@vlad no site dos correios, informa o seguinte texto referente a validade do vale postal:
Prazo máximo de retirada A remessa possui prazo de validade* até o último dia útil do mês seguinte ao da data de postagem. Ao término da sua validade, a remessa é automaticamente devolvida ao seu emitente.
@VANIAVIEIRA, obrigado pelas palavras, só tento ajudar um pouco por aqui no meu tempo livre. Parabéns pelas novas conquistas! 4 Processos de uma vez, você já está em outro nível, fazendo processos no atacado!
@Gabriela Kraemer, Portugal é outra exceção, apesar de não listada no site dos correios. Quando o VP brasileiro chega a Portugal é emitido um vale postal nacional (português) e esse substitui o VP brasileiro. OS VPs portugueses tem validade de 30 dias a partir da emissão.
@VaniaVieira, Quantos processos dos seus cairam em exigencia? Eu fiz 7 com a ajuda do forum, todos estavam absolutamente de acordo com os requisitos e mesmo assim tive 2 em exigencia, que foram rapidamente resolvidos.
Nunca recebi a carta de que estava em exigencia. Fiquei sabendo pela LR e satisfiz a exigencia de ambos em 1 semana. A unica carta que recebi foi de Ponta Delgada de uma averbacao de casamento. Numa delas o prazo caducou e recebi tudo de volta e tive que re-enviar VP e tudo o mais. Me avisaram na segunda eu enviei na terca, e me remeteram todo o processo de volta na quinta, ainda antes de receberem a resposta la. Comunicar que estava em transito nao adiantou.
Discordo das pessoas que disseram que deve esperar 90 dias pra consultar se caiu em exigencia. Deve-se acompanha pela planilha, e quando os processos em torno do seu estiverem em Registro ou Concluídos e' o momento de ligar. Atualmente esta em 96 dias, mas o meu foi pra exigencia em 22 dias. Na epoca completavam em 28. O Conservador toma o processo, analisa e decide por aprovar, recusar, ou exigência de informacao adicional.
Boa tarde ..... Acabei de apostilar meus documentos. Para quem estiver precisando, fiz em Santa Catarina e foi muito mais barato que são Paulo. RG : $ 42,65 Certidão: $ 37,45 Valores unitários Fora valor de SEDEX, que é passado após apostilamento. O WhatsApp de lá... (48) 9625-5490.....( Esse mesmo)
Por favor, desculpe perguntar, mas, não estou conseguindo encontrar. Alguém poderia passar o endereço cometo da ACP Porto, ou o link do endereço, para eu enviar meus documentos? Obrigado
Só esclarecendo, eu nunca disse que era pra deixar de acompanhar o andamento dos processos da planilha. Eu mesmo sempre olho. Muita gente olha todos os dias, outras de dois em dois meses, outras de três em três. Só disse que atualmente o prazo estimado dado pela ACP para análise e conclusão de processo é de 90 dias, mas e isso pode mudar até mais mais tempo, já que a demanda está crescente. Esse prazo estimado eu recebi do próprio conservador da ACP, tanto do processo do meu pai quanto do meu. Por isso que acho importante sempre perguntar o prazo estimado quando numera o processo pessoalmente ou quando fica sabendo através da LR.
Tem gente que gosta de ligar toda semana pra LR, todo mês, vai pela vontade de cada um. Tem outras que gostam de ligar com 60 e outras com 80 ou 90. Só sugeri pra colega ligar entre 80 e 90 dias, considerando a média atual de análise. Só isso. Se ela quiser ela pode ligar até com 22 dias de prazo estimado, isso é com ela.
Só pra servir de exemplo, atualmente processo de Lisboa leva 12 meses para ser analisado e concluído, então vale a pena ligar com 9 meses de antecedência? Acho que não.
Em relação a carta de exigência, normalmente a ACP envia uma correspondência. Se não enviar melhora ainda, não podem dizer que os 50 dias úteis de prazo pra sanar a exigência estão correndo, pois não houve aviso formal. Como será dada a ciência da notificação se não houve correspondência? No seu caso nem deve ter corrido o prazo, pois não houve contagem com recebimento da carta, pois não houve correspondência. Provavelmente o conservador emitiu a notificação e preferiu esperar você ligar entes de enviar a correspondência. No caso do meu pai, eu liguei pra LR, fiquei sabendo da exigência e ainda sim recebi a carta.
Muita gente fica sabendo da exigência quando a carta chega, isso é fato, tem muitos relatos no fórum. Não podemos usar a exceção como regra, ok.
