Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18938948968988991451

Comentários

  • Bom dia! Meu processo iniciou no dia 09/08/2019 e concluído dia 04/08/2020! ????

    tenho algumas dúvidas que não consegui encontrar na Lupa, se puderem ajudar!

    Eu nasci e moro em SP, posso agendar para tirar meu cartão cidadão e passaporte nos outros consulados (RJ por exemplo) sem problemas?

    é muito demorado? Sei que com a pandemia deve estar..

    estou pensando em tirar em Porto mesmo, é mais fácil? Quanto tempo em média depois de dar entrada lá?


    muito obrigada

  • muito feliz em ver vários processos sendo finalizados, finalmente!!

    aparentemente agora vai andar bem mais rápido, tendo em vista que os processos aprovados entre os meses de junho e janeiro do ano passado tiveram seus registros liberados nos meses de julho e agosto desse ano!

    se continuar nesse ritmo vai ser lindo =)

  • @Caroline Araujo Sim, estão bem rápidos na parte de emissão agora! Tomara que continue nesse ritmo.

    Mas pelo que venho acompanhando eles pararam de aprovar processos, devem estar focados em gerar assento.

  • Verdade @redleh , faz um tempo que ninguem comunica despachos por aqui... Bom, mas é isso, pessoal que ja tava com processo despachado esperou quase um ano pra ter o assento emitido, nada mais justo que os registros de assento estejam sendo priorizados agora hahah

  • Boa tarde pessoal! Estou acompanhando o processo de nacionalidade de minha mãe. Hoje chegou pelo email a chave de acesso para acompanhar o estado do processo e observei que consta o seguinte:

    "Estado do processo 507xx/ 2020 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    MARIA REGINA ALVES DA FONSECA"

    Pórem o primeiro nome dela é MARTA e não Maria. Tenho absoluta certeza que os documentos enviados constavam o nome dela como Marta e não Maria. O que vocês recomendariam fazer? Ligar para a linha de registros? Estou achando que houve algum equívoco deles e preocupado de o processo seguir em frente com esse erro.

  • Boa tarde! Não estou encontrando a planilha. Alguém pode colocar o link aqui?

  • @Marcoshcf , boa tarde, você enviou quando, e por qual via? Acredito que se deve tentar primeiro por fone e caso contrário enviar e-mail ou carta, solicitando corrigir esse pequeno erro. Sorte.

  • @Marcoshcf , pode ter sido erro de digitação, mas pede para ela ligar para lá

  • @Francine Ribeiro Enviei via DHL, saiu daqui dia 22/07 e chegou lá na conservatória no dia 27/07. O email com a chave de acesso (onde tem o nome dela errado) foi enviado hoje mesmo (dia 07/08).

  • @Marcoshcf Sei que é um pouco tenso quando acontece, mas o seu registro sairá pelos documentos enviados. Isso que veio é somente na consulta que ficará errado. Já vi outros assim, e nunca vi algum que não consertasse sozinho e emitisse certo no final.

    Só pra te tranquilizar, ligue na LR algum dia, e peça que verifiquem a divergência no nome da consulta online, e pergunte se você precisa pedir pra consertarem, e onde solicitar isso. Você pode fazer isso em qualquer tempo, mas de preferência antes de aprovarem (80-90 dias do recebimento).

  • CONCLUSÃO...:


    Estado do processo 62XXX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 04/08/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    Datas de referência...:

    02/08/2019 - Documentos recebidos no ACP (DHL - SP)...:

    16/12/2019 - APROVADO...:

    04/08/2020 ´ CONCLUÍDO...


    NOTAS...:

    # 1 - Esse processo mencionado acima não é de minha família...É de um conhecido nosso filho de Pai e Mãe Portugueses...Sabendo que eu vinha fazendo os processos da família...Pediu ajuda para montar o processo dele e do Irmão...Eu apenas conferi a documentação a pedido dele...publico a conclusão aqui para que outros possam usar a informação como referência...**Eu passei o link do Fórum para ele...Mas não sei ao certo se ele se cadastrou...

    Obs:... O processo do Irmão tem inconsistências na documentação...E mesmo com minha orientação para que procedessem à retificação antes de enviar...Decidiram mandar do jeito que estava...Sendo assim...Só me restou indicar que NÃO enviassem para o ACP...!!!

    # 2 - As conclusões publicadas essa semana confirmam MAIS UMA VEZ que APROVAÇÃO e CONCLUSÃO são etapas em que os processos (***)são tratados pelas Conservatórias em "blocos"...Ou "lotes" de processos...Como queiram...

    Quem acompanha o Fórum a um certo tempo e com alguma atenção já sabe disso...

