Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17837847867887891476

Comentários

  • Muitooooo obrigado!!
  • Boa tarde pessoal!
    O processo do meu filho 3 (520xx) que estava na bolinha 2 havia uns 10 dias foi para despacho hoje (bolinha 7). Já atualizei na planilha.
    Agora os 3 já foram para despacho, todos aprovados...só aguardar o registo!!!

    Muito obrigado a todos e boa sorte!
  • @Leonardo AB Maia, só para avisar, pelo menos aqui para mim o seu filho 3 não aparece atualizado na planilha, continua como em análise e sem data de despacho!
  • @PedroGaspar, acho que atualizei e não salvou! Quem puder atualiza pra mim por favor...
    GMaia (filho Leo Maia) - Numerado 01/07 - 520xx - Despacho 25/10.
    Obrigado!
  • Atualizei seu filho 3 na planilha Leonardo.
  • @Pessoal, para quem tem a planilha salva, favor disponibilizar novamente.
  • Eu não tenho a planilha salva... mas pelo site aparentemente os dados estão OK agora!
  • @all gostaria de lançar a idéia de transformarmos a planilha com os dados dos processos em página internet com controle de edição de dados por usuário e senha, com isso evitaríamos os constantes problemas na planilha. a idéia é todos os dados seriam visíveis, mas para inclusão ou alteração de um registro seria necessário a identificação. A página seria mantida pelos mesmos administradores da planilha.
  • @Arthur Guilherme

    Se mandar o email pedindo a chave de acesso, já consegue o número do processo. É só passar todos os dados certinhos. Nao precisa ligar na LR (nao entendo porquê o pessoal continua ligando).
  • Acho que só é válido ligar na linha de registro atualmente se for pra saber de forma antecipada o motivo da exigência, no mais todas as informações se recebe por email como citou a Natália
  • @Natália Medeiros, mandei um email sem o número do processo e a resposta veio dizendo para eu ligar para a Linha de Registo!!
  • @Liane Alegria

    Será que nao estava cedo demais? Eu mandei email informando nome, data de nascimento e filiaçao e recebi a chave de acesso sem problema nenhum.
  • @Natália Medeiros, esperei 1 mês. Foi em abril. Respondi ao email dizendo que ficava mais de 1h na Linha de Registos sem conseguir ser atendida e iria à falência! Aí, sim. eles mandaram o número do processo e a chave de acesso.
  • Gente... Fiquei tão apreensiva agora!!!
    Nunca tinha lido nada sobre "documento que comprove a composição do nome completo"!!!!!!!!!!
    Meu avô nasceu em 1904...
    Mas na certidão de nascimento dele, enviada pelo Arquivo Distrital de Leiria, havia a marca daquele selo em relevo, e ainda anotações sobre o casamento dele com minha avó aqui no Brasil, bem como seu óbito constando nome "completo" (prenome e sobrenome).
    Será que vai cair em exigência?
    Se cair, quanto tempo ACP costuma verificar após a chegada do documento?
    Alguém sabe dizer?
    Muito obrigada!
  • Ahhhh
    Sobre o outro forum,,,
    Fiz meu cadastro, tenho acesso mas, quando fui editar meu perfil, clicando para alterar a imagem, aparece a informação: "Problema de Autorização. Você não tem autorização para fazer isso."
    Preciso de ajuda, rsrsrs
  • @Vanessa Lacerda é o tempo do processo, só bão saber da exigência qndo seu processo for analisado!
  • @Vanessa Lacerda é o tempo do processo, só bão saber da exigência qndo seu processo for analisado!
  • @Vanessa Lacerda, se já tem essas anotações no registro português a comprovação da fixação do nome já está feita. Não se preocupe que não deverá ter nenhum problema quanto a isso.
    O fórum novo ainda não está em funcionamento, apesar de você ter feito o cadastro ele não deve ter sido liberado. Somente após a liberação do cadastro vai poder fazer essas personalizações.
  • @Vanessa o novo fórum ainda não está operacional.Estamos fazendo alguns ajustes.
  • @luan soares
    Vez por outra alguém sugere mudarmos para as bolinhas. Não creio que estejamos em condições de usa-las ainda.
    O link abaixo apresenta alguns comentários sobre o assunto.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/207631/#Comment_207631

