@PedroGaspar, qual é o número do seu processo? O meu é 503XX, e está na bolinha 2. Gostaría apenas de estimar quando o meu irá para despacho, pois pretendo ir ao Porto após isso.
Desculpa, na empolgação acabei perguntando aqui antes de procurar a informação na planilha "Instruções de preenchimento" (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/), lá já está explicado que sim: Fase: '6. Despacho' = "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Ah não, a linha do meu processo continua na planilha, mas alguém alterou a data de numeração de 03/07 para 27/06, talvez para colocar o meu número de processo (518XX/2019) na sequência. E alteraram também o campo Observações dizendo que entreguei pessoalmente em 27/06. Mas não foi isso o que aconteceu, eu estive lá no ACP pessoalmente no dia 03/07.
Deixo a data de numeração como 27/06 mesmo, para não bagunçar as previsões?
Tinham diminuído a coluna 'Previsão Conclusão' também, a ponto de não estar visível, eu corrigi.
@Caio Azevedo, creio que não, parece que nem sempre eles seguem a ordem exata do número dos processos, e pelo que eu vi na planilha o seu foi enviado por correio e o meu foi entregue pessoalmente, talvez eles dêem prioridades diferentes para um caso e outro... não sei! Mas logo logo o seu sai também, fica tranquilo!
Boa tarde, ontem enviei a documentação da minha filha de 4 anos para porto, deram de 8 a 11 dias para chegar hoje mesmo pelo rastreio vi quenja estava a caminho de portugal. Chegando la quanto tempo devo esperar pra mandar email pedindo numero de processo e chave para olhar online. Por ela ser menor de idade creio que seja rápido certo? Pois como nunca fui casada com o pai dela somos separados eu não pude enviar pra Tondela mesmo ele sendo o declarante na certidão dela e o português não pude enviar pra la pq pedem transição de casamento. Alguem sabe me dizer quanto tempo em media depois que chegar la eu devo esperar pra mandar email e por ela ser menor quanto tempo mais ou menos esta levando os processos de menor de idade ?
Estou aguardando meu registro desde o dia 02 de agosto pessoal... O Registro que demorava 15 dias p mim já está com mais de 2 meses e meio e nada. Entreguei pessoalmente do ACP e 02 de maio, 3 meses do 1 ao 6, e agora 2 meses e meio só p ter o raio do numero do acento. Mas ví pela planilha que tem alguns poucos e aleatorios saindo. Alguem tem mais noticias?
@lisandracf, caramba, ainda? Lembro bem do de sua filha. Vc deu entrada acho q na mesma época em que eu dei na de meu sobrinho, só que eu enviei para Tondela. Chegou em 08/04 e foi registrado em 08/05. ACP empacou mesmo com os assentos. O de meu irmão foi numerado na ACP em 12/09...vai demorar muito ainda....
O processo do meu pai foi numerado no dia 15/06. No dia 11/10, fui informado que o processo caiu em exigência, ainda não recebi a carta, entrarei em contato na próxima semana para tentar agilizar a documentação faltante.
Boa tarde amigos. Ontem recebi essa duvida sobre vinculos de uma amiga que tinha bisavo portugues, alguem pode me ajudar? Eu nao soube responder! "Meu pai gostaria de tirar a cidadania portuguesa. Ele é neto de português. Vimos que um dos requisitos é ter ligação com o país. Só que meu pai nunca esteve em Portugal. Existe alguma possibilidade de ele conseguir sem ter que ir à Portugal ou sem precisar ter vínculos? Meu pai é neto de Português Ou seja, meu avô é filho de português. Ou seja, sou bisneta. O meu bisavô, português, já faleceu, e meu avô também já é falecido (nascido no Brasil). A ideia seria tirar do meu avô (falecido) e depois tirar a do meu pai."
Para netos a lei atual exige a comprovação de vínculos, não existe a possibilidade de conseguir a nacionalide sem comprová-los. Quanto a "A ideia seria tirar do meu avô (falecido) e depois tirar a do meu pai." isso não é possível. A lei determina que pessoa pode, a qualquer momento de sua vida solicitar, por vontade própria, o pedido de nacionalidade. Uma vez que o avô é falecido não existe maneira de fazer o processo para ele. O pai dela terá que primeiro construir a ligação com Portugal para, depois, fazer o processo de nacionalidade dele como neto e daí, finalmente, ela pode solicitar a nacionalidade como filha.
Meu processo foi enviado em Março e de acordo com a consulta feita no site Justica.gov, meu processo se encontra na Etapa 6 (Despacho) com a seguinte mensagem abaixo:
“O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.”
Porém, já está ha uns 2 meses nesta etapa e na descrição da etapa diz - “ 6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade”.
Minha dúvida é: Este prazo está de acordo com o geral? A nacionalidade realmente foi atribuída ou ocorreu algum problema?
