O processo de minha esposa foi despachado para registro dia 04/03/2019, telefonei hj para a ACP Porto e uma educada senhora disse para retornar quinta da próxima semana que possivelmente já teriam o número do assento para informar.
Vale a pena já fazer o pedido no civilonline para assim que estiver pronto já receber o assento?
@diegomendes23 obrigada, Diego! O meu foi despachado dia 08/03. ia ligar hj, mas como o seu foi antes e não saiu ainda, não vou perder tempo com a LR não....vou aguardar! Obrigada!
Bom dia, gente! Preciso compartilhar minha frustração e felicidade ao mesmo tempo kkk Ontem (21/03) eu tinha um agendamento do CC no consulado aqui do RJ e transferi meu agendamento pro meu pai porque meu assento de nascimento ainda não tinha sido emitido.... agora de manhã (22/03) ACABA de chegar meu assento no civil online. (e a data do assento fala que foi assinado dia 20/03, porém so mandaram hoje) Coisas que acontecem kkk mas agora irei fazer meus documentos em Portugal mesmo.
Precisava que alguém, por gentileza, adicionasse meus dados na planilha. Pelo pc do trabalho a planilha nao abre e pelo celular é ruim de mexer e posso errar em algum campo. Fabiane Almeida Chegou em 03/12/2018 recebido por Maria do Ceu Numerado em 11/12/2018 Despachado em 14/03/2019 Assento em 22/03/2019
@almeidafabi, que maravilha! Obrigada pela informação! Baseada no seu relato, respondi o e-mail do Civil on line e eles informaram o número do assento, então cobrei o código de acesso e já emiti minha certidão. O processo foi finalizado no dia 20/03. É muita felicidade!!!! Vou atualizar o seu tbm na planilha!
@carlostabosa o segredo é sempre ligar bem cedo ( horario do Brasil) devido ao fuso horario me parece que pela manha a espera costuma ser menor, minhas ligações costumam levar de 45 a 1:20 no maximo ligo sempre por volta das 06:00 da manha!
Bom dia a todos, hoje é dia de dupla alegria para nós, recebemos as certidões de nossos dois filhos pelo civil online. Ambos os processos foram enviados em envelopes separados dentro do envelope de EMS dos correios. 1 - Numerado em 11/12/18 – Danilo (Filho1) – Despacho em 11/03/2019 - Concluído em 20/03/2019 2 - Numerado em 11/12/18 – Ricardo (Filho 2) Despacho em 11/03/2019 - Concluído em 21/03/2019. Solicitamos as certidões no final da semana passada, quando foi informado que não havia registros e somente os processos aprovados, e hoje recebemos as duas confirmações dos códigos para acessos aos registros. Agora vou partir para as atribuições de meus netos, e logo toda a família será portuguesa. Obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da nossa jornada, pois sem a ajuda e colaboração de vocês, não teríamos conseguidos chegarmos onde chegamos. Já atualizei a planilha com os dados.
Sim, foi um longo processo, com a ajuda do fórum consegui encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô pois o nome estava bem diferente (Portugal era João Caixeiro Tenente e no brasil estava como João Prisco).
A partir daí, tive que contratar advogado, abri processo e fiz retificações em mais de 13 certidões (entre nascimento, casamento e óbito) de meus descendentes, neste processo o sobrenome de minha avó teve que ser alterado para refletir o sobrenome do pai (de Prisco para Caixeiro Tenente).
Fiz as transcrições necessárias em todas as certidões e enviei, não achei que mesmo com isso poderia ter problemas.
Enfim, comecei a providenciar as documentações que me foram passadas por telefone e vou aguardar a carta de exigência chegar. Só uma dúvida (já faz um tempo que pedi isso), para solicitar a certidão de meu bisavô, posso pedir aquela certidão online pelo civil online?
Bom dia. Tenho o enorme prazer de informar que meu processo 84xxx/2018, numerado dia 10/12/2018, sem prioridade e sem exigência, foi concluído e registrado no dia 19/03/2019, já tenho o número de assentamento e já pedi no civil online. O processo do meu irmão foi protocolozado no mesmo dia, também foi concluído e registrado, já tenho o assentamento dele também.
Esqueci de avisar que o processo da minha irmã, numerado dia 08/12/2018, sem prioridade nem exigência, foi despachado dia 20/03/2019, aguardando registro.
