@Sarah Campos. Que bom enviei no mesmo dia mas não sei se já saiu. Até anteontem o CTT tinha dito q o vale não tinha sido sacado. Tô com medo de ter dado problema. Como vc soube q tinha sido feito?
@TeresaFarias17, fiquei sabendo pela Linha de Registos, que me informou sobre o averbamento. O meu vale tbm não tinha sido sacado até quarta-feira de manhã, quando recebi uma resposta da CTT.
@sarahcampos, desculpe, agora q li sua msg. Utilizei a opção, 1 consulta de processos de nacionalidade. Fico feliz de saber q a sua transcrição já saiu tbm. PD é rápida!!!
Minha amiga está tendo problemas... Pedi a ela pra entrar em contato com o CTT que informou que a remessa chegou em Portugal no dia 1/10 e foi devolvido em 9/11 por ter expirado o tempo de saque. Os documentos dela chegaram em 15/10. Eles não atendem telefone e não responderam o e-mail. O jeito então seria tentar alguma informação pela linha de registro? Mas se não houve saque também não houve numeração de processo, não? Até agora ela não recebeu nenhuma carta também.
@Max se o vale não foi sacado sua amiga terá que ir ao Correio e pedir a restituição do VP e aguardar Ponta Delgada devolver os documentos.Depois sugiro ela tentar fazer a transcrição pelo consulado ou mandar para a 4 CRC do Porto.
@TeresaFarias17, exatamente. Ligue na LR, escolha a opção 1 (Assuntos de nacionalidade) e depois 1 (Andamento de Processos) e pergunte se consta averbamento de casamento na certidão de nascimento. Boa sorte!
Boa tarde pessoal. Minha mãe obteve a cidadania alguns meses atrás e agora eu irei fazer a transcrição do casamento dela diretamente em Portugal, já que o Consulado do Rio tá impraticável. Tentei me inteirar de todas minhas dúvidas lendo todas as discussões. mas ainda sim restaram algumas dúvidas.
Pelo que vi os documentos para transcrição são:
1. Requerimento preenchido e assinado na frente do funcionário do consulado 2. Xérox autenticada RG 3. Certidão de casamento de inteiro teor digitada + apostila de Haia 4. Certidão nascimento pai brasileiro de inteiro teor digitada + apostila de Haia 5. Certidão nascimento mãe portuguesa 6. Vale postal de 120 euros
Minhas dúvidas são: 1. A certidão de nascimento brasileira da minha mãe não é necessária? 2. No lugar do RG pode ser CNH? 3. Após a transcrição, ela ficará com o nome de casada, correto? A partir daí posso dar andamento na minha atribuição? Depois ela tem que obrigatoriamente fazer o divórcio? Meu pai é brasileiro e foi quem declarou meu nascimento.
Por favor, Gostaria de saber se o Vale Postal tem que ser para alguém? Ja vi que é de 120 EUR, mas preciso colocar a quem se destina? Alguma identificação para quem é? No correio vão me perguntar algo do tipo? Par mim só falta esse pagamento e enviar a documentação de transcrição de meus pais! Obrigado
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra somente para nascidos após 1911) - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português. - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo) - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
O Vale Postal deve ser realizado numa agência própria dos Correios (franqueadas não fazem), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e: - com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado - deve ser emitido em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa) - a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.) - o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior.
OBS.Se o requerente da transcrição de casamento for o neto ,terá que enviar sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.
Tentei fazer uma Vale Postal no Méier, como sempre fiz, e não foi aceito.
Sei que existem outros lugares.... Na primeira de Março ainda fazem? E na Tijuca também, certo? Fica em frente a UPA, correto.
Sera q alguém poderia me confirmar, por favor. Meus sogros estão fazendo esse favor pra mim e eles estão na rua, aguardando um retorno meu. Muito obrigada!
Bom dia Pessoal, enfim saiu a atribuição da minha vo e agora preciso transcrever o casamento!. Ja estou com tudo separado. Voces que estão aqui acompanhando o dia a dia, melhor enviar para PD ou 4 CRC do porto? No comeco do ano eu fiz por PD e achei bem rápido!
Uma duvida que ficou sobre o requerimento e deixei para preencher, minha vó nasceu no Brasil e agora apos o processo de cidadania por atibuicao virou portuguesa. Como devo preencher os dados dela no requerimento?
