Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15925935955975981547

Comentários

  • @Victormr93, se já tem número do assento pode pedir pelo civilonline.
  • Olá, Pessoal. Hoje pego as certidões atualizadas para a atribuição da minha mãe e vi que o pagamento por cartão voltou. Vou optar por ele para evitar desencontro de datas com vale postal. Sabendo que receberei um 1C pré identificado para completar, fui rever as instruções de preenchimento do formulário e fiquei com uma dúvida:
    Minha mãe mudou de nome por casamento e será enviada a certidão de casamento reprográfica apostilada (a de nascimento não tem a alteração). No campo nome do requerente, o nome deve ser o de casada (igual ao da identidade enviada).

    E no Quadro 02 do formulário, a orientação daqui do fórum é "Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"

    É asism? Mesmo tendo alterado o nome de nascida pelo casamento tem que marcar no SIM que" PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME"?

    Obrigado desde já pelo esclarecimento.
    Abs.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Bruno Patricio, boa tarde!

    1 - Positivo, informar o nome da identidade, ou seja, de casada; e
    2 - Sim, manter o nome com que se identificou no quadro 1, ou seja, de casada

    Espero ter esclarecido.

    Abs e boa sorte!
  • Pessoal duvida: minha vó tem 83 anos. Para solicitar a cidadania dela agendei no consulado para fazer uma prova de vida mas só tinha agenda para 07/03.
    Envio o processo sem a prova de vida, e se cair em exigência mando depois, ou espero fazer a prova de vida para mandar tudo junto?
    O RG dela é de 2016 mas ela fez uma procuração pra mim em novembro, acredito que já contaria como prova que pelo menos até novembro de 2018 ela estava viva rs.
  • @Gabriela, faça prova de vida em cartório. Bem mais fácil.
  • @ninaraminelli obrigada, mas já fui em 3 cartorios e cada um da uma desculpa diferente para não fazer. MInha vó não assina mais pois impossibilidade visual permanente devido a diabetes, então os cartorios falam que como ela não assina, não da pra fazer. Teve um que falou que faria como uma escritura e alguém assina a rogo por ela, teria um custo de mais de R$ 400,00 fora o apostilamento depois. Por isso preferiria fazer no consulado.
    Sou de São Paulo -SP, se alguém conseguiu fazer tranquilamente em algum cartorio por aqui, aceito sugestões também.
  • Boa tarde,
    Prezados liguei hoje novamente na LR meu processo foi concluído dia 15/01 faltando apenas emitirem a certidão.
    Sabem me dizer o prazo ? Para que consiga emitir no Civil Online
  • @Gabriela Kraemer, a avó do meu marido tinha 88 quando enviei o processo dela, o RG tinha 5 anos e ela mesma assinou o 1C. Mesmo assim o processo caiu em exigência e pediram a prova de vida do consulado E um documento (RG) atual. De qq forma, já vi gente que passou sem a prova, acho que varia conforme quem analisa o processo.
  • @Eomine para saber que caiu em exigência você ficou ligando na conservatória? Meu medo é que falam que se cai em exigência tem 20 dias para complementar a documentação, certo? Fica bem apertado para enviar e chegar lá né..
  • @Rebecca acho que não é necessário retificar, mas isso depende muito da conservadora que for analisar o processo.Eu arriscaria mandar do jeito que está.
  • @Gabriela..ACP não aceita prova de vida feita em cartório.Aconselho a fazer no consulado e depois sim enviar o processo completo.
  • editado February 2019
    @vlad Obrigada! Bom saber, não sabia que algumas não aceitavam de cartório. Eu tenho uma prova de vida de novembro, você acha que vale a pena enviar com ela? (tive problema em outro doc que precisou de retificação que o cartório só arrumou agora, por isso demorei para enviar)
  • @Lara Alonso Moreira @Lilianfs13
    Estava aguardando a certidão pelo civil online igual vcs.
    Aconselho a responder o e-mail perguntando sobre a certidão.
    Fiz isso hj a certidão do meu pai saiu dia 01/02 e só hj depois que eu cobrei pelo e-mail receber o código de acesso. Vai uma dica as vezes eles podem ter esquecido de nós
  • @Gustavo2828

    Farei isso.

