Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16336346366386391547

Comentários

• Parabéns aos novos contemplados com a Nacionalidade....
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado March 2019
    @clarissemartins, boa noite!

Pois é, realmente nisso eles precisam evoluir e muito, pois do jeito está qualquer um vai desenvolver e aflorar a famosa ansiedade..rsrsrs. Não podemos depender de ligação para a LR como opção principal para fazermos nossas consultas, assim o coração não aguenta e a pressão sobe..rsrsrs. Ainda bem que eles já entenderam o problema e estão trabalhando na solução para felicidade geral dos futuros portugueses. Com acesso a mesma base de dados da LR ou algum outro sistema melhor as nossas consultas serão bem mais rápidas, menos estressantes, ficaremos mais felizes, evitando dessa forma congestionamento LR e também as longas filas nas conservatórias. Com essa melhoria certamente sobrará mais tempo para os conservadores analisarem melhor os nossos processos, uma vez que vai ter menos gente focada no atendimento e mais no trabalho do processo. Bom pra gente e também pra eles. Todos felizes!! Glória a Deus!!!!

Desejo boa sorte aos futuros portugueses. Persistência e tudo. Não desistam.

• JCCS, boa noite!

Desejo boa sorte pra você também.

Fica com Deus!
    editado March 2019
    @VANIAVIEIRA,

Sim...agora é só felicidade!! Pra comemorar a conquista vou abrir um bom vinho tinto português de Ponte da Barca.rsrsrs
  • Pessoal, em quanto tempo de espera vocês indicam eu pedir a certidão pelo civil online? Outro dia fiquei 43 minutos na linha de registros e desisti pois demorou muito e eu terei q pagar por essa demora, foi tempo perdido. O que gostaria de saber é que mesmo eu depois de um certo tempo dando entrada na certidão pelo civil online é certo de que ela possa estar pronta ou não? Se não chegar na minha casa então é certo q não foi concluída né? É um tiro no escuro
  • Os documentos chegaram lá dia 29 e foi recebido por uma tal de hermogenes e depois disso não sei mais de nada, nem número de processo consegui saber pois a demora na LR é enorme
  • @all
    Parabéns a todos que tiveram o processo aprovado! =)
    Estou no aguardo do meu que é de Fevereiro, mas já é um bom sinal!
  • @Eliana o vale postal tem validade de 30 dias e não até o último dia útil do mês seguinte ao da emissão.
  • editado March 2019
    @Angela as conservatórias não estão mais enviando o assento de registro de nacionalidade pelos correios.
  • @CARLOSROMÃO seu assento saiu.. parabéns .É como sempre falamos aqui..com um pouco de paciência tudo se resolve.
  • @clarissemartins aguardamos esse sistema de consultas de processos on line ansiosamente e tb que as plataformas de pgto via cartão de crédito voltem a funcionar plenamente.
  • Entendi. Então a única forma de eu conseguir ter o meu assento é solicitando a certidão pelo civil online depois do prazo de 90 que a ACP dá? Se eu fizer antes sem consultar a LR é arriscado não ter sido concluído e eu perder o dinheiro pago né, por que é muito complicado ligar pra linha de registros.

• @CARLOS ROMÃO, parabéns!! Seu assentamento já ficou pronto? Já conseguiu emitir a certidão através do civil online?
    editado March 2019
    @Vlad Pen, boa tarde!

Pedido aprovado e semana que vem vai sair o assento. Sim, muito feliz, obrigado! Precisamos também confiar nos 90 dias. A ACP prometeu que analisaria dentro dos prazo estimado e cumpriu. Precisamos valorizar isso também.
    editado March 2019
    @Renan Mattos, boa tarde!

Obrigado! Pedido aprovado, mas ainda não saiu o assento. Lá pra quarta-feira faço o procedimento no civil online e aviso, pode deixar.

Como está o seu processo?

Boa sorte para todos os futuros portugueses!!

editado March 2019
    @Angela Moreira, boa tarde!

Não é a única opção, mas sim umas delas. Se não deseja ligar para a LR, que concordo é angustiante, considera os 90 dias de prazo estimado pela ACP.