Quando o processo cai em exigência, o prazo começa a contar a partir de 3 dias úteis do envio da carta pela Conservatória. Então realmente não é pra "largar de mão" e ficar esperando passivamente por uma carta, já que há muitos casos de atrasos nos Correios no Brasil, e ainda tem o tempo de conseguir o que quer que seja referente à exigência: cartórios demoram uns dias para emitir certidões, novas vias de documentos idem, etc.
Claro que tb não precisa ligar pra LR todo dia, mas vale fazê-lo uma periodicidade curta quando perto do prazo estimado, e isso se o prazo for longo. Se demora 30 dias, vale ligar com 30 ou mais dias (o prazo de exigência é 20du+20du, praticamente 2 meses); para um prazo de 90, vale ligar com uns 60, 70 e mais amiúde perto dos 90; para prazos muito grandes (como na CRCentrais, por exemplo) ligaria a cada 3 meses até fazer nove meses/um ano, depois mensalmente, reduzindo conforme o tempo passasse.
Mas isso vai de cada um, seria só uma sugestão (pessoal) seguindo mais ou menos o que aconteceu nos processos que eu conduzi (da minha mãe, meu e da minha irmã). O processo da minha mãe foi feito via consulado do Rio - ainda não conhecia o forum - e ficou parado 4 meses em exigência...
São 50 dias úteis de prazo (20 mais dilação de 30), tenho uma notificação aqui comigo, acho que se consultar com 80 dias não tem problema. Foi só uma sugestão. Também não existe uma regra pra isso, claro, apenas uma sugestão com base na realidade de prazo de análise de processos da ACP, que atualmente é de 90 dias (estimado). Mas se a ansiedade apertar, óbvio que deve ligar antes. Sei que acontece com todos mesmo...rsrsr..
Acho que não vale muito a pena discutir prazo. Vamos negociar? rsrsr. Ela liga com 70 dias, está bom pra vocês? rsrs
@gandalf, boa tarde, tive muita sorte, meus 11 processos nenhum caiu em exigência, e olhe que tive 4 processos bem complexos, mas os moderadores que são nossos "anjos da guarda" me orientaram e segui a risca todas as orientações, e os processos foram finalizados sem problemas, ,e com isso aprendi a regra Paciência, Fé e Perseverança ...beijinhos te desejo muita sorte
@usuário novo, os dados do documento de identidade preenchidos no 1C tem que ser os mesmos do documento que vai mandar a cópia autenticada e apostilada. Se vai mandar passaporte tem que preencher com os dados deste.
@iarantes processo da minha avó caiu em exigência não por falta de enviar a prova de vida, mas por que mandei a prova de vida feito em cartório, não foi aceito. E tive que fazer no consulado! E aí sim sem problemas
Pessoal estou ajudando uma amiga a tirar a Dupla cidadania para ela e sua filha. A mãe dela é portuguesa. Ela já está prestes a finalizar a cidadania dela por atribuição. O próximo passo seria tirar a cidadania da filha dela. No entanto, ela nunca foi casada. Ela não é a declarante da filha dela. O que ela terá que fazer? Obrigado.
Oi @jeffersonsouza! Obrigada pela resposta. Qual a idade da dua avó? Mandei da minha mãe dia 27/02. Ela fez 70 anos dia 15/01. Não havia prova de vida na lista de documentos que eu tinha. Acho que vou providenciar logo e enviar como complemento.
@iarantes finalizei o processo do meu pai, ele tem 78 anos e eu não enviei a prova de vida, pois não sabia rs rs, mas graças a Deus não caiu em exigência, porém sua RG foi tirada no mesmo mês que dei entrada e também depende muito de quem está analisando seu processo. Boa sorte!!!
Bom dia Apenas para confirmar. Os documentos que devo enviar para ACP Porto, são: 1- certidão de nascimento do meu pai, português ( serve cópia simples ou precisa ser autenticada, apostilar ou original ) 2- RG do pretendente a nacionalidade( no caso o meu RG) , apostilado. 3- minha certidão de nascimento , cópia reprográfica e apostilar 4- minha certidão de nascimento, inteiro teor ( pois achei que a reprográfica não está 100% legível), e também apóstolo 5- pagamento da taxa via cartão 6- formulário 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade 7- envio pela DHL 8- acender as velas, rezar e tomar remédio para ansiedade.
Após 1h 15min de espera na LR, fomos informados que nosso processo foi assinado em 12/03/2019. Entendo que isso quer dizer que foi para registro correto? A atendente solicitou que entrássemos em contato novamente em 2 semanas para obter o número do assento.
