Desculpe a demora para responder. Obrigada! E affe... sabia que tava errado! Mas o pior é que esse é o mesmo cartório que meu avô reconheceu firma por autenticidade em agosto e nao teve problema nenhum! Mas quando disse isso, o cara me disse que é norma eles nao poderem fazer se tiver coisa em branco, e que se fizeram p/ meu avô, estava errado!!
Alguém mais teve problema com cartório, na hora de assinar o formulário e quererem riscar a parte em branco??
Olá amigos, tenho uma dúvida. Vou dar entrada pessoalmente amanhã é gostaria de saber se posso preencher o quadro 1 do FORM 1C (DOC DE IDENTIFICAÇÃO) os dados do passaporte e apresentar ele pessoalmente também? Obrigado.
Só para atualizar quem está aguardando numeração de processo de atribuição. Meu processo recebido em 26/12 foi numerado em 18/01!!! Até que enfim já estava desesperada, planilha já atualizada!
@GabrielJung2 Após a confirmação de chegada dos docs no ACP, espere duas semanas para ligar para a Linha de Registros e confirmar se o seu processo já foi numerado, informando seu nome, data de nascimento, se sim, anote o número do processo e a data da numeração que vc irá utilizar para acompanhar o processo, sempre ligando para a LR.
Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1. Sugiro assinar o plano para fixo sem limites para Portugal no Skype.
Pessoal duas duvidas: Prova de vida feita aqui no consulado tem validade de quanto tempo? Vi alguém comentar aqui que para procuração em ACP só parente de primeiro grau, dessa forma, não consigo ser procuradora de minha avó?
@maria thimoteo o endereço do vale posta e do envio dos documentos é sempre o mesmo, o que muda é que o vale é endereçado ao IRN, IP e a documentação a conservatória que você optou.
No caso do ACP Para o vale postal: IRN, IP Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Portugal
Para o envio dos documentos: Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Portugal
Eu particularmente optei pelos créditos de 30 reais (já fiz muitas ligações e tenho crédito até hoje), pois a minha ideia era pedir a nacionalidade do meu pai e posteriormente a minha, coisa que eu sabia que demoraria um pouco pra acontecer. Tive problemas com nacionalidade do meu pai até finalmente acontecer o deferimento. Hoje o meu processo é que está em análise.
Um breve resumo do processo de nacionalidade do meu pai, só pra vc uma ideia do que passei: O processo de nacionalidade do meu pai foi numerado no dia 26/07/2018, conservatória entrou de férias em agosto e em seguida greve; acabando a greve foi analisado em 14/10 e caiu em exigência, que foi cumprida em 14/11, deferido em 20/11 e finalmente concluído em 30/11. Percebe, passei por muitos problemas. Eu já liguei muitas vezes pra linha de registo e até hoje tenho créditos, que estão guardados pra minha próxima ligação que acontecerá daqui a 1 mês pra saber o andamento do meu processo.
Em média os processos estão sendo concluídos em 2 meses em meio, isso se não tiver greve e problema de exigência. Vc tem que analisar.
Outra dica importante, o atendimento da LR não costuma ser rápido, dura em média de 40m a 1h de espera até um português lhe atender, logo não ligue próximo do término do expediente deles (17h de Portugal).
Outra pergunta, existe algum link para a lista de documentos necessários para o processo de atribuicao de pai (portugues, declarante do nascimento) para filha? Estou tentando encontrar, mas só encontro de outras cidades e não do Porto.
Estou com o processo do meu pai na mesma situação que vc passou. Ele foi recebido no ACP em 04/09 e no dia 28/11 recebi uma carta informando que havia caído em exigência. Providenciei a documentação e enviei para ACP via EMS dia 10/12/2018, porém foi recebido apenas em 04/01/2019.
Agora acabei de ligar para ver o status e continua em análise. A atendente inclusive perguntou se eu já tinha respondido a exigência, o que me deixou com a sensação de que as coisas não estão andando por lá, ao menos para mim. Digo isso pq já vi processos posteriores ao meu serem concluídos.
Alguma dica que possa ajudar a acabar com essa agonia?
@maria thimoteo, a documentação é a mesma, independente da conservatória. Estou partindo do ponto que o processo seja o seu. Para seu processo você vai precisar de - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail Se você teve alteração no nome terá que justificar essa mudança caso a mudança não esteja averbada na sua certidão de nascimento juntando também sua certidão de casamento inteiro teor apostilada. Se for o caso pergunte no cartório quando for solicitar a certidão se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar sua certidão. Atualmente somente ACP faz sem a transcrição de casamento do pai, português, declarante do nascimento do filho(a).