    Muito obrigada pela dica.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado February 2019
    @Flávio Morgado, boa tarde!

    Notei que colocou na planilha apenas como registrado (aprovado) e não concluído (finalizado e com assento). Se seu processo realmente foi numerado no dia 06/12, depois aprovado em 15/01, você já pode pedir a certidão no civil online, uma vez que a ACP costuma informar prazo de 2 semanas pra sair o assento (conclusão).
  • @CarlosRomão também reparei as datas do Flavio com a planilha e com o que ele disse aqui, achei estranho. Provável que ele esteja enganado com alguma das datas (numeração ou registro)
  • @Gabriela Kraemer, consegui em janeiro, via telefone (Consulado), um horário para a prova de vida de minha mãe, em função de uma desistência. Foi de um dia para outro.
  • Boa tarde, tudo bem?

    A ACP está exigindo RG com 5 anos agora?
  • Pessoal, boa tarde!

    É verdade a informaçao que após o processo não estao enviando mais o assento pelo correio? Li que agora so enviam uma carta informando a conclusao e temos que pedir.no civil online
  • @Flávio Morgado pode pedir no civilonline que já deve estar pronta e caso ainda não esteja eles aguardam o término e te enviam o código pelo email.
  • Para atribuição de menores está consolidado que a ACP agora está exigindo certidão de nascimento por fotocopia reprografica do livro? Ou foi uma exigência em processo isolado de alguém do fórum? Já estou com uma certidão digitada e apostilada. E qual está sendo a documentação completa que está sendo exigida agora? Obrigado a quem puder ajudar.
  • @Vlad pen obrigada!!!
  • Boa noite a todos!! @thcampos, acabei de receber duas correspondências da ACP solicitando as certidões de inteiro teor por cópia reprográfica do livro de registro dos meus filhos menores. Havia enviado somente a digitada.
  • Pessoal, ja havia solicitado no Civil online, semana passada recebi a informação de que nao tem a certidão. Hoje dia 04/02 liguei na LR e fui informado que a certidão não havia sido emitida.
  • @Lucimara,

    Obrigada por avisar. Eu já estava preocupada com essa situação e peguei a certidão dos meus filho por cópia reprográfica.

    O caso que vi era de uma jovem de 17 anos, até achei que poderia ser por já estar próximo da maior idade.

    Tira uma dúvida qual a idade dos seu filhos?
  • Oi @Lilianfs13! Meus filhos tem 11 e 14 anos.
  • @Lucimara,

    Então realmente agora a certidão Reprográfica é uma regra para menores. Pois como falei, achei que poderia ser uma exceção no caso da jovem de 17 anos, pois pelo que ela falou o processo do irmão mais novo não teve problemas.

    Obrigada mais uma vez.
  • Parece que sim @Lilianfs13. Por isso me preocupei em compartilhar aqui no grupo logo que recebi. Tirei informações valiosas de todos vcs aqui do fórum e me sinto feliz em poder ajudar tb.
  • Obrigada por informar @Lucimara.
    Já estava com o processo pronto do meu netinho com a certidão apenas digitada, agora vou pedir a certidão por cópia reprográfica. Antes agora do que depois.
  • @Lucimara obrigado por ajudar. Qual é a listagem completa dos documentos e formas exigidas para atribuição de menor?
    1. Modelo requerimento impresso e assinado pelos 2 pais com firma reconhecida por autenticidade.
    2. Certidão Nascimento inteiro teor do menor interessado por fotocópia reprografica do livro apostilada.
    3. Certidão de nascimento do progenitor português e dia transcrição do casamento obtidos via civilonline.
    4. Cópia autenticada RG brasileiro do menor interessado. (Sem apostilar).
    5. Não precisa vale postal.
    Algo mais? Precisa de algum documento do genitor brasileiro?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.