@André existe uma diferença entre reconhecimento por autencidade e por semelhança.Portugal exige que o reconhecimento seja feito por autenticidade( com a presença do requerente).Na etiqueta tem que vir escrito "reconhecido por autenticidade"
@André aqui em Goiânia o reconhecimento sai como "verdadeiro" também e não "autenticidade", mas o processo de transcrição do casamento dos meus avós foi concluído semana passada em PD sem problemas
Boa tarde pessoal, me tirem uma duvida por favor. Vou explicar meu caso. Eu (não português) casei sábado agora com a minha mulher (portuguesa, mas ainda não tem o cartão cidadão nem passaporte), e creio que temos que averbar o casamento para solicitar o cartão cidadão/passaporte de forma que o estado civil seja atualizado. Correto ? Primeira duvida, em PD eu consigo solicitar alem da transcrição o cartão cidadão ou nao tem relação nenhuma? Segunda duvida, são os mesmos documentos solicitados pelo consulado ou pelo consulado ser mais burocrático eles pedem mais documentos ? Segue lista de documentos do consulado: 1- Certidão de casamento em INTEIRO TEOR, original (não enviar cópia), digitada e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilhada; 2- Cópia do pacto antenupcial (se existir e devidamente apostilhada); 3- Certidão de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilhada; 4- Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário ; 5- Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado; 6- Comprovante de pagamento;
O pessoal que ja transcreveu por PD teve de tirar exatamente todos esses documentos ? (estou querendo economizar ao maximo) desde ja agradeço a todos.
@Paulo Pagan Jr, pela lista é do consulado de SP, certo? A diferença é que pelo consulado a certidão do nubente brasileiro é aceita a certidão breve relato e por PD tem que ser inteiro teor. Por outro lado o requerimento o consulado exige apostilado e para PD basta reconhecer firma por autenticidade. No final vai dar mais ou menos o mesmo.
@Paulo Pagan Jr pelo consulado você já pode pedir o cartão cidadão e o passaporte, se fizer a transcrição em Ponta Delgada eles não emitem cartão nem passaporte.
@André Mendes Martins, nenhum cartório em Goiânia reconhece por autenticidade. Formulario 1C da avó da minha esposa caiu em exigência porque a assinatura estava reconhecida por verdadeira. A carta que recebemos tinha a seguinte exigência: "apresentar novo impresso com reconhecimento presencial/por autenticidade de assinatura". Debatendo o problema aqui no fórum descobrimos que alguns formularios 1C não cairam em exigência mesmo reconhecido "por verdadeira". Esses cartórios tinham deixado claro no selo que a assinatura foi presencial. Trocamos de cartório e encontramos um que emitia o selo desta maneira: "Reconheço por verdadeira a assinatura de XXXXX por ter assinado na minha presença.Dou fé" Acho que o segredo é esse trecho : "por ter assinado na minha presença" Então se o seu formulário estiver reconhecido por verdadeiro por ter assinado na minha presença estará tudo bem.
@blancout Voce sabe se vale mais a pena fazer só a transcrição por PD e o restante pelo consulado mesmo ou tudo pelo consulado. Voce sabe se pelo consulado a resposta positiva esta sendo demorada ? Obrigado
@Paulo Pagan Jr, no seu caso pode ser que demore um pouco mais a transcrição pois o casamento é muito recente. É possível que o processo de transcrição do seu casamento seja encaminhado ao SEF para autorização para evitar transcrição de casamentos de conveniências. Casamentos recentes estão sujeitos a esse procedimento, que pode ou não ocorrer, tanto pelo consulado como por PD. No consulado de SP não demora muito a transcrição de casamento, se considerar o tempo de envio para Portugal fica muito próximo tanto o prazo da transcrição e como valor.
@maurelio por curiosidade, qual cartório foi? Os processos que fiz tiveram assinatura reconhecida no 1º Registro Civil (Cartório Silva) e deram certo, mas não reparei se no selo constava dessa forma que você falo.
Boa tarde!, pessoal. Só cheguei das férias ontem e meu ano de a fazeres e trabalho se inicia hoje. Informando para as estatísticas: Vale recebido no CTT: 30/11/2018, documentos em PD via DHL: 05/12/2018, Vale sacado: 26/12/2018 e conclusão transcrição: 27/12/2018. Me informaram já o nº do assento do casamento xxxx/2018. Obrigado a todos, pois sem a ajuda irreparável do pessoal daqui, não teria conseguido.