Estamos com a documentação da transcrição do casamento pronta para envio. Na verdade, temos pequenas dúvidas no formulário, mas fica para outro tópico. Duas questões:
- Ponta Delgada ainda está sendo a melhor opção para transcrever casamentos?
- Podemos enviar a transcrição do casamento e o processo de atribuição da minha esposa ao mesmo tempo? Acredito que a transcrição ficará pronta antes que o processo dela seja analisado pelo ACP. O que acham?
Parabéns a todos que já conseguiram sucesso. Boa sorte aos que estão na espera e obrigado a todos que nos ajudaram a chegar neste momento.
@DanielHeriques eu estou em Dublin, e fiz as autenticações da minha atribuição aqui, tenho uma dúvida, quando fui ao consulado, eles me informaram que não tinha que fazer apostilamento do meu documento de identificação, que era apenas autenticar. Pelo que eu sei, teria que fazer isso, mais por via das dúvidas acabei enviado um RG autenticado e apostilhado tbm, será que vou ter algum tipo de problema? Usei o doc passaporte no formulario, porque estou fora do Brasil, se fizesse com o Rg, o consulado não aceitaria.
Bom dia, no processo do meu filho enviei minha certidão de nascimento sem a averbação do casamento, porém o casamento já estava averbado em Portugal, será que cai em exigência? Quando enviei não tinha a certidão averbada em mãos ainda.
Comentários
Parabéns pelos 4 processos aprovados. Se já tem 11 conquistas, então já pode tranquilamente montar um time de futebol de aprovados.
Prazo máximo de retirada
A remessa possui prazo de validade* até o último dia útil do mês seguinte ao da data de postagem.
Ao término da sua validade, a remessa é automaticamente devolvida ao seu emitente.
*Exceção para os seguintes países:
França: validade de 01 ano no exterior;
Itália: validade de 01 mês no exterior.
https://www.correios.com.br/a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional#tab-2
Não seria até o ultimo dia do mês seguinte, em vez de 30 dias de validade? Ha alguma outra exceção para Portugal?
Parabéns pelas novas conquistas! 4 Processos de uma vez, você já está em outro nível, fazendo processos no atacado!
Nunca recebi a carta de que estava em exigencia. Fiquei sabendo pela LR e satisfiz a exigencia de ambos em 1 semana.
A unica carta que recebi foi de Ponta Delgada de uma averbacao de casamento. Numa delas o prazo caducou e recebi tudo de volta e tive que re-enviar VP e tudo o mais. Me avisaram na segunda eu enviei na terca, e me remeteram todo o processo de volta na quinta, ainda antes de receberem a resposta la. Comunicar que estava em transito nao adiantou.
Discordo das pessoas que disseram que deve esperar 90 dias pra consultar se caiu em exigencia.
Deve-se acompanha pela planilha, e quando os processos em torno do seu estiverem em Registro ou Concluídos e' o momento de ligar. Atualmente esta em 96 dias, mas o meu foi pra exigencia em 22 dias. Na epoca completavam em 28.
O Conservador toma o processo, analisa e decide por aprovar, recusar, ou exigência de informacao adicional.
Acabei de apostilar meus documentos.
Para quem estiver precisando, fiz em Santa Catarina e foi muito mais barato que são Paulo.
RG : $ 42,65
Certidão: $ 37,45
Valores unitários
Fora valor de SEDEX, que é passado após apostilamento.
O WhatsApp de lá...
(48) 9625-5490.....( Esse mesmo)
Alguém poderia passar o endereço cometo da ACP Porto, ou o link do endereço, para eu enviar meus documentos?
Obrigado
Só esclarecendo, eu nunca disse que era pra deixar de acompanhar o andamento dos processos da planilha. Eu mesmo sempre olho. Muita gente olha todos os dias, outras de dois em dois meses, outras de três em três. Só disse que atualmente o prazo estimado dado pela ACP para análise e conclusão de processo é de 90 dias, mas e isso pode mudar até mais mais tempo, já que a demanda está crescente. Esse prazo estimado eu recebi do próprio conservador da ACP, tanto do processo do meu pai quanto do meu. Por isso que acho importante sempre perguntar o prazo estimado quando numera o processo pessoalmente ou quando fica sabendo através da LR.
Tem gente que gosta de ligar toda semana pra LR, todo mês, vai pela vontade de cada um. Tem outras que gostam de ligar com 60 e outras com 80 ou 90. Só sugeri pra colega ligar entre 80 e 90 dias, considerando a média atual de análise. Só isso. Se ela quiser ela pode ligar até com 22 dias de prazo estimado, isso é com ela.
