Anteriormente havia exposto o caso da minha amiga que teve problemas... Passados esses últimos dias, ela ainda não teve a documentação de volta e o CTT havia respondido que o vale foi devolvido. Comunicação com Ponta Delgada é impossível, não atendem telefone e nem respondem e-mail. Como esses processos são informatizados, sugeri a ela ligar pra conservatória de origem do assento de nascimento do pai dela pra perguntar se consta averbado o casamento no assento dele e a resposta foi negativa. Pra completar, ao chegar na agência dos Correios e eles alegam que não conseguem encontrar o vale. Aí ela teve que abrir uma reclamação nos Correios. Alguém já passou por alguma experiência assim?
Bom dia. Recebi hoje por email do civil online o acesso ao assento de casamento de meus avós, que foi feito por Ponta Delgada, e graças as orientações do fórum o processo transcorreu sem maiores atropelos. Gostaria de agradecer aos moderadores @jhmelman, @Mariza guerra, @Vlad Pen, @Guilherme Moreira, e muitos outros moderadores e participantes deste fórum, que me conduziram até a finalização desta etapa, me ajudando a encontrar as informações que julgava impossíveis de conseguir, uma vez que só tinha o nome do meu avô Português e nada mais, muito obrigado pela ajuda e paciência.
Não sou moderador não, mas obrigado pelas palavras! Fico feliz em poder ter ajudado de alguma forma no seu caminho para conseguir a nacionalidade. Espero que sua jornada fique mais fácil de agora em diante e que o final seja o desejado!
Pessoal, meus docs chegaram em PD em 05/12 e o meu pedido de informação sobre o saque do vale ao CTT caiu no e-mail geral e está sem resposta há 09 dias. Minha preocupação é que a validade do vale é até 30/12. Qual a forma mais rápida e/ou garantida de saber se houve a transcrição: 1) pagar 10 EUR no civil online pedindo uma nova certidão de nascimento da nubente que teve o nome alterado pelo casamento, 2) ligar na LR (opções 1 e 1, certo?) ou 3) ligar para PD. Estou muito preocupado. Por favor, quem puder ajudar, agradeço desde agora. Abraços
@Vlad Pen Aí é que está. Estou há 12 dias tentando pelo CTT (e-mail), sem sucesso. No início a Fernanda Borges me respondeu com o status de não sacado. Mas ela saiu de férias e cai no e-mail geral, com um ticket de atendimento sem resposta há 09 dias.
@Bruno Patricio, infelizmente essa época é a pior possível e para piorar os funcionários do IRN estão fazendo greve (pra variar) por esses dias. A solicitação pelo Civil Online tbm é feita de forma manual e, como mencionei antes, o IRN está de greve. A LR tbm não está funcionando. Tente ligar para PD, mas acho difícil que consiga falar. Acredito que a melhor opção é vc aguardar até o dia 02/01 e ligar pra LR para perguntar se houve ou não averbação de casamento na certidão.
Acredito que a Fernanda não esteja de férias porque ela me respondeu ontem. Tenta esse e-mail: rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt Mas acredito que seu processo já esteja concluído.
Valeu, pessoal. Tentarei agora a Fernanda e o rcentrais. Achei que ela estava de férias porque depois da primeira resposta meu segundo e-mail para ela retornou com uma resposta automática de ausência. @Fcamuri, o seu foi sacado? Abraços a todos.
Bom dia no meu caso, enviei email para civil.pdelgada@irn.mj.pt, e eles depois de 1 ou 2 dias responderam informando que o processo havia sido concluído e encaminhado a minha morada.
Atualizando. Acabei de receber resposta da Fernanda informando o saque do vale em 26/12. @DarioJr agora sabendo que o vale foi sacado há 2 dias, vou mandar um e-mail para civil.pdelgada indagando da transcrição. Com sorte, pode já ter sido feita. Abraços a todos.
