Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16346356376396401547

Comentários

• A minha mãe mudou de nome com o casamento, mas a averbação do casamento dela já consta na certidão de nascimento com a mudança de nome. Preciso enviar a certidão de casamento dela mesmo assim?
    Obrigada.
  • @RafaFCunha, exigências normalmente ocorrem no momento que o conservador pega a documentação para análise e despacho. Ou é despachado favoravelmente ou é feita alguma exigência portanto o tempo estimado para ter alguma eventual exigência é o mesmo da conclusão do processo.
  • @pauladalgo, se já está averbado na certidão de nascimento não precisa enviar a de casamento.
  • @Daniel Henriques

Todos que conversei até hj dizem que precisa fazer o processo de averbação do casamento em outro local, não é no ACP PORTO, que são processos distintos e que sem isso não tem como comprovar o matrimônio para fins de residência para o cônjuge.
  • @diegomendes23, não entendi a que comentário meu você está se referindo. É sobre a minha resposta a @pauladalgo?
    O processo que ela está falando é de atribuição de pai ou mãe para filha e sobre a comprovação de alteração de nome do requerente pelo casamento. Você está falando sobre aquisição pelo casamento, para isso tem que, após a atribuição da nacionalidade transcrever o casamento, ACP não faz transcrição de casamento recomendo Ponta Delgada e, o processo de aquisição pelo casamento é feito somente em Lisboa. Para solicitar a aquisição pelo casamento é obrigatório o português estar casado em Portugal, no caso da @pauladalgo a mãe dela não é portuguesa ainda, nem se quisesse poderia transcrever o casamento agora.
  • @Caroline rocha pedindo no civil online como já está concluído vc recebe a chave de acesso no mesmo dia
  • editado March 2019
    @marcuspergentino Eu nunca recebi a carta. Talvez porque resolvi a pendencia em uma semana. Essas coisas acontecem. Melhor estar preparado.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado March 2019
    @RafaFCunha,

Acho que 90 dias é um bom prazo pra fazer consulta de status de processo. Esse é o prazo estimado dado pela ACP.

Experiência de aprovação perto dos 90 dias com o meu processo:
    Depois que dei entrada no meu processo pessoalmente (dia 19/12) liguei 4 vezes para a LR; 3 sem sucesso, pois 2 a ligação caiu depois de mais de 1 hora na linha e a outra o serviço encerrou com 46 minutos de espera; já na terceira vez (dia 15/03), perto dos 90 dias, finalmente obtive êxito, pois consegui falar com o conservador e fui informado que o processo foi aprovado. No dia 19/03 meu processo vai completar 3 meses e nesse dia que vou pedir o civil online e muito provavelmente deverei receber o assento. Percebeu, meu processo será concluído com 90 dias. Muito estressante ligar muitas vezes e com muito antecedência, pois são muitos processos e a linha de registro atualmente tem passado por problemas de congestionada de tanta gente que liga ao mesmo tempo. Melhor coisa é ficar calmo, esperar e ligar tipo no dia 85 ou 90 dias corridos da data da numeração e ligar bem cedo, tipo 6 da manhã do Brasil ( 9h de Lisboa).

Experiência de exigência com o processo do meu pai:
    Normalmente quando o processo entra em exigência, o conservador emite uma notificação detalhando a exigência e envia uma carta para o endereço do interessado, com abertura de prazo de 20 dias úteis, acrescidos da dilação de 30 dias úteis para cumprir a exigência. Estamos falando de dias úteis e não corridos, logo o requerente na verdade tem mais de 50 dias para resolver a pendência. Essa carta não demora a chegar, acho que em menos de 10 dias corridos.

Eu vou entrar com o pedido de cidadania do primo da minha esposa e vou mesmo esperar para ligar entre 80 e 90 dias de análise.

Boa sorte e boa noite ao futuros tugas!!
    editado March 2019
    @gandalf,

Carta enviada pela ACP com informação de aprovação não chega e se chega demora muito a chegar. Tem relato de muitos colegas do fórum confirmando essa informação. O processo do meu pai, por exemplo, foi concluído no dia 30/11, até hoje ele não recebeu essa carta e já tenho até o meu processo aprovado. Agora carta de exigência chega, pelo menos para a maioria dos casos relatados no foro.

Quando o processo do meu pai caiu em exigência a correspondência chegou em menos de 10 dias úteis, sendo que fiquei sabendo da exigência antes da carta chegar quando fiz consulta a LR. Percebe, quando é desgraça a notícia não demora a chegar. kkkkk. Então creio que a @Angela Moreira não tem motivos para se preocupar, se por acaso o seu processo cair em exigência, pois certamente receberá uma cartinha da ACP explicando a exigência e com prazo dilatado para sanar o problema (50 dias úteis)
  • Valeu @CARLOS ROMÃO!!
    editado March 2019
    @Angela Moreira,

Outra coisa muito importante em relação ao crédito Skype, depois que proceder com a recarga, além mudar o comando de recarga automática para "Auto-recharge in not enabled", vai na sequencia "Payment detail" do "your account" e exclui o "Payment method" com informação nr. do seu cartão de crédito; dessa forma não correrá risco da Skype habilitar a Auto-recharge e descontar valor do seu cartão com futura possível atualização, caso o seu saldo fique abaixo de R$ 6,00, ok. Faz isso por segurança.

