Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1894895897899900917

Comentários

  • @gandalf que legal essa ferramenta de calcular o Vale Postal, não conhecia.

    Muito obrigado.

  • @gandalf eu já fiz a transcrição de casamento pelo consulado no ano passado.

  • @gandalf Sobre (Calcule o valor do VP no dia para conferir antes de ir ao correio: "http://valorvp.herokuapp.com/index.html"), sempre li aqui no fórum que é recomendável neste caso VP enviar 3 a 5 EUROS a mais por questões de valorização do EURO, isso seria aplicado por conta própria?

  • @Leticialele obrigada

  • gandalfgandalf Member
    editado August 3

    @ManuelFS @rafaeltrouble

    Quando fiz meus processos era só VP e em todos eu sempre mandei um pouco a mais, e algumas vezes foi feito errado e usou esse extra, e nunca tive problema.

    No entanto, se o valor estiver calculado certo ele vem impresso em Euros, e não terá problema. Veja detalhes aqui: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/173469/#Comment_173469"

    Se preferir calcular você mesmo, tem o roteiro. Na maior parte das vezes o problema é causado pelo funcionário que usa uma tabela do dia anterior, há flutuação, e aí fica o valor insuficiente, e devolve tudo.

    Acho que pela experiência anterior, eu ainda colocaria "um valor pra mais". Gasto mais €3 euros, e evito atrasos e nova remessa de €40 euros. Mas seria apenas por hábito (old habits die hard). Não precisa.

  • gandalfgandalf Member

    @Luis Carlos

    Sim, somente seg-sex 9:00 as 5:00 hora de Lisboa. Passa pela revisão de uma pessoa, que lê as observações e age, e por isso tem horário.

    Se pedir pela manhã, geralmente recebe no mesmo dia à tarde. Mas não funciona fim de semana. Receberá segunda-feira cedo.

  • Bom dia pessoal! O meu processo de número 52...../19 aprovado em outubro/19, enviado para Barreiro início de julho .......até agora sem nenhuma novidade!

    Pensei que seguissem como ordem de antiguidade....além da data da aprovação o número do processo...mas tenho visto números de processos posteriores , aprovados na mesma época , finalizados.

    Ansiedade começando a bater!

  • gandalfgandalf Member

    @DCarvalho

    Nesse caso, o mais rápido no momento tem sido Tondela.

  • Bom dia! Meu processo foi finalizado semana passada.

    Como eu consigo meu número de assento? Tenho que ligar lá? Existe alguma maneira on-line?

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @cas_souza , peça uma certidão pelo civil online. Custa 10 euros e você recebe, por email, em até 24h após a confirmação do pagamento


  • @denisebarreira Também estou nesta expectativa e na mesma situação, vendo processos posteriores saindo (sem ser os de menores e os URG). Não é questão da minha nacionalidade "TUGA" exclusivamente, é pelo fato de estar ansioso para começar processos para minhas 3 filhas e duas netas. E isso, pelos acontecimentos nos faz consultar o processo vezes por dia.

  • Oi Pessoal boa tarde

    Uma informação por favor , após a chegada de documentos em exigência na acp quantos dias mais ou menos aparece recebido no site ?

  • Olá, gostaria de uma ajuda.

    Uma tia está começando a fazer o processo, pediu a certidão de Nasc. e não veio a informação do casamento, ela é a requerente. Mas como eu não vi antes, ela acabou apostilando, ela pode pedir a certidão de casamento ou é obrigatório ter na certidão de nasc. a informação do casamento?

    Se ela informar o casamento e pedir novamente uma certidão de Nascimento com casamento averbado não vai precisar pedir a certidão de casamento, correto?

    Aguardo e obg!

  • @MauelFS boa noite, na verdade esse processo é do meu filho, o meu fiz por VNGaia em 2018 e demorou muito para concluir. Mesmo não querendo a ansiedade acaba batendo...ainda mais quando acontece de processos com numeração maior e às vezes aprovados em datas posteriores ao nosso serem aprovados e o nosso continuar parado no aguardo do registro! No nosso caso a expectativa pela conclusão é devido a data do agendamento para a emissão Do cartão cidadão estar se aproximando e sem o registro de nascimento nada poderá ser feito e ficará complicado encontrar nova data.

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @JESSICA BESSA , certamente o casamento não foi averbado à margem do registro de nascimento. Não precisa pedir para fazerem isso. Aproveite a certidão reprográfica. Mande junto uma certidão de casamento inteiro teor para justificar a mudança de nome após o casamento.

  • Bom dia a todos! Para conhecimento sobre envio pela DHL para ACP Porto. Enviei dia 31/07/20 e chegou hoje 04/08/20. ( o prazo era pra dia 07/08) Ia enviar pelos Correios mas lendo aqui no Forum, fiz a escolha certa. Recomendo! Saí de uma Conversão, agora vamos para atribuição dos filhos! Se Deus quiser vai dar tudo certo. Abraços

  • Oi pessoal, bom dia!

