@PedroHenriqueSilva Meu pai, portugues, foi meu declarante . Quando enviei meu processo em Março/19, informaram aqui no fórum, que se o pai portugues, for o declarante do nascimento, não é necessário transcrever o casamento dos seus pais. No meu caso, eu já havia feito a transcrição do casamento dos meus pais, tinha uns 5 anos ( ambos portugueses, casados no Brasil ). Olhando as datas e prazos aqui do Forum, tenho que reconhecer que o meu até foi rápido.. Receberam dia 31/03 e em 12/09 saiu minha Nacionalidade, com todas essas greves e férias... abs
Olá! Consegui a chave de acesso e vi que o processo da minha mãe está com as 5 primeiras bolinhas verdes. A bolinha 6 (despacho) está em branco e a bolinha 7 (terminado) está laranja. O que isso significa? Além disso, tem a seguinte observação: "o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português ". Alguém saberia me informar o que quer dizer essa fase? Se tivesse alguma exigência eu ficaria sabendo ao acompanhar o processo pelo site? Muito obrigada
@pauladalgo, significa que o pedido de nacionalidade foi aprovado e está na fase de Despacho, aguardado para que seja registrado o assento de nascimento. Esse processo está lançado na planilha?
Para informação a todos os que como eu, aguardam ansiosamente a finalização dos processos, boa notícia. Hoje foram concluídos os processos de Victória Roberto e Pedro Moretti, cujos processos foram numerados em 15 /04/19 e despachados em 15/07/2019. Mensagem no site O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 21/10/2019
Boa noite, estou para iniciar a atribuição da minha esposa. Enviar os documentos para ACP Porto ainda é a forma mais rápida? Ou pelo consulado de Curitiba ou Florianópolis?
@Pedro Henrique Silva Não exige a transcrição de casamento de seus pais SE: 1. voce estiver mandando para a ACP, e 2. seu pai é o português e foi ele o declarante na sua certidão de nascimento, e 3. seu registro foi feito antes de voce completar 1 ano de idade.
Eu sei que no seu caso, voce é homem, jovem (fã do Bob Esponja), maior de idade, seu pai é o português, é improvável que tenha mudado de nome. Por isso muito disso abaixo não se aplica a voce, mas pode ser referência para outros.
Exige a transcrição antes de iniciar o processo SE: 1. Se ambos (pai e mae) são portugueses, ou 2. o declarante não foi o pai (outra pessoa da familia, mãe), ou 3. ou registro feito após 1 ano (mas antes de 18), ou 4. se voce escolher mandar para qualquer outra conservatória, 5. Se a mãe for a portuguesa, se esta mudou de nome, mesmo que seja a declarante, 6. Se a mãe for a portuguesa, e foi registrado pelo pai antes de 01/04/1978, 7. Outros casos especiais como divórcios, união estável, que requerem atenção. Escreva aqui no forum, e peça ajuda.
- Antes de enviar, verifique se nomes e datas são consistentes em todos os documentos enviados no processo. Se em um documento consta nome de solteira e noutro nome de casada, tem que fazer fixação do nome, enviando a certidão de casamento correspondente. Inconsistências devem ser resolvidas antes (seja do próprio requerente, da mãe, ou da avó). Se houver duvida ou algum caso especial, pergunte aqui no forum.
Boa noite, estudei e pesquisei bastante sobre o assunto, juntei um dinheirinho e vou iniciar o processo de atribuição da minha esposa essa semana se estiver tudo certo. Só estou com algumas poucas dúvidas, então vou fazer um resumo da minha situação e do passo a passo que entendi para que seja dado o início nessa jornada. Acredito que da forma que vou colocar aqui vai ajudar a esclarecer a dúvida de muita gente, e agradeço a quem puder responder minhas poucas dúvidas restantes.
