Estou no desespero para concluir o processo de cidadania, bem... Eu dei entrada em Tondela na transcrição de Casamento dos meus avós (março/21), acontece que está bem lento lá...
Então estou pensando em prosseguir com a cidadania do meu pai, enviando os documentos para ACP que já me informaram que está um pouco mais rápido (06 meses), para ganhar tempo.
Isso é possível, ou posso ter negado o pedido por falta transcrição ou eles solicitam isso no caminho?
Porque acredito que seria o tempo de concluir em Tondela...
Alguém já fez isso ou pode me orientar...? Please!
Escreva em uma folha em branco, o título "Transcrição de casamento", o nome do português, Em andamento na Conservatória de Tondela.
Mande junto no processo do seu pai.
Se quando chegarem na analise já estiver pronto, eles verificam e o processo segue sem problemas. Se não estiver pronto, pode dar uma pequena parada, mas não terá maiores consequências. Seria ótimo se tivesse o número do processo de transcrição para anotar nessa folha, mas pode mandar sem ele mesmo.
Processo de atribuição de filho (1C) enviado via DHL no dia 19/05 e entregue na ACP em 24/05. Hoje, 28/05, recebi o número do processo e chave de acesso para acompanhar o trâmite. Previsão de conclusão para o início de novembro!
Obrigado a todos pelas precisas e inestimáveis contribuições.
Obrigado, Letícia! Porém, trata-se do registo de um menor de idade (menor de 14 anos). Sendo menor de 14 anos, não há necessidade de apresentar documento de identificação para o registando. Porém, parece ser unânime, neste fórum, de que se deve enviar documentos de identificação dos pais. Portanto, por este método, parece impossível estabelecer a filiação entre mim e meu filho menor de 14 anos, a não ser que eu envie também o documento de identificação do menor, o qual não é necessário, uma vez que ele tem menos de 14 anos. Isto parece ser um tanto paradoxal! Creio estar havendo algum equívoco, ou não?
Mais uma vez, agradeço imensamente se puder esclarecer!
@Leticialele nos moramos na região de Curitiba, vou tentar fazer no consulado, sabe se e feito aqui da cidade? Caso não consiga existe a prova de vida feita em cartório, esse modelo e aceito também?
@rafamello25 , se já transcreveu o casamento, não precisa mandar a certidão de nascimento inteiro teor para comprovar a mudança do nome! Se não fez a transcrição, mande a certidão de casamento, não precisa apostilar. Servirá apenas para justificar a mudança de nome.
Não é nada paradoxal. No seu documento RG consta o seu nome e a filiação.
O documento do seu filho é a certidão de nascimento, onde consta o nome dos pais, com data de nascimento, e o nome dos avós. São os mesmos nomes e datas que constam no seu documento RG.
Quando seu filho for fazer o RG dele, é na certidão de nascimento dele que vão se basear para obter essas mesmas informações.
Preciso de sua ajuda para "fechar" os lançamentos que ainda estão em aberto.
Quando teve o Despacho e a Conclusão do processo de sua mãe Cintia (art-1D), Recebido em 14/07, numerado 19.07.2019?
Em outro post você diz "meu processo consta apenas como recebido desde 30.07.2019" (postado 30/10/19). É o mesmo processo acima?
Agora diz que o seu (art-1C) foi Recebido 20/04/20 e recebeu chave de acesso em 29.05.2020, e está também na CRCentrais? Tem o número do seu processo (234xx/20)?
Para o formulário 1C, como meu pai já tem 82 anos (prova de vida), vou reconhecer a assinatura no cartório, a minha pergunta é preciso apostilar esse documento. Obrigada!
E se sua mãe ainda não recebeu o assento, Esse processo que você mencionou no tópico do ACP é o processo de sua mãe como neta. Só recebeu a chave de acesso em 29/05/20, quase 1 ano depois?
Estou na saga de tirar a cidadania da minha mãe (q tem 52 anos), filha de português nato, já falecido. Foi ele quem a registrou. Vou fazer pela ACP de Porto (obrigada @Leticialele por toda a ajuda). O meu objetivo é tirar minha cidadania logo que ela tirar a dela.
