Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1158159161163164256

Comentários

  • No meu caso que minha mãe (portuguesa) é divorciada do meu pai (brasileiro) e já se encontra em outro casamento, o procedimento é o mesmo? Eu consigo tranquilamente os documentos no cartório para transcrever o casamento dela com meu pai?
  • @TeresaFarias17, estou fazendo os processos para tirar a atribuição da minha esposa, mas, pelo q vc disse, devo ter o mesmo problema quando transcrever o nosso casamento (ela tirou sobrenome do pai, manteve o da mãe e adicionou o meu).
    Vc tem mais alguma informação sobre essa questão de alteração do nome? Existe alguma forma de regularizar ou o nome fica mesmo diferente aqui no Brasil e em Portugal?
  • @drakunder

    Sim,vc pode pedir uma segunda via da certidão de nascimento do seu pai e a certidão de casamento
    As duas de inteiro teor digitalizada
  • @Raphaelpc nesse caso não tem problemas. Não pode tirar tODOS os sobrenomes de família e colocar só o do marido. No teu caso ela tirou um sobrenome de família e ficou com.o outro é acrescentou o seu. Nesse caso vão fazer como no Brasil. No meu caso o único sobrenome q ela tinha era o do psi Felippe q ela tirou e colocou de Carvalho do marido. Já recebi um email do IRN dizendo que isso não influência em nada na atribuição do filho porque é uma lei interna de Portugal. Que vão conferir pela certidão casamento brasileira ( mandar copia) que se trata da mesma pessoa. Menos mal
  • @TeresaFarias17, obrigado pela informação! E que bom que no seu caso não vai dar problema na atribuição!
  • editado December 2018
    @Daniel Henriques, obrigada. Ok, vou usar este então.
  • Pessoal que tem mandado vale postal pra Ponta Delgada, vocês tem pagado exatamente 120 euros ou tem adicionado alguns euros a mais para não dar problema e os documentos serem devolvidos?
  • @MatheusCF

    Sempre enviei o valor certinho. Mas dessa vez a funcionária dos correios convenceu meu sogro a enviar a mais, alegando q processos estão voltando por causa disso.
    Eu, porém, todavia, entretanto, rs, não acho necessidade disso. Mas como foi meu sogro q foi, um idoso, inseguro, ele preferiu enviar a mais e só me informou depois.

    Bom, vamos ver a experiência da galera aí.
    Tudo de bom.
  • @MatheusCF, eu enviei pra PD recentemente exatamente 120 euros e o processo foi concluído em 15 dias.
    O importante é conferir se o atendente dos Correios escolheu o Euro Vale Postal (e não o Euro Exportação, que é mais barato).
  • Obrigado pelas respostas. Então no dia vou olhar a tabela que o Vlad Pen colocou aqui no tópico para garantir que não tenha erro.
  • Bem, eu por desencargo de consciência costumo sempre mandar 1 a 2 euros a mais....para evitar algum erro de conversação em centavos. Ainda, verifiquei pelo civilonline hoje que o assento de casamento da minha mãe foi transcrito:
    08/10/2018 - Enviado para Ponta Delgada (via EMS);
    26/10/2018 - Recebido em Ponta Delgada;
    10/12/2018 - Processo concluído (total de 14 dias).

    Mais uma coisa, verifiquei que na primeira folha já aparece o nome da minha mãe com nome de casada, mas a certidão continua a mesma. Esta certidão digital vale até maio de 2019 é possível eu pedir para atualiza-la ou deverei fazer o pedido de uma nova certidão para que apareça a transcrição ?
  • sabe se ao concluir a transcrição de casamento, vai aparecer uma observação no registro na certidão de nascimento do portugues? no caso o portugues é meu pai, e pelo civilonline a certidão dele emitida a meses atrás ao baixar não aparece o casamento transcrito, não sei se é pq ainda nao foi concluido ou pq não aparece mesmo não...

    @JOSE ROB acho q tem um equivoco nas datas que vc colocou, dá uma olhadinha.
  • Kim, essa alteração não vai aparecer na certidão que você baixa no civil online. A única coisa que altera é quando há mudança de nome, que na página que tem o link para baixar, já aparece o nome alterado quando está pronto.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome/p1
  • Olá pessoal, estou com uma dúvida referente aos docs necessários.

    Já tenho a nacionalidade por atribuição via ACP, e vou averbar o meu casamento por Ponta Delgada.

    Minha esposa é colombiana, portanto, eu preciso fazer a tradução juramentada, reconhecer firma da assinatura e apostilar a certidão de nascimento dela?

    Enviar junto com a nossa certidão de casamento apostilada.

