@marcelo Marques entra no site do civil online, e solicita por lá, vc vai receber o assento de nascimento por e-mail, é muito simples, é só imprimir uma cópia e anexar aos documentos. Sim ACP continua sendo a melhor opção! Obs: a certidão pelo civil online custa 10 euros e dependendo da HR vc recebe o assento em minutos!... Claro isso depende do ano de nascimento da portuguesa! Mas pelo que sei todos os nascidos a partir de 1911 estão disponíveis dessa forma!
Tô ajudando um amigo a conseguir a cidadania, só que ao mandar a documentação para a ACP ele esqueceu de mandar a certidão do pai que é o Português.
Alguém pode ajudar no que deve ser feito pra mandar essa certidão como forma complementar, se pode ser por e-mail ou se existe algum telefone de lá pra falar sobre isso?
@Sergio Moreno documentos podem ser enviados a qualquer momento para complementar processos. Nós também fizemos isso. Nós mandamos um outro pacote via correio para o ACP, com uma carta explicando que era complementacao de documentacao de um processo, e colocamos os documentos faltantes junto à carta.
Eles nao atendem telefone e MUITO RARAMENTE respondem email. Se vc nao quer arriscar que o processo entre erm exigencia, recomendo mandar por correio.
@gabrielmachadors@CarlosRomao foi ontem (quinta-feira) que fui atendida nesse tempo. Sempre ligo assim que vira o relogio de 5:59 pra 6:00 e tento ser rapida clicando nas opções 1 e depois 1 kkkk geralmente levam uns 30 a 40min... dessa vez que foi fora do normal mesmo
Queridos, após passar quase 2h30min tentando falar com a LR, consegui ser atendido e recebi a confirmação que meu processo foi aprovado e despachado para ser feito o meu registro!!!!
Meu processo foi numerado em 19/12/18, com numeração 881XX/18.
Quem é de dezembro já pode começar a ligar que estão saindo!!!!
Bom dia pessoal!! Processo dos meus filhos foi concluído dia 07/03. Já obtive a certidão no civil online. Se alguém puder atualizar a planilha pra mim, agradeço muito. Gustavo M (menor) Mariana M (menor) Numerados dia 29/11. Agradeço a todos deste fórum por disponibilizar informações e tempo tão valiosos para podermos atingir nossos objetivos. Obrigada e boa sorte a todos!!
Bom dia pessoal!!! A minha mãe é filha de português e quer dar entrada pela ACP Porto. Gostaria de saber se posso autenticar os documentos no cartório ou se é necessário autenticar algum documento no consulado. Além disso, ela já foi casada e alterou o nome. E quando se divorciou manteve o nome de casada. Nesse caso a certidão precisa estar averbada a troca do nome, ou são documentos separados, certidão em inteiro teor e averbação do divórcio? Obrigada!
Bom dia pessoal, gostaria muito de ajuda! Dei entrada na atribuição minha e do meu irmão que foi numerados em 17/09/2018. Até hoje não consegui falar na LR para saber se foi concluído os assentos... A minha dúvida é, se tivesse caído em exigência eles teriam me comunicado, certo? Esse aviso seria por e-mail? E como já se passaram 6 meses, o processo se estiver ok, já era pra ter chegado na minha residência o assento, né? Estou muito preocupada por não ter informações...
@NathyCA Em primeiro lugar, você precisa verificar se é necessária a transcrição de casamento dos seus avós. Se apenas seu avô for português e se ele for o declarante na certidão de nascimento da sua mãe, a ACP aceita o processo de atribuição sem transcrição de casamento. Se ambos os avós forem portugueses ou se o pai não for o declarante, é necessária a transcrição prévia. Depois dessa etapa, você precisa providenciar uma certidão por cópia repográfica (xérox do livro) do nascimento da sua mãe e uma cópia autenticada do RG dela. Esses dois documentos deverão ser apostilados no próprio cartório, não há necessidade de ir ao consulado. Por fim, você deverá preencher o formulário 1C, onde deverá constar o número do assento de nascimento do português. Se ele for nascido antes de 1911, a certidão não estará digitalizada, e você precisará providenciar uma cópia original diretamente em Portugal. No caso da minha família, meu bisavô nasceu em 1905 na Ilha da Madeira. Para o processo da minha vó, precisei contatar o Arquivo da Madeira e esperar chegar no Brasil uma cópia da certidão de nascimento do português, para então encaminhá-la de novo para Portugal junto aos documento de minha avó.
@prispb já tentou pedir as certidões no civil online? No seu caso, muito provavelmente os processos já estão finalizados há tempos, por isso vale arriscar os 10 euros pela certidão.
Bom dia, alguém sabe me informar qual tempo de validade do vale postal a partir do momento que é emitido? Ouvi comentários de 30 dias dias, estou preocupada. A partir de que momento que a ACP recebe o vale postal e eu não corro mais o problema de perda da validade ou até mesmo diferenças cambiais devido ao tempo?
