@LorenFreitas, deve ter sido apenas por causa do vale expirado mesmo já que eles não fizeram menção a falta de algum documento para aceitar o processo. Sim, terá que fazer outro formulário e enviar novamente, acompanhado de outro vale. Veja junto aos correios sobre o reembolso do vale expirado, você consegue de volta o valor enviado. As taxas não são restituídas. Teria a opção de pagar por cartão de crédito, que não tem o problema de expirar a validade do pagamento mas, infelizmente, me parece que a plataforma ainda não voltou a funcionar. Está apresentando problemas há pelo menos uma semana.
Bom dia, pessoal!! Meu processo foi numerado no dia 12/11 e concluso agora no dia 15/01. Já estou com o número do meu assento em mãos e agradeço imensamente por cada informação fornecida por vocês! Por fim, uma dúvida: é preciso emitir a certidão online para requerer o cartão cidadão?
@marianaglguimaraes, independente de quem registrou é melhor mandar pelo menos um desses documentos adicionais para evitar cair em exigência e gerar mais gastos com envio extra de documentos depois, além do atraso na finalização do processo para cumprir a exigência. Como mencionei pela lei não precisaria enviar já que ele nasceu após 1978, mas melhor garantir pois existem casos de exigência desses documentos mesmo para nascidos após a promulgação dessa lei.
@Raíza Marinho, precisar não precisa. Normalmente apenas com o número do assento o consulado já faz. Eu emiti para levar impresso no dia (e matar a ansiedade de ver minha certidão portuguesa) e nem olharam pra certidão no consulado...
"""""Pessoal.. bom dia! O processo do meu avô caiu em exigência. Já consegui o documento que eu precisava. Agora como devo proceder? É só enviar o documento e informar o número do processo ao qual se destina? Tenho 6 meses para resolver a situação, certo? """"""
Até aí ok, pessoal me ajudou. Esse documento é o que comprove o casamento dos meus bisavós. Acabei de ver no documento que o nome da minha bisavó está como "Isaura do Nascimento Damasio". Na certidao de nascimento dela está "Isaura do Nascimento" e na certidão de nascimento do meu avô também "Isaura do Nascimento". Terei problemas?
Estou preparando os doctos do meu neto (nenê) e segundo orientação recebida aqui no Fórum é: Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor e precisa ser apostilada. Inclusive já estou com ela em mãos. Alguma novidade?
@anice Picchi, tem notícias de ontem de um processo que caiu em exigência por não ser certidão reprográfica. Parece que agora o ACP está exigindo esse tipo de certidão para menores também. Melhor enviar a reprográfica para não correr o risco.
DÚVIDA - atribuição - mãe portuguesa - passar para filho registrado pelo pai português- os pais não eram casados
To muito na dúvida com relação a essas questões de casamento. Pq minha bisavó e meu bisavô não foram casados no papel. E ele foi o declarante do nascimento do meu avô. Mas a gente vai fazer o procedimento apontando minha bisavó como a portuguesa que vai passar pro meu avô.
@Pessoal ,é aconselhável se for for pagar o processo por vale postal ,enviar os documentos pela DHL e não pelo correio.Acontece que os correios estão atrasando a entrega e corre o risco do vale postal caducar. A validade do vale postal é de 30 dias..
@carlostabosa, pelo ano acredito que o assento esteja informatizado. Você pode entrar em contato com a conservatória que está especificada nessa certidão e perguntar se está informatizado e sob que número / ano. Esse número e ano do assento informatizado é o que deve ser informado no formulário. Tem também a opção de pedir uma certidão pelo civilonline ao custo de 10 euros http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1 Basta imprimir o documento disponibilizado e juntar ao processo.
@DanielHenriques obrigado! Mandei um e-mail hoje perguntando isso. Dando certo, eu peço a online por garantia.
Meu pai tentou dar entrada pelo consulado, e disseram que a certidão estava ok (parecia estar vendo em algum sistema). Por isso acredito que já esteja digitalizada. Ele desistiu depois com a necessidade de transcrição dos casamentos.
