Bom dia! Duas dúvidas mais no processo de atribuição de minha avó.:
1. Posso fazer a prova de vida no consulado com o rg dela antigo enquanto o novo não foi emitido? (Deram prazo de 10 dias úteis) Ou isso dá algum problema??
2. Minha avó é bem idosa e não está bem, infelizmente.... E consigo fazer a transcrição de casamento mesmo se ela tiver falecido? ;(
@RafaelaPatricio ela precisa estar viva no Despacho da nacionalidade dela, se ocorrer dela falecer após isso(espero que não), depois vc pode fazer a transcrição do casamento dela sem problemas
@LeLoT3 preencha os dados com as informações do Brasil mesmo. O importante é seu nome, a data de seu nascimento, local de nascimento no Brasil e filiação.
@drakunder o meu e do dia 18/10 provavelmente em 15/12 tenho novidades, acabo de ligar na LR e a atendente muita simpatica me i formou que nao ha nenhuma pendencia em meu processo porem esta em analise
Acompanhei sua resposta ao Andre e conclui então que, sendo eu portuguesa por atribuição e tendo uma filha menor (nascida em 2010) e não sendo casada (tenho uma união estável não documentada),devo enviar os documentos abaixo: - Formulário 1C para menor (gratuito) devidamente preenchido - Duvida, neste caso o pai precisa assinar mesmo eu não sendo casada?
- Assento de nascimento do progenitor Português (no caso eu) OU informar o numero no formulário, visto que é recente. - Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada da menor. Duvida: precisa ser copia reprográfica?
Será necessário mais algum documento, como por exemplo documento de identificação (copia autenticada) do pai? Ela já tem RG, é necessário enviar também, ou essa exigência é somente para maiores de 14 anos?
Obs: pai foi o declarante do nascimento ..
Vou dar entrada no reconhecimento da nossa união estável, porém achei prudente dar entrada na atribuição da menor antes.
@MarcioAndersonVieira primeiro vc precisa transcrever o casamento dela. só depois, com a transcrição, faz o mesmo processo que fez com sua mãe, enviar toda aquela documentação, inclusive o 1C
@thiago_portuga eles só param no dia 25/12 e 01/01. As paradas maiores são sempre entre julho e agosto todos os anos devido ao recesso escolar e o verão.
@Andre de Sá, pelo que vi você vai fazer a transcrição de casamento de sua avó com o primeiro marido, que faleceu e sua avó ficou viúva, certo. Junto com a documentação da transcrição de casamento junte a certidão de óbito do primeiro marido e uma carta, nos moldes da de transcrição de casamento, solicitando a dissolução do casamento pelo óbito. Quando for feita a transcrição de casamento já será averbado o óbito também. Lembrando que tem que enviar a certidão de óbito inteiro teor apostilada.
@Daniel Henriques, entendi, vou providenciar esses documentos... Sabe dizer se para fazer esses dois processos transcrição e a dissolução , o melhor lugar seria o consul ou Ponta Delgada?.. Sobre a carta para a dissolução tem um modelo ou pode ser uma carta simples?
@Andre de Sá se você for atendido pelo consulado de São Paulo está demorando mais ou menos o mesmo que Ponta Delgada. Pelo consulado tem que consultar custo do registro do óbito no site do consulado, se mandar junto para conservatória não é cobrado esse registro do óbito. Uma carta simples mesmo, apenas para solicitar a dissolução do casamento em virtude do falecimento do cônjuge. Recomendaria apenas assinar e reconhecer firma em cartório, assim como o requerimento da transcrição de casamento.
@blacout, me desculpe por ainda te incomodar de novo Mas fui no link que vc me enviou para efetuar o pagamento via cartão de crédito e fiquei com algumas dúvidas: 1º: Depois de preencher a primeira página do link, com meus dados, abre uma segunda página onde devo preencher com os dados do cartão de crédito. Porém, num quadro ao lado, o beneficiário é em Lisboa (Av. D Joao II N 1 08 01 D torre H 1803-001 - Lisboa) e não em Porto. Isso está certo? Não deveria aparecer o endereço de Porto?
