Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16386396416436441547

Comentários

• @Erika Silveira,
    1) ACP é o local mais rápido atualmente para o processo de nacionalidade
    2) As conservatórias não fazem pré-análise de documentação. O melhor é preparar tudo conforme explicado aqui no fórum e tirar as dúvidas que possa ter por aqui mesmo antes de enviar.
  • obrigada @Daniel Henriques e boa sorte a todos!
  • Mandei um e-mail para a IRN, sobre o pagamento com cartão de débito e responderam, em menos de 10 minutos, o seguinte :

Exmo Sr.

A plataforma permite efetuar o pagamento com ambos os cartões, porém não podemos garantir que será o caso do seu cartão.

Com os melhores cumprimentos,

Fernando Manuel Ribeiro Lopes
    Contabilidade - IRN
  • Obrigada, @Daniel Henriques!
  • @mricardoalves sensacional essa informação.
  • AAAAAAAAAAAH!
    Acabei de ser atendida na LR. No último minuto!

O meu foi para Registro! :)
    Mas a Teresa não quis informar o do meu irmão. Como o dele foi numerado dois processos depois do meu, acredito que tenha ido para registro tbm! Mas amanhã peço para ele ligar lá e confirmo para vcs!

Vou atualizar a planilha! Mais uma da turma de 11/12
  • Ficava inseguro para solicitar uma certidão sem informar o número do assento.
    Mas de acordo com o relato do colega acima não há nenhum problema, certo?
  • @mricardoalves, @luizaparada, @JCCS, @marcuspergentino, @ALL
    Algumas ponderações sobre o civilonline.
    Tem casos de foristas em que ocorre o que o @mricardoalves relatou porém há outros casos em que o conservador indefere o pedido por não existir o assento e, nesse caso, é dada a opção de reembolso apenas por depósito bancário que só é feito em banco europeu.
    Nos casos em que é dito que a certidão será emitida realmente ela é só as vezes é emitida logo que o assento é finalizado e outras vezes não. Tem relatos no fórum de pessoas que tiveram o assento registrado e o civilonline apenas emitiu a certidão depois de ser solicitado por e-mail pois elas já tinham a informação que o assento estava pronto há dias e o civilonline ainda não havia emitido a certidão.
    Não tomem a solicitação pelo civilonline como uma alternativa a ligação a LR pois pode não funcionar exatamente como vocês estão imaginando.
  • @marcuspergentino, boa tarde!

Se já sabe que o seu processo foi para registro, faz o seguinte, espera uns 10 dias e depois pede a certidão no Civil Online. Não precisa informar o assento.

Se ainda não tiver o assento, não se preocupe, pois receberá um e-mail da CRCentrais - Informatizações (rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt) com a seguinte mensagem:

"Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº XXXXX/2018, que se encontra despachado favoravelmente desde XX/XX/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão
  • @CarolinaALeite ótima noticia!!! Parabensss!!!
  • @almeidafabi obrigada! Bem feliz hehe o meu foi o que mais demorou de todos que eu fiz. Estava tensa já haha

Da minha mãe, foi uns 26 dias e do meu avô uns 29. Os dois ano passado.

Roí mtas unhas xD
  • Galera como consigo contatar a ACP de porto? Enviei os documentos em dezembro e até agora nada chegou em minha casa, devo me preocupar? Gostaria de saber como está lá pq nao recebo noticias faz twmpo.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado March 2019
    @Daniel Henriques, boa tarde!

Primeiramente gostaria de lhe fazer um elogio, o @Vlad Pen recentemente comentou no fórum que muito em breve vai lhe promover a moderador do fórum. Realmente você é muito atencioso com todos, parabéns!!!!

*Tem caso que o Conservador indefere o pedido por não existir o assento e, nesse caso, é dada a opção de reembolso apenas por depósito bancário que só é feito em banco europeu?

Estranho isso. Acontece muito? Se o processo não estivesse para registro tudo bem, mas agora com o assento prestes a sair do forno mesmo assim eles também tomam essa atitude?

Pergunto isso, pois eu e a @lisandracf acabamos de receber e-mail da CRCentrais - Informatizações (rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt) com a seguinte mensagem:

"Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº XXXXX/2018, que se encontra despachado favoravelmente desde XX/XX/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão."

