Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

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Comentários

  • @jessicagoncalves, direto na ACP eles não costumam atender telefone, para informações de processos:
    Linha de Registros 00 xx (351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.
  • @PedroGaspar, em momento nenhum exigi um prazo exato, até por que não faria nenhum sentido se eu o fizesse. Eu apenas insisti (perguntei uma vez mais) , se haveria um prazo a ser dado para o meu retorno. Não sei de onde você tirou que eu "exigi" algo, mas tudo bem.
  • @Nilton Hessel, concordo com você quanto a revisar e planejar muito bem a preparação dos documentos antes de enviar para Portugal, como foi o que fiz e graças à Deus o meu processo não caiu em exigência. Quanto ao fato
    de apenas "sentar" e esperar que fique pronto, eu não concordo, pois o meu caso se inclui como emergencial (não comentei antes pois é algo pessoal que a minha família está passando nesse momento) e por esse motivo estou indo na ACP. E o motivo do meu post aqui no fórum foi apenas para ajudar outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo, e não para receber um "monte" de opinião não solicitada.

    Desde já agradeço pela atenção.
  • Para Nilton Hessel
    Ola pessoal! tudo bem que esta demorando muito...mais no meu caso já passou do limite.24 meses esperando? foi cumprida a exigência e mesmo assim desde de abril foi recebido o documento de exigência nenhuma resposta me foi dada ate agora.isso e normal? acredito que ha muita falha,já que não saio do 4 na site.
  • @EDIR Seu caso é de atribuição? Filho ou neto? Qual foi o motivo da exigência? E por que demorou tanto para o envio da exigência?
  • @Caio, não leve para o lado pessoal...! :-)

    Você não disse que exigiu, por isso coloquei a palavra entre aspas.

    Mas analise o contexto: Você está acompanhando o fórum, assim como eu e tantos outros, e está vendo todo mundo dizer que o registro está demorando para sair, que está levando no mínimo 2 meses, que tem gente com o processo aprovado desde abril e que ainda não foi registrado, que o pessoal nas conservatórias está com trabalho além da conta, etc., etc...

    O seu processo foi aprovado para a fase de despacho apenas ontem e, mesmo sabendo disso tudo que eu disse, você já foi hoje mesmo à conservatória para questionar sobre a data da conclusão do seu processo. Não contente com a resposta, insistiu pela informação. E ainda não contente, pretende retornar ao ACP na semana seguinte.

    Eu pessoalmente acho que ficar insistindo não vai acelerar seu processo, pelo contrário, pode ser até que "te marquem" na ACP para deixar o seu processo lá pro final, só pela insistência... (veja que não tenho qualquer experiência real para dizer isso, estou dizendo apenas por conhecer o "espírito humano")

    Quanto a receber "um monte de opinião não solicitada", esse é um fórum de discussão, então é natural receber opinião dos outros referente a qualquer coisa que se poste aqui. E esse é um assunto que interessa a todos nós, todos estamos esperando ansiosamente a nacionalidade portuguesa e muitos de nós quer ter a oportunidade de morar em Portugal, então, quando você insiste dessa forma, você não está resolvendo nada para você mas pode estar atrasando para todos nós, por isso me sinto no direito de dar um toque quanto a isso.

    Eu sei que a ansiedade é grande, eu entendo totalmente. Há uns 3 meses que eu consulto o site de estado de processo diariamente, diversas vezes por dia. E pelo jeito a ansiedade pra você talvez seja maior ainda, porque você aparentemente já está morando em Portugal. Mas temos que tomar cuidado para não exagerar e deixar o pessoal fazer o trabalho deles, por isso achei que seria legal dar o toque.

    É claro, se já se passou 24 meses como no caso do @EDIR, talvez seja bom ir atrás pra ver o que aconteceu. E no seu caso mesmo, se têm emergência você pode ir atrás sim, mas veja que se não há o que fazer, não há o que fazer. A atendente lá na frente sabe que os caras lá no fundo estão com 50.000 processos atrasados, que começaram a ser registrados somente agora, ela não vai saber te dar uma data, na minha opinião. Mas, de novo, você tem o direito de ir lá verificar, porque pode ser que ela saiba te dar uma data, mas no contexto atual acho difícil.

