Salve, salve todos desse maravilhoso Forum! Toda a generosidade que existe nesta comunidade e ainda não ví igual! Agradeço a amizade, o cuidado, a ajuda e força de tantos que me auxiliaram! Começei a jornada de busca de documentos em 2015. E resumindo bastante a história, em 2016 meu pai enviou seu processo, que foi finalizado em 2017. Em 2018, após mais um ano, foi concluído seu processo de conversão, e agora em 2019 o meu tão sonhado processo.
Desejo sorte e perseverança aos que mergulham nessa incrível aventura que mistura autoconhecimento, genealogia, histórias, dúvidas e coragem.
Data de Envio: 27/09/18 Recepção na ACP: 09/10/18 Numerado 69.xxx
Aprovado: 04/12/18 Registo e emissão da carta da comunicação de conclusão: 04/01/19 Data de chegada da carta no RJ: 18/01/19 Numero assento: 3xx/2019
Sintetizando: final de setembro à início de janeiro (com natal, ano novo, feriados e greve), o tempo de conclusão na ACP foi de menos de 4 meses.
boa tarde pessoal, me chamo Renata e é minha primeira vez aqui no grupo. Estou com as documentações necessárias para conseguir a atribuição do meu pai, que é filho de português. Estou com a xerox da certidão do meu avô (português), certidão de óbito dele (autenticada e ap de Haye), identidade do meu pai (atual), autenticada e ap de Haya, certidão de nascimento do meu pai, autenticada e ap de haye, e formulário da Conservatória dos Registros Centrais, tb autenticado, e não rasurado. Porém, tudo foi feito em junho/julho do ano passado. Tenho 3 dúvidas: Algo mudou desde de Junho de 2018? Como pago a taxa para atribuição de nacionalidade portuguesa? Para onde envio a documentação? Muiiiiiito obrigada desde já.
Também estou tentando pagar com o cartão de crédito, mas vi relato que tem um tempinho que está dando erro e que eles estão tentando consertar o problema, só nos resta esperar e ir tentando todos os dias (no caso de pagamento por cartão de crédito)
@DanielHenriques, obrigado pela informação. Vou aguardar mais alguns dias. O civil online , atualiza a imagem da certidao? ou solicito a eles que atualizem ?
@Andre de Sá não atualiza automaticamente não. Após você receber a informação que foi feita a retificação mande e-mail para civilonline@irn.mj.pt e diga que foi emitida a certidão, mas que esta tinha um erro que já foi retificado pela conservatória, e peça para que, se possível, seja atualiza a imagem da certidão.
@RenataMagalhaes de junho não mudou nada. A certidao de óbito não é necessária. O impresso modelo 1C precisa ter a assinatura autenticada na presença do cartorario. O vale postal deve ser pago nos correios e uma copia do comprovante e enviada junto com os demais documentos. Valor 175 euros. Endereço para o vale postal: IRN, IP Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto
Para o envio dos documentos: Arquivo Central do Porto Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Portugal
@carlostabosa, não vejo motivo que impeça de ser preenchido no computador, acho que certa vez vi até um modelo editável, mas é tão pouco o que tem que ser preenchido que não acredito que valha a pena o trabalho de fazer no computador não e vai perder mais tempo para fazer encaixar as letras nos espaços certos do que escrever a mão mesmo. Lembro que quando fiz não levei nem cinco minutos para preencher a mão.
Teria algum problema fazer a atribuição com o nome "sujo" pelo ACP? Ou teria problemas só se tiver antecedentes criminais? Me ocorreu essa dúvida agora.
Boa tarde, pessoal! Tô pra pagar a atribuição da minha avó online, por cartão de crédito. Enviarei o processo dela para o PORTO, mas li num tópico que se pagar online, só posso enviar para Lisboa. Tô confusa agora. Alguém que tenha pago online e mandou para o Porto ou outra conservatória e deu certo?
@MariaHernandes.a ACP aceita pagamento por cartão porém os pagamentos por cartão estão com problemas no momento e em fase de manutenção em todo caso pode voltar a funcionar a qualquer momento.
O link para pagamento com cartão de crédito está certo e vc pode enviar para o ACP Algum tempo atras ,só Lisboa aceitava pagamento por cartão de crédito.Mas agora outras conservatórias também aceitam,inclusive o ACP
Minha irmã jà assinou a declaração, mas agora quer fazer o pagamento no cartão pq esta com receio de dar problema no vale. Algum problema dela mandar a declaração que vem por e-mail grampeada na que já esta assinada? Ela viajou e deixou tudo comigo para enviar.
@Adrianaian, as conservatórias tem aceito que apenas envie o formulário em branco junto para comprovar o pagamento. A plataforma de pagamentos por cartão está apresentando problemas, me parece que ainda não voltou a funcionar. Para não correr o risco de enviar a documentação e o vale expirar por conta dos atrasos que tem ocorrido nas entregas pelos correios recomendo enviar pela DHL que normalmente é entregue em 3 ou 4 dias úteis.
@Daniel Henrique. Obrigada pela informação. Ela ia fazer o vale, mais ficou com medo depois de ler aqui no Fórum que estão tendo problemas com os vales.Vou esperar o problema do cartão ser resolvido e enviar a declaração junto com a que ela assinou.