Seu processo vai ser analisado dentro dessa estimativa, uma vez que pelo que tenho acompanhado no fórum, na planilha e por experiência própria a ACP costuma levar a sério o prazo estimado de 90 dias. Vale a pena confiar.

Agora se resolver se antecipar ao prazo estimado de 90 dias, pagar pela certidão no civil online e ainda não tiver o assento, não se preocupe, vai receber um aviso da plataforma que o assento não existe e ficará com crédito no civil online. Em outro dia, quando tiver certeza que o seu assento realmente saiu, passa uma mensagem para o civil online, assim eles continuarão o procedimento até você receber a sua linda certidão. Pelo menos assim tenho visto acontecer com alguns colegas deste fórum.

Alguém que já passou pela situação de pagar no civil online e receber o aviso da inexistência do assento pode confirmar a questão do crédito.

Eu particularmente preferiria esperar o prazo estimado de 90 dias e depois fazer apenas uma ligação bem cedinho para a ACP, assim não sofreria tanto, uma vez que ligando bem cedo o tempo de espera pelo que estou vendo pode ser menor de 1h. Tenho visto sucesso de alguns colegas ligando logo no início do serviço de atendimento da LR e sendo atendidos em 15, 20 e 30 minutos. Não acontece com todos, é claro, mas pode ser uma das premiadas. Então com informação da aprovação eu se fosse você esperaria tipo uma semana ou 10 dias e depois faria o pedido e pagamento no civil online. Sei que é difícil ter essa disciplina, mas tenta.

• @PESSOAL esse prazo de 90 dias é contado a partir de quando?
  • @matheus joaquim, boa noite!

O prazo estimado de 90 dias corridos é contado a partir da data da numeração do processo.

Boa sorte!!!!
  • Já tive duas experiências em que pdi a certidão e o processo ainda não tinha finalizado. No meu caso, o que foi passado é que o dinheiro realemnte não é devolvido, porém assim que o processo é concluído você recebe o e-mail com a chave , fica em stand by. PS. Já aconteceu também em um dos processos finalizados de não receber a chave , é só enviar um e-mail solicitando que eles enviam rapidamente.
  • Obrigada Carlos. Vou tentar ligar num dia desses vem cedo como falou. E dependendo do status do meu processo eu aguardo os 90 dias e peço a certidão pelo civil online. Uma outra dúvida minha é como faço para ligar pelo Skype? Como funciona essa negócio de colocar crédito no Skype para ligar ?
    editado March 2019
    @Leticia Marques, obrigado pelo seu complemento altamente explicativo!

@Angela Moreira, acho que com testemunho da @Leticia Marques complementando a minha mensagem deve ter ficado claro pra você a questão do pagamento da certidão no civil online.

Boa sorte e boa noite a todos!!!
    editado March 2019
    Angela Moreira,

Segue resposta:

Crédito Skype é uma opção pré-paga, opção usada quando você precisa fazer algumas chamadas e só quer pagar pelo que usa. Diferente da assinatura, em que é pago um valor fixo todo mês e pode ligar a vontade.

Segue Links com explicação para abertura de conta e opções de plano:

Como posso adquirir Skype crédito:
    https://support.skype.com/pt/faq/FA570/como-posso-adquirir-skype-credito

Planos:
    https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=en

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE:
    Quando adicionar os créditos na sua conta, informando o seu cartão de crédito para compra, escolha a opção não recarga automática, pois se deixar marcado como recarga automática, a Skype vai automaticamente debitar novamente o valor do serviço do seu cartão de crédito e fazer a recarga, caso o seu saldo fique abaixo de R$ 6,00. Fica esperta nisso, ok.

Atendimento da LR acontece de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.

Depois que criar a sua conta na Skype adicione o nr da LR nos seus contatos: +351 21 195 0500.

Quando for ligar para a LR, vai proceder da seguinte forma: opção 1, opção 1 e aguarde ser atendida. Vai cair em espera e ficar tocando uma musiquinha, é normal.