    Com grande alegria hoje (04/08/2020)! Finalizou o processo da minha esposa. Foram exatos 364 dias desde que o processo chegou na ACP.

    Mais uma vez agradeço ao pessoal desse fórum, que ajudou demais nas dúvidas, e por mostrar que era possível fazer por conta própria.

    Agora vamos ao próximo passo, transcrição de casamento + atribuição dos meus 2 filhos por Tondela.

    Obrigado!

  • @karenreginato Os consulados só aceitam atender moradores da região? Caramba! Não fazia ideia disso. Meu sogro está aguardando o registro de sua nacionalidade e estava certo de que vinha tirar o cartão cidadão dele aqui em Brasília, onde eu moro. Mas ele mora em Itabuna, na Bahia. Aqui em Brasília ele tem nossa casa para ficar e ainda aproveita a visita. Salvador fica a 7h de distância e ele ainda terá que pagar hotel, se tiver que fazer no consulado de lá.

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @elviswolvie , ele pode usar o endereço de sua casa! Não tem problema!

  • @Leticialele O comprovante de residência não precisa estar no nome dele então?

  • @elviswolvie não sei se todos os consulados, mas já entrei em contato com RJ, Brasília e Porto Alegre. Os três seguem essa diretriz, infelizmente só aceitam comprovantes de água, luz, telefone, correspondência bancária e etc no nome da pessoa, com endereço naquela jurisdição. Não vale qualquer correspondência e não vale aquele doc com firma reconhecida aceito em alguns lugares em que a pessoa cuja conta está no nome coloca aquele textinho "atesto que fulano de tal mora em minha residência". Aceitam apenas em casos como cônjuge e filhos menores.

    Mas talvez seja uma boa ele fazer em Salvador, mesmo com o fato dele ter que ficar em hotel e a chateação da viagem de 7 horas. Pessoal relatou aqui que é um bom consulado, com um bom atendimento.

    O mesmo não pode ser dito do de Porto Alegre (minha jurisdição) onde parecem se esforçar para complicar a vida das pessoas o máximo que eles conseguirem, fora o atendimento que é péssimo.

  • @karenreginato Entendi. Obrigado!

  • @elviswolvie e @Leticialele

    Eu sempre fico aborrecida com o fato que não só muda de um consulado para outro, como dentro do próprio consulado uma pessoa pode dizer algo e outra pessoa dizer uma informação completamente diferente. Tenho evitado ligar. Solicito a informação por email e assim já fica como prova por escrito da informação que passaram, caso incomodem na hora do atendimento.

    O de Brasília liguei, seria bom solicitar a informação por email e ver se aceitariam nesse caso. Por telefone, me disseram que a conta precisava ser no nome e não aceitavam pessoas de outra jurisdição.

    Muito chato isso. :/

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @elviswolvie , @karenreginato , fiz meu agendamento aqui no Rio e não precisei mostrar comprovante de residência!!

    Só um documento de identidade com foto.

    Sugiro que você mande um email para a ouvidoria de lá e diga que seu sogro está morando com você em Brasília, veio de Salvador por causa da pandemia e pergunte o que fazer.

    Eu estava marcada para o dia 12 de maio e mandei um email para o consulado, que me respondeu prontamente e reagendou a data para mim!

  • @elviswolvie , ele é pai da sua esposa . Portanto se ela tiver algum comprovante oficial no nome dela. Acredito que ele provavelmente poderá comprovar pela filiação . Teria que levar o documento dela também . que justificaria o vínculo. Digo isso pq em banco solicitávamos dessa forma também. Tanto filho comprova com documento de pai e vice-versa. Tente. Boa sorte

  • Obrigado, @Leticialele, @karenreginato e @Marisavr . Ainda vai demorar um pouco, o pedido de atribuição é de novembro/19, então provavelmente esperaremos mais uns meses até o registro. Quando chegar mais perto, eu entro em contato com o Setor Consular da Embaixada daqui de Brasília e vamos ver!

  • Boa tarde pessoal,

    Consegui juntar toda documentação necessária para o processo de Atribuição da minha mãe, e vou enviar para o ACP. Queria confirmar com vocês se o endereço no tópico dos "endereços" continua correto:


    "Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto"


    Uma outra dúvida minha é de como faço para acompanhar meu pedido depois que enviá-lo à Portugal. Acredito que seja por aquele site do "justiça.gov" que vi vocês mencionarem aqui, no entanto não sei como deve fazer minha consulta, pois o único número que tenho é do recibo do pagamento por cartão de crédito no formulário 1c.

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator
    editado August 4

    @Matheus_Schueler .o endereço é esse mesmo.

    Mande por DHL, e vá rastreando até a entrega, através do número do "WAY BILL"

    Depois que chegar lá, se, em 4 a 6 semanas você não receber o número do processo e a chave de acesso ao site nacionalidade.jutica.gov.pt , ligue para a Linha de Registos.

  • Entendi @Leticialele, então após o envio é só esperar mesmo que eles mandam um email com a chave de acesso. E caso não mandem eu ligo para lá

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.