@fabiogarrido tambem estou neste dilema pois na epoca que levei ao consulado para ser legalizado ainda nao precisava da certidao reprografica e do apostilamento de haya!
@fabiogarrido, @Talissa, fui ao Consulado fazer mais de um processo e como eles ficam com os originais, não consegui dar entrada em tudo pois fui justamente no dia que começaram a exigir a cópia reprografia do livro de registro. Não aceitaram a documentação tive que providenciar e voltar na semana seguinte. Só aceitaram o processo depois que verificaram tudo.
@Marina Cunha Fernandes Oi , também estou ansiosa! Meu processo deu entrada na CRC Lisboa 14/07/2016 , estou solicitando Lei de netos . Não estou conseguindo ligar para a linha de registro, tempo de espera está maior que 15 minutos e já fiz umas 5 ligações e mandei um email que também não foi respondido. Eles são muito atenciosos nas respostas as consultas, mas dessa vez não estou conseguindo contato. O jeito é aguardar , abraço
seu processo está no gabinete da conservadora para ser analisado, ou para ser despachado? Pelo tempo, parece que está para ser despachado, o que pode levar mais uns 2 meses, até a conclusão do registro, pelo que estamos vendo. Porém, se indicaram a ligar novamente em uma semana, sugiro que o faça (ligue no fim da semana que vem). Boa sorte!
Boa Noite!!! Estou muito feliz! Hoje recebi um email respondendo sobre consulta que fiz a respeito do meu processo e anexado, o ofício que foi enviado para minha morada em 06/07/2017 o qual ainda não recebi, nos moldes que postaram aqui sobre manifestar ou não, se deseja se enquadar na nova Lei. Com prazo de 10 dias e prorrogável por até 30 dias. Como desejo permanecer na Lei 6.4 - não preciso responder correto? E o prazo já está quase vencendo. Ainda que falte a conclusão mas Estou muiiiiito Feliz, tudo caminhando!
Boa tarde pessoal, meu processo de atribuição foi numerado dia 04/04/2016 e teve o despacho favorável em 28/07/2017 .
31/03/2016 - Enviei o processo a conservatória 04/04/2016 - Foi entregue meu processo na conservatória 04/04/2016 - Foi numerado o processo de nacionalidade nº 19XXX/16 Processo em analise... 05/05/2017 - Para despacho 08/05/2017 - Verificação de diligências oficiosas junto a embaixada de Brasilia.(fui na embaixada e segundo a funcionaria todo processo de quem nasceu nos estados de GO e MG cai nessas diligencias para verificar a veracidade do documento por serem regiões conhecidas por fraude e falsificação de documentos .) 04/06/2017 - diligências oficiosas sanadas pela embaixada de Brasilia. Para despacho... 28/07/2017 - Despacho favorável . - para registro e envio da certidão (FINALMENTE!!!)
@daniel o quais são os documentos que vc teve que levar na embaixada, ja pra eu ir providenciando logo, ja que sou de Goias, dei entrada agora em Abril, e vou a portugual em Outubro derepente eu ja deixo logo la na conservatória pra ir agilizando.
@Talissa Minotto eu só fiquei sabendo delas porque mandei e-mail perguntando como estava o processo. No e-mail resposta fiquei sabendo da existência das diligências oficiosas, liguei na LR( não serve para nada pois nunca sabem nada ou vão ler o ultimo e-mail que a CRC te mandou) e na CRC para saber quais eram as diligencias oficiosas e obtive a resposta que não poderia ser informado por telefone por não possuírem certeza se eu era quem dizia ser mas que quem deveria responder as diligências era a Embaixada de Portugal em Brasilia. Fui na embaixada questionei a funcionaria que me deu a resposta " que eles pedem essas diligencias para verificar a veracidade do documentos" depois passei dias entre embaixada e cartório um jogando a culpa no outro. Então @noemy as diligências nesse caso são pedidas pra embaixada para que alguém da embaixada pedir para o cartório ( isso tudo via carta comum)
E tudo tão sem padrão, pedem pra gente apostilar, que eu achava que era ja pra evitar essas coisas, depois caem em exigências que nunca sabemos a não ser quando vamos atras, mesmo assim ainda acham ruim. Ficamos assim sem saber o que fazer se o processo ta parado ou andando.
Embora ao dar entrada via Consulado o processo demore mais não há o risco de cair em exigências pois eles conferem tudo antes. As vezes me arrependo pelo tempo de espera mas quando vejo esses relatos de vocês ainda acho que foi melhor.
Caros colegas, eu já estou com meu processo em Lisboa a quase 1 ano e 3 meses e no estado de avaliação de mérito.( 30XXX/16). Uma agonia. Recebi hoje (04/08/17) uma carta postada em 07/07/17 oferecendo a troca de aquisição para Naturalização. Porém para isso tem que provar vínculo forte com Portugal. Acho que essa carta "freiou" o meu processo visto que eles aguardam minha resposta por mais de 30 dias e caso eu não responda eles seguem com o processo de aquisição. Vou enviar na segunda um email para a Senhora Sónia Pereira (quem assinou a carta e quem responde meus emails)... Vou atualizando...