Bom dia Pessoal, Tirar uma dúvida... A certidao de minha vó veio com um erro no nome! Veio " Carmen" e o correto é CARMEM. Eu enviei um email ontem para rcentrais.retificacoes.inr.mj.pt Solicitando a correção !
Sabem me dizer quanto tempo demora para responder? Eu nem ia solicitar , mas fiquei com medo de dar problema na transição. Resolvi corrigir.
@Andre de Sá, normalmente é rápido. Questão de alguns dias. Tem casos em que foi retificado até no mesmo dia. Só que agora só segunda que acho que sábado não tem atendimento.
Comentários
Sim, terá que fazer outro formulário e enviar novamente, acompanhado de outro vale.
Veja junto aos correios sobre o reembolso do vale expirado, você consegue de volta o valor enviado. As taxas não são restituídas.
Teria a opção de pagar por cartão de crédito, que não tem o problema de expirar a validade do pagamento mas, infelizmente, me parece que a plataforma ainda não voltou a funcionar. Está apresentando problemas há pelo menos uma semana.
Meu processo foi numerado no dia 12/11 e concluso agora no dia 15/01.
Já estou com o número do meu assento em mãos e agradeço imensamente por cada informação fornecida por vocês!
Por fim, uma dúvida: é preciso emitir a certidão online para requerer o cartão cidadão?
Como mencionei pela lei não precisaria enviar já que ele nasceu após 1978, mas melhor garantir pois existem casos de exigência desses documentos mesmo para nascidos após a promulgação dessa lei.
E pagar a taxa, posso pagar lá em euros?
Vou entregar 3 processos. Tem limite?
"""""Pessoal.. bom dia!
O processo do meu avô caiu em exigência. Já consegui o documento que eu precisava.
Agora como devo proceder? É só enviar o documento e informar o número do processo ao qual se destina?
Tenho 6 meses para resolver a situação, certo? """"""
Até aí ok, pessoal me ajudou. Esse documento é o que comprove o casamento dos meus bisavós. Acabei de ver no documento que o nome da minha bisavó está como "Isaura do Nascimento Damasio". Na certidao de nascimento dela está "Isaura do Nascimento" e na certidão de nascimento do meu avô também "Isaura do Nascimento".
Terei problemas?
Para informação: liguei hoje pra ACP e meu processo numerado em 29/11 continua em análise.
Estou preparando os doctos do meu neto (nenê) e segundo orientação recebida aqui no Fórum é:
Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor e precisa ser apostilada.
Inclusive já estou com ela em mãos.
Alguma novidade?
To muito na dúvida com relação a essas questões de casamento. Pq minha bisavó e meu bisavô não foram casados no papel. E ele foi o declarante do nascimento do meu avô. Mas a gente vai fazer o procedimento apontando minha bisavó como a portuguesa que vai passar pro meu avô.
??????????
A certidão de nascimento portuguesa está muito velha, com alguns rasgos em áreas sem texto e uma marca forte de dobra no meio do papel.
Devo solicitar outra via desta certidão? Ou eles precisam apenas do número do assento e ano?
@mibraid, quando tiver notícias (espero que positiva) poderia me avisar, por favor? Quando mandou o processo do menor?
Tem também a opção de pedir uma certidão pelo civilonline ao custo de 10 euros
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Basta imprimir o documento disponibilizado e juntar ao processo.
Meu pai tentou dar entrada pelo consulado, e disseram que a certidão estava ok (parecia estar vendo em algum sistema). Por isso acredito que já esteja digitalizada. Ele desistiu depois com a necessidade de transcrição dos casamentos.
Tirar uma dúvida...
A certidao de minha vó veio com um erro no nome! Veio " Carmen" e o correto é CARMEM. Eu enviei um email ontem para rcentrais.retificacoes.inr.mj.pt
Solicitando a correção !
Sabem me dizer quanto tempo demora para responder?
Eu nem ia solicitar , mas fiquei com medo de dar problema na transição. Resolvi corrigir.