Nova plataforma de consulta de andamento do processo

11011121416

Comentários

• Olá, pessoal, tudo bem? Pra quem entrou ano passado através de mandatário que entregou o envelope físico em um balcão (no caso do meu pai na Conservatória dos Registros Centrais), no acompanhamento de vocês aparece o nome do mandatário??? No do meu pai não aparece nenhuma informação sobre isso (nem se teve ou não mandatário, muito menos o nome).

• Olá, mas alguém não consegue aceder ao Nova plataforma.

• fernandolobo obrigada, agora todo isto muito igitante. Ja não consigo esperar de resposta. Todos sabemos, que vamos ter nacionalidade, mas espera, é que mata )))

• eduarda_L, ola. Eu tameme tenho solicitadora, mas não aparece nada, como nos processos de Lisboa e do Porto, não tem nemuma frase depois de bolinhas

• Infelizmente para muitos de nós a plataforma , se verificarem no campo, final da página diz @2023, Estamos quase no fim de ano

e lamentável dois pesos duas medidas, os processos de 2023/ 2024 estão a andar mais rápidos, os de 2021 e 2022 estão estagnados, pesquisem o que se passa aqui no meu meu País especialmente na área da saúde.

Desejo a todos vocês que tenham boa sorte

• Gente alguem pode explicar qdo a terceira bolinha nao esta azul mas tem uma data 30-09-2024 ? Qual fase do processo esta? Qual a diferença quando a terceira bolinha fica azul? o meu processo é fevereiro de 2022 ( 33 meses agora) e ainda esta na segunda bolinha, mais alguem nessa situacao?

• Olá @Irina

O meu processo tem quase a mesma data de submetido (17/05/23) na CRC de Lisboa e foi enviado já ha muito tempo ao ACP, ainda está como submetido e não tem andamento, pelos vistos o seu esta quase a ser finalizado, quem me dera que o meu pelo menos estivesse na fase de analise.

• @Marcos2024 Marcos, o meu processo esta igual o seu, a terceira bolinha esta o desenho de 1 lapis e data 30-09-2024, meu processo é de 08/2022. A segunda bolinha e a terceira estão com a mesma data de 30-09. A diferença é que a segunda está com o tick, e a terceira está com o lapis. Agora o que significa eu nao sei.

Pelo que andei pesquisando, quer dizer que esta em analise. Mas sei la.

• O meu é de 01/22 e aí da está na primeira bolinha

• Felipec, ola. Eu, na primavera fui ao registo (em Lisboa), ali foram ver o meu processo e disseram que ja tinham as respostas te todas as entidades, menos de SEF, agora aparentemente, receberam a resposta de SEF também. Talvez convém ir ao registo qualquer, e perguntar se falta de resposta de uma das entidades? Isto todo tal complicado. Se eu percebo bem, os processos de 5 anos, que são primeiros a sair, os netos, bisnetos, avos, filhos, judeus e casamentos (sem filhos) não são prioritários.

• Caros colegas,

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência no processo de obtenção da nacionalidade e, quem sabe, trazer uma mensagem de esperança.

Após acompanhar o processo de nacionalidade do meu pai, que levou mais de dois anos, e a transcrição do casamento dele, que demorou mais de um ano, confesso que fiquei desanimado.

Este ano, decidi retomar o processo e submeti minha solicitação no dia 16/09/24. Para minha surpresa, o pedido foi concluído em 30/10/24, menos de dois meses depois! A princípio, imaginei que pudesse ser um erro no sistema, mas logo pude confirmar a boa notícia ao receber meu assento por e-mail.

Notei a seguinte diferença entre os processos:

• 2024: Processado automaticamente pelo sistema;
    • 2021: Processado pelo oficial de registos.

Acredito que as coisas vão melhorar com a implantação dos novos sistemas e práticas para o processamento dos processos de nacionalidade.

• leodegabs, o seu pai tinha o processo de casamento? E o seu era o que? Ja ouvi a dizer, que tinham sorte de ter nacionalidade em 3-4 meses com processos de naturalização (5 anos), ou quando no casamento engravidam.

• @Irina Se aquilo que lhe informaram for verdade viola o artigos 2, 4, 13 da Constituição da República Portuguesa, sugiro que reclamem a Provedora de Justiça, que certamente remeterá o assunto ao TC.

• @leodegabs

parece-me que você deu sorte. talvez tenha sido "sorteado" para testar a ferramenta. não conheço nenhum outro relato de processo iniciado desde setembro de 2024 que já tenha finalizado.

processos de menores de 1 ano, sim, tem finalizado bem rápido, menos de 6 meses, mas de adultos, como é o seu caso, não conheço nenhum.

