Boa noite, acabei de pagar o formulário via cartão para meu irmão e saiu o meu nome no cabeçalho, ta certo? Eu coloquei meu nome e apelido pois o cartão é meu e coloquei o nome dele em baixo, tem problema? Fiquei confusa rs rs . Obrigada
@SAMANTHA3 Isso acontece quando o requerente usa o cartão de uma outra pessoa, mas pode ficar tranquila que não trará problemas. Também aconteceu o mesmo comigo.
Meu primo pediu a certidão dele apostilada no cartório e foi entregue sem o reconhecimento de firma do tabelião que assinou a certidão... Tem algum problema? Pode mandar a certidão assim mesmo?
Boa noite, amigos. É estritamente necessário que o 1C seja colorido? Mas instruções no verso não há essa exigência e eu estou sem impressora colorida rsrs.
Outra dúvida, li aqui no fórum que tem que ser as duas paginas do mesmo lado, tipo livreto, é isso mesmo ou me enganei?
@bruhviana não há aviso por e-mail, mas por carta. Porém essa carta pode demorar muito ou até ser extraviada. O ideal é ligar na Linha de Registos para acompanhar o andamento do processo.
@Danilo_Freitas o ideal é que seja colorido por na Conservatória é feita uma separação pela cor do formulário. Sobre ser impresso em frente e verso é recomendável que seja dessa forma.
@liliansfs13, boa noite qdo é feita a apostila automaticamente se reconhece a assinatura do notário. .@mariahernandes, 1- não vai haver problemas se colocou o nome e endereço corretos 2- coloque o número do vale postal no verso do formulario1c lá no final folha ,e envie uma cópia do mesmo junto ao processo, boa sorte beijinhos
@lilianfs13, não é uma regra, pode se fazer o sinal público antes de apostilar .. se solicitado ,.. . Quando o cartório apostila um documento, o reconhecimento da assinatura de quem o assina está implícito., de uma lida nas letras miúdas da apostila lá vai constar o reconhecimento do.notário por isso que falei que quando se apostila automaticamente se reconhece a assinatura do notário, boa sorte , beijinhos .
@Lilianfs13 - Recentemente recebi a seguinte proposta de um Cartório em SP . R$ X.XX (proc. de retificação + certidão em Inteiro Teor por fotocópia + sem firma rec. + apostilamento) . OBS: Caso queira as certidões com firma reconhecida acrescentar ao valor + R$ 12,34. Fiquei na dúvida também
O que eu percebi é que geralmente quando certidão é apostila são feitas no mesmo cartório o sinal público não é feito. Vi no grupo do Facebook muitas pessoas com a mesma dúvida. Me parece que para a apostila o sinal público não é obrigatório, mas os cartórios costumam fazer. Porém é só o entendimento que tive. Pelo valor do sinal público acho melhor fazer antes de apostilar, mas no caso do meu primo a certidão já foi apostilada, então não é mais possível fazer o sinal público, neste caso enviaremos a certidão sem o sinal público, pois entre pagar novamente a certidão com apostila só para ter o sinal público e enviar com a possibilidade de ser aceito, vamos enviar e somente se cair em exigência pagaremos nova certidão. É um risco que decidimos assumir, neste processo. Mas para os próximos processos já ficaremos atentos e mandaremos fazer o sinal público.
Vou mandar na semana que vem meus documentos pra ACP para fazer a atribuição minha e da minha irmã, e tive algumas dúvidas:
1- Posso mandar os dois no mesmo vale postal? Devo colocar em envelopes separados? 2- Qual endereço da ACP, Em qual tópico essa informação está disponível?
@bmaculo, um vale postal para cada processo. O vale tem que ter como remetente o titular do processo. Cada processo com toda sua documentação dentro de um envelope. Depois colocar os envelopes dos processos dentro do envelope de envio.
Para o vale postal: IRN, IP Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Portugal
Para o envio dos documentos: Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Portugal
Vi aqui alguém dizendo que o o pagamento por cartão de crédito no civil online estava com problemas, Alguém sabe dizer se já foi normalizado?