@MIguel Costa, é pq o seu processo meio que voltou pra fila, mas não se assuste, daqui a pouco é deferido. No meu caso a exigência foi cumprida pessoalmente, mandei pela minha sogra, e a funcionária da conservatória já deu um prazo de 1 mês no total pra deferimento/assento. Na prática demorou metade disso, minha sorte. Fica tranquilo, daqui a pouco o seu é deferido. Liga na segunda-feira.
boa tarde pessoal Consegui mais 2...... meus filhos são tugas agora enviei em 29/10 concluído dia 17/01 Obrigado a todos que puderam me ajudar. Felicidades a todos.
Pessoal, parei de acompanhar aqui e migrei temporariamente para o tópico de transcrição de caamento em PD. Agora que a transcrição de meus avós saiu, estou reunindo a documentação para enviar (com sorte, até semana que vem). Para fazer a atribuição da minha mãe na ACP, pergunto:
1- O vale de 175 EUR é emitido nos Correios com o mesmo fundamento usado no de transcrição (manutenção de residentes)?
2- Atribuição é mais barata que transcrição de casamento, não é? O valor aind é esse, não é? (200 EUR x 175 EUR).
3- Eu tenho o número do assento em PD da transcrição do casamento brasileiro dos meus avós portugueses (meu avô foi o declarante da minha mãe), no caso, do matrimôno dos pais portugueses da requerente de atribuição (minha mãe). Ela precisa/deve mencionar este assento do casamento dos pais em algum lugar ao pedir sua atribuição pelo 1C?
4- Vejo recentes relatos de exigências que foram cumpridas. Vocês poderiam identificar que tipo de exigências tem ocorrido (de modo a tentar evitá-las desde o envio)?
Ufa!!
Grato desde já aos valorosos moderadores e colegas do fórum. Só com as oprientações daqui acreditei que seria possível conserguir a cidadania portuguesa (sou neto e pretendo conseguir atribuição até minhas filhas e esposa)
Comentários
O formulário 1C deve ser impresso em uma folha frente e verso ou tanto faz?
O mesmo deve ser digitado ou preenchido à mão?
Recebi hoje um email do rcentrais.retificacoes@inr.mj.pt .. com a mensagem " Para os devidos efeitos, reencaminho".
E encaminharam a solicitação de retificação para a ACP...
isso procede ? o processo é esse mesmo?.... Imaginei que eles que fariam a correção...
Enviei meus documentos para o ACP por DHL, está previsto que chegue hoje em Porto!!!
Como está o caso da certidão para menores?
A certidão basta inteiro teor digitalizada e apostilada ou está sendo necessário a reprografica?
Obrigada!
Desculpe a demora para responder. Obrigada! E affe... sabia que tava errado! Mas o pior é que esse é o mesmo cartório que meu avô reconheceu firma por autenticidade em agosto e nao teve problema nenhum! Mas quando disse isso, o cara me disse que é norma eles nao poderem fazer se tiver coisa em branco, e que se fizeram p/ meu avô, estava errado!!
Alguém mais teve problema com cartório, na hora de assinar o formulário e quererem riscar a parte em branco??
Enviei meus documentos para o ACP por DHL, está previsto que chegue hoje em Porto!!!
Quais são os próximos passos? Recebo algo por e-mail? Como acompanho meu processo?
Obrigado pela ajuda!!
Vou dar entrada pessoalmente amanhã é gostaria de saber se posso preencher o quadro 1 do FORM 1C (DOC DE IDENTIFICAÇÃO) os dados do passaporte e apresentar ele pessoalmente também?
Obrigado.
Meu processo recebido em 26/12 foi numerado em 18/01!!!
Até que enfim já estava desesperada, planilha já atualizada!
Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
Sugiro assinar o plano para fixo sem limites para Portugal no Skype.
Segue link da planilha para preenchimento dos dados e posteriores atualizações.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk
Prova de vida feita aqui no consulado tem validade de quanto tempo?
Vi alguém comentar aqui que para procuração em ACP só parente de primeiro grau, dessa forma, não consigo ser procuradora de minha avó?
o endereço para envio de vale postal e dos documentos no Porto é o mesmo?