Bom dia, pessoal! Acabo de incluir meu processo na planilha: Processo 605xx/19 Enviado em 17/07/2019 via Sedex Mundi Recebido em 22/07/2019 Numerado em 30/07/2019 (segundo atendente da LR) Senha de acompanhamento recebida em 05/09/2019 Uma dúvida que fiquei, notei que meu processo apesar de numerado dia 30/07 tem o número maior do que processos que foram numerados no início de Agosto... Isso é normal ou é porque algumas pessoas colocam a data de numeração aproximada?
Que engraçado, eu liguei lá há umas 2 semanas e eles disseram que ainda era cedo para pegar a chave de acesso (Receberam os documentos no final de junho), e o seu que foi recebido depois, conseguiu a chave. Não entendi kkkk. (Processo 52xxx/19) Mandei um e-mail ontem, vamos ver o que acontece.
@vdvenancio Não se preocupe. Nos novos tempos, pessoas teem a percepção da data de registro pela mudança de estado on-line. Muito provavelmente aqueles marcados como no inicio de Ago/19 foram numerados em Julho, mas somente conferiram on-line e estimaram a data. Estavam demorando a atualizar os dados on-line. A sua informação de que foi confirmado pela LR tem grande valor, porque quando numera, o processo começa a andar.
Boa noite pessoal! Qual o.prazo que é nos dado para ser enviado documento que falta quando p processo cai em exigência ? E como sou notificada que falta um documento específico? Agradeço desde já se alguém puder esclarecer minhas dúvidas.
Comentários
Desde já, obrigado!
Fase: '6. Despacho' = "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Deixo a data de numeração como 27/06 mesmo, para não bagunçar as previsões?
Tinham diminuído a coluna 'Previsão Conclusão' também, a ponto de não estar visível, eu corrigi.
Alguem sabe em que data está a criação do assento?
O da minha mãe ate agora nada... o dela é do dia 10-5...
Andre de Sá@ o processo do meu pai, está aprovado desde 26/08 e até agora nada do registro. Ele também é do dia 10/05.
é ter paciência e aguardar...
Ihaaa!!!
Só que meu pai nunca esteve em Portugal. Existe alguma possibilidade de ele conseguir sem ter que ir à Portugal ou sem precisar ter vínculos?
Meu pai é neto de Português Ou seja, meu avô é filho de português. Ou seja, sou bisneta. O meu bisavô, português, já faleceu, e meu avô também já é falecido (nascido no Brasil).
A ideia seria tirar do meu avô (falecido) e depois tirar a do meu pai."
Deixa eu perguntar, para qual e-mail eu mando para receber a chave de acesso?
E o que eu devo escrever no e-mail?
O processo da minha irmã é do final de junho, então creio eu que já tenham a chave...
Muito obrigado!
Veja na tabela de acompanhamento de processos para netos quais os laços apresentados para os que já tiveram o pedido deferido. De uma procurada pela tabela em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento#latest
Veja também http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p1
Para netos a lei atual exige a comprovação de vínculos, não existe a possibilidade de conseguir a nacionalide sem comprová-los.
Quanto a "A ideia seria tirar do meu avô (falecido) e depois tirar a do meu pai." isso não é possível. A lei determina que pessoa pode, a qualquer momento de sua vida solicitar, por vontade própria, o pedido de nacionalidade. Uma vez que o avô é falecido não existe maneira de fazer o processo para ele.
O pai dela terá que primeiro construir a ligação com Portugal para, depois, fazer o processo de nacionalidade dele como neto e daí, finalmente, ela pode solicitar a nacionalidade como filha.
Meu processo foi enviado em Março e de acordo com a consulta feita no site Justica.gov, meu processo se encontra na Etapa 6 (Despacho) com a seguinte mensagem abaixo:
“O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.”
Porém, já está ha uns 2 meses nesta etapa e na descrição da etapa diz - “ 6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade”.
Minha dúvida é: Este prazo está de acordo com o geral? A nacionalidade realmente foi atribuída ou ocorreu algum problema?
Obrigado a todos.
Acabo de incluir meu processo na planilha:
Processo 605xx/19
Enviado em 17/07/2019 via Sedex Mundi
Recebido em 22/07/2019
Numerado em 30/07/2019 (segundo atendente da LR)
Senha de acompanhamento recebida em 05/09/2019
Uma dúvida que fiquei, notei que meu processo apesar de numerado dia 30/07 tem o número maior do que processos que foram numerados no início de Agosto... Isso é normal ou é porque algumas pessoas colocam a data de numeração aproximada?
Que engraçado, eu liguei lá há umas 2 semanas e eles disseram que ainda era cedo para pegar a chave de acesso (Receberam os documentos no final de junho), e o seu que foi recebido depois, conseguiu a chave.
Não entendi kkkk. (Processo 52xxx/19)
Mandei um e-mail ontem, vamos ver o que acontece.
Não se preocupe. Nos novos tempos, pessoas teem a percepção da data de registro pela mudança de estado on-line.
Muito provavelmente aqueles marcados como no inicio de Ago/19 foram numerados em Julho, mas somente conferiram on-line e estimaram a data. Estavam demorando a atualizar os dados on-line.
A sua informação de que foi confirmado pela LR tem grande valor, porque quando numera, o processo começa a andar.