    Primeiro os documentos são recebidos e conferidos o 1C, a taxa é recolhida, e os documentos são escaneados. Falhas grosseiras nessa fase, ou no pagamento da taxa podem causar a devolução sumária dos documentos, sem numerar.
    O processo inicia quando recebe o Número do processo e entra na fila aguardando a Análise.
    A partir dai conta-se o tempo, e ao final da análise ele pode ser aprovado (despacho), ou exigir documentação adicional.
    O processo só termina, (é Concluído) após receber o número de assento.

    Isso tem funcionado até agora, e continuará funcionando. Não temos ingerência sobre outras etapas internas na ACP.
    As bolinhas coloridas são confusas e o texto informativo que é o importante, quase passa despercebido.
  • editado October 2019
    @todos
    Desde que o acesso on-line (que é ótimo) foi disponibilizado estamos vivendo um momento de crise na planilha.
    Toda crise implica em mudança de rumo.

    Quase ninguém quer ligar na LR para obter as datas de numeração exatas (inicio do processo) nem a data de despacho aprovando o processo. Só se tem a data de conclusão. Tudo o mais se baseia na percepção on-line da mudança.
    Eu entendo: O fuso horário e a espera de 1:30 não encorajam ninguém.

    Algumas poucas pessoas obtêm a informação na LR. Outras "chutam" uma data aproximada. Outros erram por confundir recepção/numeração, e despacho/conclusão.
    Informação de urgência ou exigência no campo "Observações" se tornou fundamental, porque atualmente estão causando distorções importantes na média em mais de 60 dias se não forem excluídos do cálculo.

    Greves dificultam a análise dos dados por introduzir incertezas de prazo, talvez sejam transitórias, talvez não.

    O tempo de conclusão está em valores históricos, tendo ja ultrapassado todos os picos anteriores.
    Somente a média anterior não é mais suficiente para servir de base de cálculo. Há uma grande dose de correções empíricas, para refletir o valor correto, e considerar greves.

    Anteriormente a espera costumava ser de 20 a 90 dias.
    Hoje, a espera de quase 190 dias (media ainda crescendo) esta causando vários problemas no cálculo.

    Enquanto alguns são completados em 80 dias, vai levar mais 4 meses para que os outros na mesma data de numeração cheguem lá. Isso gera gráficos distorcidos que não refletem dados reais. Outros permanecem muito alem da media devido a exigências (as urgências/exigências, às vezes não têm indicação explicita nas observações),

    Para mitigar os problemas, foram incluídas algumas novas colunas na planilha:

    1. data de recepção - pode ser obtida do AR do correio, DHL tracking, ou ser o mesmo dia se entregue pessoalmente. Normalmente a numeração é 4 a 10 dias após a recepção. Então se tem uma ideia. A maioria já informa a data de recepção, porque têm no documento do correio, do DHL, ou pessoalmente (pago em dinheiro ou cartão de débito).
    2. data confirmada na LR ou Web - identifica datas de numeração confirmadas pela LR ou ACP (se pessoalmente) das aproximações via Web, e das que acham ou chutam.
    3. data de despacho - uma data importante. a simples inclusão reduziu em muito a confusão despacho/concluído. A confusão sempre existiu, mas se intensificou após julho/2018 quando se propôs uma planilha alternativa, que apresentava erroneamente despacho/conclusão como sendo a mesma coisa. (alguns se lembrarão)
    4. Exigência/Urgência - um campo automático, extraído através de busca por palavras-chave no campo "Observações", usado experimentalmente para expurgar esses valores das médias de tempo de processamento (eliminar outliers).

