionalidade.
PD não vai mandar e-mail avisando da conclusão, depois da entrega dos documentos lá espere uns 20 dias e mande e-mail perguntando sobre o processo. Se já estiver concluído eles te respondem.
Não da pra eu intervir em nada então né? Nesse caso ele terá que ir Autenticar os documentos e tirar cópia e reconhecer também...
Mas ir ao correio e enviar, pode ser eu mesma né?
Daniel, obrigada também pela ajuda!
Tenho viagem pra Portugal agora em maio! Queria muuuuito que desse certo já a do meu pai, pra, quem sabe conseguir solicitar a minha por lá, vamos ver rs
Obrigada pessoal!
Siga a sugestão do @Vlad Pen e mande a atribuição pra Tondela - tem sido relativamente rápida.
Não precisa criar discussão nova não: mergulhe de cabeça nesse tópico aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos/p292
PS: se você for aos Correios pelo seu pai, leve o CPF e o RG dele (original e cópia), pois ele será o emitente do vale postal.
Acho que meus docs vão chegar lá logo após o Natal e to meio nervosa com o recebimento, rs!
Obrigada
O que a Jandira falou é constatação do que ocorre, o atendimento é muito bom, as meninas tem muito boa vontade pra atender o pessoal tanto por telefone como pessoalmente.
Só espero que não resolvam fechar o consulado pois o cônsul faleceu em outubro e até final do mês passado o MJ não havia se pronunciado sobre a situação, o pessoal do consulado estava esperando que tivesse alguma definição agora em dezembro.
http://consuladoportugalsp.org.br/permanencias-consulares/
Eu estou fazendo a Transcrição de Casamento de meus avós, e enviei para PD a Certidão de Casamento em Inteiro Teor por cópia reprográfica, alguém sabe dizer se tem algum problema? A Conservatória de PD aceita Certidão de Casamento Inteiro Teor por cópia reprográfica ou só digitalizada? Alguém sabe me dizer?
PD aceita certidão reprográfica.
Obrigado pelo retorno.
Concluímos ano passado a atribuição da minha avó, agora portuguesa, pelo consulado de Portugal no RJ. Somente agora localizamos a certidão de nascimento do meu avô brasileiro e vamos fazer a transcrição de casamento. Minhas dúvidas referentes aos documentos são:
1) certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra).
DÚVIDA: Tenho um documento do consulado do RJ com os dados do assento da minha avó, com as seguintes informações: ASSENTO DE NASCIMENTO Nº XXXX DO ANO DE 2016 NO CONSULADO GERAL DE PORTUGAL NO RIO DE JANEIRO. Só essas informações já são suficientes para eles? Se passar somente essas informações já for suficiente, onde devo informá-las (tipo, em uma carta separada?)?
2) certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
DÚVIDA: Vi muitas pessoas informando que deve ter firma do tabelião que assina a certidão reconhecida em cartório E também no consulado português. Isso ainda é necessário? Ou apenas o apostilhamento é suficiente?
Há muito tempo pesquiso o fórum para perturbar vocês o mínimo possível com essas dúvidas, mas esses pontos realmente me confundiram. Muito obrigado pela ajuda!
1) Esse documento provavelmente é uma cópia do assento de nascimento. Basta uma cópia simples (não precisa autenticar nem apostilar) junto com a documentação.
2) Não se faz mais legalização no MRE/Consulado, agora no próprio cartório você apostila (Apostila de Haia) e o documento já fica válido em Portugal.
1 - Junte uma folha com os dados de sua avó (nome, filiação, data de nascimento, etc) e indicação do assento conforme você postou
2 - Apenas apostilar, o consulado nem presta mais esse serviço que foi substituído pelo apostilamento de Haia
Muito Obrigado! E o reconhecimento de firma do tabelião que assina a certidão, precisa autenticar? Solicitei hoje a emissão da certidão do meu avô, vão me enviar do interior do estado do Rio. Se for necessário essa autenticação terei que solicitar antes do envio.
Leva pra apostilar aqui, se reclamarem, faz no mesmo cartório (os cartórios têm os sinais públicos digitalizados num sistema, eles consultam daqui a assinatura do cartório de lá -- acho que só da problema quando é de algum cartório da Bahia, acho que eles não aderiram a esse sistema, foi o meu caso).
Obrigado! Sou do Rio de Janeiro, capital. A certidão dele está sendo enviada de Cambuci, interior do estado. Ou seja, só levar pra apostilhar em qualquer cartório aqui perto e já está OK para mandar pra Portugal, correto?
Outra dúvida: Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento, precisa também ser apostilhada?
Para a transcrição de casamento em PD não precisa apostilar o xerox do RG.
Pergunte ao tabelião de Cambuci se a firma já está no sistema integrado para o reconhecimento.
Quando o neto é o requerente precisa enviar xerox autenticado da certidão de nascimento.
Estou agilizando tudo mas o pedido será feito em nome da minha mãe, o próprio RG dela já vale para fazer o pedido como filha né?
Obrigado pela dica, liguei agora pro cartório e me falaram que a firma está sim no sistema integrado. Ou seja, só o apostilamento da certidão é suficiente, né?
Obrigado a todos pela orientação!
O RG da filha é suficiente. No ato do apostilamento haverá o reconhecimento de firma também.
Confira no cartório a etiqueta de autenticidade após o reconhecimento de firma da sua mãe no requerimento.
a) Deve-se enviar somente certidões (casamento e óbitos) originais ou pode ser xerox autenticada e apostilada.
b) As certidões de batismo pode ser cópia simples?
c) É indiferente para o pedido de transcrição do casamento dos portugueses seja assinado pelo filho ou pelo neto?
d) Costuma haver alteração no valor da transcrição na mudança de ano civil? Poderia efetuar o pagamento do vale postal antes do envio da documentação? Vou mandar a documentação para apostilamento em Belo Horizonte e, obviamente só as receberei de volta no início do próximo ano.
Muito obrigado e aproveito para desejar a todos um Feliz Natal
a) vc tem q enviar certidões originais de inteiro teor apostiladas ( óbito não precisa)
b)Sim
c)se for o neto a assinar o requerimento terá q enviar uma copia da certidão de nascimento para comprovar o parentesco.
d)não é recomendado enviar o vale postal antes da documentaçao pq normalmente se coloca uma copia dele junto com os documentos.Pode ocorrer da conservatoria não sacar o vale antes de ter acesso à documentaçao e o vale postal caducar.