Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

15895905925945951524

Comentários

  • @Conrado MRH, só colocar Arquivo Central do Porto e o endereço. O vale postal tem que constar a sua mãe como remetente. Quando fiz os privados fiz o vale da minha irmã sem qualquer problema no correio, só precisa informar o nome e CPF.
  • @Daniel Henriques Beleza amigo entendi, mais uma vez obrigado!
  • @pessoal boa noite!!

    Recebi hoje a cartinha de conclusão do meu processo de nacionalidade, porém percebi que ela é diferente de todas as cartinhas que recebi, ela não é uma certidão, apenas informa que o processo foi concluído com sucesso, informa o número do registro, mas não vem dados de filiação nem nada...alguém que tenha tido processo concluído em 2019 e que já recebeu a carta sabe informar se agora é assim mesmo só uma carta de conclusão com o número do assento???
  • @apartme..agora as conservatórias pedem que solicite a certidão ou pelo civil on line ou pelas próprias conservatórias.
  • Lembro de ler aqui no fórum que os docs para ACP tinham validade máxima de 6 meses! Isso mudou?! Vi acima que a validade é de 1 ano? alguém sabe de fato até quanto tempo eles estão aceitando um certidão?!
  • @RafaFCunha certidões na ACP tem validade de 1 ano
  • Estou fazendo a atribuição da minha avó! A linha de registro me passará informações sobre o processo dela?!
  • Edjal GarridoEdjal Garrido Member
    editado January 2019
    Pessoal boa noite!
    Preciso de uma orientação acerca da atribuição de minha mãe, aconteceu o seguinte:
    Enviei em novembro o processo de minha mãe, foi numerado como 7xxx6/18 e dia 25/01/2019 recebi uma carta com a seguinte informação:
    "É necessário juntar a certidão de nascimento do progenitor português (assento de baptismo n 63 do ano de 1893, freguesia dos milagres, do arquivo distrital de Leiria), uma vez que o documento apresentado é uma cópia simples de uma certidão que apenas pode ser usada para fins de serviço, sendo certo, por outro lado, que a consulta online a que procedemos no site do referido arquivo de Leiria resultou infrutífera, não nos tendo sido possivel visualizar o assento."
    O arquivo que enviei no pedido foi uma certidão enviada pelo arquivo distrital de Leiria informando onde me mandaram uma cópia da página do livro de registros da freguesia de Milagres, informando o registro de meu avô como o de n° 63, na folha 93 verso e 94 do ano de 1893.
    Ocorre que eu pesquise no site https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1113555 e achei o assento no arquivo PT-ADLRA-PRQ-PLRA15-001-0008_m0100.tif.

    Minha duvida é como eu posso mandar para eles de uma forma que irão entender e aceitar, pois a certidão que mandei eles falaram que é apenas para "fins de serviço" mas indica precisamente onde está o batismo de meu avô.

    Obs. deram um prazo de 20 dias úteis, acrescido de dilação de 30 dias.

    Att.
  • Pessoal,

    Vou mandar os processos dos meus filhos de 14 e 16 anos para ACP.

    Ambos tem RG emitidos em 2011 quando tinham 7 e 9 anos.
    A validade dos RGs são respectivamente no ano de 2022 e 2020.

    Posso mandar esses mesmos?
  • Olá pessoal
    Quero agradecer primeiramente a ajuda de vocês com a minha saga para cidadania e hoje confirmei a atribuição de minha mãe pela ACP Porto no qual o processo foi enviado em setembro e outubro já estava pronto( bem rápido!) mas eles não avisaram fiquei sabendo pedindo a certidão pela civil online.
    Agora vou começar a correr atrás do meu.
    Muito obrigada á todos.
  • Olá!! Estou ajudando uma amiga, filha de portugueses e gostaria de esclarecer uma dúvida: No meu caso, quando dei entrada no meu processo ( neta ), ambos os meus avós eram portugueses e utilizei apenas as informações de meu avô , que declarou o nascimento de meu pai. Não precise fazer a transcrição de casamento. O caso dela é semelhante, porém é FILHA. Como o pai foi o declarante de seu nascimento, será dispensada a transcrição de casamento ou a ACP está exigindo?
  • @Edjal o q a conservatórias exige é a cópia original certificada que contém a marca d'água. Não pode ser cópia da original e nem cópias retiradas pela internet.
  • CARLOS ROMÃOCARLOS ROMÃO Member
    editado January 2019
    @Mariane Ramos, boa noite!
    Exatamente o caso da minha vizinha. Transcrição dispensada. Somente precisaria caso o pai (declarante) fosse brasileiro e a mãe portuguesa.