O processo do meu pai acabou de ser concluído por Vila do Conde e eu gostaria de pegar a certidão pelo civil online pra incluir no meu processo (que mandarei para ACP).
Outra dúvida, vi aqui tb, que o pagamento por cartão de crédito da taxa da cidadania na ACP tb estava com problemas. Sabem se já normalizou?
@Lilianfs13 se vc for em qualquer cartório eles reconhecem a assinatura do escrivão...ainda que seja de outro estado... eu por exemplo estou com certidões do rio de janeiro, mas vou apostilhar e reconhecer firma tudo aqui em Brasília.
TEm cartório que não tem o serviço de reconhecimento de firma. Por isso eles não fazem. só por isso.
A questão é que no cartório que meu primo solicitou a certidão apostilada não foi feito o sinal público. Como a certidão já está apostilada não tem mais como fazer o sinal público.
Para fazer o sinal público seria necessário solicitar novamente a certidão, para fazer o sinal público e só depois apostilar. Mas aí teria o gasto R$200,00 novamente, então vamos mandar a certidão apostilada sem o sinal público mesmo.
Acabei de ver que na certidão reprográfica do meu irmão está faltando 1 número no RG do meu pai (no meio da numeração), só que eu já mandei os documentos, será que vai haver problemas? Os nomes dos pais e avós estão certos, cópia do RG dele está certa (meu irmão), só o número do RG do meu pai que ficou faltando um número (meu pai é declarante no nascimento, já possui o número de assento e transcrição de casamento)
Poderiam me informar se vai haver problemas? Alguém já passou por isso?
Não pode usar a mesma certidão para fazer o sinal público e posterior apostilamento novamente? O que eu tenho certeza que não pode ser feiro é reconhecer a assinatura do escrivão (sinal público) após o apostilamento, uma vez que feito o apostilamento, o documento (certidão) é digitalizado e anexada em um sistema eletrônico que também é consultado pela ACP pra visualização do documento original. Eu preferi não correr riscos e pedi o serviço de sinal público em todos as minhas certidões, antes de fazer apostilamento. Segui o procedimento padrão. Mas se Portugal não implica com a questão do sinal público, tendo em vista que no ato do apostilamento o cartório reconhece a competência do escrivão após verificar a autenticidade da assinatura mediante consulta à Central Notarial de Sinal Público (CNSIP), eu penso que é melhor deixar do jeito que está.
Comentários
Se cair em exigência eles costumam avisar em quanto tempo? É por email o aviso?
Podem me tirar uma dúvida...
Meu primo pediu a certidão dele apostilada no cartório e foi entregue sem o reconhecimento de firma do tabelião que assinou a certidão...
Tem algum problema? Pode mandar a certidão assim mesmo?
Outra dúvida, li aqui no fórum que tem que ser as duas paginas do mesmo lado, tipo livreto, é isso mesmo ou me enganei?
Obrigado
@Danilo_Freitas o ideal é que seja colorido por na Conservatória é feita uma separação pela cor do formulário.
Sobre ser impresso em frente e verso é recomendável que seja dessa forma.
Na verdade não é automático, pois esse foi justamente o problema. O cartório fez a apostila sem fazer o reconhecimento de firma (Sinal Público)
Por isso minha preocupação...
Os cartórios fazem o sinal público por conveniência? Ou é uma regra e neste cartório foi feito errado?
se solicitado ,..
. Quando o cartório apostila um documento, o reconhecimento da assinatura de quem o assina está implícito., de uma lida nas letras miúdas da apostila lá vai constar o reconhecimento do.notário por isso que falei que quando se apostila automaticamente se reconhece a assinatura do notário, boa sorte , beijinhos .
Muito obrigada!
Beijinhos
. R$ X.XX (proc. de retificação + certidão em Inteiro Teor por fotocópia + sem firma rec. + apostilamento)
. OBS: Caso queira as certidões com firma reconhecida acrescentar ao valor + R$ 12,34.