Galera, Desde Janeiro de 2018 eu venho acompanhando esse fórum, mesmo sem postar nada, só lendo as informações que vocês postam. Nunca nem preenchi nenhuma planilha, embora também acompanhasse tudo. Hoje, dia 22/03/2019, acabei de pegar o meu cartão cidadão e meu passaporte vai chegar na minha casa em até 12 dias úteis. E agora depois de tudo finalizado, eu me senti na obrigação de vir aqui e dizer: MUITO OBRIGADO! Vocês são incríveis, cada informação postada aqui é muito importante. Meu processo se iniciou pelo meu avô, depois passou para o meu pai e finalmente pra mim. Tudo isso durou cerca de um ano. E contando ainda com uma exigência no processo do meu pai porque na certidão de nascimento dizia que ambos pais dele eram portugueses, quando na verdade só o pai dele era. Tudo isso feito na ACP de porto por causa de vocês, melhor escolha!
Para instrução de processos de Nacionalidade Portuguesa...Quando o Assento de nascimento a ser utilizado é de data anterior a 1911...É necessário enviar o documento certificado em Portugal...Esse do civilonline.pt não serve...
Não posso afirmar se existe ou não uma forma de obter esse registo antigo "online"...
Agora...Se sua intenção é apenas consultar pode ser que consiga obter uma via sem certificação...Com custo menor... Para ter certeza só consultando o órgão que está com o documento arquivado...Provavelmente o Arquivo Distrital da região de Nascimento do Registado...
Uma opção seria pedir para algum conhecido seu que esteja em Portugal solicitar o documento pessoalmente por lá...
Pessoal, Acabei de receber minha certidão pelo CivilOnline. Meu processo é de 11/12/2018 e foi concluído em 20/03/2019. Só tenho a agradecer imensamente a todos do Fórum pela excepcional ajuda e dicas valiosíssimas que permitiram a conclusão não apenas do meu processo, mas de 17 processos ao todo em 1 ano e meio (comecei em 09/2017 com a atribuição de minha avó). E agora darei prosseguimento aos processos de atribuição dos bisnetos... Meu muito obrigado Daniel
Olá Pessoal! Boa Tarde! Acabei de falar com a LR agora. Gostaria que colocassem minhas informações na Planilha.
Número do processo: 165xx/2019 Data da Numeração: 20/02/2019 Requerente: Adriana Mota (Filha) Forma de Pagamento: cartão de crédito Status: em analise Envia via DHL em 06/02/2019. Recebido em 11/02/2019 por Hemógenes
Caso vc precise retificar mais certidões em cartório vc pode fazer isso sem contratar advogados, deve usar a retificação administrativa nos moldes da lei 13484/2017. Sairá mais rápido e barato.
Em 2016, quando encontrei a certidão de meu bisavô na CRC de coimbra, os mesmos me deram 3 opções de pedir certidões
Na conservatória do registro civil Na loja do cidadão Portal do cidadão,
Apesar de estar no ano limite entre arquivo distrial e conservatória (1911), o registro dele está na CRC de coimbra. Consultei meus históricos, e não lembro como consegui a certidão dele (tenho informação de número de registro, livro e freguesia), só precisava saber qual a melhor e mais rápida opção
Sim, eu retifiquei todas as certidões necessárias.(desde bisavós, avós, mãe e a minha), no total foram 13
A minha primeira tentativa foi fazer direto via cartório, porém como a mudança era grande (um sobrenome inteiro) e não era algo trivial (como Souza/Sousa) infelizmente tive que abrir um processo civil com advogado que já foi concluído.
Enfim, quando enviei os documentos, enviei a certidão inteiro teor com cópia repográfica com reconhecimento de firma com o notário que a assina e apostilamento de haia, e mandei também uma cópia de inteiro teor digitada (com receio deles não conseguirem ver corretamente e cair em exigência), mas acabou não dando certo.
@Pedro Bressan... Se o documento está na CRC de Coimbra...E já te passaram a informação de que seria possível obte-lo por esses três canais...Creio que pode ser solicitado pelo civilonline.pt sim...
Hoje de manhã (9h) enviei novamente e-mail para a Conservatória dos Registros Centrais (rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt) e na parte da tarde (12h30) a Paula Correia (Oficial de Registos) me respondeu dizendo que o meu processo despachado no dia 12/03 ainda se encontra com o mesmo status, ou seja, aguardando registro de nascimento (assento) para emissão da certidão.