Pessoal boa tarde, me tirem uma dúvida meu sobrinho foi casado e se divorciou sem filhos, agora casou.se novamente a 5 anos ele está tirando sua atribuição pelo pai, e sua esposa também está tirando pelo pai dela, vai haver necessidade de transcrever o casamento,? Mesmo se ele for o declarante de um filho futuramente? e seu divórcio dará algum problema ? Tera que homologar ? Obrigado
@VANIAVIEIRA Se no futuro ainda não for exigido a transcrição para o pai declarante, então não terá problema, o futuro filho poderá ser atribuído normalmente. O problema é que estamos falando de "futuro" e no futuro essa regra pode mudar e poderá ser exigida a transcrição do casamento em todos os casos.
Agora falando sobre "presente", a esposa atual dele ficará com o nome de solteira em Portugal, caso ela tenha adotado o nome do marido. Se quiser transcrever esse segundo casamento, aí sim, precisará transcrever o primeiro, homologar o divorcio e transcrever o segundo casamento.
Comentários
O meu vale tbm não tinha sido sacado até quarta-feira de manhã, quando recebi uma resposta da CTT.
Os documentos dela chegaram em 15/10. Eles não atendem telefone e não responderam o e-mail.
O jeito então seria tentar alguma informação pela linha de registro? Mas se não houve saque também não houve numeração de processo, não? Até agora ela não recebeu nenhuma carta também.
Aceita
Pelo que vi os documentos para transcrição são:
1. Requerimento preenchido e assinado na frente do funcionário do consulado
2. Xérox autenticada RG
3. Certidão de casamento de inteiro teor digitada + apostila de Haia
4. Certidão nascimento pai brasileiro de inteiro teor digitada + apostila de Haia
5. Certidão nascimento mãe portuguesa
6. Vale postal de 120 euros
Minhas dúvidas são:
1. A certidão de nascimento brasileira da minha mãe não é necessária?
2. No lugar do RG pode ser CNH?
3. Após a transcrição, ela ficará com o nome de casada, correto? A partir daí posso dar andamento na minha atribuição? Depois ela tem que obrigatoriamente fazer o divórcio? Meu pai é brasileiro e foi quem declarou meu nascimento.
Desde já obrigado pela ajuda
Obrigado
- Destinatário: IRN, IP
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º andar
9500-063 – Ponta Delgada
Açores / Portugal
- Finalidade: MANUTENÇÃO DE RESIDENTE
- USAR EURO NA MAIOR COTAÇÃO
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra somente para nascidos após 1911)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português.
- certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório ou presencialmente no consulado
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
O Vale Postal deve ser realizado numa agência própria dos Correios (franqueadas não fazem), preferencialmente uma agência central, emitidos a favor do IRN.IP e:
- com o endereço da conservatória para onde o processo será encaminhado
- deve ser emitido em nome do requerente do referido processo (levar o nº do RG e do CPF dessa pessoa)
- a finalidade informada deve ser sempre "Manutenção de Residente" para quaisquer tipos de processos (Atribuição, Transcrição, etc.)
- o valor em euros NÃO deve ser em Euro Exportação. Informe isso ao atendente dos Correios. É para ser usado o Euro de cotação maior.
OBS.Se o requerente da transcrição de casamento for o neto ,terá que enviar sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco.
Tentei fazer uma Vale Postal no Méier, como sempre fiz, e não foi aceito.
Sei que existem outros lugares....
Na primeira de Março ainda fazem? E na Tijuca também, certo? Fica em frente a UPA, correto.
Sera q alguém poderia me confirmar, por favor. Meus sogros estão fazendo esse favor pra mim e eles estão na rua, aguardando um retorno meu.
Muito obrigada!
Meu processo de transcrição foi recebido em PD em 20/11.
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Não use euro exportação.
Voces que estão aqui acompanhando o dia a dia, melhor enviar para PD ou 4 CRC do porto?
No comeco do ano eu fiz por PD e achei bem rápido!
Agora falando sobre "presente", a esposa atual dele ficará com o nome de solteira em Portugal, caso ela tenha adotado o nome do marido. Se quiser transcrever esse segundo casamento, aí sim, precisará transcrever o primeiro, homologar o divorcio e transcrever o segundo casamento.
Aceita com até 1 ano
@luizaparada
O documento chegou em casa ontem.
Comprei ontem crédito no skype para ligar pro LR e quando cheguei o documento estava lá!
Envio dos documentos: 08/10
Vale postal:: 08/10
Chegada em PD: 18/10
Transcrição: 02/11
Os documentos que chegam de PD vêm por carta registrada (necessário assinar) ou carta simples?
Carta simples