Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18968978999019021452

Comentários

  • Olá boa tarde pessoal

    Mandei um processo para ACP em out/19

    Demorou muito para conseguir a chance de acesso

    Qdo finalmente consultei fiquei bem feliz, pois o mesmo está com seis bolinhas verdes

    Aprovado, aguardando registro

    Mas no próprio site tem uma estimativa que eu espero que não seja real

    Para adultos, 24 a 29 meses a conclusão do processo, contando do recebimento ao registro

    Por favor, preciso de uma previsão melhor

    Tudo isso seria por conta da pandemia?

    Devo ligar pra algum lugar?

    Enviar e-mail para outro lugar?

    Agradeço qualquer luz no fim desse túnel.

  • editado August 2020

    @Devani Rosa


    Ligar ou mandar email não vai fazer diferença nenhuma. Ao passo que os registos estão saindo no momento, é possível que o seu saia lá p/ outubro.

  • Natália Medeiros

    Obrigada pela resposta

    Outubro já é bem melhor

    Vou torcer para que se confirme

    Assim que sair informarei aqui


    Abraço

  • Olá pessoal!!

    Me desculpem se a pergunta for repetida, mas dei uma olhada nas ultimas paginas e não vi nada recente a respeito.

    O ACP está recebendo novos processos normalmente?

  • @Devani Rosa esses prazos no site é somente um geral estimado, aparece para todos a mesma coisa.


    @ADRIELAFFONSO Sim, está recebendo processos porém como informado por muitos, a Europa se encontra em período de férias e os atendimentos são limitados, mas tem recepcionado processos sim.

  • @GuilhermeBoseja Obrigado pela resposta!


    Volto a consultar vocês relativo a outra coisa. A certidão do meu pai, de 1948, está com a escrita um pouco difícil de compreender. Juntar aos documentos uma cópia inteiro teor digitada junto com a reprográfica ajudaria ou é desnecessário?


    Valeu!

  • @GuilhermeBoseja

    Obrigado pelo esclarecimento!

    Fiquei mais otimista.

    Abraço

  • @lcvitoria , facilite a vida do Conservador! Se a cópia reprográfica está de difícil leitura, junte uma certidão Inteiro Teor digitada.

  • Meu avô nasceu em Moreira, no Porto. Devo enviar os documentos para transcrição do casamento para a Conservatória do Porto ou posso enviar para outra?

  • Fabio h s Fabio h s Member
    editado August 2020

    Boa tarde !!

    Alguém que deu entrada na ACP e foi transferido para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer e só esta aguardando o registro ? pois o meu foi recebido em junho de 2019 na ACP e foi transferido em maio deste ano para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer e até agora nada de registro .


    ALGUÉM NA MESMA SITUAÇÃO ??

  • @todos

    "Trancar" a planilha é um recurso extremo. Tem que manter um balanço entre segurança e liberdade.

    Mas eu segui parcialmente a idéia do @Henrique , mesmo porque não foi apenas um erro acidental, nem a restauração foi simples.

    A boa notícia é que a planilha está restaurada.

    A má notícia é que se alguém fez alterações entre 12 e 14 de agosto, elas foram perdidas e terão que ser refeitas.


    Havia múltiplas perdas de sincronização entre as colunas, e não foi possível apenas reverter o erro. Foi necessária uma restauração. O usuário em questão foi identificado, mas não frequenta esse fórum, e não há muito o que fazer sem tomar medidas mais radicais.

    A planilha, opera a nível de linhas inteiras, e não causa maiores problemas. Pode inserir ou deletar linhas, e a planilha se mantém intacta.

    Em 3 momentos distintos, pessoas fizeram coisas difíceis de desfazer:

    1. incluiram registros célula por célula, deslocando as células restantes, uma coluna por vez.
    2. Como naquele momento a pessoa não ia incluir nada em Observações, nem datas de Despacho e Concluído, para essas não houve inserção de células, causando o desalinhamento inicial.
    3. Mais tarde, alguém mais esperto ainda, reordenou uma região da planilha; Não toda ela, mas parcialmente, somente uma certa área e algumas colunas. Aí ficou irremediavelmente perdida, e foi restaurada do backup.