Fiquei na dúvida também
Andei pesquisando sobre essa questão.
O que eu percebi é que geralmente quando certidão é apostila são feitas no mesmo cartório o sinal público não é feito. Vi no grupo do Facebook muitas pessoas com a mesma dúvida.
Me parece que para a apostila o sinal público não é obrigatório, mas os cartórios costumam fazer.
Porém é só o entendimento que tive.
Pelo valor do sinal público acho melhor fazer antes de apostilar, mas no caso do meu primo a certidão já foi apostilada, então não é mais possível fazer o sinal público, neste caso enviaremos a certidão sem o sinal público, pois entre pagar novamente a certidão com apostila só para ter o sinal público e enviar com a possibilidade de ser aceito, vamos enviar e somente se cair em exigência pagaremos nova certidão.
É um risco que decidimos assumir, neste processo.
Mas para os próximos processos já ficaremos atentos e mandaremos fazer o sinal público.
José Cláudio 77xxx/2018 dia 20/11/2018.
Vou mandar na semana que vem meus documentos pra ACP para fazer a atribuição minha e da minha irmã, e tive algumas dúvidas:
1- Posso mandar os dois no mesmo vale postal? Devo colocar em envelopes separados?
2- Qual endereço da ACP, Em qual tópico essa informação está disponível?
Obrigado a todos!!
Recebeu no civil online? Estou aguardando o envio. Obrigada
Cada processo com toda sua documentação dentro de um envelope. Depois colocar os envelopes dos processos dentro do envelope de envio.
Para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
O processo do meu pai acabou de ser concluído por Vila do Conde e eu gostaria de pegar a certidão pelo civil online pra incluir no meu processo (que mandarei para ACP).
Outra dúvida, vi aqui tb, que o pagamento por cartão de crédito da taxa da cidadania na ACP tb estava com problemas. Sabem se já normalizou?
Os pagamentos foram normalizados.
eu por exemplo estou com certidões do rio de janeiro, mas vou apostilhar e reconhecer firma tudo aqui em Brasília.
TEm cartório que não tem o serviço de reconhecimento de firma. Por isso eles não fazem. só por isso.
Sim, eu sei disso.
A questão é que no cartório que meu primo solicitou a certidão apostilada não foi feito o sinal público.
Como a certidão já está apostilada não tem mais como fazer o sinal público.
Para fazer o sinal público seria necessário solicitar novamente a certidão, para fazer o sinal público e só depois apostilar.
Mas aí teria o gasto R$200,00 novamente, então vamos mandar a certidão apostilada sem o sinal público mesmo.
Vou aguardar pelos Correios .
Acabei de ver que na certidão reprográfica do meu irmão está faltando 1 número no RG do meu pai (no meio da numeração), só que eu já mandei os documentos, será que vai haver problemas?
Os nomes dos pais e avós estão certos, cópia do RG dele está certa (meu irmão), só o número do RG do meu pai que ficou faltando um número (meu pai é declarante no nascimento, já possui o número de assento e transcrição de casamento)
Poderiam me informar se vai haver problemas? Alguém já passou por isso?
Dados adicionados na planilha com sucesso.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Não pode usar a mesma certidão para fazer o sinal público e posterior apostilamento novamente? O que eu tenho certeza que não pode ser feiro é reconhecer a assinatura do escrivão (sinal público) após o apostilamento, uma vez que feito o apostilamento, o documento (certidão) é digitalizado e anexada em um sistema eletrônico que também é consultado pela ACP pra visualização do documento original. Eu preferi não correr riscos e pedi o serviço de sinal público em todos as minhas certidões, antes de fazer apostilamento. Segui o procedimento padrão. Mas se Portugal não implica com a questão do sinal público, tendo em vista que no ato do apostilamento o cartório reconhece a competência do escrivão após verificar a autenticidade da assinatura mediante consulta à Central Notarial de Sinal Público (CNSIP), eu penso que é melhor deixar do jeito que está.