Vou providenciar os seguintes documentos para a cidadania da minha mãe:
certidão de nascimento da minha mãe por fotocópia do livro, em inteiro teor e apostilada;
certidão de óbito apostilada do meu avô (acabei tirando antes de saber que não precisava, aí vou enviar já que não consta o óbito dele na certidão de nascimento que solicitei no Civil Online)
cópia simples da certidão de nascimento do meu avô português no Civil Online
Formulário C1, assinatura reconhecida por autenticidade, depois do pgto dos 175 euros.
xerox autenticado do RG da minha mãe, apostilado, emitido há menos de 10 anos;
Está certinho, falta algo?
Outra dúvida: a minha mãe se casou com o meu pai mas já se divorciou. Ela tinha acrescentado o sobrenome dele mas agora já retirou o nome de casada e voltou para o que nasceu (já está o de solteira no RG). Levando em conta que: (i) eu quero tirar a minha cidadania portuguesa logo que a minha mãe conseguir a dela; (ii) o meu pai é brasileiro, está vivo e foi ele que me registrou; já devo enviar a certidão de casamento dela e/ou a certidão de nascimento em inteiro teor (sem ser a por fotocópia)? Isso facilitaria algo para mim? Obrigada!
@padilhamalu , não precisa mandar a certidão de óbito do avô. Não mande documentos além dos necessários.
Depois que o processo de atribuição de sua mãe for concluído, você terá que transcrever o casamento dela com seu pai, antes de pedir a sua atribuição, pois não foi ela a declarante do seu nascimento.
Não precisa homologar o divórcio, basta transcrever o casamento.
Mandar a certidão de casamento agora em nada adiantará. Somente seria necessária se, no RG ou CNH ou passaporte dela o nome ainda estivesse como o de casada.
certidão de nascimento da minha mãe por fotocópia do livro, em inteiro teor e apostilada (eu estava pedindo 2 certidões, a inteiro teor por fotocopia e a normal, mas como o nome da minha mãe está igual no nascimento e no RG vou solicitar só a por fotocopia do livro então, em inteiro teor)
cópia simples da certidão de nascimento do meu avô português no Civil Online
Formulário 1C, assinatura reconhecida por autenticidade, depois do pgto dos 175 euros.
xerox autenticado do RG da minha mãe, apostilado, emitido há menos de 10 anos
Tudo certinho, né?! Pretendo enviar por DHL esse mês para a ACP de Porto. Ansiosa!
Minha sobrinha maior não tem o nome do pai na certidão de nascimento, somente o nome da minha irmã. Teria que fazer alguma declaração como as mães portuguesas fazem quando não foram casadas com o pai? Ou somente a relação típica?
Comentários
Olá galerinha,
Se alguém puder dar um help... Ficarei grata.
Estou no desespero para concluir o processo de cidadania, bem... Eu dei entrada em Tondela na transcrição de Casamento dos meus avós (março/21), acontece que está bem lento lá...
Então estou pensando em prosseguir com a cidadania do meu pai, enviando os documentos para ACP que já me informaram que está um pouco mais rápido (06 meses), para ganhar tempo.
Isso é possível, ou posso ter negado o pedido por falta transcrição ou eles solicitam isso no caminho?
Porque acredito que seria o tempo de concluir em Tondela...
Alguém já fez isso ou pode me orientar...? Please!
Desde já agradeço atenção e ajuda.
@Nandalobao
Escreva em uma folha em branco, o título "Transcrição de casamento", o nome do português, Em andamento na Conservatória de Tondela.
Mande junto no processo do seu pai.
Se quando chegarem na analise já estiver pronto, eles verificam e o processo segue sem problemas. Se não estiver pronto, pode dar uma pequena parada, mas não terá maiores consequências. Seria ótimo se tivesse o número do processo de transcrição para anotar nessa folha, mas pode mandar sem ele mesmo.
Boa tarde, pessoal
Processo de atribuição de filho (1C) enviado via DHL no dia 19/05 e entregue na ACP em 24/05. Hoje, 28/05, recebi o número do processo e chave de acesso para acompanhar o trâmite. Previsão de conclusão para o início de novembro!