    Eu me aborreci bastante, porque sei que essas ações são advindas de grupos de facebook (geralmente pagos) que anunciam a planilha aos clientes como parte de seu portfólio. Isso em si não é um problema, mas o mau uso é. Eu gastei bem mais de 6h (trabalho voluntário) pra recuperar dessa vez. Foram 3X somente nas ultimas 4 semanas. A maioria quase ninguém percebeu quando a intervenção foi rápida, mas se tornou evidente quando eu demorei a consertar.

    Não quero que isso desestimule as pessoas e as faça não utilizar a planilha. É uma ótima ferramenta, se for bem usada. Dá uma perspectiva geral que nenhuma outra tem. A pessoa percebeu que cometeu um erro? SEM PROBLEMA. Tem uma setinha no canto esquerdo que desfaz as últimas ações do próprio usuário uma por uma. Também teclando Ctrl-Z é o atalho de teclado (Cmd-Z no Mac).

    Quanto aos erros intencionais, como foram esses, somente mudando toda a maneira de lidar com os dados da planilha. Vamos esperar que não suceda de novo, para não ter que radicalizar.


  • Boa tarde

    Só para informação:

    O processo iniciado na ACP PORTO, transferido e finalizado na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras.

    Conforme descrição: ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 20/07/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Chegou o assento na residência da minha tia em 14 de agosto, via correios.

    * Agora aguardo a numeração do registro da minha mãe, que da ACP PORTO, foi para Barreiro. ( processo realizado junto com minha tia, aguardar com paciência).

  • @gandalf , tenho percebido que muita gente anda entrando no fórum em busca de informações e dúvidas que serão "vendidas" a eventuais clientes.

    Contra a falta de caráter dessas pessoas, não há o que fazer, apenas torcer para que caiam em si e não fiquem abusando da boa vontade dos outros.

    O Fórum é de grande valia para muitos, que conseguem, sem serem enganados, sua cidadania montando seus próprios processos.

    Eu tento ajudar porque aprendi muito aqui e quero retribuir.

    Parabéns pelo trabalho com a planilha! Não desanimemos!!

  • @Leticialele

    Obrigado pelo incentivo.

    Eu postei a mensagem depois de gastar a noite toda pra recuperar a planilha tentando o mínimo de perda possível. Por isso a mensagem saiu um pouco dura, refletindo minha frustração, não com os usuários do fórum que sempre mostraram grande apreço pelo trabalho voluntário, mas pelo aspecto intencional do mal feito.

    Certamente também foi a frustração de muitos.

    Eu sabia que seria difícil, e deixei para o final de semana por esse motivo. Teremos que ter alguma coisa mais se quisermos a sobrevivência da planilha, que não pode exigir tanto esforço.

  • editado August 2020

    @Everton Costa

    Parabéns pela aprovação. Agora é só esperar e correr pro abraço.

    Sinceramente eu não tinha assim tanta certeza de que passaria, porque a lei exige que o documento seja firmado pela mãe. Por isso eu blefei um pouco no texto que lhe mandei, dizendo que tinha muitos outros documentos. Você usou a frase "há plena documentação dos fatos descritos que pode eventualmente ser arrolada"?

    Fico feliz que tudo tenha dado certo.

    Se quiser preencher seus dados na planilha, seria em seu benefício para acompanhar o andamento e saber se está indo dentro do esperado, com algum "tempo adicional" em relação aos seus "vizinhos", pela exigência satisfeita.

  • editado August 2020

    @LuizFerrao

    Entendo sua frustração, mas seu caso e de vários outros naquela data se tornou um caso delicado e demorado, não por sua culpa.

    Eles têm que fazer as verificações deles, e na perspectiva deles, tendo sido aprovado em menos de 4 meses, saiu da alçada do IRN, e passou para a alçada da auditoria e do cartório civil para o assento. Para você a perspectiva é do tempo total esperado, claro.

    Veja que vários processos de Albergaria-a-velha saíram a partir de 08/07. Tenha bom ânimo que sairá a qualquer instante. :-)

    P.S. pus uma nota em Obs na sua planilha, para caracterizar que está ativo e não é mero abandono do registro.