Agora partirei para a atribuição da minha mãe na ACP (Porto) e seguirei "alugando" vocês no tópico próprio (rs...). Se preparem ; )
P.S.: continuarei acompanhando por aqui, para ajudar com a minha experiência, quando possível.
Boa tarde @Vlad uma duvida, quero fazer a transcrição do meu pai com minha mãe. O assento do meu pai saiu. Quais os documentos necessários, formulário a ser preenchido e endereço do vale postal e valor.
Pessoal boa noite, alguém já deu entrada em processo de transcrição de casamento e atribuição de filho menor ao mesmo tempo? Gostaria de saber qual melhor conservatória qnt tempo em média demora. E caso eu dê entrada na atribuição de menor apenas, qnt tem demorado e tb qual melhor conservatória p isso.
Pessoal, mandei a transcricao da minha mae em novembro mas o correio demorou mais de um mes para entregar e com isso o vale posta ja estava vencido. Recebemos um email de PD informando que seria necessario o envio de novo vale postal e entao enviei por email solicitando confirmacao de recebimento. Eles ainda nao responderam. Alguem ja passou por essa situacao e sabe me dizer se eles aceitam o envio do comprovante apenas por email ou tenho que enviar novamente por correio o comprovante fisico?
Bom dia! Eu solicitei a certidão de nascimento para verificar o averbamento de casamento conforme orientação do Vlad.
Então, hoje recebi o arquivo e o abverbamento foi feito direitinho, inclusive falando da alteração do meu nome. Mas verifiquei que meu nome, na parte superior do arquivo, ainda está como de solteira. É isso mesmo, certo? Ou precisava estar alterado tb? Fiquei nessa dúvida. Se alguém puder esclarecer, agradecerei.
Boa tarde, amigos. Alguém saberia me dizer e me ajudar?
Eu fiz a transcrição de casamento dos meus pais por Ponta Delgada, que foi concluída. Porém, quando solicitei a certidão pelo registro pelo civilonline e recebi a certidão, vi que o endereço dos meus pais que vem no assento de casamento é o endereço de quando eles ainda eram noivos, ou seja, na certidão da transcrição aparece no campo "residência habitual" está o endereço de cada um quando eles eram noivos. É assim mesmo? Porque no requerimento eu preenchi no campo "residência habitual" o endereço deles onde eles moram hoje em dia. E coloquei o endereço em que eles moravam antes de casar apenas no campo "residência à data da celebração".
Pergunto isso pq não vi em nenhum lugar do assento de casamento o endereço atual deles. No assento de casamento, aparece na parte do nubente o endereço antigo do meu pai, onde ele morava antes de se casar, e, no campo da nubente, vem o endereço da minha mãe, onde ela morava antes de se casar.
Se for assim mesmo e estiver correto, eles vão enviar o assento para qual endereço afinal? O que preenchi no requerimento como "residencia habitual", mas que não aparece no assento?
@Viviane Barreto a certidão que eles enviam é a mesma certidão que você retirou no civilonline, portanto se você já tem a certidão não pelo o que se preocupar com o endereço que consta na certidão.
Comentários
Primeira duvida, em PD eu consigo solicitar alem da transcrição o cartão cidadão ou nao tem relação nenhuma?
Segunda duvida, são os mesmos documentos solicitados pelo consulado ou pelo consulado ser mais burocrático eles pedem mais documentos ?
Segue lista de documentos do consulado:
1- Certidão de casamento em INTEIRO TEOR, original (não enviar cópia), digitada e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilhada;
2- Cópia do pacto antenupcial (se existir e devidamente apostilhada);
3- Certidão de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano e devidamente apostilhada;
4- Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário ;
5- Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário) devidamente assinado e apostilhado;
6- Comprovante de pagamento;
O pessoal que ja transcreveu por PD teve de tirar exatamente todos esses documentos ? (estou querendo economizar ao maximo) desde ja agradeço a todos.
faltou nessa lista a cópia simples assento de sua esposa portuguesa
A diferença é que pelo consulado a certidão do nubente brasileiro é aceita a certidão breve relato e por PD tem que ser inteiro teor. Por outro lado o requerimento o consulado exige apostilado e para PD basta reconhecer firma por autenticidade. No final vai dar mais ou menos o mesmo.
