Nova plataforma de consulta de andamento do processo

11213141618

Comentários

• @fragosol sim, concordei com isto também.

E sobre a frase que compartilhou, há mesmo pouca confiança pública nos serviços prestados pelo IRN no que tange à nacionalidade.

• Alguém consegue por favor responder com bastante clareza se possível se essa bolinha 2 em azul já ticada foi terminada mesmo ou ainda está em analise?

Pq é mto contraditorio mtos dizem que terminou e outro dizem que nao, eu acredito no que vejo a mim está terminada como era da plataforma antiga em verde estava como terminada, quase 3 anos processo de neto neste caso de um maior de 75 anos, nao aguento mais essa exaustão de nacionalidade Portuguesa, essa grande espera.

• @rafamaia_14 sua analise já foi finalizada.

• Pessoal voces tem noticia de alguem que conseguiu finalizar o processo nesse mes de novembro? a sensacao que tenho é que nao estao liberando nada para ninguem...

• Prezados, boa noite.

Meu processo caiu em diligência.

Pergunto: após corrigir as exigências o processo volta da posição em que estava parado ou entra no final da fila novamente, devendo aguardar mais 3 (três) anos?

Dei entrada em 2021 e somente agora teve despacho.

Obrigado, um abraço e boa sorte a todos!

• @Cesargmpeliz ,

Geralmente volta para a posição que estava. Mas pode acontecer de pegarem algo errado na fase de decisão e voltar para a fase de análise. Por exemplo depois da última alteração da lei que modificou os critérios de segurança pela ficha criminal do requerente, vários processos que já estavam para decisão retornaram para análise para rechecar os antecedentes criminais.

Se ainda não respondeu a exigência não se esqueça que deve assinar o formulário presenciamente em consulado português ou conservatórias e outros locais onde se reconhece a assinatura em Portugal ou estando no Brasil assinando no cartório com reconhecimento por autenticação.

• @Cesargmpeliz @texaslady

O processo foi submetido, no meu entender, com várias falhas, nomeadamente assinatura reconhecida, certificados de registo criminal apostilhados, se não submeter novamente a documentação em formato original no prazo indicado para o endereço indicado, vai ser muito difícil obter a cidadania, vai ter que começar do 0, Na sua correspondência, seja humilde, boa sorte

• Muito obrigado pelos esclarecimentos @texaslady e @fragosol !

Realmente não reconheci firma de minha assinatura no formulário encaminhado em 2021.

Com relação às certidões de antecedentes criminais me recordo de apenas imprimi-las no site dos Tribunais, não apostilei.

Quer dizer então que é indispensável o apostilamento delas também?

Grande abraço a todos.

• @Cesargmpeliz ,

com relação aos antecedentes criminais, o que estão pedindo é que você informe os países que residiu no formulário, o que você deve ter deixado em branco. E se residiu em outro país que não o Brasil após os seus 16 anos, deve enviar antecedentes criminais daquele país também. No caso de antecedentes criminais de outros países que não o Brasil é preciso apostilar naquele país. Se residiu apenas no Brasil, preencha apenas "Brasil" no formulário. Imprima outro atestado de antecedentes brasileiro no site da PF. Não é preciso apostilar.

Se estiver no Brasil o formulário deve ser assinado no cartório com reconhecimento por autenticidade ou assinado presencialmente em consulado português. Se por acaso residir em Portugal tem vários locais para assinar e certificar a assinatura, como conservatórias, advogados, solicitadore e camara de comércio e indústria.

• @texaslady boa tarde!

Sobre essa questão citada do amigo Cesar, o processo do meu Pai de Neto eu tbm deixei em Branco países onde o mesmo residio pois meu Pai apenas morou no Brasil, e Mandei sim os Antecedentes criminais dele do formato correto, agora me gerou a dúvida só por essa ocasião o do meu Pai poderia entrar em uma possível exigência?

• Olá! Pesso ajuda para compreender o pq de em alguns casos no site para acompanhamento, para alguns consta informação de datas de movimentação, informacao do requerente ou mandatário.