Sou casado a mais de 11 anos com minha esposa que é filha de português falecido e temos um filho de 4 anos. Quem a registrou foi o pai assim que ela nasceu. A mãe da minha esposa falecida nunca foi casada com o pai português Entramos em contato com a conservatória da cidade que ele nasceu e conseguimos o número do assento e o mesmo já está informatizado. Com isso nossos passos são os seguintes:
Estando no Brasil: - Atribuição da minha esposa vai ser pelo Arquivo Central do Porto (ACP) - Transcrição do casamento e atribuição do nosso filho ao mesmo tempo; - Atribuição do meu filho por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP)
Em Portugal: - Solicitar meu cartão de residência - Após receber meu cartão de residência vou dar entrada na minha aquisição em Lisboa, pra finalmente receber meu assento e solicitar meu Cartão Cidadão \o/
Pelo que tenho pesquisado e entendi os documentos para atribuição da minha esposa são:
1 - Certidão de Inteiro teor de nascimento, cópia reprográfica (fotocópia) do livro, devidamente autenticada e com apostilamento de HAIA; 2 - Cópia da Identidade dela, devidamente autenticada e apostilada-HAIA; 3 - Formulário de pedido de nacionalidade 1-C, com firma reconhecida por autenticidade; 4 - Pretendo pagar por cartão 5 - Vamos colocar somente o número do assento do pai dela no formulário que me foi enviado pela conservatória onde o mesmo nasceu e informaram que está informatizada.
Basicamente é isso, vou iniciar o primeiro passo essa semana já se eu conseguir.
- Já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica da minha esposa com o casamento já transcrito (peguei em maio/2019), não solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor digitada pois a reprográfica está legível. -----------------------------------------------------------------------------
Minhas dúvidas são:
1 - Então é só separar esse dois papéis, (certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica da minha esposa com o casamento já transcrito apostilada e a cópia da identidade autenticada e apostilada) pra mandar, certo?
2 - O formulário vou preencher online pra pagar no cartão e mandar junto a cópia do email da confirmação do pagamento. Certo?
3 - Me falaram que não preciso enviar a Cópia da certidão de nascimento da mãe dela pois não precisa e pra evitar trantorno. Certo?
4 - Tem algum problema a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica termos pego em maio/2019?
5 - Como vou pagar por cartão, tenho visto que primeiro faço o pagamento de 175 € nesse link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C e depois recebo o formulário por e-mail com os dados de autenticação do pagamento no cabeçalho. Esse é o formulário que deve ser preenchido e enviado ao ACP, é isso?
6 - não solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor digitada pois a reprográfica está legível, certo?
Muitíssimo obrigado, só dependo disso pra iniciar já.
@drpost, 1 - Se sua esposa alterou o nome por conta do casamento recomendo já enviar também a certidão de casamento inteiro teor apostilada. ACP tem exigido a apresentação dessa certidão em diversos casos, mesmo o casamento estando averbado na certidão de nascimento. Tem a despesa de uma certidão a mais porém evita dor de cabeça no futuro.
2 - Basta utilizar o formulário que vai receber por e-mail, as informações do pagamento já vão constar no cabeçalho desse formulário
3 - Correto
4 - As certidões são aceitas até 1 ano da data de emissão
5 - Isso mesmo, utilize esse formulário que vai receber por e-mail
6 - Correto, só precisa da digitada caso a reprográfica tenha partes ilegíveis
@Daniel Henriques vou seguir sua orientação, é melhor gastar um pouco a mais e ter menos dor de cabeça. Acredito que essa é a forma mais certa pra eu evitar transtornos.
@drpost Nada mudou desde que voce perguntou em 16/Abril até agora. Voce esta receoso sem motivo. Está voltando nas mesmas perguntas. Voce ja sabe o que tem que fazer.
- Cópia do RG (ou CNH, ou passaporte), recente e valido, autentique e faça apostilamento. - Solicite as certidões apostiladas. Confira todos os nomes e datas em todos os documentos. (nome solteira/casada) - Faça um "rascunho" do que vai preencher no 1C. Esclareça suas duvidas. - Faça o pagamento pelo cartão (como voce escolheu). - Preencha o 1C, imprima frente-e-verso na mesma folha, a cores. Confira todos os dados. Deixe pra assinar na presença do notário na hora de fazer o reconhecimento presencial por autenticidade. No consulado é gratis e não precisa agendar. Não permita que risquem os campos em branco do formulário.
Confere tudo, tira uma copia (caso caia em exigência e voce tenha que rever), poe os originais no envelope e mande. DHL e' mais confiável e rápido embora mais caro (acho que R$50 a mais), ou por correio (Sedex) se quiser economizar. Dentro de 1 mês ligue na LR e verifique o numero do processo, data de numeração, e a senha de acesso on-line.