Obrigada!
No caso do ACP
Para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Eu particularmente optei pelos créditos de 30 reais (já fiz muitas ligações e tenho crédito até hoje), pois a minha ideia era pedir a nacionalidade do meu pai e posteriormente a minha, coisa que eu sabia que demoraria um pouco pra acontecer. Tive problemas com nacionalidade do meu pai até finalmente acontecer o deferimento. Hoje o meu processo é que está em análise.
Um breve resumo do processo de nacionalidade do meu pai, só pra vc uma ideia do que passei:
O processo de nacionalidade do meu pai foi numerado no dia 26/07/2018, conservatória entrou de férias em agosto e em seguida greve; acabando a greve foi analisado em 14/10 e caiu em exigência, que foi cumprida em 14/11, deferido em 20/11 e finalmente concluído em 30/11. Percebe, passei por muitos problemas. Eu já liguei muitas vezes pra linha de registo e até hoje tenho créditos, que estão guardados pra minha próxima ligação que acontecerá daqui a 1 mês pra saber o andamento do meu processo.
Em média os processos estão sendo concluídos em 2 meses em meio, isso se não tiver greve e problema de exigência. Vc tem que analisar.
Outra dica importante, o atendimento da LR não costuma ser rápido, dura em média de 40m a 1h de espera até um português lhe atender, logo não ligue próximo do término do expediente deles (17h de Portugal).
Abraço a todos!!!!
Estou tentando encontrar, mas só encontro de outras cidades e não do Porto.
Desculpem e obrigada!
Mais um tuga no pedaço. Processo do dia 22/11/2018 foi hoje para despacho. Planilha atualizada!
Obrigado a todos!!!!
Estou com o processo do meu pai na mesma situação que vc passou. Ele foi recebido no ACP em 04/09 e no dia 28/11 recebi uma carta informando que havia caído em exigência. Providenciei a documentação e enviei para ACP via EMS dia 10/12/2018, porém foi recebido apenas em 04/01/2019.
Agora acabei de ligar para ver o status e continua em análise. A atendente inclusive perguntou se eu já tinha respondido a exigência, o que me deixou com a sensação de que as coisas não estão andando por lá, ao menos para mim. Digo isso pq já vi processos posteriores ao meu serem concluídos.
Alguma dica que possa ajudar a acabar com essa agonia?
Para seu processo você vai precisar de
- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
- Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
- Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado
- Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
Se você teve alteração no nome terá que justificar essa mudança caso a mudança não esteja averbada na sua certidão de nascimento juntando também sua certidão de casamento inteiro teor apostilada. Se for o caso pergunte no cartório quando for solicitar a certidão se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar sua certidão.
Atualmente somente ACP faz sem a transcrição de casamento do pai, português, declarante do nascimento do filho(a).
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para pagamento com cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
A plataforma de pagamentos com cartão está apresentando problemas, deve voltar a funcionar em breve.
Consegui mais 2...... meus filhos são tugas agora
enviei em 29/10
concluído dia 17/01
Obrigado a todos que puderam me ajudar.
Felicidades a todos.
Agora que a transcrição de meus avós saiu, estou reunindo a documentação para enviar (com sorte, até semana que vem).
Para fazer a atribuição da minha mãe na ACP, pergunto:
1- O vale de 175 EUR é emitido nos Correios com o mesmo fundamento usado no de transcrição (manutenção de residentes)?
2- Atribuição é mais barata que transcrição de casamento, não é? O valor aind é esse, não é? (200 EUR x 175 EUR).
3- Eu tenho o número do assento em PD da transcrição do casamento brasileiro dos meus avós portugueses (meu avô foi o declarante da minha mãe), no caso, do matrimôno dos pais portugueses da requerente de atribuição (minha mãe). Ela precisa/deve mencionar este assento do casamento dos pais em algum lugar ao pedir sua atribuição pelo 1C?
4- Vejo recentes relatos de exigências que foram cumpridas. Vocês poderiam identificar que tipo de exigências tem ocorrido (de modo a tentar evitá-las desde o envio)?
Ufa!!
Grato desde já aos valorosos moderadores e colegas do fórum. Só com as oprientações daqui acreditei que seria possível conserguir a cidadania portuguesa (sou neto e pretendo conseguir atribuição até minhas filhas e esposa)
Abraços lusitanos.