@Pessoal... Boa noite. Como já mencionado aqui antes, o processo do meu avô caiu em exigência, pois faltava a certidão de casamento dos pais dele(ambos portugueses). Descobri onde se encontra a certidão(casaram em portugal), porém há uma diferença no nome da minha bisavó. Na certidão de nascimento do meu avô, o nome dela está "Isaura do Nascimento", na certidão de nascimento da minha bisavó também, "Isaura do Nascimento".Na certidão de casamento da minha bisavó está "Isaura do Nascimento Damasio", onde Damasio é o sobrenome dos pais dela. Terei que retificar algum documento e enviar junto? Não precisa? Alguém ja passou por algo?
Boa noite a todos. Enviei os documentos da atribuição do meu pai dia 28/12/2018 via EMS, os documentos só chegaram na ACP dia 18/01/2019. O pagamento foi feito via vale postal, foi emitido no mesmo dia em que enviei os documentos (28/12) e agora estou com receio de não enumerarem o processo a tempo. Ouvi relatos de que é possível solicitar junto aos correios a extensão do prazo de vencimento do vale postal, é realmente possível? Se sim, como procedo? Entro em contato com os correios ou com o CTT?
@Rafael envie um e-mail para o CTT e pergunte se o VP ja foi sacado.Se nao foi sacado, envie um email para ACP do Porto informando q vale está para vencer.
@carlostabosa Eu fiz o processo do meu pai, e preenchi o formulario 1c todo pelo computador, paguei por cartão de credito, então esperei receber o formulario 1c já com a comprovação de pagamento e o preenchi. Processo do meu pai correu tudo bem e saiu em dezembro. Agora estou aguardando numerarem o meu, que foi enviado em dezembro.
Bom dia pessoal! Adicionem na planilha, por favor. Envio 19/10/2018 Recebido dia 06/11/2018 pelo destinatário Maria do Céu Número do processo: 77xxx/2018 (obtive a informação por telefone 17/12/2018) Status: em análise (última ligação 21/01/2019)
Comentários
Toda a generosidade que existe nesta comunidade e ainda não ví igual!
Agradeço a amizade, o cuidado, a ajuda e força de tantos que me auxiliaram!
Começei a jornada de busca de documentos em 2015. E resumindo bastante a história, em 2016 meu pai enviou seu processo, que foi finalizado em 2017. Em 2018, após mais um ano, foi concluído seu processo de conversão, e agora em 2019 o meu tão sonhado processo.
Desejo sorte e perseverança aos que mergulham nessa incrível aventura que mistura autoconhecimento, genealogia, histórias, dúvidas e coragem.
Data de Envio: 27/09/18
Recepção na ACP: 09/10/18
Numerado 69.xxx
Aprovado: 04/12/18
Registo e emissão da carta da comunicação de conclusão: 04/01/19
Data de chegada da carta no RJ: 18/01/19
Numero assento: 3xx/2019
Sintetizando: final de setembro à início de janeiro (com natal, ano novo, feriados e greve), o tempo de conclusão na ACP foi de menos de 4 meses.
Algo mudou desde de Junho de 2018?
Como pago a taxa para atribuição de nacionalidade portuguesa?
Para onde envio a documentação?
Muiiiiiito obrigada desde já.
Também estou tentando pagar com o cartão de crédito, mas vi relato que tem um tempinho que está dando erro e que eles estão tentando consertar o problema, só nos resta esperar e ir tentando todos os dias (no caso de pagamento por cartão de crédito)
Endereço para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
De uma lida em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Só que já tem alguns dias que a plataforma de pagamento está passando por problemas e me parece que ainda não foi solucionado. Em breve deve voltar ao normal.
Alguém fez assim e deu certo?
Teria algum problema fazer a atribuição com o nome "sujo" pelo ACP? Ou teria problemas só se tiver antecedentes criminais?
Me ocorreu essa dúvida agora.
Tô pra pagar a atribuição da minha avó online, por cartão de crédito.
Enviarei o processo dela para o PORTO, mas li num tópico que se pagar online, só posso enviar para Lisboa. Tô confusa agora.
Alguém que tenha pago online e mandou para o Porto ou outra conservatória e deu certo?
O link para pagamento com cartão de crédito está certo e vc pode enviar para o ACP
Algum tempo atras ,só Lisboa aceitava pagamento por cartão de crédito.Mas agora outras conservatórias também aceitam,inclusive o ACP
Problema nenhum
Obrigada pela informação.
Ela ia fazer o vale, mais ficou com medo depois de ler aqui no Fórum que estão tendo problemas com os vales.Vou esperar o problema do cartão ser resolvido e enviar a declaração junto com a que ela assinou.
Terei que retificar algum documento e enviar junto? Não precisa? Alguém ja passou por algo?
Agradeço desde já
Eu fiz o processo do meu pai, e preenchi o formulario 1c todo pelo computador, paguei por cartão de credito, então esperei receber o formulario 1c já com a comprovação de pagamento e o preenchi. Processo do meu pai correu tudo bem e saiu em dezembro.
Agora estou aguardando numerarem o meu, que foi enviado em dezembro.
Adicionem na planilha, por favor.
Envio 19/10/2018
Recebido dia 06/11/2018 pelo destinatário Maria do Céu
Número do processo: 77xxx/2018 (obtive a informação por telefone 17/12/2018)
Status: em análise (última ligação 21/01/2019)