• @CARLOS ROMÃO, obrigado pelas palavras!
    Quanto ao civilonline já tiveram diversos casos de pessoas que tiveram o pedido indeferido por não ter sido localizado o assento e vários outros que receberam o mesmo comunicado que você e a @lisandracf então não tem muito padrão pra isso não.
    Lembro que tiveram pessoas com pedido de certidão indeferido e estavam no mesmo caso de vocês, processo deferido aguardando o registro. Acho que tem relatos desses casos no tópico do guia de como solicitar a certidão pelo civilonline. Isso não é de hoje, esses casos de indeferimento ou de receber comunicado que a certidão será emitida quando o assento for finalizado começaram a ser relatados pouco depois de eu ter escrito o guia de como solicitar certidões, em janeiro de 2018.
    Por isso estou dando o aviso que pode ser que alguns paguem os 10 euros e não consigam reembolso depois, se o pedido for indeferido.
    E mesmo vocês que tiveram a resposta que quando sair o assento será emitida a certidão recomendo ligar na LR depois de uns 15 dias para verificar se o assento está pronto caso não recebera chave de acesso da certidão. Se a LR informar o número de assento mandem e-mail para o civilonline perguntado se o assento está pronto pois até o momento não recebeu a chave de acesso da certidão. Aqui também é o caso de ter pessoas que receberam a um ou dois dias após sair o assento e tem pessoas que não receberam a chave de acesso uma semana depois do assento registrado...
    Ou seja, não tem como saber o que vai acontecer...
    Eu nunca tive que entrar em contato com eles mas sei que são muito prestativos, sempre respondem os e-mails e, normalmente, a resposta é rápida.
  • Boa Tarde Carlos Romão eu enviei um email pra onde você citou e hj me responderam o seguinte:
    Informamos que o processo a que se refere já se encontra concluído e lhe foi atribuído o nº 18XXX/19 de registo. Pode se assim o entender, tratar do seu Cartão do Cidadão e outra documentação que achar necessária.
  • editado March 2019
    @Fellipe quando o documento é autenticado no consulado não precisa de apostilamento.
  • editado March 2019
    @Bravo07 para saber sobre seu processo terá que ligar na linha de registro. Em breve o IRN irá disponibilizar consulta de processos ON LiNE....aguardemos ansiosos.!!!
  • @Rodrigoo Camacho da Silva,

Isso que dizer que já tem o assento. Agora é só pedir a certidão no Civil Online que será aprovado.

Boa sorte!
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado March 2019
    @Daniel Henriques,

Claro, o ideal é continuarmos tentando ligar para LR para obtermos informação de status do nosso processo até um belo dia nos darem acesso ao mesmo sistema de base de dados consultado pela LR. Pedir informação pelo e-mail também é outra opção e funciona. Exemplo disso é a resposta recebida pelo nosso colega @Rodrigoo Camacho da Silva.

• @Daniel Henriques
    Obrigado pela atenção
    abs
  • @Vlad Pen aguardamos ansiosamente essa possibilidade de consulta on line. Saiu alguma portaria (não sei o nome oficial) do IRN informando essa funcionalidade?
    Obrigado
  • @Daniel Henriques e @CARLOS ROMÃO

Muito obrigado pelas respostas. Me foi bastante claro. :D

• Boa noite, pessoal!

Estou ajudando minha prima e ficamos com duas dúvidas:
    O pai dela é filho de mãe portuguesa.
    Já separamos a documentacao do pai dela para enviar para ACP.
    Podemos fazer um segundo envelope com a documentacao dela e enviar tudo junto (informando o 1º e 2º envelope) para aproveitar o envio e ACP fazer um seguido do outro?

A outra dúvida é por conta do nome da avó.
    O nome correto é Marta Martins Macarios. Porém, na certidão da minha prima, o nome da avó está como Marta Macario.
    O nome do pai dela está correto. Será que podemos mandar assim mesmo ou vai dar algum problema?

Muito obrigado pela ajuda.
  • @Vmacarios vc deve mandar um processo de cada vez..primeiro o do pai e depois de concluido, enviar o da filha.Sobre a ausência do " Martins" creio não haver problemas.
  • Bom dia pessoal, estou tentando ligar no +351 21 195 0500 e não estou conseguindo (linha de registos), mudou alguma coisa que eu não estou sabendo? (ligação via skype)
  • Processo de minha prima (Alice Parada) numerado em 19/12 883XX/2018 recebido por Hermógenes ainda em análise. Liguei hj.
  • Fábio, eu ligo no +351 21 154 4475. Vou adiantando que muitas vezes dá linha indisponível e o tempo de espera para atendimento gira em torno de 1 h e 20 minutos. Tem que ser persistente! Boa sorte!
  • almeidafabialmeidafabi Member
    editado March 2019
    Gente, meu pai vai hoje de manhã no consulado de Portugal aqui do RJ fazer o CC e eu vou com ele. Teoricamente essa data era pra mim, mas como meu assento ainda nao ficou pronto, consegui desmarcar e marcar pra ele.
    2 dúvidas
    1) Eles aceitam carteira de trabalho como documento de identificação?
    2) E meu pai não realizou a transcrição de casamento (ele é separado, mas no papel ainda casado), ele consegue realizar o CC normalmente? (pergunto porque sei que acaba variando de consulado pra consulado e ja vi alguém falando que não é obrigatorio ele ter feito a transcrição)
  • Bom dia, algum desses processos que foram concluídos de três dias pra cá, foi através do sr. Mario F?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.