    OBRIGADO PELA AJUDA,
    MARCOS CAMARA.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado December 2018
    @marcosvcamara

    Vc vai precisar da certidão de nascimento inteiro teor original apostilada da Colômbia (acho que a Colômbia faz parte dos países signatários)
    Essa mesma certidão traduzida por tradutor juramentado e apostilada aqui no Brasil
    Tradutor juramentado vc encontra na junta comercial do seu estado
    E a sua certidão de casamento inteiro teor apostilada
  • @Kim Tiago Baptista .... tem razão, coloquei as datas erradas.......datas corretas:
    08/11/2018 - Enviado para Ponta Delgada (via EMS);
    26/11/2018 - Recebido em Ponta Delgada;
    10/12/2018 - Processo concluído (total de 14 dias).
  • Boa Noite
    Alguém pode me tirar uma dúvida sobre o vale postal. Enviei o vale no dia 05/12, o funcionário fez as contas dos 120 euros no dia e eu pedi para acrescentar 3 euros. E o cálculo foi feito no euro maior ( não fiz no euro exportação). Acrescentei mais as taxas do correio.
    O funcionário fez o vale eu paguei e ele imprimiu . Na folha impressa vem escrito remessa EUR com o valor ao lado em real. Questionei mas ele disse que saia assim mesmo porém lá eles recebem em euro. Será que tá certo?
    Outra pergunta, consigo ver no site do correio se eles pegaram o vale?
    O Sedex que enviei no mesmo dia consigo rastrear, mas o vale nao consegui ver onde rastreio.
    Obrigada
  • @Denise Mello
    1- Sim, é dessa forma mesmo.
    2- Única forma de saber se eles sacaram o vale é entrar em contato com a CTT. Eu o fiz pela seção de informações no site deles. Você informa o nome do emitente, do beneficiário, o número do vale, o valor e a data de postagem.
  • @gsilvestre
    Olá, se incomodaria de especificar onde, exatamente, no site do CTT você indagou? Na área "Contactos" há o item "2. Preencha o formulário de contacto". Foi por ali? Obrigado, desde já, pela ajuda.
  • @Bruno Patricio você pode enviar um email com as informações que gsilvestre passou para:

    informacao@ctt.pt

    Eles atendem rápido e de forma muito gentil.
  • pm dia. A transcrição de casamento de minha mãe veio com um erro de informação. Desde semana passada enviei email p Ponta Delgada pedindo a correção ou a explicação da divergência é não são retorno. Alguém já passou por isso? Eles demoram a responder nesses casos? Na averbação q lançaram no assento de nascimento da minha mãe REF a transcrição de casamento colocaram o número errado do assento de transcrição. Isso com certeza data problemas pois quando enviar meus docs p atribuição de nacionalidade vai ver q não confere o número. Como devo proceder nesse caso. Alguém já passou por isso? Obrigada
  • @TeresaFarias17, caso não tenha retorno de PD mande e-amil para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explique a divergência e peça a retificação. As retificações normalmente são rápidas, levam apenas alguns dias para serem feitas.
  • @Daniel Henriques obrigada. Farei Isso!
  • marcosvcamaramarcosvcamara Member
    editado December 2018
    Maria Nélida, obrigado pelas informações.
  • Minha transcrição do casamento ficou pronta!
    08/11/2018 - Enviado para Ponta Delgada ( EMS).
    20/11/2018 - Recebido em Ponta Delgada;
    07/12/2018 - Processo concluído em 17 dias
  • Olá pessoal acabou de sair o numero de assento do meu pai, porém estou com algumas duvidas para prosseguir com a minha:

    1) Será necessário fazer a transcrição de casamento dele com a minha mãe, uma vez que ele não foi o declarante em minha certidão de nascimento?

    2) Se sim, como é o passo a passo para fazer a tal transcrição, documentos e local de envio dos documentos?

    3) É possível já mandar junto minha solicitação de atribuição junto com a transcrição de casamento deles? Ou precisa ser separado?

    4) Quais são os documentos necessários que eu já preciso providenciar para dar entrada em minha atribuição?

    Por favor me ajudem com essas informações!
  • @Boris

    1- Sim
    2- http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
    3- Não.Primeiro faça a transcrição do casamento por Ponta Delgada e depois sua atribuição pelo ACP
    4- Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    Xerox autenticada e apostilada do seu RG com menos de 10 anos de emissão OU passaporte contendo a filiação OU CNH válida
    Cópia simples do assento de nascimento do seu pai ou numero e ano do assento
    Formulário 1 C preenchido ,assinado e com firma reconhecida por autenticidade
    Vales postal feito nos correios ou pagamento por cartão de crédito de 175 Euros

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
  • @Maria Nélida achei que PD só aceitava RG. Até mandei fazer outro, mas só fia pronto daqui a 30 dias.
    Então posso mandar o passaporte ou CNH sem problemas? Digo em relação ao documento do requerente. Obrigado
  • @Eduardo pode enviara cópia do CNH apostilada
  • @Maria muito obrigado pelas informações, o que seria ACP?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.