@Rafaela Patricio acredito que façam sim, leve o RG antigo e se tiver outros documentos leve também, se tiver passaporte pode levar. O formulário 1C pode ser assinado lá no consulado e tem validade como prova de vida. O serviço é agendado e para nacionalidade é gratuito, acesso o site http://consuladoportugalsp.org.br/assinatura-presencial/ Lembrando que se trata do consulado de SP para outros estados por favor verifique.
O voto em Portugal é facultativo. Ou seja, mesmo inscrito no registros eleitorais, não é obrigado a votar.
Antes precisava ir ao consulado para preencher o formulário e recensear.
Agora quando se faz o Cartão de Cidadão, o recenseamento é automático. Essa correspondência ao final, verifica-se se a pessoa quer ou não manter-se recenseada nos cadernos eleitorais.
Isso é muito bom para aqueles que obtiveram a nacionalidade por naturalização no 6.4 e agora estão buscando a "conversão" para a nacionalidade originária, onde demonstrará além de ser nacional português, estar inscrito e participa da vida política do país através do voto.
Gente, o processo do meu pai caiu em exigencia e eu enviei o processo da minha tia logo depois, que vai cair na mesma exigencia provavelmente (mesmo caso e enviados pro mesmo lugar).
Eu encontrei uma escritura que diz que os dois eram menores e dependentes da mãe, que é a portuguesa, e na linha de registros me informaram que esse documento provavelmente seria suficiente para sanar a exigencia.
Minha duvida é: Como o processo da minha tia vai cair na mesma exigência, seria possivel eu enviar uma carta explicando a situação e pedir que eles considerem este documento tambem na análise do processo dela? Ou devo esperar a exigência chegar e enviar outra cópia pro processo dela?
@Juliana Trc, tenho um processo numero na mesma data.. e estou na mesma agonia ... Estou acreditando que essa atribuição chegue no Natal ... Na Torcida...
Recebi uma carta do Porto “ Apresentar documentos comprovativos da alteração do nome , nome este que consta no documento de identificação. Na certidão brasileira não consta averbado a troca de nome .”
Me informei c outras pessoas que já enviaram anteriormente da mesma maneira e não questionaram isso. Porque a identidade de casada o nome é diferente da certidão de nascimento. O que devo fazer ? Mudou alguma coisa ?
Obrigada @Rene mas isso mudou? Porque na relação de documentos não pedem . E conheço pessoas que já mandaram sem averbação da troca de nome e conseguiu. Não caiu em exigência. E até bom os moderadores colocarem essa exigência.
@CristinaLima sempre é informado aqui no fórum que, se houve alteração no nome, está tem que estar averbada na certidão de nascimento ou terá que mandar junto a certidão de casamento para justificar a alteração. Tanto os moderadores como outros foristas, me incluo aí, falamos isso incansavelmente. Isso não é nenhuma exigência recente, há um ano que participo do fórum e sempre foi dito isso.
ja comentei algumas vezes aqui sobre meu caso, e eu estou começando a ficar realmente preocupada com o processo que enviei. Estou simplesmente no escuro a quase 5 meses, apenas com um status de analise.
Tem alguém aqui do forum que está em portugal ou tem alguém outro contato com a acp que não seja a LR para me ajudar?
@Jessica Zambon Nossa, não teve nenhuma exigência? Você viu quem recebeu seu processo? O que eles falaram quando você informou que já está em análise há tanto tempo?
@drakunder sim, esse tempo é de após cumprir a exigencia. Meu processo na verdade é do inicio de Junho, e a exigencia foi pedida e cumprida no final de julho/começo de agosto.
quando eu falo que esta em analise a muito tempo eles perguntam se ja enviei a exigencia, eu digo que sim, e ai eles falam que tenho que aguardar. Que não tem mais informações, apenas que esta em analise. Estou com medo de meu processo ter se perdido na bagunça após o caos que rolou no meio do ano.
@VladPen, boa tarde, recebi hj essa cartinha de recenseamento, se acaso não quiser votar , é só assinar e enviar pelos Correios? Meu filho também recebeu está morando na Itália é só fazer o mesmo ? Muito obrigado beijinhos
Comentários
Lembrando que se trata do consulado de SP para outros estados por favor verifique.
Obrigada ; )
Vou liigar para o consulado do RJ.
Pelo que sei não há agendamento aqui. Mas a questão do Rg é uma preocupação.
Antes precisava ir ao consulado para preencher o formulário e recensear.
Agora quando se faz o Cartão de Cidadão, o recenseamento é automático. Essa correspondência ao final, verifica-se se a pessoa quer ou não manter-se recenseada nos cadernos eleitorais.
Isso é muito bom para aqueles que obtiveram a nacionalidade por naturalização no 6.4 e agora estão buscando a "conversão" para a nacionalidade originária, onde demonstrará além de ser nacional português, estar inscrito e participa da vida política do país através do voto.
O processo parecia encantado, mas enfim saiu, Ufa!
Obrigada rapazes : )
Eu encontrei uma escritura que diz que os dois eram menores e dependentes da mãe, que é a portuguesa, e na linha de registros me informaram que esse documento provavelmente seria suficiente para sanar a exigencia.
Minha duvida é: Como o processo da minha tia vai cair na mesma exigência, seria possivel eu enviar uma carta explicando a situação e pedir que eles considerem este documento tambem na análise do processo dela? Ou devo esperar a exigência chegar e enviar outra cópia pro processo dela?
Estou acreditando que essa atribuição chegue no Natal ... Na Torcida...
Vou checar..
Recebi uma carta do Porto
“ Apresentar documentos comprovativos da alteração do nome , nome este que consta no documento de identificação. Na certidão brasileira não consta averbado a troca de nome .”
Me informei c outras pessoas que já enviaram anteriormente da mesma maneira e não questionaram isso.
Porque a identidade de casada o nome é diferente da certidão de nascimento.
O que devo fazer ? Mudou alguma coisa ?
Obrigada
Isso não é nenhuma exigência recente, há um ano que participo do fórum e sempre foi dito isso.
ja comentei algumas vezes aqui sobre meu caso, e eu estou começando a ficar realmente preocupada com o processo que enviei.
Estou simplesmente no escuro a quase 5 meses, apenas com um status de analise.
Tem alguém aqui do forum que está em portugal ou tem alguém outro contato com a acp que não seja a LR para me ajudar?
Estou entrando em desespero já
quando eu falo que esta em analise a muito tempo eles perguntam se ja enviei a exigencia, eu digo que sim, e ai eles falam que tenho que aguardar. Que não tem mais informações, apenas que esta em analise. Estou com medo de meu processo ter se perdido na bagunça após o caos que rolou no meio do ano.