    (***)...Exceto processos tratados com urgência...O que é óbvio...!!!

  • @RodrigoArraiol

    Boa tarde! Estou acompanhando o processo de nacionalidade, como faço para inclui na planilha Arquivo Central do Porto.

    Estado do processo 708XX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    MARCOS PAULO DA SILVA CARVALHO

    Obrigado...

  • editado August 2020

    Sobre a planilha da ACP (data de Numeração)

    Se você não usa a planilha da ACP ignore.

    É notório que as pessoas não sabem quando o processo foi numerado. Quase ninguém liga mais na LR pra perguntar.

    Por esse motivo, estarei trocando na planilha os cálculos. Ao invés da data em que Foi Numerado, usaremos Foi Recebido, que pode ser obtida no AR dos correios ou no Tracking da DHL. Durante esse período de transição, recomento verificar seu registro na planilha e ajustar a coluna se DIFF estiver colorida. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"

    Algumas mudanças foram feitas.

    • as cores estão passando agora para a coluna Recebido, que doravante será usada como referência.
    • uma coluna com a diferença em dias entre RECEBIDO e NUMERADO, com um código de cores.
    • uma coluna com o calculo por RECEBIDO e outra por NUMERADO

    Essa diferença deveria ser entre 3-15 para processos recebidos pelo correio, e 0 para processos numerados no balcão (pess).

    Em breve:

    • será retirada as coluna redundantes NUMERADO e a coluna de diferença, restando apenas RECEBIDO
    • Os lançamentos serão reordenados pela coluna RECEBIDO
    • Lançamentos sem atividade serão removidos da página e lançados em um TAB a parte.

    Acredito que todos ficarão satisfeitos com o novo procedimento.

  • editado August 2020

    @Mpaulo74

    Verifique e corrija os campos que souber, da melhor maneira. Não se preocupe se estiver fora de ordem pq ele será reordenado em breve.

    Forma de pagamento, se foi entregue pessoalmente ou consultado na web, Data de despacho de aprovação. Se quiser anotar em Observações, siga mais ou menos os roteiros a sua volta. É opcional, mas usado quando os registros perdem sincronismo por algum erro de operacao, e para informar sobre transferencias pra outra CRC, urgências, exigências, etc.

    Para sua informação, mais importante que as bolinhas, é a primeira linha do texto que vem logo abaixo delas, onde agora diz que seu processo foi aprovado e aguarda o registo.

    Veja na linha 174, ou clique na letra "B" para selecionar a coluna, Editar, Localizar, Tecle Mpaulo74 na caixa, Procurar.

  • @Francine Ribeiro Sobre o erro no nome, aconteceu também com a minha irmã, ela mandou um email para a ACP, e foi corrigido.

  • @gandalf

    Obrigado pela sua atenção, no meu caso foi dado entrada no Arquivo central do porto no dia 09/09/2019 pela minha sobrinha que na ocasião estava morando em vila nova de Gaia.

    poderia me tirar uma duvida quando sair o assento de nascimento eles informa de que forma via correspondência ou e-mail, pois no meu caso minha sobrinha não reside mais em Gaia.

    minha pergunta é como faço para informar meu e-mail?

  • @Mpaulo74

    Siga acompanhando pelo site, quando todas as bolinhas estiverem da cor verde é porque seu assento estará pronto.

  • @Mpaulo74 , complementando, após todas as bolinhas ficarem verdes, a mensagem que vai aparecer é que o Registo foi criado. Eles mandam uma via, pelos Correios. Só que, às vezes, a correspondência não chega.

    Se você tiver pressa, pode pedir uma certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros. Aqui no Fórum tem todas as instruções necessárias.

  • Boa noite (sou novo no fórum)

    Enviei meu processo de atribuição sexta feira para acp do porto. Uma dúvida, enviei os documentos com clips dentro do envelope da DHL, tem algum problema de não ter colocado os documentos dentro de um envelope com uma etiqueta avisando que o processo é de atribuição?

    Obrigado!!

  • @Mpaulo74

    Exatamente. Eles mandam pelo correio, e você acompanha online quando todas as bolinhas ficam verdes. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

    Para mudança de morada, ligue na LR e pergunte: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/218079/#Comment_218079"

  • editado August 2020

    Sobre a planilha da ACP (data de Numeração) fase-2

    As mudanças já estão em andamento. Verifique se a data de RECEBEU estiver vermelha, indica que a diferença entre as duas datas está muito alem do razoável. Corrija uma ou outra data no seu próprio registro. Se alguma correção de data vier a afetar a ordem do registro, deixe como está e ele será reordenado em breve.