@aamarques, estamos na mesma situação . Meu processo 3XXX/16 e tem um ofício postado para mim desde o dia 06/07 passado que ainda não recebi. Consultei por email e enviaram o ofício pra mim no email mesmo, e respondi. So que o Oficial pediu para mandar pelos correios um requerimento assinado.
@Marisavr, segundo está escrito, se eles não receberem resposta em 10 dias úteis acrescido de 30 dias, e como esse envio demorou um mês para chegar, eu não vou enviar resposta pois acho que chegará depois do vencimento deste prazo. Com isso eles ganham tempo e nós perdemos o nosso. Mesmo assim vou entrar em contato com a Sra. Sónia Pereira.
"Face ao atrás exposto, solicita-se a V.Exa. que no prazo de 10 dias úteis, acrescido de 30 dias de dilação, (alinea c) do no. 1 do art. 88o. do código do procedimento administrativo, se pretende a convolação do processo. Findo este prazo, caso nada indique, considerar-se-á quer V. Exa. optou manter o pedido ao abrigo do artigo 6o., no. 4 LN "
Pessoal a Conservadora pediu para fazer nova procuracao porque a antiga nao tinha sido reconhecida presencialmente mas no fim da procuracao ela disse que tem que mencionar o seguinte: "Ratifica as declaracoes já prestadas no processo" Esta correcto? Peco uma ajuda. E o que quer dizer?
Hoje liguei para linha de registros para saber como estava o meu processo, a atendente muito atenciosa me explicou que meu processo já teve o retorno das diligências, foi recepcionado o retorno do oficio e está aguardando a fase final de análise. Alguém pode me ajudar a esclarecer essas diligências e do que se trata essa fase final de análise?
@cidaribeiro, essas diligências são para consultar 3 órgãos, não me lembre ao certo quais eram. Mas como o seu já voltou e está analisando a resposta deles, logo já é despachado. Parabéns, logo você já será portuguesa.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8655/lei-6-4-da-ln-crc-lisboa-entrada-de-julho-a-agosto-de-2016
Você já recebeu a carta?
seu processo está no gabinete da conservadora para ser analisado, ou para ser despachado?
Pelo tempo, parece que está para ser despachado, o que pode levar mais uns 2 meses, até a conclusão do registro, pelo que estamos vendo. Porém, se indicaram a ligar novamente em uma semana, sugiro que o faça (ligue no fim da semana que vem). Boa sorte!
Aguardo uma ajuda da vossa parte.
31/03/2016 - Enviei o processo a conservatória
04/04/2016 - Foi entregue meu processo na conservatória
04/04/2016 - Foi numerado o processo de nacionalidade nº 19XXX/16
Processo em analise...
05/05/2017 - Para despacho
08/05/2017 - Verificação de diligências oficiosas junto a embaixada de Brasilia.(fui na embaixada e segundo a funcionaria todo processo de quem nasceu nos estados de GO e MG cai nessas diligencias para verificar a veracidade do documento por serem regiões conhecidas por fraude e falsificação de documentos .)
04/06/2017 - diligências oficiosas sanadas pela embaixada de Brasilia.
Para despacho...
28/07/2017 - Despacho favorável . - para registro e envio da certidão (FINALMENTE!!!)
Esta exigencia eles contactaram voce pelo email ?
No e-mail resposta fiquei sabendo da existência das diligências oficiosas, liguei na LR( não serve para nada pois nunca sabem nada ou vão ler o ultimo e-mail que a CRC te mandou) e na CRC para saber quais eram as diligencias oficiosas e obtive a resposta que não poderia ser informado por telefone por não possuírem certeza se eu era quem dizia ser mas que quem deveria responder as diligências era a Embaixada de Portugal em Brasilia.
Fui na embaixada questionei a funcionaria que me deu a resposta " que eles pedem essas diligencias para verificar a veracidade do documentos" depois passei dias entre embaixada e cartório um jogando a culpa no outro.
Então @noemy as diligências nesse caso são pedidas pra embaixada para que alguém da embaixada pedir para o cartório ( isso tudo via carta comum)
Ficamos assim sem saber o que fazer se o processo ta parado ou andando.
Uma agonia. Recebi hoje (04/08/17) uma carta postada em 07/07/17 oferecendo a troca de aquisição para Naturalização. Porém para isso tem que provar vínculo forte com Portugal. Acho que essa carta "freiou" o meu processo visto que eles aguardam minha resposta por mais de 30 dias e caso eu não responda eles seguem com o processo de aquisição.
Vou enviar na segunda um email para a Senhora Sónia Pereira (quem assinou a carta e quem responde meus emails)... Vou atualizando...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8124/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-ficam-os-processos-ja-numerados-pelo-art-6-4#latest
"Face ao atrás exposto, solicita-se a V.Exa. que no prazo de 10 dias úteis, acrescido de 30 dias de dilação, (alinea c) do no. 1 do art. 88o. do código do procedimento administrativo, se pretende a convolação do processo.
Findo este prazo, caso nada indique, considerar-se-á quer V. Exa. optou manter o pedido ao abrigo do artigo 6o., no. 4 LN "
Obrigado
"Ratifica as declaracoes já prestadas no processo"
Esta correcto? Peco uma ajuda. E o que quer dizer?