VP: 04/12/2018
Documentos chegaram: 12/12/2018
Conclusão: 07/01/2019
Thanks PD e a todos do fórum q ajudaram de forma direta ou indiretamente!
Formulario 1C da avó da minha esposa caiu em exigência porque a assinatura estava reconhecida por verdadeira. A carta que recebemos tinha a seguinte exigência: "apresentar novo impresso com reconhecimento presencial/por autenticidade de assinatura".
Debatendo o problema aqui no fórum descobrimos que alguns formularios 1C não cairam em exigência mesmo reconhecido "por verdadeira". Esses cartórios tinham deixado claro no selo que a assinatura foi presencial. Trocamos de cartório e encontramos um que emitia o selo desta maneira:
"Reconheço por verdadeira a assinatura de XXXXX por ter assinado na minha presença.Dou fé"
Acho que o segredo é esse trecho : "por ter assinado na minha presença"
Então se o seu formulário estiver reconhecido por verdadeiro por ter assinado na minha presença estará tudo bem.
No consulado de SP não demora muito a transcrição de casamento, se considerar o tempo de envio para Portugal fica muito próximo tanto o prazo da transcrição e como valor.
Informando para as estatísticas:
Vale recebido no CTT: 30/11/2018, documentos em PD via DHL: 05/12/2018, Vale sacado: 26/12/2018 e conclusão transcrição: 27/12/2018. Me informaram já o nº do assento do casamento xxxx/2018.
Obrigado a todos, pois sem a ajuda irreparável do pessoal daqui, não teria conseguido.
Agora partirei para a atribuição da minha mãe na ACP (Porto) e seguirei "alugando" vocês no tópico próprio (rs...). Se preparem ; )
P.S.: continuarei acompanhando por aqui, para ajudar com a minha experiência, quando possível.
Muito obrigado.
Gostaria de saber qual melhor conservatória qnt tempo em média demora.
E caso eu dê entrada na atribuição de menor apenas, qnt tem demorado e tb qual melhor conservatória p isso.
Obrigada gente.
Venho contar minha experiência por ponta delgada.
Transcrição de minha avó.
Enviei os documentos pra PD via EMS : 16/11/18
Entregue em PD: 04/12/18
Transcrição : 18/12/18
(14 dias)
Chegada da carta: 07/01/19
Obrigado a todos pelas informações diretas e indiretamente.
Bora pra atribuição de meu pai agora.
Boa sorte a todos.
Alguem ja passou por essa situacao e sabe me dizer se eles aceitam o envio do comprovante apenas por email ou tenho que enviar novamente por correio o comprovante fisico?
Então, hoje recebi o arquivo e o abverbamento foi feito direitinho, inclusive falando da alteração do meu nome. Mas verifiquei que meu nome, na parte superior do arquivo, ainda está como de solteira. É isso mesmo, certo? Ou precisava estar alterado tb? Fiquei nessa dúvida.
Se alguém puder esclarecer, agradecerei.
Obrigada!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Eu fiz a transcrição de casamento dos meus pais por Ponta Delgada, que foi concluída. Porém, quando solicitei a certidão pelo registro pelo civilonline e recebi a certidão, vi que o endereço dos meus pais que vem no assento de casamento é o endereço de quando eles ainda eram noivos, ou seja, na certidão da transcrição aparece no campo "residência habitual" está o endereço de cada um quando eles eram noivos. É assim mesmo? Porque no requerimento eu preenchi no campo "residência habitual" o endereço deles onde eles moram hoje em dia. E coloquei o endereço em que eles moravam antes de casar apenas no campo "residência à data da celebração".
Pergunto isso pq não vi em nenhum lugar do assento de casamento o endereço atual deles. No assento de casamento, aparece na parte do nubente o endereço antigo do meu pai, onde ele morava antes de se casar, e, no campo da nubente, vem o endereço da minha mãe, onde ela morava antes de se casar.
Se for assim mesmo e estiver correto, eles vão enviar o assento para qual endereço afinal? O que preenchi no requerimento como "residencia habitual", mas que não aparece no assento?
Muito obrigada.