    Dependendo da adesão, os novos dados servirão para nortear a previsão com mais precisão no futuro.
    Os campos foram preenchidos baseados em informações ja disponíveis na planilha (normalmente em Obs.)
    Se houver alguma coisa errada no seu registro, voce pode verificar e corrigir.
  • Pessoal, bom dia
    A cor da bolinha 4 mudou e a msg tb, agora dizendo que o processo não está completo
    Consegui ligar hoje cedo na LR (1h de espera) e uma simpática atendente (Maria.....esqueci o outro nome) me explicou que precisava de um documento para comprovar a fixação do nome - Certidão de casamento, de óbito ou inscrição consular (primeiro ela me perguntou o nº e nome do processo, e depois o meu nome...rsrs, fiquei preocupada, pq o processo é da minha sogra...então me identifiquei e falei meu nome verdadeiro, não me passei pela minha sogra não, acho que ficaria pior mentir e disfarçar a voz...e então ela me respondeu...ufa!!)
    Já estou fazendo o pedido da certidão de óbito e vou apostilar, se isso for antes de chegar a carta de exigência, vou fazer uma carta de juntada para a certidão, senão, mando a cópia da mesma carta que recebi.
    Tá certo isso? Mais algum detalhe escapou? Não preciso exagerar e mandar a certidão de casamento tb né?!
    Obrigada
  • @deiseljo, basta uma certidão. Na carta não esqueça de solicitar que seja anexado ao processo e de identificar o nome do titular, data de nascimento, filiação e numero/ano do processo. Diga que é para cumprir uma exigência de documento. Se chegar o ofício basta juntar uma xerox dele para identificar do que se trata.
  • @Daniel Henriques,
    Já fiz o pedido de óbito para o cartório. Obrigada mesmo! Bom dia!!
  • Boa tarde!!
    Vi na planilha que 3 pessoas aguardam o registo desde julho... o meu está parado desde 20/8... alguém sabe de algo? Esses processos foram concluídos?
  • Amigos do fórum. Acabamos de receber uma carta do ACP de Porto solicitando os seguintes documentos para o processo de atribuição da minha tia:

    1- Documento de identificação do progenitor Português (bilhete de identidade, e/ ou cartão de cidadão/ passaporte e de

    3- Documento de identificação do progenitor português residente legal no Brasil e/ ou inscrição consular.

    **** Fiquei super confusa, porque fizeram duas solicitações, enumerando e escrevendo exatamente como coloquei aqui. Ao meu ver, as duas solicitações referem-se à apenas 1 documento, que seria a identidade do progenitor, certo? Se não, que documentos são esses? Fiz a atribuição da minha outra tia, que é filha do mesmo progenitor português, e não existiu essa exigência. Fiquei um pouco perdida. Alguém pra ajudar??
    Muito obrigada!!
  • @Rafaela Patricio, semana passada eles começaram a registrar os processos da metade de abril, segundo a planilha. Está demorando vários meses a fase do registro, porque eles passaram por período de férias, de greves, e estão lutando contra o governo que não atende as demandas dos funcionários das conservatórias, que estão defasados em termos de pessoal e recursos e estão atolados de serviço porque a cada ano que passa aumenta significativamente o número de processos de nacionalidade que chegam. Segundo colegas do fórum, parece que eles pararam por um tempo com todos os registros para dar prioridade nas análises atrasadas e agora na semana passada retomaram os registros, então, tem que ter paciência e aguardar um pouco mesmo.
  • @amigos, vejam se podem me ajudar..... minha cunhada enviou os documentos para a ACP, e estava tentando a senha de acesso. Hoje recebeu e qdo consultamos, o processo está na fase 1, mas consta em cima como ATRIBUIÇÃO PARA NETOS, e não é esse o caso, uma vez que ela é filha de português. Como devemos proceder para corrigir isso? Alguém já passou por isso?? @vlad, vc com sua experiência, sabe me orientar? Obrigada a todos!
  • editado October 2019
    @Rafaela espero que nao demore, pois meu processo foi aprovado neste mês. E agendado para fazer o cartão cidadão final de novembro no consulado, sendo que agendei em maio .
    Espero que dê certo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.