Boa noite pessoal, Estou um pouco preocupada, enviei a documentação para a Transcrição do Casamento em PD da minha mãe por DHL no dia 12/dez/2018 e foi recepcionada no dia 20/dez/2018. Já enviei dois e-mails para Ponta Delgada perguntando se receberam e nem sequer responderam. Enviei mensagem para o CTT para saber se o vale postal foi sacado e eles responderam hoje (28/dez) que ainda não foi sacado e que encontra-se válido até 12/jan/19. Será que essa demora é normal? Não deveriam já ter sacado o Vale Postal? Alguém já teve uma experiência assim? Agradeço se puderem dizer como foi com vocês. Obrigada.
@anapaulalatini, eles podem sacar até o 30º dia. Já vi vários casos aqui, ainda mais por se tratar de um período de festas e greve ao mesmo tempo. O meu sacaram no 15º dia. Pode ficar despreocupada, pois ainda há mto tempo para PD sacar o vale.
Olá @sarahcampos, entendi, ainda tem 08 dias úteis, se já viu vários casos fico mais tranquila. Só fiquei preocupada pq tb não responderam os e-mails, mas tudo bem. Obrigado por responder!
@anapaulalatini, normalmente eles não respondem mesmo. Eu só fiquei sabendo que havia ocorrido a trasncrição, pq verifiquei junto à CTT se o vale postal já havia sido sacado e depois liguei para a LR (opção1, depois 1) para verificar se já havia o averbamento na certidão.
Pessoal, acredito que a transcrição do casamento dos meus avós tenha sido concluída. Documentos enviados via EMS dia 29/11 Recebidos em PD no dia 11/12 por Maria Inalvina Vale postal sacado em 26/12
Bom dia Srs., Enviei os documentos via EMS para transcrição do casamento do meu pai em 10/dezembro/2018. E desde 12/dezembro/2018 (data que saiu de São Paulo para Portugal) não tem nenhuma atualização no código de rastreamento. O Vale Postal fiz dia 10/dezembro/2018. Alguém teria alguma recomendação? Telefone o e-mail que eu possa consultar? Obrigada!
Olá @Vlad e pessoal do grupo. Estou pra enviar os documentos para averbação de casamento dos meus avós e gostaria de saber se o requerimento precisa ser apostilado e se o documento do civil online também precisa.
@JoãoTaborda5, o requerimento tem que reconhecer firma por autenticidade apenas. O documento do civilonline basta imprimir e mandar, sem fazer nada a mais.
A melhor conservatória para o requerimento de transcrição de casamento ainda é Ponta Delgada?
Uma dúvida: No requerimento (formulário), o requerente deve ser o Português (no caso eu)? Ou a esposa brasileira? No meu caso tenho o Cartão de Cidadão, devo por esse documento no requerimento?
@Rafael vc pode fazer a transcrição em PD ou pelo consulado.O requerente pode ser vc ou sua esposa e o documento de identidade pode ser R.G. ou Cartão Cidadão.
Pessoal, alguem que deu entrada em dezembro ja teve seu processo concluido ? Meus documentos deram entrada em 06/12 e ate agora nao houve alteração do meu nome pelo civil online e nem averbação na certidão anexa na página. agora fico na duvida se eles podem estar em recesso ou se deu algum problema com meu processo.
@Lu Stella Aguarde mais um pouco, eles ainda estão no prazo, tivemos dois feriados, então é normal demorar mais um pouco. Lembrando que o anexo Word não é alterado, apenas o nome na página inicial do Civil Online. Se quiser uma versão do Word atualizada, terá que fazer um novo pedido de certidão.
Comentários
Obrigado.
Sabe link do fórum, onde posso encontrar os documentos necessários para atribuição? E qual conservatória enviar?
Grato.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Obrigado. Perguntei lá.
Anteriormente havia exposto o caso da minha amiga que teve problemas... Passados esses últimos dias, ela ainda não teve a documentação de volta e o CTT havia respondido que o vale foi devolvido. Comunicação com Ponta Delgada é impossível, não atendem telefone e nem respondem e-mail.