Obrigado a todos pelas precisas e inestimáveis contribuições.
Abraços,
@gandalf, assim como o Magno também tomei a liberdade de já preencher a planilha.
@Magnoitalo @fernando9vieira
Não há que pedir permissão para colocar seus dados lá e mantê-los em dia.
Acho ótimo que façam assim e quanto mais gente fizer melhor.
@gandalf muito obrigado!
Você é um anjo aqui... Seguirei dessa forma.
@Nandalobao
As asas aqui estão todas reservadas para a @Leticialele Hehehe
Estou com uma dúvida, processo de pai para filho, a relação de documentos e essa:
Cópia simples da certidão portuguesa do seu pai;
Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação (emitida há menos de 10 anos);
Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros;
Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.
O pai foi declarante no 1° ano de vida, porém, analfabeto, outra pessoa assinou no lugar, podemos ter problema?
O processo e do nosso avô, ele tem 83 anos, precisa enviar a prova de vida junto?
Ola Pessoal!
Sou novo aqui e tenho a seguinte dúvida:
Em vez do RG do pai e da mãe, estaria correto enviar cópias autenticadas (não apostiladas) do passaporte de cada um dos genitores?
Pergunto isto porque não residimos no Brasil e nossos RGs são muito antigos (mais de 10 anos). Com a pandemia, está complicado ir e voltar do Brasil.
Agradeço se puderem informar!
@Lopes_alvs , não importa se o pai era analfabeto, ele foi ao Cartório declarar o nascimento do filho. Quem assinou, o fez a rogo. Não tem problema.
Se mandar o processo para o ACP, sim, precisa mandar prova de vida feita no Consulado.
Se for impossível para ele ir ao Consulado, mande o processo para Tondela. Lá é mais demorado que o ACP, mas não exigem prov de vida.
@Sergio1 , sim, se os passaportes tiverem filiação.
Obrigado, Letícia! Porém, trata-se do registo de um menor de idade (menor de 14 anos). Sendo menor de 14 anos, não há necessidade de apresentar documento de identificação para o registando. Porém, parece ser unânime, neste fórum, de que se deve enviar documentos de identificação dos pais. Portanto, por este método, parece impossível estabelecer a filiação entre mim e meu filho menor de 14 anos, a não ser que eu envie também o documento de identificação do menor, o qual não é necessário, uma vez que ele tem menos de 14 anos. Isto parece ser um tanto paradoxal! Creio estar havendo algum equívoco, ou não?
Mais uma vez, agradeço imensamente se puder esclarecer!
Gente revisando o pedido da minha tia filha:
Cópia simpes da certidão da portuguesa ( emitida pelo consulado de pt no RIo não consegui passar mue cartão pelo civil online)
transcrição de casamento da portuguesa ( mudou de nome quando casou - )
Certidão de nasc. Inteiro teor repográfica apostilada
Certidão de Casamento inteiro teor apostilada ( a requerente mudou o nome quando casou )
xerox autenticada e apostilada da CNH
formulário 1-c reconhecido
xerox do vale postal 175 euros( não tem como pagar no cartão)
ps.: se ela mudou de nome eu boto o nome atual no formulário, não o da certidão ne ?
@Leticialele nos moramos na região de Curitiba, vou tentar fazer no consulado, sabe se e feito aqui da cidade? Caso não consiga existe a prova de vida feita em cartório, esse modelo e aceito também?
@Sergio1 , os documentos dos pais são exigidos pelas Conservatórias.
@rafamello25 , se já transcreveu o casamento, não precisa mandar a certidão de nascimento inteiro teor para comprovar a mudança do nome! Se não fez a transcrição, mande a certidão de casamento, não precisa apostilar. Servirá apenas para justificar a mudança de nome.
Sim, o nome no Formulário deve ser o atual
@Lopes_alvs , sim, pode fazer no Vice Consulado em Curitiba!! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246876/#Comment_246876
@Sergio1
Não é nada paradoxal. No seu documento RG consta o seu nome e a filiação.
O documento do seu filho é a certidão de nascimento, onde consta o nome dos pais, com data de nascimento, e o nome dos avós. São os mesmos nomes e datas que constam no seu documento RG.
