@Luizadias, o prazo legal é de 20 dias úteis e, em geral, as conservatórias já concedem mais 30 dias úteis adicionais totalizando 50 dias úteis. Na prática os processos são indeferidos e arquivados após 6 meses sem manifestação do interessado. Você recebe o ofício contendo as informações do que está sendo solicitado pelos correios.
Bom dia, tenho duas filhas, uma maior e outra menor. Enviamos por correio para o ACP o pedido de cidadania da filha maior de idade no dia 28/08/201, até hoje permanece na etapa 1, e ainda não foi numerado. Enviamos o pedido de cidadania da minha filha menor para a Conservatória de Tondela no dia 18/09/2019 e o processo já está na etapa 6. Fico em dúvida se não deveria ter enviado os dois processos para a Conservatória de Tondela. Acho que o ACP está sobrecarregado de pedidos e não está dando conta. Será que podemos enviar um novo pedido de cidadania da filha maior de idade para a Conservatória de Tondela, visto que ainda não foi numerado no ACP?
@jbsergio, o processo da menor está na etapa 6 em Tondela pelo simples fato de Tondela dar prioridade a processos de menores de idade. Leia o tópico de Tondela, tem foristas relatando que por lá os processos também estão atrasados. Veja esse relato, data bem próxima da sua e nem numerado foi ainda http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/208422/#Comment_208422
Pessoal, só para atualizar! Como eu havia informado antes, o processo do meu filho de número 521XX/2019, data estimada de numeração 01/07, tinha ido para bolinha 2. Verifiquei isso no dia 17/10. Hoje, dia 21/10, eu entrei no site e as bolinhas de 1 a 5 estão verdes, a bolinha 6 está branca e a bolinha 7 está marrom, com o texto abaixo dizendo: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Tal como aconteceu com nosso amigo @PedroGaspar
Olá @Dricamota, eu atualizei os seus dados na planilha ("Michael Mota (filho @dricamota)", certo?), para despacho como o meu, OK? Se tiver alguma coisa para complementar, coloca lá, por favor!
Bom dia, o processo da minha sogra foi para a bolinha 2 hj ...proc 55xxx/19 Cleide de Freitas, encaminhado 25/06 e numerado 22/07!! Finalmente andou!!!
O meu processo 503XX/2019 foi para bolinha 2 dia 15/10 e até agora continua na bolinha 2. Estou vendo processos de número 52XXX/2019 irem para despacho e o meu nada. Será que caiu em exigência ?
Desculpe a demora em responder. Não enviamos o assento português do meu bisavô. Enviamos a da minha bisavó e a certidão de casamento deles. Acredito que tenham tirado o nome do trisavô da certidão de casamento, que já estava informatizada (mandamos uma impressão simples) e possui esse dado.
Olá, os processos de vocês foram para menores de idade? pois o da minha irmã tem a numeração 52xxx/19 e foi recebido na mesma época (porém ela não é menor) vocês acham que vale a pena dar uma ligada lá?
@Gregory, não, o meu processo foi para mim mesmo, já tenho 42 anos, mas, eu entreguei pessoalmente no ACP, não sei se isso tem alguma diferença na prioridade. Acho que não vale a pena ligar ainda, eles começaram a mexer nessa leva de processos agora, logo mais deve sair alguma resposta do da sua irmã também.
Boa tarde a todos. Alguém poderia me informar os documentos que eu preciso pra tirar minha cidadania ? Meu avô é português e meu pai já tem a cidadania por atribuição. Obrigado a todos
@Pedro Henrique Silva, O seu caso é bem parecido com o meu, meu avô paterno nasceu em Portugal e meu pai adquiriu a nacionalidade portuguesa por atribuição, e eu dei entrada na minha nacionalidade em julho e ela acabou de ser aprovada (mas ainda não foi registrada). Veja aqui nesse tópico onde confirmei com o pessoal a documentação e os passos necessários: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15287/
Outra pergunta relativa ao processo da minha mãe, que ainda estamos reunindo a documentação: na época em que ela nasceu, o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil. A reprográfica da certidão de nascimento diz Distrito Federal, mas o RG diz Rio de Janeiro. Dá problema, tem que mandar carta explicando, ou eles já sabem dessa informação e não precisamos nos preocupar?
Ainda tem um documento de escola onde diz Estado da Guanabara, mas como não tem assinatura da minha avó, não vamos enviar.
Olá pessoal, venho aqui informar que a ACP voltou a concluir os processos. Hoje o sistema me informou que meu processo havia terminado, liguei na ACP e já peguei o meu número de registro e de meu irmão. MAIS DOIS TUGAS!!! Já atualizei a planilha.