Bom dia.Meu processo está desde 23/08 E não consigo falar com a LR. Sempre cai ou sigo em mais de 1h na linha. Até hj consegui somente o número em análise 433xxx. Estou nervosa
@clarissabas, tenta pegar a certidão no civil on line. Custa 10 euros. Se foi enviado p ACP deve ter sido finalizado já, ou então caiu em exigência, mas como vc ñ recebeu nenhuma correspondência, creio q esteja concluído.
Olá, dei entrada pessoalmente na ACP no dia 31/01, estive la na segunda feira e me informaram que ainda estão a checar os processos de dezembro, eu não sabia que havia possibilidade de se pedir com urgência, é necessário pagamento para ser com urgência? se eu for la, e pedir que seja tratado com urgência eles colocam o meu pra frente? Obrigada
Se alguém puder adicionar minhas informações na planilha também agradeço, minhas e do meu irmão. maria luiza tavares cunha coelho entregue pessoalmente no dia 31/01/2019 na ACP para rosa maria da silva ribeiro processo n° 98xx/2019 pagamento em dinheiro
eduardo tavares cunha coelho entregue pessoalmente no dia 12/03/2019 na ACP para rosa maria da silva ribeiro processo n° 21xxx/2019 gratuito
Meu processo numerado no dia 19/12 também foi aprovado. Glória!!! Gastei 1h18m de tempo de espera ligando pelo Skype para ser atendido pela LR.
Só pra deixar registrado a título de informação para ajudar os próximos colegas que estão pensando em pedir a nacionalidade portuguesa:
Minha identidade foi emitida no dia 18/07/2008, dei entrada na nacionalidade no dia 19/12/2018, portanto na época que pedi a nacionalidade a mesma tinha 10 anos e 5 meses de emissão. Hoje a minha identidade já tem praticamente 10 anos e 8 meses de emissão. Detalhe, minha identidade tem mais de 10 anos e o meu pedido foi aprovado.
Antes de dar entrada na minha nacionalidade na ACP me informei pessoalmente através da pessoa do meu sogro sobre validade de identidade com mais de 10 anos de emissão, uma vez que fiquei muito preocupado na época, pois se comentava muito neste fórum que a ACP só aceitava identidade com no máximo 10 anos de data de emissão, mesmo o RG não tendo data de validade. Teve gente postou que conseguiu aprovação com RG de mais de 10 anos, inclusive uma que disse que teve processo de parente aprovado com identidade emitida em 1967.
Sabe qual foi a resposta da ACP a minha consulta? Exatamente essa: "carteira de identidade brasileira (RG) não tem validade e pode sim usar a mesma com mais de 10 ano de emissão para pedir a nacionalidade. O Importante não é a validade e sim as condições de estado da mesma".
Conclusão, não importa a validade do RG, o importante mesmo é o estado de conservação da sua identidade. Tem identidade com menos de 10 anos de emissão que está totalmente ilegível, outras com mais que estão em perfeitas condições. A do meu pai tive que pedir a ele pra emitir outra antes de pedir a nacionalidade deles, pois embora tivesse menos de 10 anos estava um lixo, tadinho. No meu caso foi diferente, a minha identidade está novinha e tem mais de 10 anos. Não tenham medo. O que aconteceu comigo foi um fato verídico, importante levar isso em consideração.
Tudo que escrevi acima não foi para criticar qualquer pessoa do fórum e sim com intuito de ajudar.
Comentários
Sim ACP continua sendo a melhor opção!
Obs: a certidão pelo civil online custa 10 euros e dependendo da HR vc recebe o assento em minutos!...
Claro isso depende do ano de nascimento da portuguesa! Mas pelo que sei todos os nascidos a partir de 1911 estão disponíveis dessa forma!
Eu acho que é um recorde mesmo, essa menina é iluminada.
@almeidafabi,
Conta pra gente o seu segredo.
Tô ajudando um amigo a conseguir a cidadania, só que ao mandar a documentação para a ACP ele esqueceu de mandar a certidão do pai que é o Português.
Alguém pode ajudar no que deve ser feito pra mandar essa certidão como forma complementar, se pode ser por e-mail ou se existe algum telefone de lá pra falar sobre isso?
Obrigado.
Eles nao atendem telefone e MUITO RARAMENTE respondem email. Se vc nao quer arriscar que o processo entre erm exigencia, recomendo mandar por correio.
Meu processo foi numerado em 19/12/18, com numeração 881XX/18.
Quem é de dezembro já pode começar a ligar que estão saindo!!!!
Gustavo M (menor)
Mariana M (menor)
Numerados dia 29/11.
Agradeço a todos deste fórum por disponibilizar informações e tempo tão valiosos para podermos atingir nossos objetivos. Obrigada e boa sorte a todos!!
A minha mãe é filha de português e quer dar entrada pela ACP Porto.
Gostaria de saber se posso autenticar os documentos no cartório ou se é necessário autenticar algum documento no consulado.
Além disso, ela já foi casada e alterou o nome. E quando se divorciou manteve o nome de casada. Nesse caso a certidão precisa estar averbada a troca do nome, ou são documentos separados, certidão em inteiro teor e averbação do divórcio?
Obrigada!
Dei entrada na atribuição minha e do meu irmão que foi numerados em 17/09/2018. Até hoje não consegui falar na LR para saber se foi concluído os assentos...