1 vez que ligar:
    Depois que você tiver certeza que a sua documentação chegou e foi recebida pela ACP, espere uns 30 dias e depois ligue para a LR perguntando: numeração do processo, data que foi numerado e conservador que o recebeu.

2 vez que ligar depois de 90 dias corridos, a contar da data da numeração do processo, para saber status:
    Fica atenta na espera, pois quando o português lhe atender vai perguntar o nr. do processo, seu nome completo, idade e muitas vezes até nome de pai e mãe. Em seguida você será informada do status do seu processo.

Abaixo tipos de status para a segunda ligação:

- Processo em análise: Aguarde, pois ainda não foi analisado; ou
    - Aprovado e pendente de assento. Nesse caso será informado a data de aprovação e o prazo para ficar pronto o assento; ou
    - Aprovado e com o assento: Caso em que o conservador vai lhe informar o nr. do assento e data do mesmo. Se não anotar, errar ou não entender, não se preocupe, pois conseguirá o nr. do mesmo e demais detalhes do assento quando pedir a certidão no Civil online; ou
    - Exigência: Se por acaso isso acontecer, o conservador lhe informará detalhadamente o que está pendente e prazo aberto para apresentação do documento pendente. De qualquer forma será enviada uma carta para sua residência pedindo o documento pendente, conforme o endereço preenchido no formulário 1C. Eles não lhe enviarão e-mail, apesar de existir esse campo no formulário 1C.

Boa sorte e boa noite!!!
  • @Angela, Eu ja fiz varios processos. Quase todos usam a planilha para acompanhar a evolução de outros processos.
    Entre 30 e 60 dias depois Assim que tiver seu numero de processo e a data de numeracao, entre os dados na planilha e fique monitorando o que acontece com os que estao proximos a voce.
  • continuando... mandar seu processo, ligue uma vez pra ver se ele foi recebido, numerado, e nao esta em exigencia.
    Depois veja como estao os outros a sua volta. Quando comecam a ser concluidos, voce liga novamente pra saber como esta. Na planilha tem instrucoes detalhadas ate da conversasao com a atendente, com varias situacoes.
    Em 2 de meus processos, quando eu liguei, o conservador exigiu documentacao adicional.
    Se voce nao ligar, vai demorar pra saber que entrou em exigencia, e pode ate perder os prazos.
    Por enquanto nao tem jeito. Tem que ligar de tempos em tempos pra saber como esta o andamento, mas a planilha ajuda muito pra saber quando ligar.
  • RafaFCunhaRafaFCunha Member
    editado March 2019
    @Carlos ROmão! E se cair em exigência...Ligar 90 dias depois não poderia te fazer perder o prazo pra cumprir uma suposta exigência?
  • Obrigada gente. Vou tentar colocar créditos no Skype e ligar bem cedo. Obrigada pro ajuda
  • @RafaFCunha

Se cair em exigência vc receberá uma correspondência em casa.
    Lá será explicada qual a exigência, vc pode juntar documentos para suprir a exigência ou proceder a retificação.

Desconheço relatos de foristas que cairam em exigência e deixaram de receber a correspondência
  • Meu processo foi Concluído em novembro e até agora não recebi a certidão pelo correio. Fui correr atrás dos documentos da minha filha primeiro e deixei como última etapa pedir a minha certidão no civil online, não imaginava que daria esse problema, estou preocupada dos documentos acabarem passando do prazo.
    Enfim, gostaria de saber qual está sendo o prazo pra receber a certidão de Portugal. A do meu pai, aprovada em agosto do ano passado, levou só 2 meses pra chegar. Tá sendo normal essa demora ou será que a minha extraviou?
  • @Caroline rocha, ACP não está mais enviando a certidão ao finalizar o processo mas não sei te dizer a partir de qual data eles passaram a enviar apenas uma carta comunicando a conclusão e o número do assento.
    Pelo tempo é provável que tenha extraviado.
  • @marcuspergentino entendi. Vc ou alguém no fõrum sabe em quanto tempo costuma surgir uma exigência após a numeração do processo? Se for possível estimar este tempo, acredito ser este um momento ideal para se ligar na linha de registro...se não me engano...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.