Meu processo esta desde dia 07/10 na bolinha 2. Ao ligar no IRN para perguntar se tem alguma coisa errada fico 50 minutos em linha e depois a chamada cai. Mais alguem saiu da bolinha 2 essa semana?
@drpost só lembrando que ACP não faz transcrição de casamento. Se quiser mandar a atribuição do seu filho menor junto da transcrição de seu casamento, tem que ser pra Tondela.
Bom dia Pessoal! Sobre os processos dos meus 3 filhos (menores de 18 anos) numerados em 01/07: - 2 deles já foram aprovados ("O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."), são eles 523xx e 523xx. (Esses são de 9 e 6 anos de idade) - O que foi numerado primeiro 520xx ainda esta na bolinha 2 ("O seu pedido está pronto para ser verificado."). Esse é de 11 anos de idade.
Alguém sabe porque isso acontece? Eles não seguem a ordem da numeração???
@Leonardo AB Maia, provavelmente foram distribuídos para conservadores diferentes. Cada conservador tem seu ritmo de trabalho. Isso é normal, não quer dizer que tenha, necessariamente, algo de errado com o processo.
@Leonardo AB Maia, o meu processo é de número 503XX/2019 e ainda não saiu da bolinha 2. Está desde o dia 15/10 na fase 2. Amanhã vou na ACP e questionarei isso.
@gandalf o receio é pelo gasto mesmo e pra fazer tudo certinho pra não ter problemas, desejamos fazer isso a bastante tempo e vamos iniciar agora, não vou fazer pelo consulado por conta de demorar mais. Agora só vou solicitar a certidão de casamento de inteiro teor mesmo estando já averbada na de nascimento pra não correr risco. Muito Obrigado.
Liguei hoje no IRN para saber do meu processo que está desde dia 7/10 na bolinha 2. Ela me disse que está normal e sem exigencia. Apenas está demorando pq tem muitos processos.
Estava dando uma olhada na planilha de acompanhamento e notei que as datas de previsão de conclusão aumentaram consideravelmente... Meu processo que chegou lá 22/07/2019, que antes seria concluído até o final do ano, agora está com previsão de conclusão 08/02/2020! Saudades daquele prazo de 5 meses que a ACP tinha, estamos caminhando pra prazos de 7 meses
@drpost Não esqueça... Quando pedir a certidão repográfica , se a mesma for cópia do livro preenchido a mão e tiver qualquer dificuldade para ler ou entender, que dependa da boa vontade de quem vai analisar a certidão, envie junto a certidão inteiro teor ( que é nada mais é, que a repográfica, digitada e legível ). Porém, essa inteiro teor, não precisa apostilar, somente a repografica. isso evita que seu processo não ande, por causa de alguns reais a mais... Eu fiz isso com o meu processo e foi tudo bem.... Em tempo, o apostilamento tem saido bem mais barato enviar para apostilar em santa catarina. Eu mandei para lá e ficou tudo pronto em 5 dias... O whtas app de lá é 48 9625-5490 - Sergio ( ele recebe um monte lá, em Março deste ano, Janeiro deste ano, paguei 37,00 cada apostilamento. Valeu muito a pena, pois em SP custa 120,00 cada ... boa sorte abs
Comentários
Meu pai, portugues, foi meu declarante . Quando enviei meu processo em Março/19, informaram aqui no fórum, que se o pai portugues, for o declarante do nascimento, não é necessário transcrever o casamento dos seus pais.
No meu caso, eu já havia feito a transcrição do casamento dos meus pais, tinha uns 5 anos ( ambos portugueses, casados no Brasil ).
Olhando as datas e prazos aqui do Forum, tenho que reconhecer que o meu até foi rápido..
Receberam dia 31/03 e em 12/09 saiu minha Nacionalidade, com todas essas greves e férias...
abs
Todas bolinhas estão verdes.
Numerado 15/04
Despacho 15/07
Concluído 21/10
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/208359/#Comment_208359
Mas hoje na planilha consta como concluído hoje mesmo:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/
É isso mesmo? Só para confirmar, porque parece que realmente recomeçaram os registros.