A minha dúvida é, se tivesse caído em exigência eles teriam me comunicado, certo? Esse aviso seria por e-mail?
E como já se passaram 6 meses, o processo se estiver ok, já era pra ter chegado na minha residência o assento, né?
Estou muito preocupada por não ter informações...
Ótima notícia! Eram dos últimos que ainda faltavam pra novembro na planilha. E dezembro está andando bem. Torcer pra continuar nesse ritmo, rs.
Atualizei a planilha com as informações que você passou.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit
Em primeiro lugar, você precisa verificar se é necessária a transcrição de casamento dos seus avós. Se apenas seu avô for português e se ele for o declarante na certidão de nascimento da sua mãe, a ACP aceita o processo de atribuição sem transcrição de casamento. Se ambos os avós forem portugueses ou se o pai não for o declarante, é necessária a transcrição prévia.
Depois dessa etapa, você precisa providenciar uma certidão por cópia repográfica (xérox do livro) do nascimento da sua mãe e uma cópia autenticada do RG dela. Esses dois documentos deverão ser apostilados no próprio cartório, não há necessidade de ir ao consulado.
Por fim, você deverá preencher o formulário 1C, onde deverá constar o número do assento de nascimento do português. Se ele for nascido antes de 1911, a certidão não estará digitalizada, e você precisará providenciar uma cópia original diretamente em Portugal. No caso da minha família, meu bisavô nasceu em 1905 na Ilha da Madeira. Para o processo da minha vó, precisei contatar o Arquivo da Madeira e esperar chegar no Brasil uma cópia da certidão de nascimento do português, para então encaminhá-la de novo para Portugal junto aos documento de minha avó.
Eu solicite minha atribuição pelo ACP, como preencho esse requerimento:
N.º ID Civil - - ???
Nome Completo*
Número/Ano do registo - ?? ainda não tenho informação, certo?
Data de Nascimento* -
Naturalidade* - coloco Portugal?
Natural do distrito* - ??
Concelho* - ???
Freguesia* - ???
Muito obrigada!
Fique i:20 na LR e cai a ligação.
tem como consultar no civil online só com o nome?
Ouvi comentários de 30 dias dias, estou preocupada.
A partir de que momento que a ACP recebe o vale postal e eu não corro mais o problema de perda da validade ou até mesmo diferenças cambiais devido ao tempo?
No aguado,
Desde já, agradeço.
Parabéns pela sua vitória.Tem que festejar.
Parabéns pela sua conquista!!! Festeje também....
maria luiza tavares cunha coelho
entregue pessoalmente no dia 31/01/2019 na ACP para rosa maria da silva ribeiro
processo n° 98xx/2019
pagamento em dinheiro
eduardo tavares cunha coelho
entregue pessoalmente no dia 12/03/2019 na ACP para rosa maria da silva ribeiro
processo n° 21xxx/2019
gratuito
Meu processo numerado no dia 19/12 também foi aprovado. Glória!!! Gastei 1h18m de tempo de espera ligando pelo Skype para ser atendido pela LR.
Só pra deixar registrado a título de informação para ajudar os próximos colegas que estão pensando em pedir a nacionalidade portuguesa:
Minha identidade foi emitida no dia 18/07/2008, dei entrada na nacionalidade no dia 19/12/2018, portanto na época que pedi a nacionalidade a mesma tinha 10 anos e 5 meses de emissão. Hoje a minha identidade já tem praticamente 10 anos e 8 meses de emissão. Detalhe, minha identidade tem mais de 10 anos e o meu pedido foi aprovado.
Antes de dar entrada na minha nacionalidade na ACP me informei pessoalmente através da pessoa do meu sogro sobre validade de identidade com mais de 10 anos de emissão, uma vez que fiquei muito preocupado na época, pois se comentava muito neste fórum que a ACP só aceitava identidade com no máximo 10 anos de data de emissão, mesmo o RG não tendo data de validade. Teve gente postou que conseguiu aprovação com RG de mais de 10 anos, inclusive uma que disse que teve processo de parente aprovado com identidade emitida em 1967.
Sabe qual foi a resposta da ACP a minha consulta? Exatamente essa: "carteira de identidade brasileira (RG) não tem validade e pode sim usar a mesma com mais de 10 ano de emissão para pedir a nacionalidade. O Importante não é a validade e sim as condições de estado da mesma".
Conclusão, não importa a validade do RG, o importante mesmo é o estado de conservação da sua identidade. Tem identidade com menos de 10 anos de emissão que está totalmente ilegível, outras com mais que estão em perfeitas condições. A do meu pai tive que pedir a ele pra emitir outra antes de pedir a nacionalidade deles, pois embora tivesse menos de 10 anos estava um lixo, tadinho. No meu caso foi diferente, a minha identidade está novinha e tem mais de 10 anos. Não tenham medo. O que aconteceu comigo foi um fato verídico, importante levar isso em consideração.
Tudo que escrevi acima não foi para criticar qualquer pessoa do fórum e sim com intuito de ajudar.
Agradeço a todos que me ajudaram!!
Desejo sorte para os demais colegas!!!!