No meu caso apenas número do processo.

Isso tem haver com navegador, ou com processos anteriores a nova plataforma?

• boa tarde esta é a minha situação estou confuso, ainda está em análise, ou vai para decisão no dia 28/09/2024 por favor dê informações

• @rafamaia_14 ,

isso depende do conservador, pode ser que passe, mas como no caso citado acima caiu sim em exigência.

• @Marcos2024 Tambem tenho a mesma sensacao. Nenhum processo enviado pra Lisboa no mes de Junho 2021 foi finalizado. Parece que pararam nos processos do mes de Maio 2021. So vejo os processos que foram transferidos para Porto serem finalizados.

• @CintiaHS o meu processo foi pelo Porto em fevereiro de 2022, esta com 33 meses. Esta na segunda bolinha, em analise e para decisao em 29-09-24.😬

• @Marcos2024 Sim, os processos transferidos para Porto estao sendo processados mais rapido. Meu irmao enviou para Lisboa 6 meses depois do meu processo e ele foi transferido para o Porto. I processo foi concluido no mes passado. Acredito que o seu ja saia em breve.

• @rafamaia_14

sim, é possível que caia em exigência. Mas não há o que fazer agora. Se vier uma exigência, a solução é bastante simples, é só redigir uma carta, em atenção à notificação datada de xx/xx, informo que residi apenas no país tal. Aproveito a oportunidade para enviar uma cópia atualizada da respectiva certidão de antecedentes criminais".

anexa uma cópia da exigência, anexa uma cópia nova da certidão de antecedentes, assina a carta, reconhece a firma e manda tudo para a conservatória.

• editado November 22

@rafamaia_14 eu penso que o seu caso é bastante simples e, considerando os prazos de análise atuais, eu penso diferente do amigo @eduardo_augusto com quem eu geralmente eu concordo, e penso que seria mais prático o envio de um novo formulário indicando o Brasil como residência e com uma certidão criminal atualizada. Envio pelos Correios mesmo que sai mais barato e vida que segue. Você retira a expectativa disso cair em exigência - na minha opinião, não tem expectativa, penso que as chances beiram os 100% de cair em exigência - e cumpre algo que pode atrasar o seu processo no futuro.

Em tempo: mandaria também uma carta, mencionada pelo Eduardo, de forma bem simples, concisa, clara e objetiva, ou seja, mencionando expressamente o motivo do envio de novo formulário: a omissão do preenchimento de moradia no formulário.

• @fedy meu caso está semelhante a este, como a data que esta apresentando na consulta já passou acredito que refere ao momento que o processo entrou para esta etapa, agora é esperar para saber qual tempo demora para esta decisão sair...

Não sei se o sistema está rodando 100% já, muito difícil encontrar informações sobre o assunto, meu processo foi submetido por um advogado em portugual, e ele me falou que no caso está aguardando a decisão...

Enquanto isso ficamos no aguardo né.

• Olá! Peço ajuda para compreender o pq de em alguns casos no site para acompanhamento, para alguns consta informação de datas de movimentação, informacao do requerente ou mandatário.

No meu caso apenas número do processo.

Isso tem haver com navegador, ou com processos anteriores a nova plataforma?

• @eduardo_augusto @Destefano pessoal por uma simplicidade dessas cair em exigência seria a maior raiva do mundo, afinal é tão fácil associar o não preenchimento devido o solicitante nunca ter morado em país a não ser o Brasil, ao ficaria quase 3 anos pra receber uma negativa dessas eu ficaria mto p da vida, acho que até largaria de mão.

• @rafamaia_14 como está aparecendo seu acompanhamento no site?

• @lucaslna está na bolinha 3 em branca com lápis dentro, para decisão abaixo com a data do dia 28/09/2024 - as bolinhas anteriores de cor azul e ticadas!

