@JCCS, mesmo com o custo de envio de SP pra SC, e de SC de volta pra SP você acha que vale mais a pena (mandar pra SC para apostilar)? Pode dar mais detalhes pra gente, por favor? Realmente é caro demais aqui em São Paulo...!
Só para comparar, lá em Portugal eu paguei 20 euros por uma certidão de nascimento e 11 euros pra apostilar!
Escrivaninha de Paz do Saco dos Limões A/C Sergio Natividade Rua João Motta Espezim, 47 Saco dos Limões, Florianópolis/SC 88045-400
Só entrar no site dos correios e calcular quanto fica o envio. Posso dizer que quando fiz os processos de nacionalidade mandei para MG apostilar (época em que apostilamento em MG ainda era barato), aqui em SP teria gasto uns R$ 450, enviei para lá e pedi para mandar de volta por sedex 10, não gastei R$ 200 com tudo. Tudo vai depender de quantos documentos tem pra apostilar.
Obrigado pelas respostas, estou indo hoje apostilar a certidão de nascimento e autenticar e apostilar a cópia da identidade da minha esposa. Vou preencher o formulário 1-C e confirmar se está tudo certo A identidade da minha esposa (já que é ela que está solicitando) a data de emissão da identidade é de 2013.
@Eneida Melo você havia questionado: "Conseguimos a certidão de batismo, mas não tem assinatura da minha avó. Teria que pedir uma cópia reprográfica? As Igrejas fornecem reprográficas?"; acredito que não haja mesmo assinatura dos progenitores nas certidões de Batismo somente a do padre, alguém mais experiente por favor me corrija se estiver enganada. Eu tive de solicitar a certidão de Batismo de um bisavô e eles entregaram digitada, essa questão da reprográfica teria de confirmar com a Curia que você contatou.
Você viu se sua mãe se casou na menoridade? A gente descobre maravilhas nos desarquivamentos de casamentos... se fosse o caso você teria uma autorização assinada pelos pais...
Finalmente meu processo se movimentou, saiu de status 1 pra 4. Só que tem gente com numeração 2 dias depois do meu que já tá em despacho, qual a explicação?
Pessoal, fiquei até emocionado com a movimentação do status, que nem me dei conta de ler tudo que estava registrado. Logo abaixo do status está assim:
"O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."
ou devo ligar pra Linha Registos (+351) 211 950 500? Completamente perdido agora pessoal! Tive todo cuidado do mundo pra verificar tudo que era necessário.
A caligrafia e precisão da escrita na certidão de meu avô é de dar inveja a qualquer calígrafo. Feito com pena de pato. O padre era fluente em (pelo menos) latim (pra celebrar as missas), português, e francês. Uma vila de 30 casas, ele nunca imaginou que alguém iria buscar e ler os registros 130 anos depois, mas fez. Um primor.
"...E para constar, lavrei em duplicados esse assunto, que depois de lido e conferido, perante os padrinhos que comigo assignaram. Era est supra." e seguem-se as assinaturas dos 2 padrinhos e do pároco Daniel Antônio d'Azevedo e Mello. E em outra diz: "...não assignaram por não saberem escrever. Era est supra." e nesse caso assina somente o pároco.
Os registros históricos antigos, a assinatura do padre tem tanto valor como a da própria pessoa, mesmo porque poucos sabiam ler/escrever. A cópia reprográfica é obtida junto ao arquivo distrital daquela freguesia. Eles mandam pelo correio.
@pprado, não adianta ligar para o ACP, eles não atendem! Ligue para a Linha de Registos (+351) 211 950 500, opção 1 e opção 1. Ligue entre 5 da manhã e 1 da tarde, horário de Brasília. São 4 horas a menos que em Portugal. Tente falar com jeito com a atendente, pedindo para ela verificar qual a exigência.
@pprado, foi preciso transcrever o casamento? Você está pedindo a atribuição por seu pai ou sua mãe? Quem registrou você? Se sua mãe é a portuguesa ou se ambos os pais são portugueses, a transcrição de casamento é obrigatória. Havia alguma divergência de nomes?
@Liane Alegria, o processo eh do meu avô. Ele é filho de português com uma brasileira, casados no brasil.
Meu avô nasceu em 1937 no Brasil e por ter mais de 70 anos enviei:
1) Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do pai dele; 2) Cópia de inteiro teor reprográfica da certidão de nascimento do meu avô apostilada; 3) Cópia do RG do meu avô apostilada; (RG com menos de 10 anos de emissão) 4) Formulário 1C preenchido e sendo assinado em cartório com reconhecimento de autenticidade; 5) Prova de vida emitida pelo Consulado do Rio de Janeiro.
O que mais eles querem?
Os documentos foram enviados no dia 07/06/2019, um dia depois de pegar a prova de vida, e foram recebidos em Portugal no dia 18/06/2019.
@pprado, a certidão de nascimento de seu bisavô já estava informatizada? Se não estava, tem que pedir uma certidão narrativa certificada. Ou talvez queiram algum documento (certidão de casamento ou de óbito) do seu bisavô para fixar o nome, pois nas certidões de batismo só constava o primeiro nome!
@pprado Faltou voce dizer se o pai dele (seu bisavô) foi o declarante na certidão. Se voce tirou copia dos documentos que enviou, releia e procure por divergencias de nomes e datas nos documentos enviados. Eles teem olho clinico e vão direto em cima de detalhes que as vezes nos escapam.