    Pelo menos é o que eu penso. Você tem total liberdade de discordar, e eu tenho liberdade pra te dar um toque sobre o que eu penso. E espero que você não fique magoado por isso! Estamos todos aqui para ajudar uns aos outros. Aliás, obrigado pela informação, de qualquer forma! É sempre bom ter algum feedback em tempo real.
  • @PedroGaspar, não fiquei magoado, e entendo que por ser um fórum, muitos darão uma opinião. Só queria mesmo era ajudar e passar as informações que estou obtendo, para que as pessoas não desistam. A 1 mês atrás eu fui na ACP e expliquei o meu caso e uma funcionária foi MUITO SIMPÁTICA e EDUCADA, e disse que iria me ajudar... e que era para eu voltar umas semanas depois para que ela pudesse "dar um jeito" no meu caso. Hoje quando retornei, não a encontrei , e dei o "azar" de encontrar uma funcionária que não estava num bom dia. E com a intenção de informar os amigos aqui do fórum, fiz o post, pois muitos podem passar pela mesma situação, e simplesmente desistir após receberem esse tipo de tratamento na ACP.

    Mas desde já digo que a minha intenção foi a de ajudar.

    Grato.
  • Tá certo Caio.
    Então me desculpe por dar opinião sabendo só uma parte da história, e seguimos todos na expectativa!
    Só para comentar, a moça que me atendeu no ACP também era simpática.
    Abraço e boa sorte (pra todos nós)!
  • editado October 2019
    @Caio...
    Não sou juiz aqui no Fórum...Sou apenas um participante como você...
    Apenas me manifesto quando percebo que minha contribuição pode ser útil...
    Também não sei da história dos processos de cada participante do Fórum em detalhes...
    Como você apresentou uma informação adicional...(Solicitação de urgência)...Ao que você havia compartilhado na sua postagem anterior...Posso apenas citar como referência casos que li aqui no Fórum mesmo...Ou seja...Não tive experiência de solicitação de urgência em nenhum dos processos de meus familiares...Sendo assim o que sei...O sei por casos aos quais tive conhecimento por aqui...Compartilhados por colegas que passaram por situações semelhantes...
    Dito isto...
    Solicitações de urgência quando bem fundamentadas e enquadradas em situações que Portugal RECONHECE EFETIVAMENTE como de urgência...Costumam ter uma resposta rápida...(Lembro de já ter lido casos de conclusao em 7 e 10 dias de prazo desde a apresentação dos documentos que fundamentavam pedido de urgência até a finalização dos respectivos processos...Salvo engano...Em ambos os casos citados foram apresentados contratos de trabalho...)...
    Realmente nesse caso seu agora melhor explicado podemos entender melhor sua ansiedade...
    Recomendo que procure encontrar casos de solicitação de urgência aqui no Fórum e veja se seu caso tem as mesmas características já "Aprovadas" Pelos serviços dos Registos de Portugal como sendo "Compatível" com condição de "Urgente"...
    Se assim for e você verificar que seu caso se enquadra em condição de solicitação de urgência...E que outros processos semelhantes já foram aprovados...E "Resolvidos" dessa forma antes do seu...Vale sim uma **consulta ao ACP...

    **Uma consulta conduzida de maneira cordial junto ao funcionário da Conservatória...Onde você apresentará seu argumento consistente de solicitação de urgência e solicitará uma resposta adequada ao seu questionamento...

    Agora...Como escreveu o @Pedro...Ir insistentemente ao ACP Pode complicar ao invés de ajudar...

    Espero que tenha notícias positivas o quanto antes...!!!
  • @pessoal ,sobre a planilha acho que seria interessante criar uma coluna sobre as bolinhas do siti,vejo muita gente perguntando sobre elas . se alguem poder criar deixo aqui a ideia.visto que na coluna status nao conseguimos acompanhar os processos que sairam da primeira bolinha para a segunda por exemplo.
  • Gente, boa noite. Alguém pode me esclarecer uma dúvida?