  • Bom dia, @Carlos !! Muito obrigada!!!
  • Será que ACP já chegou em dezembro? Vi na página de Atribuição de menores um rapaz comentando que o do irmão dele deu certo e foi numerado 06/12. Não sei se o "deu certo" significa que foi assinado....
  • @luizaparada, vou ligar amanhã para saber sobre o meu (que é do mesmo dia que o seu kkkk)
  • Eu liguei segunda, mas sabia que ainda estaria em análise. Liguei mais para ver se informavam a numeração do processo de meu primo que tinha sido entregue no dia 24. Foi numerado dia 25/01, um dia após ser entregue!
  • @ninaraminelli e o meu também na mesma data hahaha vi na planilha que muitos processos foram numerados dia 11/12; avisa aqui depois que ligar?? por favorrrr
  • Pessoal, acabo de receber a cartinha com o número do assento do meu sogro. Agora preciso enviar o processo do meu marido e dos meus filhos. Dúvidas:
    1) Posso enviar o processo apenas informando os dados do assento do meu sogro? (número e data)
    2) Posso enviar os processos dos meus filhos (maiores) junto no mesmo envelope?
    3) Caso a resposta anterior seja positiva, faço um vale postal separado para cada processo?
    4) Quanto tempo está levando em média processos no ACP?

    Obrigada
  • Bom dia pessoal! Liguei agora na ACP para saber do processo de atribuição dos meus filhos menores que foi numerado dia 29/11. Ainda em análise.
  • Boa tarde! Alguém que deu entrada pessoalmente na ACP do Porto pode me passar algumas informações?

    O pagamento é feito pessoalmente ou vale postal?

    O formulário 1c é assinado lá mesmo?
  • @nataliarf, o pagamento pode ser presencial, é melhor pagar em dinheiro e o formulário pode ser assinado na presença do funcionário da conservatória.
  • Ola pessoal!!!! Hoje recebi a carta falando que o processo de atribuição do meu pai foi concluída e o número de assento!!!!

    Agora quero dar entrada no meu!
    Ele é o declarante na minha certidão de nascimento. Não preciso transcrever o casamento deles né?

    Posso já dar entrada em meu processo apenas com o número do assento do meu pai?

    Obrigada desde já!
  • Boa tarde, gente, tudo bem?
    Alguém poderia me tirar 2 dúvidas?

    Primeira: não coloquei o email e o telefone da APC no vale postal na hora do envio, será que eles conseguem sacar mesmo assim?

    Segunda: Como envio a cópia do Vale? Apenas coloco ela no mesmo envelope que vai pro Porto e pronto?
  • Gente,

    No assento de nascimento do filho do meu amigo de 4 anos veio um número de identificação civil, alguém sabe que seria isso?

    Não sei onde foi feito o processo dele, pois foi através de advogado.
  • @thaisborgomani, boa tarde!

    1 - Exatamente o caso da minha vizinha. Transcrição dispensada. Somente precisaria caso o pai (declarante) fosse brasileiro e a mãe portuguesa.

    2 - Pode.
  • @Paulo Pacheco e alguém que entenda sobre PLANILHA sabe me explicar a listagem do Google drive atribuição de Porto esta c problemas ?
    Porque coloquei o nome das minhas primas e na coluna aparece Escrito coisas q eu não coloquei, na maneira de envio ,e podem me falar qdo está concluído quem escreve . Eu não escrevi e aparece como
    Concluído.
  • Pessoal, recebi o assento de nascimento do meu pai. Isso é considerado certidão de nascimento ou tem que ser pedida ?
  • @RODRIGO.. sim , ja é a certidão de nascimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.