Hoje foram concluídos os processos de Victória Roberto e Pedro Moretti, cujos processos foram numerados em 15 /04/19 e despachados em 15/07/2019.
Mensagem no site
O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 21/10/2019
Obs: estou em Joinville (Santa Catarina)
Não exige a transcrição de casamento de seus pais SE:
1. voce estiver mandando para a ACP, e
2. seu pai é o português e foi ele o declarante na sua certidão de nascimento, e
3. seu registro foi feito antes de voce completar 1 ano de idade.
Eu sei que no seu caso, voce é homem, jovem (fã do Bob Esponja), maior de idade, seu pai é o português, é improvável que tenha mudado de nome. Por isso muito disso abaixo não se aplica a voce, mas pode ser referência para outros.
Exige a transcrição antes de iniciar o processo SE:
1. Se ambos (pai e mae) são portugueses, ou
2. o declarante não foi o pai (outra pessoa da familia, mãe), ou
3. ou registro feito após 1 ano (mas antes de 18), ou
4. se voce escolher mandar para qualquer outra conservatória,
5. Se a mãe for a portuguesa, se esta mudou de nome, mesmo que seja a declarante,
6. Se a mãe for a portuguesa, e foi registrado pelo pai antes de 01/04/1978,
7. Outros casos especiais como divórcios, união estável, que requerem atenção. Escreva aqui no forum, e peça ajuda.
- Antes de enviar, verifique se nomes e datas são consistentes em todos os documentos enviados no processo. Se em um documento consta nome de solteira e noutro nome de casada, tem que fazer fixação do nome, enviando a certidão de casamento correspondente. Inconsistências devem ser resolvidas antes (seja do próprio requerente, da mãe, ou da avó). Se houver duvida ou algum caso especial, pergunte aqui no forum.
Acredito que da forma que vou colocar aqui vai ajudar a esclarecer a dúvida de muita gente, e agradeço a quem puder responder minhas poucas dúvidas restantes.
-----------------------------------------------------------------------------
Minha situação pra ficar fácil de entender.
Sou casado a mais de 11 anos com minha esposa que é filha de português falecido e temos um filho de 4 anos.
Quem a registrou foi o pai assim que ela nasceu.
A mãe da minha esposa falecida nunca foi casada com o pai português
Entramos em contato com a conservatória da cidade que ele nasceu e conseguimos o número do assento e o mesmo já está informatizado.
Com isso nossos passos são os seguintes:
Estando no Brasil:
- Atribuição da minha esposa vai ser pelo Arquivo Central do Porto (ACP)
- Transcrição do casamento e atribuição do nosso filho ao mesmo tempo;
- Atribuição do meu filho por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP)
Em Portugal:
- Solicitar meu cartão de residência
- Após receber meu cartão de residência vou dar entrada na minha aquisição em Lisboa, pra finalmente receber meu assento e solicitar meu Cartão Cidadão \o/
Pelo que tenho pesquisado e entendi os documentos para atribuição da minha esposa são:
1 - Certidão de Inteiro teor de nascimento, cópia reprográfica (fotocópia) do livro, devidamente autenticada e com apostilamento de HAIA;
2 - Cópia da Identidade dela, devidamente autenticada e apostilada-HAIA;
3 - Formulário de pedido de nacionalidade 1-C, com firma reconhecida por autenticidade;
4 - Pretendo pagar por cartão
5 - Vamos colocar somente o número do assento do pai dela no formulário que me foi enviado pela conservatória onde o mesmo nasceu e informaram que está informatizada.
Basicamente é isso, vou iniciar o primeiro passo essa semana já se eu conseguir.
- Já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica da minha esposa com o casamento já transcrito (peguei em maio/2019), não solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor digitada pois a reprográfica está legível.
Minhas dúvidas são:
1 - Então é só separar esse dois papéis, (certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica da minha esposa com o casamento já transcrito apostilada e a cópia da identidade autenticada e apostilada) pra mandar, certo?
2 - O formulário vou preencher online pra pagar no cartão e mandar junto a cópia do email da confirmação do pagamento. Certo?
3 - Me falaram que não preciso enviar a Cópia da certidão de nascimento da mãe dela pois não precisa e pra evitar trantorno. Certo?
4 - Tem algum problema a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica termos pego em maio/2019?