O melhor é ligar cedo, falar na LR e eles leem pra voce o que o Conservador pediu. Peça pra repetir se não entender. As ligações, quando completam, estão levando mais de 1:30h, as vezes cai depois disso e tem que reiniciar, por isso ligue cedo, entre 5 e 7 da manha. Tem muita gente aguardando no backlog.
@gandalf, hoje liguei às 6h e aguardei "só" 40 minutos!! Soube que a chave de acesso está levando quase 2 meses para ser emitida. Numeração, uns 25 dias!
@gandalf, meu bisavô foi o declarante da certidão do meu avô, onde se declarava português.
@Liane Alegria, como sei se a certidão de nascimento do meu bisavô está informatizada? Eu consegui uma cópia via CRC de Tarouca, passei o nome, data de nascimento e os pais e me retornaram uma cópia, que através dela descobri o número do assento. Meu bisavô se chamava Avelino Fernandes e é esse o nome que consta no assento.
Comentários
Só para comparar, lá em Portugal eu paguei 20 euros por uma certidão de nascimento e 11 euros pra apostilar!
Escrivaninha de Paz do Saco dos Limões
A/C Sergio Natividade
Rua João Motta Espezim, 47
Saco dos Limões, Florianópolis/SC
88045-400
Só entrar no site dos correios e calcular quanto fica o envio.
Posso dizer que quando fiz os processos de nacionalidade mandei para MG apostilar (época em que apostilamento em MG ainda era barato), aqui em SP teria gasto uns R$ 450, enviei para lá e pedi para mandar de volta por sedex 10, não gastei R$ 200 com tudo. Tudo vai depender de quantos documentos tem pra apostilar.
De nada @Dricamota!
Como sempre, a decisão de mandar é sua. Muita gente faz isso ha algum tempo (mais de um ano).
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13272/apostilamento-valor-cartorio
Não sabia dessa, e nunca tinha pensado nisso, dá pra economizar legal.
Obrigado pelas respostas, estou indo hoje apostilar a certidão de nascimento e autenticar e apostilar a cópia da identidade da minha esposa.
Vou preencher o formulário 1-C e confirmar se está tudo certo
A identidade da minha esposa (já que é ela que está solicitando) a data de emissão da identidade é de 2013.
Você viu se sua mãe se casou na menoridade? A gente descobre maravilhas nos desarquivamentos de casamentos... se fosse o caso você teria uma autorização assinada pelos pais...
Abraço
"O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."
O que que eu faço? Não fui notificado de nada!
https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
A caligrafia e precisão da escrita na certidão de meu avô é de dar inveja a qualquer calígrafo. Feito com pena de pato.
O padre era fluente em (pelo menos) latim (pra celebrar as missas), português, e francês. Uma vila de 30 casas, ele nunca imaginou que alguém iria buscar e ler os registros 130 anos depois, mas fez. Um primor.
"...E para constar, lavrei em duplicados esse assunto, que depois de lido e conferido, perante os padrinhos que comigo assignaram. Era est supra." e seguem-se as assinaturas dos 2 padrinhos e do pároco Daniel Antônio d'Azevedo e Mello.
E em outra diz: "...não assignaram por não saberem escrever. Era est supra." e nesse caso assina somente o pároco.
Os registros históricos antigos, a assinatura do padre tem tanto valor como a da própria pessoa, mesmo porque poucos sabiam ler/escrever. A cópia reprográfica é obtida junto ao arquivo distrital daquela freguesia. Eles mandam pelo correio.
Ligue entre 5 da manhã e 1 da tarde, horário de Brasília. São 4 horas a menos que em Portugal.
Tente falar com jeito com a atendente, pedindo para ela verificar qual a exigência.
Meu avô nasceu em 1937 no Brasil e por ter mais de 70 anos enviei:
1) Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do pai dele;
2) Cópia de inteiro teor reprográfica da certidão de nascimento do meu avô apostilada;
3) Cópia do RG do meu avô apostilada; (RG com menos de 10 anos de emissão)
4) Formulário 1C preenchido e sendo assinado em cartório com reconhecimento de autenticidade;
5) Prova de vida emitida pelo Consulado do Rio de Janeiro.
O que mais eles querem?
Os documentos foram enviados no dia 07/06/2019, um dia depois de pegar a prova de vida, e foram recebidos em Portugal no dia 18/06/2019.
[]'s
Ou talvez queiram algum documento (certidão de casamento ou de óbito) do seu bisavô para fixar o nome, pois nas certidões de batismo só constava o primeiro nome!
Faltou voce dizer se o pai dele (seu bisavô) foi o declarante na certidão.
Se voce tirou copia dos documentos que enviou, releia e procure por divergencias de nomes e datas nos documentos enviados.
Eles teem olho clinico e vão direto em cima de detalhes que as vezes nos escapam.
O melhor é ligar cedo, falar na LR e eles leem pra voce o que o Conservador pediu. Peça pra repetir se não entender.
As ligações, quando completam, estão levando mais de 1:30h, as vezes cai depois disso e tem que reiniciar, por isso ligue cedo, entre 5 e 7 da manha. Tem muita gente aguardando no backlog.
@Liane Alegria, como sei se a certidão de nascimento do meu bisavô está informatizada?
Eu consegui uma cópia via CRC de Tarouca, passei o nome, data de nascimento e os pais e me retornaram uma cópia, que através dela descobri o número do assento. Meu bisavô se chamava Avelino Fernandes e é esse o nome que consta no assento.