PasseI por isso e não foi agradável. Sorte que eu tinha cancelado o cartão anterior por outro motivo, logo quando a Skype tentou debitar e não conseguiu, me enviou e-mail relatando a tentativa e erro. Sinceramente eu não me lembro de na época que criei a conta e fiz a recarga ter desabilitado ou não a recarga automática. Só sei que fiquei um tempo sem usar, depois tive que fazer atualização e recentemente descobri a tentativa de recarga automática depois que recebi e-mail.

Fica essa dica também pros demais colegas do fórum.

• editado March 2019
    Bom dia, é com grande alegria que comunico que os 4 processos que enviei foram aprovados dia 12/03 ,, com esses completo 11 processos enviados e todos aprovados, só tenho agradecer a ajuda dos moderadores @Marcia @MarizaGuerra, mesmo afastadas ,nunca podem ser esquecidas, @MariaNélida, @DanielHenriques que "AINDA" não é moderador mas uma pessoa muito importante para esse forúm, e nosso fiel ,escudeiro, @Vladpen que permanece firme e forte colaborando com sua experiência de uma forma tão generosa, e a todos os foristas e não podendo esquecer a equipe da ACP, pela competência e agilidade..ao nosso amigo @EliasfsJunior sempre presente.

Paciência, Fé e Perseverança .a todos..
    vamos aos outros parentes e a luta continua...beijinhos
  • @CARLOS, por curiosidade, qual foi a exigência que caiu o processo do seu pai?
  • @niltonhessel muito obrigada pelo esclarecimento!!
  • O meu processo foi despachado no dia 08/03 e ainda não saiu o assento. Liguei hj e a atendente disse que ainda é muito cedo para ter o assento, pois estão com muitos registros a fazer. Disse q é para eu ligar lá para o dia 08/04.
  • Parabéns, @VANIAVIEIRA!!! 11 processo, já está expert!!!! rsrsrs. Por enqto, já finalizei 8 + 2 transcrições, mas tem alguns mais pela frente!!!
  • editado March 2019
    é isso ai @luizaparada avante!!!! .com sua experiência não tenho dúvidas que concorda comigo....Paciência , Fé e Perseverança essas são as palavras, boa sorte...beijinhos
  • Pessoal, vcs sabem informar se quem recebo o processo é quem analisa? O meu foi recebido por Dulce Guedes. O de minha prima numeração 883XX de 19/12 ainda está em análise e foi recebido por Hermógenes Moço.
  • acho muito difícil o conservador que assina processo de cidadania, ser a mesma pessoa que vai a porta receber o funcionário dos correios e assinar o recibo de entrega da encomenda
  • editado March 2019
    @luizaparada, concordo com o @Pedro Kormann, já recebi correspondência assinada por Dulce Guedes com cargo de escriturária. beijinhos
  • O Hermogenes é escriturário sim :)
  • Pessoal, bom dia,

Estamos na expectativa da conclusão do processo da mãe da minha esposa, que é de Dezembro também. Com isto, já estamos com a documentação da transcrição do casamento pronta para envio. Na verdade, temos pequenas dúvidas no formulário, mas fica para outro tópico. Duas questões:

- Ponta Delgada ainda está sendo a melhor opção para transcrever casamentos?

- Podemos enviar a transcrição do casamento e o processo de atribuição da minha esposa ao mesmo tempo? Acredito que a transcrição ficará pronta antes que o processo dela seja analisado pelo ACP. O que acham?

@VaniaVieira, parabéns pelos processos! Acredito que o nosso deve estar próximo da conclusão também. Vamos torcer. Ligaremos esta semana para ter notícias.

No mais, parabéns a todos que já conseguiram sucesso.
  • @Pedro Kormann, o conservador eu sei que não, mas pensei que o escriturário sim, pode receber os processos.
  • Bom dia
    Desculpe perguntar, mas só queria confirmar.
    O valor de envio para aquisição de nacionalidade, para a conservatória ACP Porto, é de 170 euros ???
    A plataforma de cartão já voltou ?
    E o custo de envio via DHL , alguém sabe informar o valor ou onde pego esse valor ?
    Obrigado e parabéns aos novos contemplados.
  • Bom dia Pessoal, Parabens aos novos Tugas.
    Hoje consegui ser atendido na LR e pegar o numero do processo, alguem poderia fazer a gentileza de inserir na planilha. Fiquei receoso de fazer errado.

Nome: Nadir Negri
    Enviado: 24/01/2019 - EMS
    Recebido: 05/02/2019 - Hermogenes
    Pagto: Vale Postal
    Processo: 127**/2019

Obrigado
  • @JCCS são 175,00 euros, DHL de goiânia paguei 210,00 reais e não sei se voltou a plataforma de cartão de crédito.
    Boa sorte!!!
    editado March 2019
    @Heloiza Coelho, bom dia!

Certidão (casamento ou óbito) ou documento de identidade do português para fixação de nome.
  • bom dia pessoal, consegui fala na LR hoje.
    Processo 858xx, recebido em 03/12 em analise.
    Aguardando!

• @niltonhessel, entedido! Muito obrigada pela informação e dica.
  • Galera, será que até final do mês eles encerram os processos de dezembro ?
    Meu processo e de Janeiro 22/01
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.