@Pedro Bressan, desejo que tudo corra bem! Passei por situacao parecida. Minha bisavo veio com os tios para o Brasil em 1910 porem ao se casar aqui no Brasil, os tios entraram na certidao de casamento como pais, ou seja de la pra ca toda documentacao saiu com erro. tive que contratar um advogado e pedir a retificacao judicial. Correu tudo bem aqui no Brasil porem na conservatoria me pediram mais provas de que eram mesmo tios e nao pais da minha bisavo. Pois bem o que resolveu foi eu ter feito uma linha do tempo cronologica com os fatos e uma certidao de registro do passaporte familiar emitido na epoca em Portugal onde claramente minha bisavo figurava como ^sobrinha^! Tambem consegui uma copia da lista de embarque do navio que eles vieram e la tambem a mencionava como sobrinha. uffa! Enviado isso a conservatoria aceitou e o assento saiu em 1 semana.
Comentários
@Todos
O processo de minha esposa foi despachado para registro dia 04/03/2019, telefonei hj para a ACP Porto e uma educada senhora disse para retornar quinta da próxima semana que possivelmente já teriam o número do assento para informar.
Vale a pena já fazer o pedido no civilonline para assim que estiver pronto já receber o assento?
Ainda não.
O assento não existe ainda. Tera que aguardar inserirem no sistema. Por enquanto nao adianta.
Ontem (21/03) eu tinha um agendamento do CC no consulado aqui do RJ e transferi meu agendamento pro meu pai porque meu assento de nascimento ainda não tinha sido emitido.... agora de manhã (22/03) ACABA de chegar meu assento no civil online. (e a data do assento fala que foi assinado dia 20/03, porém so mandaram hoje) Coisas que acontecem kkk mas agora irei fazer meus documentos em Portugal mesmo.
Precisava que alguém, por gentileza, adicionasse meus dados na planilha. Pelo pc do trabalho a planilha nao abre e pelo celular é ruim de mexer e posso errar em algum campo.
Fabiane Almeida
Chegou em 03/12/2018 recebido por Maria do Ceu
Numerado em 11/12/2018
Despachado em 14/03/2019
Assento em 22/03/2019
Ambos os processos foram enviados em envelopes separados dentro do envelope de EMS dos correios.
1 - Numerado em 11/12/18 – Danilo (Filho1) – Despacho em 11/03/2019 - Concluído em 20/03/2019
2 - Numerado em 11/12/18 – Ricardo (Filho 2) Despacho em 11/03/2019 - Concluído em 21/03/2019.
Solicitamos as certidões no final da semana passada, quando foi informado que não havia registros e somente os processos aprovados, e hoje recebemos as duas confirmações dos códigos para acessos aos registros.
Agora vou partir para as atribuições de meus netos, e logo toda a família será portuguesa.
Obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da nossa jornada, pois sem a ajuda e colaboração de vocês, não teríamos conseguidos chegarmos onde chegamos.
Já atualizei a planilha com os dados.
Sim, foi um longo processo, com a ajuda do fórum consegui encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô pois o nome estava bem diferente (Portugal era João Caixeiro Tenente e no brasil estava como João Prisco).
A partir daí, tive que contratar advogado, abri processo e fiz retificações em mais de 13 certidões (entre nascimento, casamento e óbito) de meus descendentes, neste processo o sobrenome de minha avó teve que ser alterado para refletir o sobrenome do pai (de Prisco para Caixeiro Tenente).
Fiz as transcrições necessárias em todas as certidões e enviei, não achei que mesmo com isso poderia ter problemas.
Enfim, comecei a providenciar as documentações que me foram passadas por telefone e vou aguardar a carta de exigência chegar.
Só uma dúvida (já faz um tempo que pedi isso), para solicitar a certidão de meu bisavô, posso pedir aquela certidão online pelo civil online?
Obrigado a ajuda!
Sim, foi numerado em Dezembro.
Acabei não colocando na planilha, pois vi muita gente reclamando que estava colocando errado
Nome: Teresinha Bressan
Data do recebimento dos documentos: 05/12/2018
Numerado em: 12/12/2018
Exigência em 14/03/2019
Processo: 85xxx/2018
Obrigado a todos pelas ajudas e informações!!
Obrigado pelo apoio, esperarei os documentos chegar e provavelmente mandarei inbox se tiver dúvida.
Agradeço o apoio!
Desde Janeiro de 2018 eu venho acompanhando esse fórum, mesmo sem postar nada, só lendo as informações que vocês postam.
Nunca nem preenchi nenhuma planilha, embora também acompanhasse tudo.