• @rafamaia_14 então manda logo isso. Eu nunca vi um caso de não ter caído em exigência, por outro lado, com esse que a @texaslady trouxe, já é o terceiro caso que vejo cair em exigência por falta de indicação do Brasil no referido campo. O que a galera tem que entender é que estamos enviando para Portugal. Temos que nos adequar ao que eles pensam, lá se pensa assim. Para eles, vc desistir ou não desistir não vai mudar nada para eles. Se isso não é uma prioridade para vc ou seu pai, então deixa quieto e vida que segue.

• @Leo777 e @fedy , estava dando uma olhada no site da justiça de pt e lá esta escrito o seguinte.

Toda vez que a fese esta ticada é que já finalizou, a faze que aparece o lapís é a que esta no momento da consulta.

O processo de nacionalidade tem várias fases

Na nova página de consulta do estado do processo de nacionalidade, são apresentados 4 estados: 

1. Submetido► o seu pedido de nacionalidade deu entrada num serviço de Registo (que trata Nacionalidade) e foi registado no nosso sistema 
    2. Em análise ► estamos a verificar o seu processo: se cumpre os requisitos legais, se está completo com os documentos necessários ao tipo de pedido, assim como a autenticidade dos documentos, ou ► o seu processo pode estar pendente de consulta externa (para alguns tipos de pedidos é necessário consultar entidades externas)
    3. Para decisão► emitimos o despacho com a decisão sobre a concessão de nacionalidade (se tem ou não direito à nacionalidade portuguesa)
    4. Concluído►o seu pedido de nacionalidade foi deferido, ou seja foi concedida a nacionalidade portuguesa e feito o registo do novo cidadão no registo civil, ou ► o seu pedido foi recusado e foi arquivado.

Na página antiga, o processo tinha 7 fases e na página nova agora tem 4. Como fazer a correspondência dos estados?

1. Submetido: abrange os estados 1 - Receção do pedido e 2 - Registo do pedido, da página de consulta antiga
    2. Em análise: abrange os estados 3 - Consulta a entidades externas, 4 - Verificação da documentação e 5 - Análise de mérito, da página de consulta antiga
    3. Para decisão: corresponde ao estado 6 - Decisão, da página de consulta antiga 
    4. Concluído: corresponde ao estado 7 - Registo/Arquivo, da página de consulta antiga.

• @josevictordeoliveira

Obrigado pela resposta! Porém na consulta de meu processo não apresenta datas nem consta informação de requerente ou mandatário. Como vejo nos print's aqui enviados pela maioria, é no meu consta 5 fases.

• @Destefano eu fiquei com uma duvida, se o processo de @rafamaia_14 já está com o lápis na fase 3, não já teria passado pela etapa de conferencia de documentos? Ou é nessa fase que cai em exigência? Na minha cabeça era na fase de análise (bolinha 2). Digo porque o meu está mesma condição, e espero muito que não haja chance de cair em exigências....

• @josevictordeoliveira Essa fase 3 é muito duvidosa. Teoricamente se a fase 2 esta marcada como ok, o que eles teriam que decidir? Se nao tem nenhuma pendencia, se preenche os requisitos, se nao precisa de consultas externas, pq seria indeferido? estranho ne? poderia ser algo do tipo, estamos redigistrando no cartorio correspondente, estamos comunicando as autoridades sobre o novo cidadao, etc.... mas decidir? decidir o que? se a fase 2 ja esta 100% ticada como ok...

• @lucaslna pode. Air em exigência em qq fase, sendo que a mais comum seria a atual fase 2. Vamos torcer para que não caia em exigência. Eu só não teria a mesma conduta, acredito que nesses casos onde eu posso fazer alguma coisa, não vou esperar que me intimem primeiro se eu posso fazer isso antes.

• @lucaslna @Destefano mas se a fase 2 ja está dada como concluída, ela ja nao teria sido feitas todas as analises? ao meu ver, se a fase 1 está marcada como resolvida, se a fase 2 tambem e ja esta para decisão, entendo que realmente so falta o processo finalizar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.