Oi gente! Enviei o processo de atribuição do meu pai via EMS dia 04/01, e foi recebido por Hermógenes dia 18/01. Como se sabe se já foi e quando foi numerado?
@Camila Heringer, aguarde uns 20 dias da chegada dos documentos e ligue para saber Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1. Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.
Dúvida: meu primo disse que quem emite RG no RJ agora é o Detran. No formulário 1C, colocando os dados do RG, ele deve colocar que foi emitido por Detran ou SSP/RJ? Povo do Rio, como vcs tem feito?
@Natália Medeiros, confira no proprio documento quem é o emissor. Aqui em São Paulo é a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo que emite, em outros estados pode ser outro órgão do governo. No Rio me parece que foi passado para o Detran essa função.
Precisa fazer as retificações. Mesmo sendo um processo judicial o requerimento é feito no próprio cartório que encaminha para o ministério público e não é necessário contratar advogados.
De qual estado você é?
Eu fiz retificações em 5 cartórios aqui no Rio de Janeiro e a mais demorada ficou pronta em 2 meses. Se precisar de dicas, posso te passar.
Quando fui fazer a atribuição do meu pai, tivemos problemas com divergências no nome do avô paterno. Pedi no cartório para fazerem a retificação administrativamente, mas o cartório disse que, naquele caso, não poderia , sendo o judicial o meio possível. Demorou 9 meses para saírem os mandados de retificação do meu pai e de seus irmãos! Agora se a ACP vai esperar isso tudo não sei dizer!
@Lilianfs13 o civilonline está com problemas no registro de pagamentos por cartão de crédito, fiz o pagamento por cartão e depois de alguns dias recebi o email que minha solicitação havia sido cancelada por falta de pagamento, sendo que o meu cartão já apresentava o débito do civilonline. Portanto verifiquem se não receberam email do civilonline acusando a falta de pagamento. No site de abertura deles já apresenta a mensagem que estão com problemas no recebimento de pagamentos.
Por favor, alguém sabe informar se posso instruir o pedido de atribuição no ACP do Porto com a CNH apostilada ao invés do RG, pois meu RG tem mais de 10 anos e minha CNH foi renovada no ano passado.
Caso possa utilizar a CNH, no preenchimento do fomulário,no item "Doc. de identificação" eu coloco o número da CNH ou do RG? Pois o RG também consta na CNH.
Obrigada pela informação. No meu caso o pagamento foi confirmado e uma funcionária do civil on-line já entrou em contato falando que o processo foi despachado mais ainda não tem o assento de nascimento português e assim que ficar pronta será disponibilizado.
Estou querendo atribuir a nacionalidade portuguesa para a minha mãe, enviando a documentação daqui do Brasil paro o Arquivo Central do Porto.
Um breve resumo da situação: minha mãe nasceu no Brasil, tem 55 anos, solteira, filha de pai e mãe portugueses (casados em Portugal e falecidos no Brasil). Eu já localizei os registos de nascimento de ambos e de casamento em uma conservatória de Portugal (já possuo o nº dos assentos).
Eu obtive o impresso modelo 1C (maior de idade), e tenho algumas dúvidas:
1ª: Nas instruções de preenchimento do impresso, diz que o documento de identificação do interessado deve ser "[...] emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia [...]". Mas como se ela nasceu no Brasil?? Nesse caso, o RG Brasileiro é o documento correto?
2ª: No quadro 2 do formulário (declarações) eu posso marcar APENAS a opção "mãe portuguesa" e preencher os respectivos dados? Porque como o pai e a mãe da minha mãe são portugueses, então não sei se preciso preencher com os dados dos dois, talvez com 2 formulários.
3ª: É necessário fazer algum tipo de atualização nos registos de nascimento (estado civil, óbito...)?
4ª: O reconhecimento de assinatura do impresso pode ser feito no consulado portugues OU em um cartório? Qual é a melhor opção? Tem que fazer apostilhamento caso seja feito no cartório?
5ª: Os documentos a serem enviados juntos (certidão de nascimento e documento de indentificação do interessado) devem ser todos apostilhados?
Agradeço muito quem tiver a paciência e generosidade de ajudar. Obrigado!!
@Conrado MRH, 1 - RG ou CNH 2 - Escolha o que for mais conveniente 3 - Você falou que casaram em Portugal, veja apenas se no assento de nascimento consta averbado o casamento senão mande também cópia do assento de casamento. Óbitos não precisam ser transcritos para fazer o processo 4 - A que for mais conveniente, no consulado não é cobrado, no cartório tem a taxa do reconhecimento de firma por autenticidade. Atenção, não pode ser reconhecido por semelhança e sim por autenticidade. O formulário não é apostilado, apenas reconhecido firma. 5 - Certidões brasileiras apostiladas, cópia do documento de identidade autenticada e apostilada.
Teria algum problema preencher o formulário 1C com dois tons de azul? Pois esqueci de preencher uma parte e quando preenchi usei outra caneta azul, daí ficou com outro tom de azul, teria algum.problema? Obrigado
Boa tarde! Estou a mesma dúvida que a @Aline J M sobre o envio do formulário recebido após o pagamento com cartão, pois já tenho o outro formulário autenticado. @Daniel Henriques, sabe informar se as pessoas que enviaram dessa forma tiveram algum problema? posso enviar em branco ou os dois devem ser preenchidos?
@JulianaCT, não temos noticias até agora de pessoas que enviaram junto o formulário recebido por e-mail em Branco e que tiveram problemas com os processos. Eles têm aceito o formulário em Branco apenas para comprovação do pagamento é o outro preenchido para instrução do processo. Já tiveram vários processos finalizados com os formulários dessa maneira.