  • Tudo de bom a todos do fórum, assim como o Fábio acima, minha filha esta com processo na Conservatória de Alenquer, e declaro aqui no Fórum ser muito frustrante ver processos com numeração tão superior a dela e não ver o seu registro criado. Será que alguém poderia me dar alguma ideia do que é possível fazer? se talvez uma reclamação por exemplo?! Caso isso seja possível poderiam me ajudar? Confesso estar um pouco decepcionado com a ordem dos fatos para com os processos. Imagina algo mais.

  • Imaginei

  • editado August 2020

    @Devani Rosa @Fabio h s

    Quer uma luz no fim do túnel? Inclua seu registro na planilha e acompanhe por lá quando você deve esperar uma resposta, quando seus vizinhos estão sendo concluídos, e coisas assim. Abra uma linha nova na sua data correspondente do AR do correio ou tracking DHL e ponha seus dados nela.

    Sua previsão atual em processamento normal é Novembro/2020. Vai lá. Diminui muito sua angústia.

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"

    Se você escrever os dados aqui eu inicio o registro pra voce. 1 linha:

    Devani Rosa (marido); enviado por [DHL | correio | pessoalmente] em xx/xx/19; recebido na ACP em xx/10/19; pago por C.Cred; Recebeu Despacho de aprovação em XX/XX/20; aguarda registo.

  • editado August 2020

    @Chris Brito

    Parece que após recuperação da planilha os dados de sua filha voltaram ao normal. Infelizmente tem acontecido mais do que eu gostaria, mas não tem sido um erro acidental, ou de má fé, ou alguém que acha que entende, e reordena seções da planilha.

    Prefiro crer que é incompetência de um ou dois, do que má fé. Poderia ser feita outra abordagem, impedindo operações em bloco, permitindo assim somente a visualização dos dados em bloco, mas atualização registro-a-registro.

    Eu prefiro crer que a maciça maioria busca fazer o bem, e não deve ser penalizada por causa de um ou dois mal educados. Um exemplo clássico disso é o quebra-molas. Por causa de uma pessoa que anda em alta velocidade, todas as pessoas de bem passam a ser obrigadas a parar e arrancar em cada quebra-molas do caminho. Inclusive as que nunca excederam a velocidade. Não é justo.

    Se fizer assim, no final acaba ficando pior pra todo mundo.

    Eu ja mencionei que odeio quebra-molas por isso? :-)

  • @lcvitoria

    Como é um documento "extra" (não requerido), não precisa apostilar, apenas a certidão em digitada (inteiro teor) certificada.

    Verifique, leia e releia, pra ter certeza de que todos os dados estão corretos, e você não está introduzindo uma divergência nova de datas e nomes ao fazê-lo (em relação a outros documentos enviados). Principalmente por estar ilegível.

  • redlehredleh Member
    editado August 2020

    @gandalf Parabéns pelo seu trabalho, a planilha tem um valor enorme.

    Eu gostaria de dar uma sugestão para tentar diminuir os acidentes que o pessoal anda fazendo. O Google Sheet tem uma opção de mostrar um aviso "Você está tentando editar uma parte da página que não deve ser alterada acidentalmente. Editar mesmo assim?" quando alguem faz uma alteração na pagina inteira ou no "range" restrito criado pelo administrador da planilha.

    A sugestão seria criar esse aviso nas colunas sensíveis da sheet principal. Aqui tem as instruções de como ativar esse aviso:


  • @gandalf @Leticialele

    valeu pelas respostas! por preciosismo eu até iria apostilar, mas pelo visto é desnecessário mesmo. mas vou conferir tudo... espero enviar documentação no máximo em setembro. apoio do fórum é sensacional, valeu mesmo :)

  • @redleh

    Vou dar uma olhada.

    mas nesse caso a pessoa que fez certamente teria mandado seguir em frente, com aviso ou sem ele.

    A pessoa ignorou a linha amarela e a linha vermelha que delimitavam os lançamentos completos e os não completos, criou um filtro, e mandou reordenar dentro do range selecionado pelo filtro. Quando a pessoa não tem ideia do dano que está fazendo, não há alerta que o segure, porque ele está agindo como se fosse numa planilha pessoal dele.