5 - Como vou pagar por cartão, tenho visto que primeiro faço o pagamento de 175 € nesse link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C e depois recebo o formulário por e-mail com os dados de autenticação do pagamento no cabeçalho. Esse é o formulário que deve ser preenchido e enviado ao ACP, é isso?
6 - não solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor digitada pois a reprográfica está legível, certo?
Muitíssimo obrigado, só dependo disso pra iniciar já.
1 - Se sua esposa alterou o nome por conta do casamento recomendo já enviar também a certidão de casamento inteiro teor apostilada. ACP tem exigido a apresentação dessa certidão em diversos casos, mesmo o casamento estando averbado na certidão de nascimento. Tem a despesa de uma certidão a mais porém evita dor de cabeça no futuro.
2 - Basta utilizar o formulário que vai receber por e-mail, as informações do pagamento já vão constar no cabeçalho desse formulário
3 - Correto
4 - As certidões são aceitas até 1 ano da data de emissão
5 - Isso mesmo, utilize esse formulário que vai receber por e-mail
6 - Correto, só precisa da digitada caso a reprográfica tenha partes ilegíveis
Acredito que essa é a forma mais certa pra eu evitar transtornos.
Obrigado.
Nada mudou desde que voce perguntou em 16/Abril até agora.
Voce esta receoso sem motivo. Está voltando nas mesmas perguntas. Voce ja sabe o que tem que fazer.
- Cópia do RG (ou CNH, ou passaporte), recente e valido, autentique e faça apostilamento.
- Solicite as certidões apostiladas. Confira todos os nomes e datas em todos os documentos. (nome solteira/casada)
- Faça um "rascunho" do que vai preencher no 1C. Esclareça suas duvidas.
- Faça o pagamento pelo cartão (como voce escolheu).
- Preencha o 1C, imprima frente-e-verso na mesma folha, a cores. Confira todos os dados. Deixe pra assinar na presença do notário na hora de fazer o reconhecimento presencial por autenticidade. No consulado é gratis e não precisa agendar. Não permita que risquem os campos em branco do formulário.
Confere tudo, tira uma copia (caso caia em exigência e voce tenha que rever), poe os originais no envelope e mande.
DHL e' mais confiável e rápido embora mais caro (acho que R$50 a mais), ou por correio (Sedex) se quiser economizar.
Dentro de 1 mês ligue na LR e verifique o numero do processo, data de numeração, e a senha de acesso on-line.
Sobre os processos dos meus 3 filhos (menores de 18 anos) numerados em 01/07:
- 2 deles já foram aprovados ("O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."), são eles 523xx e 523xx. (Esses são de 9 e 6 anos de idade)
- O que foi numerado primeiro 520xx ainda esta na bolinha 2 ("O seu pedido está pronto para ser verificado."). Esse é de 11 anos de idade.
Alguém sabe porque isso acontece? Eles não seguem a ordem da numeração???
Não seguem data de chegada. Perceba pela planilha!
Logo logo esse finaliza também, fica tranquilo!
Isso é normal, não quer dizer que tenha, necessariamente, algo de errado com o processo.
Agora só vou solicitar a certidão de casamento de inteiro teor mesmo estando já averbada na de nascimento pra não correr risco.
Muito Obrigado.
Obrigado também aos outros.
Não esqueça...
Quando pedir a certidão repográfica , se a mesma for cópia do livro preenchido a mão e tiver qualquer dificuldade para ler ou entender, que dependa da boa vontade de quem vai analisar a certidão, envie junto a certidão inteiro teor ( que é nada mais é, que a repográfica, digitada e legível ). Porém, essa inteiro teor, não precisa apostilar, somente a repografica. isso evita que seu processo não ande, por causa de alguns reais a mais...
Eu fiz isso com o meu processo e foi tudo bem....
Em tempo, o apostilamento tem saido bem mais barato enviar para apostilar em santa catarina.
Eu mandei para lá e ficou tudo pronto em 5 dias...
O whtas app de lá é 48 9625-5490 - Sergio ( ele recebe um monte lá, em Março deste ano, Janeiro deste ano, paguei 37,00 cada apostilamento. Valeu muito a pena, pois em SP custa 120,00 cada ...
boa sorte
abs