Quando seu filho for fazer o RG dele, é na certidão de nascimento dele que vão se basear para obter essas mesmas informações.
Oi gandalf
Vamos ver se eu te ajudo....
@Leticialele Desculpe, tentei localizar o topic de lisboa mas não encontrei pra perguntar. hahahaha
Pode me ajudar a encontrar?
Obrigado mais uma vez
Em outro post você diz "meu processo consta apenas como recebido desde 30.07.2019" (postado 30/10/19). É o mesmo processo acima?
Agora diz que o seu (art-1C) foi Recebido 20/04/20 e recebeu chave de acesso em 29.05.2020, e está também na CRCentrais? Tem o número do seu processo (234xx/20)?
Bom dia, preciso de um auxílio para uma duvida
Para o formulário 1C, como meu pai já tem 82 anos (prova de vida), vou reconhecer a assinatura no cartório, a minha pergunta é preciso apostilar esse documento. Obrigada!
@isabelfontinha , não precisa apostilar o formulário 1C!!
@Leticialele muito obrigada!
@g0ham
Dia 14/07/19 foi um domingo. Fechado. Não pode ter sido recebido nesse dia. Você havia dito que ele havia sido recebido 19/07/19 aqui. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/216513/#Comment_216513
E se sua mãe ainda não recebeu o assento, Esse processo que você mencionou no tópico do ACP é o processo de sua mãe como neta. Só recebeu a chave de acesso em 29/05/20, quase 1 ano depois?
E o outro que "consta como recebido desde 30/07/19"? se você teve essa informação é porque já fazia a consulta naquela época. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209045/#Comment_209045
O processo de sua mãe Cintia deve demorar ainda uns 6 meses para ter o despacho de aprovação.
Pessoal, boa noite!
Estou na saga de tirar a cidadania da minha mãe (q tem 52 anos), filha de português nato, já falecido. Foi ele quem a registrou. Vou fazer pela ACP de Porto (obrigada @Leticialele por toda a ajuda). O meu objetivo é tirar minha cidadania logo que ela tirar a dela.
Vou providenciar os seguintes documentos para a cidadania da minha mãe:
Está certinho, falta algo?
Outra dúvida: a minha mãe se casou com o meu pai mas já se divorciou. Ela tinha acrescentado o sobrenome dele mas agora já retirou o nome de casada e voltou para o que nasceu (já está o de solteira no RG). Levando em conta que: (i) eu quero tirar a minha cidadania portuguesa logo que a minha mãe conseguir a dela; (ii) o meu pai é brasileiro, está vivo e foi ele que me registrou; já devo enviar a certidão de casamento dela e/ou a certidão de nascimento em inteiro teor (sem ser a por fotocópia)? Isso facilitaria algo para mim? Obrigada!
@padilhamalu , não precisa mandar a certidão de óbito do avô. Não mande documentos além dos necessários.
Depois que o processo de atribuição de sua mãe for concluído, você terá que transcrever o casamento dela com seu pai, antes de pedir a sua atribuição, pois não foi ela a declarante do seu nascimento.
Não precisa homologar o divórcio, basta transcrever o casamento.
Mandar a certidão de casamento agora em nada adiantará. Somente seria necessária se, no RG ou CNH ou passaporte dela o nome ainda estivesse como o de casada.
@Leticialele perfeito, muito obrigada!
Então vou enviar esses documentos aqui só:
Tudo certinho, né?! Pretendo enviar por DHL esse mês para a ACP de Porto. Ansiosa!
@padilhamalu , exato! A DHL está levando de 3 a 4 dias para entregar os documentos em Portugal.
Boa sorte!!
@Leticialele poderia me ajudar com uma dúvida?
Minha sobrinha maior não tem o nome do pai na certidão de nascimento, somente o nome da minha irmã. Teria que fazer alguma declaração como as mães portuguesas fazem quando não foram casadas com o pai? Ou somente a relação típica?
obrigada!
@SandraP , se foi sua irmã a declarante, não precisa fazer nada
@Leticialele sim, foi ela. Obrigada!