Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17867877897917921549

Comentários

  • @Millenagl meu processo foi recebido dia 21/06, não sei quando foi numerado pois não liguei para perguntar...
  • Estou c uma dúvida e preciso de uma orientação dei entrada na cidadania da minha filha presencialmente no Porto e em tondela à transcrição de casamento . Recebi uma carta solicitando a certidão de casamento p provar a alteração no meu nome e disse n precisar de apostilamento . Acredito q seja a certidão de casamento referente a transcrição de casamento q recebi dias depois dessa carta . No entanto n sei se preciso enviar uma carta de encaminhamento dessa certidão c firma reconhecida e apostilada !
    Alguém pode me ajudar ?!
    Obrigada !
  • Fabiane, não precisa de carta de encaminhamento. Mande simplesmente a certidão portuguesa de casamento. Não precisa apostilar porque é um documento de Portugal =)
  • @ferrju agradeço o retorno.
  • @LuisCarlos Antes do passaporte, você deve agendar o Cartão Cidadão. Tem que consultar a todo instante, fica sem data disponível e de repente aparece. Eu agendei Cartão Cidadão em julho desse ano, para fevereiro de 2020. Abs.
  • @pessoal apenas para informar vagas abertas no consulado rj nesse exato momento para cc ( apartir de 16/06/2020) pra quem tiver com processo tramitando pra sair ano que vem assim como eu fica ai a dica de fazer logo a reserva
  • Boa noite, uma dúvida referente ao formulário 1C que minha esposa vai preencher.

    Ela preenche o formulário com o nome de solteira ou casada?
    Quando eu enviar por EMS recebo um código de rastreio?
  • @drpost, preenche com o nome de casada e manda uma certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a mudança de nome.
    Nunca mandei por EMS, leva de 8 a 11 dias úteis. Por mais 70 reais, faço o envio pela DHL. Sai a 238 reais com o seguro de mil reais e o prazo de entrega é de 3 dias úteis, com possibilidade de rastreamento o tempo todo, até o nome de quem recebeu!!
  • editado October 2019
    @drpost normalmente preenche com o nome q consta no documento de identidade, mas as conservatórias registram com.o nome q consta na certidão de nascimento.
  • @iarantes,

    Obrigado pela mensagem. Sim, eu vi no site que precisa do cartão cidadão para o passaporte. Porém, só há vagas para Jun/2020.... :(

    Para passaporte, tem para Mar/2020...
  • nenhum assento ainda?? alguém tem novidades?
  • @andrezza, ainda nada... muita anciedade aqui...
  • @LuisCarlos , atualize a planilha, mudando para "despacho" e a data , por favor.
  • @Liane essa dica do DHL é perfeita valeu.

    @Vlad Pen você é o cara.

    Valeu gente.
  • @drpost, boa sorte!
  • Tenho tudo separado e apostilado já, paguei os 175 euros por cartão no dia 27/10 e agora só falta a certidão de casamento apostilada, como estou em Santa Catarina e casei no RJ meu pai vai lá amanhã solicitar essa certidão e apostilar.

    Se tudo correr nos prazos que eles dão em 10 a 14 dias já estou com tudo e envio.

    Eu não ia mandar a certidão de casamento pois o casamento está averbado, já ia postar tudo amanhã mas com as informações daqui do fórum é melhor eu esperar mais um pouco e fazer isso.

    =)
  • Seguremos a ansiedade mais um pouco, amanhã é feriado aqui em Portugal! :(
  • @drpost, melhor mesmo pecar por excesso. O desgaste e os custos para cumprir uma exigência são muito mais caros que o preço de uma certidão!!
    Boa sorte!
  • @Liane Alegria