    Eu ja criei o TAB de "Copia-dinâmica-para-filtros" para tentar reduzir o problema, e quando vejo qualquer tentativa de criar filtros no TAB principal, removo sumariamente.

    Eu uso campos protegidos para evitar que alguém danifique formulas por exemplo. Nunca fiz esse estilo que voce apresenta.

    Já havia bloqueado a funcionalidade de mover linhas por esse motivo. Melhorou muito, mas parece que não foi suficiente.

    Nossa, eu acho que essa recuperação de hoje mexeu com meus nervos... Eu estou assoprando fogo em cada post que escrevo. LOL

  • @redleh

    Obrigado pela contribuição.

    Vamos experimentar assim com sua sugestão ligeiramente adaptada, e ver o que acontece. Mas o checkbox de desabilitar o aviso por 5 minutos ja causa dano suficiente.

    Eu sinto que instalei um quebra-molas, e quero minimizar essa sensação. Quem corria vai continuar correndo e fazendo danos. E todos ficarão ligeiramente aborrecidos no dia-a-dia com a existência dele. Tentei fazer seu uso o mais transparente possível com uma falsa coluna-F que não pode ser resized.

    O meu problema seria melhor resolvido se pudesse desabilitar as funcionalidades:

    • inserir células e deslocar
    • classificar intervalo

    Mais que isso, teria que recorrer a outras medidas mais drásticas e provavelmente recorrer a forms, que considerei, mas não achei que vale o esforço de implementação pra tão poucos itens.

  • editado August 2020

    @gandalf Não esmoreça, a planilha é extremamente importante e útil.

    Se for preciso tomar medidas mais drásticas, eu lembro qdo meu pai estava fazendo a "convolação" tb tinha uma planilha e para acessar ou modificá-la, vc precisava fazer um registro e se logar com um endereço do Gmail. Portanto, a planilha era aberta so para quem o Admin liberasse (todos eram aqui do Forum) e não havia mudanças anônimas. Assim, quem fez a mudança nao so era facilmente identificado, como tb poderia ser banido caso ficasse "provada" a má intenção.

  • Bom dia pessoal!

    É com grande satisfação que informo a conclusão do processo de atribuição do meu filho! Demorou mas finalmente mais uma etapa vencida!

    Processo 51..../2019

    Enviado para Porto em Jun/19

    Aprovado em: Out/19

    Enviado para Barreiro em : 03/07/20

    Concluído em: 12/08/20

    Agradeço imensamente a todos que contribuíram e ajudaram com as informações postadas no fórum! Informações sempre muito esclarecedoras que me possibilitaram a realização dos processos (meu e de meu filho).

    Confesso que a princípio achei que não conseguiria, porém, o que a princípio parecia "difícil" , tornou-se "fácil" a medida em que eu avançava e buscava orientações e esclarecimentos às minhas dúvidas!

    Muito obrigada a todos ! Obrigada pelo comprometimento, pela seriedade, obrigada por disponibilizarem o tempo de vocês em ajudar as pessoas!

    Obs: ainda não atualizei a planilha ( fiquei com receio de errar)

  • editado August 2020

    @denisebarreira

    Parabéns por mais uma etapa concluída.

    Não precisa ter medo de errar. Se errar basta teclar ctrl-Z e desfazer as acões que causaram o erro, uma de cada vez. Só não pode deixar pra depois e encerrar sua sessão sem desfazer.

    Eu vou incluir lá em seu nome (linha 215, por enquanto). Por favor confira os dados, e corrija se não foi pago por C.Credito.

  • editado August 2020

    @Leticialele Eu tentei entrar pelo consulado e nao aceitaram meu pedido. No consulado pedem a inteiro teor apostilada e tambem a digitada e apostilada. Quando fui enviar o meu pedido coloqui a digitada em anexo pois nao custava nada eu ajudar os outros e tambem agilizar meu processo. Sera que o apostilamento foi necessario mesmo? Ou eu poderia ter enviado ela simples mesmo? Aqui em BH a copia apostilada custa 170 reais, muito caro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.