Só pra servir de exemplo, atualmente processo de Lisboa leva 12 meses para ser analisado e concluído, então vale a pena ligar com 9 meses de antecedência? Acho que não.
Em relação a carta de exigência, normalmente a ACP envia uma correspondência. Se não enviar melhora ainda, não podem dizer que os 50 dias úteis de prazo pra sanar a exigência estão correndo, pois não houve aviso formal. Como será dada a ciência da notificação se não houve correspondência? No seu caso nem deve ter corrido o prazo, pois não houve contagem com recebimento da carta, pois não houve correspondência. Provavelmente o conservador emitiu a notificação e preferiu esperar você ligar entes de enviar a correspondência. No caso do meu pai, eu liguei pra LR, fiquei sabendo da exigência e ainda sim recebi a carta.
Muita gente fica sabendo da exigência quando a carta chega, isso é fato, tem muitos relatos no fórum. Não podemos usar a exceção como regra, ok.
Boa sorte com o seu processo.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
Claro que tb não precisa ligar pra LR todo dia, mas vale fazê-lo uma periodicidade curta quando perto do prazo estimado, e isso se o prazo for longo. Se demora 30 dias, vale ligar com 30 ou mais dias (o prazo de exigência é 20du+20du, praticamente 2 meses); para um prazo de 90, vale ligar com uns 60, 70 e mais amiúde perto dos 90; para prazos muito grandes (como na CRCentrais, por exemplo) ligaria a cada 3 meses até fazer nove meses/um ano, depois mensalmente, reduzindo conforme o tempo passasse.
Mas isso vai de cada um, seria só uma sugestão (pessoal) seguindo mais ou menos o que aconteceu nos processos que eu conduzi (da minha mãe, meu e da minha irmã). O processo da minha mãe foi feito via consulado do Rio - ainda não conhecia o forum - e ficou parado 4 meses em exigência...
São 50 dias úteis de prazo (20 mais dilação de 30), tenho uma notificação aqui comigo, acho que se consultar com 80 dias não tem problema. Foi só uma sugestão. Também não existe uma regra pra isso, claro, apenas uma sugestão com base na realidade de prazo de análise de processos da ACP, que atualmente é de 90 dias (estimado). Mas se a ansiedade apertar, óbvio que deve ligar antes. Sei que acontece com todos mesmo...rsrsr..
Acho que não vale muito a pena discutir prazo. Vamos negociar? rsrsr. Ela liga com 70 dias, está bom pra vocês? rsrs
Dados para o envio ao ACP Porto
Para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
A mãe dela é portuguesa. Ela já está prestes a finalizar a cidadania dela por atribuição.
O próximo passo seria tirar a cidadania da filha dela. No entanto, ela nunca foi casada. Ela não é a declarante da filha dela. O que ela terá que fazer? Obrigado.
Apenas para confirmar.
Os documentos que devo enviar para ACP Porto, são:
1- certidão de nascimento do meu pai, português ( serve cópia simples ou precisa ser autenticada, apostilar ou original )
2- RG do pretendente a nacionalidade( no caso o meu RG) , apostilado.
3- minha certidão de nascimento , cópia reprográfica e apostilar
4- minha certidão de nascimento, inteiro teor ( pois achei que a reprográfica não está 100% legível), e também apóstolo
5- pagamento da taxa via cartão
6- formulário 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade
7- envio pela DHL
8- acender as velas, rezar e tomar remédio para ansiedade.
Seria isso ?
ABS a todos
Após 1h 15min de espera na LR, fomos informados que nosso processo foi assinado em 12/03/2019. Entendo que isso quer dizer que foi para registro correto? A atendente solicitou que entrássemos em contato novamente em 2 semanas para obter o número do assento.
Estamos com a documentação da transcrição do casamento pronta para envio. Na verdade, temos pequenas dúvidas no formulário, mas fica para outro tópico. Duas questões:
- Ponta Delgada ainda está sendo a melhor opção para transcrever casamentos?
- Podemos enviar a transcrição do casamento e o processo de atribuição da minha esposa ao mesmo tempo? Acredito que a transcrição ficará pronta antes que o processo dela seja analisado pelo ACP. O que acham?
Parabéns a todos que já conseguiram sucesso. Boa sorte aos que estão na espera e obrigado a todos que nos ajudaram a chegar neste momento.
Minha ligação não está completando de jeito nenhum . Já reinstalei o app e continuo sem conseguir.