Hoje, dia 22/03/2019, acabei de pegar o meu cartão cidadão e meu passaporte vai chegar na minha casa em até 12 dias úteis.
E agora depois de tudo finalizado, eu me senti na obrigação de vir aqui e dizer: MUITO OBRIGADO!
Vocês são incríveis, cada informação postada aqui é muito importante.
Meu processo se iniciou pelo meu avô, depois passou para o meu pai e finalmente pra mim. Tudo isso durou cerca de um ano.
E contando ainda com uma exigência no processo do meu pai porque na certidão de nascimento dizia que ambos pais dele eram portugueses, quando na verdade só o pai dele era.
Tudo isso feito na ACP de porto por causa de vocês, melhor escolha!
Para instrução de processos de Nacionalidade Portuguesa...Quando o Assento de nascimento a ser utilizado é de data anterior a 1911...É necessário enviar o documento certificado em Portugal...Esse do civilonline.pt não serve...
Não posso afirmar se existe ou não uma forma de obter esse registo antigo "online"...
Agora...Se sua intenção é apenas consultar pode ser que consiga obter uma via sem certificação...Com custo menor...
Para ter certeza só consultando o órgão que está com o documento arquivado...Provavelmente o Arquivo Distrital da região de Nascimento do Registado...
Uma opção seria pedir para algum conhecido seu que esteja em Portugal solicitar o documento pessoalmente por lá...
Acabei de receber minha certidão pelo CivilOnline.
Meu processo é de 11/12/2018 e foi concluído em 20/03/2019.
Só tenho a agradecer imensamente a todos do Fórum pela excepcional ajuda e dicas valiosíssimas que permitiram a conclusão não apenas do meu processo, mas de 17 processos ao todo em 1 ano e meio (comecei em 09/2017 com a atribuição de minha avó). E agora darei prosseguimento aos processos de atribuição dos bisnetos...
Meu muito obrigado
Daniel
Acabei de falar com a LR agora. Gostaria que colocassem minhas informações na Planilha.
Número do processo: 165xx/2019
Data da Numeração: 20/02/2019
Requerente: Adriana Mota (Filha)
Forma de Pagamento: cartão de crédito
Status: em analise
Envia via DHL em 06/02/2019. Recebido em 11/02/2019 por Hemógenes
Grata!
Agora é orar para que tudo dê certo.
Parabéns pelo trabalho #ACP! Parabéns aos novos #tugas!
Mesmo após vc retificar ainda caiu em exigência??
Caso vc precise retificar mais certidões em cartório vc pode fazer isso sem contratar advogados, deve usar a retificação administrativa nos moldes da lei 13484/2017. Sairá mais rápido e barato.
Só para avisar que o do meu irmão também já foi para Registro! Daqui uns 10 dias, devemos ter a informação do assento
Em 2016, quando encontrei a certidão de meu bisavô na CRC de coimbra, os mesmos me deram 3 opções de pedir certidões
Na conservatória do registro civil
Na loja do cidadão
Portal do cidadão,
Apesar de estar no ano limite entre arquivo distrial e conservatória (1911), o registro dele está na CRC de coimbra.
Consultei meus históricos, e não lembro como consegui a certidão dele (tenho informação de número de registro, livro e freguesia), só precisava saber qual a melhor e mais rápida opção
Sim, eu retifiquei todas as certidões necessárias.(desde bisavós, avós, mãe e a minha), no total foram 13
A minha primeira tentativa foi fazer direto via cartório, porém como a mudança era grande (um sobrenome inteiro) e não era algo trivial (como Souza/Sousa) infelizmente tive que abrir um processo civil com advogado que já foi concluído.
Enfim, quando enviei os documentos, enviei a certidão inteiro teor com cópia repográfica com reconhecimento de firma com o notário que a assina e apostilamento de haia, e mandei também uma cópia de inteiro teor digitada (com receio deles não conseguirem ver corretamente e cair em exigência), mas acabou não dando certo.
Se o documento está na CRC de Coimbra...E já te passaram a informação de que seria possível obte-lo por esses três canais...Creio que pode ser solicitado pelo civilonline.pt sim...
Hoje de manhã (9h) enviei novamente e-mail para a Conservatória dos Registros Centrais (rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt) e na parte da tarde (12h30) a Paula Correia (Oficial de Registos) me respondeu dizendo que o meu processo despachado no dia 12/03 ainda se encontra com o mesmo status, ou seja, aguardando registro de nascimento (assento) para emissão da certidão.
Enviado isso a conservatoria aceitou e o assento saiu em 1 semana.