    Depois que os documentos chegam na ACP, como sabemos o número do processo? Eles enviam por email ou carta? Ou temos de ligar pra lá? Minah carta chegou hoje na ACP. Demora muito pra virar processo? Abraços e obrigada.
  • @Marina
    Em alguns casos eles enviam por e-mail. No meu caso consegui ligando na LR.
  • @Marina espere de 30 a 40 dias e ligue na linha de registro.
  • Para Tatals
    O meu processo foi entregue os documentos em exigência em abril deste ano, sendo que eles mandaram a notificação em 15 de março de 2019...em menos de 20 dias eles receberam os documento copia da certidão de casamento do meu pai ,com copia reprográfica e apostilada,de abril pra cá não tenho nada de concluído...no meu caso e atribuição por nacionalidade,pelo direito do meu pai ser português .
  • Para Caio
    obrigada pelas suas palavras em querer nos orientar,eu só fico na espera sem poder fazer nada moro no rio de janeiro ,já mandei e-mail e eles não responde nada ,conto com vcs pra nos orientar! mais que da desespero da,não pensei que fosse tao demorado quanto mais que pelo crc de Lisboa ,agora e fé em deus e espera contar com a sorte.
  • @EDIR, mas agora fiquei na dúvida, você mandou o processo pro ACP ou pro CRC de Lisboa? Porque por Lisboa está demorando cerca de um ano e meio mesmo!
  • @Marina Braga, você tem que ligar para a Linha de Registos.
    Use o Skype, é bem barato, Prepare-se para aguardar 1 hora, no mínimo, para ser atendida!! Ligue daqui a 3 seanas!
    (+351) 211 950 500 opção 1 e opção 1 novamente
  • Pessoal, bom dia!

    Não estou conseguindo acessar a planilha... ela ainda existe?
  • Alguem fez a proeza de apagar os dados da planilha
  • onde estão os dados da planilha????
  • Foi apagado parece que ontem a tarde por alguem. Mas tem copia. Até eu tenho uma. Um adm pode colocar la outra vez os dados pfvr.
  • Pois é, @EDIR, perguntei porque o seu caso é muito fora da curva. Nunca tinha ouvido falar sobre um processo no Porto com essa demora. Mas, como você mencionou Lisboa para o Caio, fez mais sentido. Eles são demorados mesmo, ainda mais se o processo cai em exigência.
  • Caio AzevedoCaio Azevedo Member
    editado October 2019
    @PedroGaspar e @Nilton Hessel, sem problemas! Quanto a urgência, eu não citei anteriormente por ser algo realmente pessoal como já foi falado anteriormente. E quanto a ter uma abordagem educada e cordial com os funcionários da ACP, eu concordo plenamente e foi assim que eu o fiz, e ainda acrescento que qualquer tipo de abordagem , sendo fora do Brasil ou inclusive no Brasil, deva ser realizada com educação e sutileza, pois todos merecem ser tratados com educação e respeito.

    Obs.: boa sorte para todos nós!
  • Poxa, apagaram a planilha mesmo! :/
  • Gente, hj o processo da minha sogra andou mais um pouco
    Segunda feira foi pra bolinha 2 e hj foi para a bolinha 4 com a seguinte msg: " seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"........Feliz e ansiosa!!
  • Apagaram a planilha do Porto, maldade ou não sabem alterar?
  • Concordo com você @Caio...
    Em quaisquer situações devemos agir de forma correta no trato com as pessoas...Onde quer que estejamos...
    O fato de estarem trabalhando muito além da capacidade nas Conservatórias Portuguesas pode entretanto fazer com que essa solicitação de consulta de nossa parte possa ser recebida de uma maneira "não tão cordial assim" pelos colaboradores das Conservatórias...
    Rsss...

    Estive por um tempo no Porto no final de 2018...
    Passei três vezes pelo ACP em um período de um mês mais ou menos...Permaneci uns cinco minutos dentro da unidade em cada uma das visitas...Procurei entender como as coisas estavam fluindo quanto ao atendimento...E fui embora sem falar com ninguém...
    Vinte dias depois da última visita ao ACP obtive a informação que pretendia pela LR...

    Cada caso é um caso...Você já está por aí e sabe melhor do que ninguém das suas prioridades...

    Espero que consiga as informações que pretendem o quanto antes...
  • Gente boa tarde,eu gostaria de saber se alguem pode me informar qual o site que eu pesquiso meu processo e se consigo saber o numero do processo tambem...fiz na ACP
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado October 2019
    @Arthur Guilherme
    O número do processo você pede na Linha de Registos
    Ligue pelo Skype, das 5 às 13h (Horário de Brasília)
    Tel: (+351) 211 950 500
    Coloque 20 reais de crédito no Skype, dá e sobra!! Prepare-se para aguardar mais de 1h até atenderem!
    Para obter a chave de acesso, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Informe número do Processo, Nome completo e data do nascimento. Com a chave de acesso, consulte em
    https://nacionalidade.justica.gov.pt
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