Como esses processos são informatizados, sugeri a ela ligar pra conservatória de origem do assento de nascimento do pai dela pra perguntar se consta averbado o casamento no assento dele e a resposta foi negativa.
Pra completar, ao chegar na agência dos Correios e eles alegam que não conseguem encontrar o vale. Aí ela teve que abrir uma reclamação nos Correios. Alguém já passou por alguma experiência assim?
Recebi hoje por email do civil online o acesso ao assento de casamento de meus avós, que foi feito por Ponta Delgada, e graças as orientações do fórum o processo transcorreu sem maiores atropelos.
Gostaria de agradecer aos moderadores @jhmelman, @Mariza guerra, @Vlad Pen, @Guilherme Moreira, e muitos outros moderadores e participantes deste fórum, que me conduziram até a finalização desta etapa, me ajudando a encontrar as informações que julgava impossíveis de conseguir, uma vez que só tinha o nome do meu avô Português e nada mais, muito obrigado pela ajuda e paciência.
Fico feliz em poder ter ajudado de alguma forma no seu caminho para conseguir a nacionalidade.
Espero que sua jornada fique mais fácil de agora em diante e que o final seja o desejado!
@jhmelman vc não é moderador mas sempre ajuda no fórum e ficamos agradecidos.
Muito obrigado pela ajuda de todos aqui!
Envie hj os documentos para transcrição do casamento dos meus avós.
Sem a ajuda de vocês não seria possível.
Gratidão!
Acredito que a melhor opção é vc aguardar até o dia 02/01 e ligar pra LR para perguntar se houve ou não averbação de casamento na certidão.
Acredito que a Fernanda não esteja de férias porque ela me respondeu ontem.
Tenta esse e-mail: rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Mas acredito que seu processo já esteja concluído.
@Fcamuri, o seu foi sacado?
Abraços a todos.
Estou um pouco preocupada, enviei a documentação para a Transcrição do Casamento em PD da minha mãe por DHL no dia 12/dez/2018 e foi recepcionada no dia 20/dez/2018. Já enviei dois e-mails para Ponta Delgada perguntando se receberam e nem sequer responderam. Enviei mensagem para o CTT para saber se o vale postal foi sacado e eles responderam hoje (28/dez) que ainda não foi sacado e que encontra-se válido até 12/jan/19. Será que essa demora é normal? Não deveriam já ter sacado o Vale Postal? Alguém já teve uma experiência assim?
Agradeço se puderem dizer como foi com vocês. Obrigada.
O meu sacaram no 15º dia.
Pode ficar despreocupada, pois ainda há mto tempo para PD sacar o vale.
Documentos enviados via EMS dia 29/11
Recebidos em PD no dia 11/12 por Maria Inalvina
Vale postal sacado em 26/12
Enviei os documentos via EMS para transcrição do casamento do meu pai em 10/dezembro/2018. E desde 12/dezembro/2018 (data que saiu de São Paulo para Portugal) não tem nenhuma atualização no código de rastreamento.
O Vale Postal fiz dia 10/dezembro/2018.
Alguém teria alguma recomendação? Telefone o e-mail que eu possa consultar?
Obrigada!
Estou pra enviar os documentos para averbação de casamento dos meus avós e gostaria de saber se o requerimento precisa ser apostilado e se o documento do civil online também precisa.
Muito obrigado
A melhor conservatória para o requerimento de transcrição de casamento ainda é Ponta Delgada?
Uma dúvida:
No requerimento (formulário), o requerente deve ser o Português (no caso eu)? Ou a esposa brasileira?
No meu caso tenho o Cartão de Cidadão, devo por esse documento no requerimento?
Obrigado e um ótimo 2019 a todos!
Meus documentos deram entrada em 06/12 e ate agora nao houve alteração do meu nome pelo civil online e nem averbação na certidão anexa na página.
agora fico na duvida se eles podem estar em recesso ou se deu algum problema com meu processo.