• @Irina O meu pai era filho de português nato, logo foi um processo de atribuição 1C, entregue pessoalmente na CRC Lisboa. Na época estava inseguro quanto aos processos de nacionalidade para neto e não existia a apensação de processos. Fiz a transcrição do casamento do meu pai e solicitei os documentos de identificação pra ele, para que eles estivesse em dia com as obrigações de um nacional português. Iniciei meu processo somente depois disso. Eu simplesmente não sabia que eu poderia iniciar o meu processo antes que estas etapas estivessem concluidas.

O meu processo de nacionalidade também foi por atribuição 1C. Desta vez enviei por correio ao ACP. Enviei em um mesmo envelope os processos do meu irmão (ainda na bolinha 1) e o da minha filha (também na bolinha 1). O da minha filha foi enviado através de uma apensação ao meu processo.

• editado November 7

@eduardo_augusto Pode ser que seja sorte, mas também pode ser que as coisas tenham melhorado... É difícil enxergar as melhorias nessa fase de transição, mas como muitos dos processos foram automatizados, eu realmente acredito que as coisas vão melhorar.

• fragosol, nao estou a perceber, o que e que viola a lei? esta falar de que assunto?

• Preciso me preocupar com esse erro? Mais alguém está enfrentando essa instabilidade? 😥

• LucianoDiasBatista, também tinha assim alguns minutes, mas ja volto funcionar..... na mesma, sem alterações ))))

• Nossa, está muito estranho, esses processos de Setembro e Outubro que não andam e na planilha já temos processos de dezembro aprovados. Não sei como tentar mais alguma informação. Já mandei e-mail e tive apenas resposta automática, que inclusive tem essa mensagem:

"Na presente data e quanto aos processos da tipologia Proc. Art.º 1º c t maiores classificados em novembro de 2023 e a decidir novembro de 2023"

O meu é de outubro da bolinha 7 marrom voltou para a 1 na nova plataforma.

• @Marcos2024 o meu processo eh semelhante, nunca ninguém responde ao certo qual status esta, então abaixo processo do meu pai como neto. Questionei várias pessoas se realmente a bolinha 2 foi terminada pelo fator de estar azul e ticada, então mandei email para outras conservatorias para ver se um funcionário me dava um retorno satisfatório, então responderam, sim a bola 2 de azul e ticada foi terminada e está em análise na 3 devido estar branca com um lápis dentro, creio agora que os documentos passaram e só precisa da decisão final.

• @rafamaia_14 amiga, em qual email que vc conseguiu resposta?

• editado November 7

Caraca @leodegabs parabéns! Foi muita sorte!

Você acompanhou o site das bolinhas? Foi saltando de fase ou foi de 01 para 04 direto?

Isso reforça o que já falei aqui, outras vezes, que não existe bem essa questão de ordem cronológica nos IRN.

Apesar de cada conservador trabalhar numa velocidade, processos de filhos de 2023 ainda estão sendo analisados e o teu já foi finalizado. Não sei se é resultado do sistema novo ou muita sorte, de qq maneira, muito feliz por você.

Que outros experimentem isto também. 🤞🏽

• @caiofaria obrigado!

Eu acompanhei sim. Estava na bolinha 1 e, no início de Outubro, saltou para a bolinha 2. A bolinha logo voltou pra 1 depois que fizeram as correções no sistema. Ficou na bolinha 1 até dia 30/11, quando pulou pra 4 em menos de 2 horas.

Eu acredito que tenha sido rápido pelos dois motivos! Fiquei bem feliz, até pq ainda tem o processo da minha filha e o da minha esposa pela frente (sendo que a expectativa para este último é de muita demora).

• Achei legal que este novo sistema mostra o parecer do conservador quanto ao seu processo de nacionalidade.

• Tem alguma forma de descobrir se foi deferido ou indeferido?

• @Irina Bom dia estava comentando sobre o seu post de critérios que lhe informaram, sobre os processos, sendo a única exceção os filhos menores de 18 anos, eis o que diz a lei:

2. Na sua vertente negativa, o princípio da igualdade encontra-se presente no n.º 1 do artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa (CRP) quando este proclama que todos os cidadãos têm a mesma “dignidade social” e estabelece a sua igualdade formal perante a lei. A igualdade negativa proíbe aos poderes públicos discriminações arbitrárias de caráter favorável (privilégios) ou desfavorável (tratamentos desiguais desfavoráveis). O n.º 2 do art.º 13.º da CRP enumera numa lista, exemplificativa, de discriminações inadmissíveis: “Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual”.

• @leodegabs PARABENS pela conquista! Certamente nos deu esperança das coisas andarem mais rápidos.

eu acredito também que essa questão de ordem cronológica nao funciona bem. to na esperança do meu processo de cônjuge, que é de maio de 2023, ja esta na bolinha 2 concluída. e com data de decisão em 29/09/24.

to na esperança de sair logo!!!!!

Parabéns

• Alguém com processo na Conservatória de Registos Civil de Pombal (atenção não é a CRC de Lisboa)?

• @leodegabs Muitos Parabéns, conseguiu algo Inédito, fico muito feliz por si, saudações cordeais e obrigado por ter partllhado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.