@Daniel Henriques grato pelos esclarecimentos, ajudou muito!
Só mais uma coisa: para enviar o envelope com os documentos para o ACP basta colocar o endereço (Rua Visconde de Setúbal, 328, 4200-498 - Porto)? Ou preciso colocar alguma informação adicional ("aos cuidados de fulano, setor x")?
E o pagamento por vale postal eu realizo na própria agencia dos correios? Pode ser eu mesmo para fazer o pagamento ou precisa minha mãe ir pessoalmente?
Comentários
Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.
Precisa fazer as retificações.
Mesmo sendo um processo judicial o requerimento é feito no próprio cartório que encaminha para o ministério público e não é necessário contratar advogados.
De qual estado você é?
Eu fiz retificações em 5 cartórios aqui no Rio de Janeiro e a mais demorada ficou pronta em 2 meses.
Se precisar de dicas, posso te passar.
Obrigada! É que sempre vi o pessoal falando aqui que órgao emissor do RG é SSP/xx, entao fiquei com medo do dele estar errado.
Teve noticias do civil online?
Nada ainda : (
Quando fui fazer a atribuição do meu pai, tivemos problemas com divergências no nome do avô paterno. Pedi no cartório para fazerem a retificação administrativamente, mas o cartório disse que, naquele caso, não poderia , sendo o judicial o meio possível. Demorou 9 meses para saírem os mandados de retificação do meu pai e de seus irmãos! Agora se a ACP vai esperar isso tudo não sei dizer!
Caso possa utilizar a CNH, no preenchimento do fomulário,no item "Doc. de identificação" eu coloco o número da CNH ou do RG? Pois o RG também consta na CNH.
Obrigada pela informação.
No meu caso o pagamento foi confirmado e uma funcionária do civil on-line já entrou em contato falando que o processo foi despachado mais ainda não tem o assento de nascimento português e assim que ficar pronta será disponibilizado.
Solicito com o nome de Solteira ou com o nome de casada?
Estou querendo atribuir a nacionalidade portuguesa para a minha mãe, enviando a documentação daqui do Brasil paro o Arquivo Central do Porto.
Um breve resumo da situação: minha mãe nasceu no Brasil, tem 55 anos, solteira, filha de pai e mãe portugueses (casados em Portugal e falecidos no Brasil). Eu já localizei os registos de nascimento de ambos e de casamento em uma conservatória de Portugal (já possuo o nº dos assentos).
Eu obtive o impresso modelo 1C (maior de idade), e tenho algumas dúvidas:
1ª: Nas instruções de preenchimento do impresso, diz que o documento de identificação do interessado deve ser "[...] emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia [...]". Mas como se ela nasceu no Brasil?? Nesse caso, o RG Brasileiro é o documento correto?
2ª: No quadro 2 do formulário (declarações) eu posso marcar APENAS a opção "mãe portuguesa" e preencher os respectivos dados? Porque como o pai e a mãe da minha mãe são portugueses, então não sei se preciso preencher com os dados dos dois, talvez com 2 formulários.
3ª: É necessário fazer algum tipo de atualização nos registos de nascimento (estado civil, óbito...)?
4ª: O reconhecimento de assinatura do impresso pode ser feito no consulado portugues OU em um cartório? Qual é a melhor opção? Tem que fazer apostilhamento caso seja feito no cartório?
5ª: Os documentos a serem enviados juntos (certidão de nascimento e documento de indentificação do interessado) devem ser todos apostilhados?
Agradeço muito quem tiver a paciência e generosidade de ajudar. Obrigado!!
Bruna Alves
Envio por DHL em 14/12
Recebido na ACP por Gloria Costa em 17/12
Numerado em 09/01 2***/19
Caio Alves
Envio por DHL em 14/12
Recebido na ACP por Gloria Costa em 17/12
Numerado em 02/01 2***/19
Obrigada!
Dados adicionados na planilha com sucesso.
Segue link da planilha para proceder com atualização de status da próxima vez que pra ligar pra LR: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
1 - RG ou CNH
2 - Escolha o que for mais conveniente
3 - Você falou que casaram em Portugal, veja apenas se no assento de nascimento consta averbado o casamento senão mande também cópia do assento de casamento. Óbitos não precisam ser transcritos para fazer o processo
4 - A que for mais conveniente, no consulado não é cobrado, no cartório tem a taxa do reconhecimento de firma por autenticidade. Atenção, não pode ser reconhecido por semelhança e sim por autenticidade. O formulário não é apostilado, apenas reconhecido firma.
5 - Certidões brasileiras apostiladas, cópia do documento de identidade autenticada e apostilada.
Instruções detalhadas do preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Teria algum problema preencher o formulário 1C com dois tons de azul? Pois esqueci de preencher uma parte e quando preenchi usei outra caneta azul, daí ficou com outro tom de azul, teria algum.problema? Obrigado
Estou a mesma dúvida que a @Aline J M sobre o envio do formulário recebido após o pagamento com cartão, pois já tenho o outro formulário autenticado.
@Daniel Henriques, sabe informar se as pessoas que enviaram dessa forma tiveram algum problema? posso enviar em branco ou os dois devem ser preenchidos?
Já tiveram vários processos finalizados com os formulários dessa maneira.
Só mais uma coisa: para enviar o envelope com os documentos para o ACP basta colocar o endereço (Rua Visconde de Setúbal, 328, 4200-498 - Porto)? Ou preciso colocar alguma informação adicional ("aos cuidados de fulano, setor x")?
E o pagamento por vale postal eu realizo na própria agencia dos correios? Pode ser eu mesmo para fazer o pagamento ou precisa minha mãe ir pessoalmente?
Obrigado!!