Quero agradecer a todos pelas informações que obtive durante essa minha jornada: ao total foram 3 atribuições e 2 transcrições e agora vou para a última transcrição de casamento, a minha.
@PedroGaspar Muito obrigado!!! Sabe me dizer se mesmo meu pai sendo o declarante na minha certidão vou precisar transcrever o casamento dele ? Li q se o declarante fosse o português não era necessário transcrever o casamento
@Pedro Henrique Silva, sinceramente não sei dizer, talvez algum outro usuário mais experiente aqui do fórum possa responder essa dúvida com mais certeza. A minha primeira tentativa foi via Consulado de SP, e na ocasião o casamento do meu pai não estava transcrito e eles negaram o meu pedido de nacionalidade (por esse motivo e por causa da diferença do sobrenome do meu avô na minha certidão de nascimento brasileira). Depois disso o meu pai transcreveu o casamento dele em Portugal e quando fiz a solicitação da minha nacionalidade ele já constava como casado em Portugal também. Mas, nesse meio tempo entrei em contato com uma advogada que atende Portugal e Brasil, e ela disse exatamente isso que você leu, que se o pai, português, é o declarante do nascimento na certidão brasileira (também é o meu caso), nem há necessidade da transcrição do casamento. Mas como disse, não posso botar minha mão no fogo pra te afirmar isso, porque no meu caso a transcrição já estava feita.
Comentários
Você recebe o ofício contendo as informações do que está sendo solicitado pelos correios.
Obs: estou em Joinville (Santa Catarina)
Será que podemos enviar um novo pedido de cidadania da filha maior de idade para a Conservatória de Tondela, visto que ainda não foi numerado no ACP?
Veja esse relato, data bem próxima da sua e nem numerado foi ainda http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/208422/#Comment_208422
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/
Desculpe a demora em responder. Não enviamos o assento português do meu bisavô. Enviamos a da minha bisavó e a certidão de casamento deles. Acredito que tenham tirado o nome do trisavô da certidão de casamento, que já estava informatizada (mandamos uma impressão simples) e possui esse dado.
Conseguimos a certidão de batismo, mas não tem assinatura da minha avó. Teria que pedir uma cópia reprográfica? As Igrejas fornecem reprográficas?
@PedroGaspar
Olá, os processos de vocês foram para menores de idade? pois o da minha irmã tem a numeração 52xxx/19 e foi recebido na mesma época (porém ela não é menor) vocês acham que vale a pena dar uma ligada lá?
Alguém poderia me informar os documentos que eu preciso pra tirar minha cidadania ?
Meu avô é português e meu pai já tem a cidadania por atribuição.
Obrigado a todos
- Gabriel Schneider
- Daniel Schneider
certo?
Posso atualizar a planilha dos dois colocando como Despacho hoje?
O seu caso é bem parecido com o meu, meu avô paterno nasceu em Portugal e meu pai adquiriu a nacionalidade portuguesa por atribuição, e eu dei entrada na minha nacionalidade em julho e ela acabou de ser aprovada (mas ainda não foi registrada).
Veja aqui nesse tópico onde confirmei com o pessoal a documentação e os passos necessários:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15287/
Ainda tem um documento de escola onde diz Estado da Guanabara, mas como não tem assinatura da minha avó, não vamos enviar.
Hoje o sistema me informou que meu processo havia terminado, liguei na ACP e já peguei o meu número de registro e de meu irmão. MAIS DOIS TUGAS!!!
Já atualizei a planilha.
Quero agradecer a todos pelas informações que obtive durante essa minha jornada: ao total foram 3 atribuições e 2 transcrições e agora vou para a última transcrição de casamento, a minha.
Muito obrigado mesmo de coração!
Sabe me dizer se mesmo meu pai sendo o declarante na minha certidão vou precisar transcrever o casamento dele ?
Li q se o declarante fosse o português não era necessário transcrever o casamento
A minha primeira tentativa foi via Consulado de SP, e na ocasião o casamento do meu pai não estava transcrito e eles negaram o meu pedido de nacionalidade (por esse motivo e por causa da diferença do sobrenome do meu avô na minha certidão de nascimento brasileira).
Depois disso o meu pai transcreveu o casamento dele em Portugal e quando fiz a solicitação da minha nacionalidade ele já constava como casado em Portugal também.
Mas, nesse meio tempo entrei em contato com uma advogada que atende Portugal e Brasil, e ela disse exatamente isso que você leu, que se o pai, português, é o declarante do nascimento na certidão brasileira (também é o meu caso), nem há necessidade da transcrição do casamento.
Mas como disse, não posso botar minha mão no fogo pra te afirmar isso, porque no meu caso a transcrição já estava feita.