    Verdade, é um preço baixo a se pagar
  • @andrezza greve das cegonhas em Portugal, ninguém mais nasce, bom pelo menos os que "nascem" fora de Portugal rsss.
  • tania870tania870 Member
    editado October 2019
    Pessoal, estou fazendo a atribuição do meu primo e já fizemos a transcrição de casamento da mãe portuguesa. Na certidão de nascimento e no RG dele consta o nome de solteira da mãe, pois ela se casou depois de ter ele e só depois mudou para o nome de casada, tudo transcrito já. Isso dá algum problema? Tipo, no formulário 1C preencho o que está no RG né? No caso, o nome da mãe dele de solteira. Devo enviar também a cópia do assento de Casamento feita pelo consulado? Ou uma certidão de casamento de inteiro teor da mãe? Pois agora o nome dela é outro, o de casada. Desculpa se estou confundindo tudo ^^' acho que embaralhei tudo kk é tanta informação
  • @tania870, não vai preencher o nome da mãe no formulário 1C!! Vai colocar o nome do requerente, como está na identidade!! Se o nome do seu primo mudou pelo casamento, mande uma certidão de casamento inteiro teor apostilada.
    O único documento da mãe que ele vai precisar é uma cópia simples da certidão de nascimento portuguesa, com o casamento averbado!!
  • tania870tania870 Member
    editado October 2019
    @Liane Alegria Ah tá! Eu tava confundindo isso de certidão de casamento. Obrigada Liane! Só uma duvidazinha, no campo filiação do formulário eu coloco o nome da mãe dele igual está na identidade também né, nome de solteira? Não o nome atual de casada dela...tudo eu copio do RG, correto?
  • @tania870, os dados para preencher o formulário você copia da certidão de nascimento. O nome da mãe dele é o nome que consta na certidão de nascimento dele, mesmo se após isso ela mudou de nome.
    No assento português da mãe dele vai estar registrado o nome de solteira e, na averbação do casamento, a alteração do nome. Fica claro que se trata da mesma pessoa.
  • @Daniel Henriques e @Liane Alegria, muito obrigada pela ajuda! É que eu sou medrosa com essas coisas haha
  • Oi pessoal, boa noite!

    Fiz minha atribuição de nacionalidade em 2018 e agora quero fazer o da minha irmã. Nossa mãe (portuguesa) e o pai dela (brasileiro declarante) foram casados.

    É necessária a transcrição do casamento antes da atribuição? Se sim, quais os documentos? Vi que o mais ágil agora é Ponta Delgada, certo?
  • editado November 2019
    @Alícia Dantas
    Só faz a atribuição uma vez.
    Se voce e sua irmã são filhas da mesma mãe (voce disse nossa mãe) sua mãe já deve ter feito a atribuição.
    O fato de ela ter se divorciado posteriormente não muda a situação na ocasião do nascimento da sua irmã.
    O nome que consta na certidão de nascimento de vocês já esta registrado na averbação.

    Basta anexar uma copia simples da averbação. Se não tiver, informe o numero do processo de averbação e a conservatória numa folha a parte, e eles mesmos confirmam.
    Se sua irmã casou (principalmente se mudou de nome), envie uma cópia inteiro teor apostilada da certidão de casamento pra fixação do nome. (o nome no RG tem que bater com a certidão de nascimento ou de casamento). Se ela responder estado civil "casada" no 1C também precisa, mesmo que não tenha mudado de nome.
    Se sua irmã tivesse mais de 70 anos precisaria também fazer prova de vida no consulado.

    Como voce fez a sua em 2017, vai aqui um lembrete da lista. Me corrijam se eu esqueci de algo.

    1) Certidão de nascimento da requerente (sua irmã) de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada
    2) Cópia do RG de sua irmã recente ou CNH válida, autenticada e apostilada
    3) Certidão de nascimento da mãe portuguesa, cópia simples
    4) formulário 1C com firma reconhecida presencialmente por autenticidade
    5) Pagamento da taxa de 175 euros, por vale postal ou cartão de credito internacional
    6) copia simples da averbação de casamento da portuguesa, ou informar o numero do processo e a conservatória numa folha de papel (provavelmente o nome na certidão que ela possui ainda seja a de solteira, mas isso não é problema)


  • @Alícia Dantas pelo o que entendi sua irmã é filha de outro casamento de sua mãe. Se for isso é necessário fazer a validação do divórcio de sua mãe (com o seu pai) e posteriormente fazer a transcrição do novo casamento de sua mãe (com o pai de sua irmã), antes de fazer a atribuição de sua irmã.
  • Pessoal, nenhuma novidade nos registros de nascimento na ACP Porto? Acho que não estão fazendo nenhuma certidão. :(
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.