    Em 2 dias a coluna de NUMERADO desaparecerá, e restará somente RECEBIDO. Todos os cálculos já foram modificados para RECEBIDO.

    Em breve:

    • Serão retiradas as coluna NUMERADO e a coluna DIFFerença redundantes, restando apenas RECEBIDO
    • lançamentos sem atividade serão removidos e lançados em um TAB a parte.
    • a planilha da ACP terá um novo URL a ser divulgado oportunamente.

    Algumas mudanças já foram feitas:

    • as cores passaram agora para a coluna RECEBIDO, que doravante será usada como referência.
    • os lançamentos foram reordenados pela coluna RECEBIDO, que a partir de agora é a que importa.
    • uma coluna com a DIFFerença, dias entre RECEBIDO e NUMERADO, tem com um código de cores: vermelho escuro, claro, e cinza.
    • A diferença deveria ser entre 3-15 dias para numerar processos enviados por correio, e 0 para processos numerados no balcão (pess).
  • Olá, pessoal.


    Reuni os documentos para atribuição da minha sogra, filha de mãe portuguesa e restaram duas dúvidas.


    1 - ACP é o melhor local de envio ainda? O prazo mais curto? Vamos enviar nesta semana por DHL

    2 - Gostaria de confirmar se os documentos estão corretos, principalmente a forma do apostilamento. Temos os documentos:

    A - Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica - com averbamento do casamento e mudança de nome - apostilhada com a opção de preposto que apôs a fé pública no documento (reconheceu a firma) - (não sabemos identificar isso no documento mas solicitamos no cartório.

    B - Certidão de Casamento de inteiro teor - Sem apostilamento

    C - Cópia simples do assento de nascimento da mãe dela que é a portuguesa com averbamentos de casamento, mudança de nome e óbito do marido. Pedimos pelo civil online.

    D - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade

    E - Email que chegou o formulário1C

    F - Cópia do RG com firma reconhecida e apostilada. Porém aqui o apostilamento foi preposto feito com a opção de de quem assinou a certidão ou do tradutor público.

    Estão certos?


    Muito obrigada.

  • Boa tarde a todos,

    alguém poderia me dizer se a ACP fecha no mês de agosto em função de férias?

    at, Antônio Véras

  • Oi pessoal, boa noite! Desculpem a minha ignorância, mas estava olhando a planilha e vi que há pessoas que pagaram com cartão de crédito. É possível?

    Não precisa fazer vale postal?

    Outra coisa, ACP do Porto tá mais rápida que a CRC de Tondela?

    Obrigada!!!

  • @ANA_LETICIA , sim, é possível pagar com cartão de crédito.

    Creio que os prazos estão similares nas duas.


  • Obrigada @Leticialele !! Já encontrei o tópico que trata do pagamento com cartão de crédito aqui no Fórum e estou lendo tudo. Bjs

  • Como nenhum correio perto da minha casa faz vale postal, eu vou transferir o dinheiro para um amigo que mora no Porto e lá ele fará o vale postal para mim. Me enviará uma cópia, que eu juntarei aos meus documentos.

    Eu fiz exatamente assim na transcrição de casamento de meus pais em Ponta Delgada e não tive problemas. Vocês acham que no ACP ou em Tondela eu posso ter problemas por o vale postal não ser em meu nome?

    PS: Eu já tinha feito a transferência para esse meu amigo e não consigo cancelar, por isso não vou poder pagar com cartão de crédito... :(

    Obrigada!!

  • editado August 2020

    @ANA_LETICIA

    Ja que vc ja fez a transferencia, pq seu amigo nao paga com o Cartao de Credito dele? Desse jeito ele ja pode colocar seu nome como Requerente na hora de fazer o pagamento e vc ja recebe o Formulario 1-C imediatamente por email, com seu nome de Requerente nele, sem ele precisar mandar recibo algum, ir no correio fazer o Vale Postal, se preocupar com a validade do VP, etc.

  • @Mariana Brandão

    O RG tem que ter menos de 10 anos, e sua sogra menos de 70 anos.

    O normal seria incluir uma copia simples do assento da transcrição de casamento, mas creio que tendo a averbação (em C) será suficiente como localizador.

    B) Se o requerente mudou de nome pelo casamento (geralmente a mulher), enviar a certidão de casamento em inteiro teor, apostilada, para fixação do nome. Novamente, por estar averbada (em A), podem dispensar o apostilamento. Em princípio, todo documento brasileiro tem que ser certificado e apostilado. Somente se a certificação é feita no consulado português dispensa apostila.

    A apostila serve como garantia de que a pessoa que certificou é quem diz ser.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.