2º: Encontrei na internet um modelo de formulário com a informação de pagamento via cartão de crédito. Supus que, esse formulário que tem essa informação (no canto esquerdo superior) só irá aparecer para mim depois te ter inserido e confirmado o pagamento com o cartão, Está correto?
3º: Depois de efetuar o pagamento via cartão de crédito, não será necessário enviar nenhum tipo de comprovante para o IRN-IP, já que no próprio formulário já tem essa informação.
Comentários
Duas dúvidas mais no processo de atribuição de minha avó.:
1. Posso fazer a prova de vida no consulado com o rg dela antigo enquanto o novo não foi emitido? (Deram prazo de 10 dias úteis) Ou isso dá algum problema??
2. Minha avó é bem idosa e não está bem, infelizmente.... E consigo fazer a transcrição de casamento mesmo se ela tiver falecido? ;(
Entendi. Obrigada
E quanto à prova de vida? Posso fazer com rg antigo?
@Paulosilva Sim, eles agilizaram bem, liga daqui 2 semanas então.
Acompanhei sua resposta ao Andre e conclui então que, sendo eu portuguesa por atribuição e tendo uma filha menor (nascida em 2010) e não sendo casada (tenho uma união estável não documentada),devo enviar os documentos abaixo:
- Formulário 1C para menor (gratuito) devidamente preenchido - Duvida, neste caso o pai precisa assinar mesmo eu não sendo casada?
- Assento de nascimento do progenitor Português (no caso eu) OU informar o numero no formulário, visto que é recente.
- Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada da menor. Duvida: precisa ser copia reprográfica?
Será necessário mais algum documento, como por exemplo documento de identificação (copia autenticada) do pai?
Ela já tem RG, é necessário enviar também, ou essa exigência é somente para maiores de 14 anos?
Obs: pai foi o declarante do nascimento ..
Vou dar entrada no reconhecimento da nossa união estável, porém achei prudente dar entrada na atribuição da menor antes.
muito obrigada
Mesmo assim iremos ter que buscar esses docs meu tio nasceu antes...
@MarcioAndersonVieira primeiro vc precisa transcrever o casamento dela. só depois, com a transcrição, faz o mesmo processo que fez com sua mãe, enviar toda aquela documentação, inclusive o 1C
Como é o funcionamento das ACPs em dezembro e janeiro?
Até que dia de dezembro eles trabalham?
Que dia de janeiro eles voltam?
O formulário gerado só diz:
"Artigo 1-C (visa) - Pagamento Visa/Mastercard Nr. XXXX
Nome de Requerente: XXXX
Email de Requerente: XXXX
Só isso é suficiente para comprovar que eu paguei? Achei tão simplório. Melhor imprimir e anexar também o e-mail de comprovação deles?
Helpp.. Estou precisando entender como funciona o processo de Dissolução de casamento pelo Óbito...
Acredito que para enviar o meu tio tirar a cidadania dele , vamos ter que fazer isso ...
Alguém tem algum experiencie neste assunto ?
Pergunta: Pra fazer do meu pai vou precisar averbar o casamento do meu avô? Não, né?
Sabe dizer se para fazer esses dois processos transcrição e a dissolução , o melhor lugar seria o consul ou Ponta Delgada?.. Sobre a carta para a dissolução tem um modelo ou pode ser uma carta simples?
Daniel obrigado pela ajuda tks
Uma carta simples mesmo, apenas para solicitar a dissolução do casamento em virtude do falecimento do cônjuge. Recomendaria apenas assinar e reconhecer firma em cartório, assim como o requerimento da transcrição de casamento.
Mas fui no link que vc me enviou para efetuar o pagamento via cartão de crédito e fiquei com algumas dúvidas:
1º: Depois de preencher a primeira página do link, com meus dados, abre uma segunda página onde devo preencher com os dados do cartão de crédito. Porém, num quadro ao lado, o beneficiário é em Lisboa (Av. D Joao II N 1 08 01 D torre H 1803-001 - Lisboa) e não em Porto. Isso está certo? Não deveria aparecer o endereço de Porto?
2º: Encontrei na internet um modelo de formulário com a informação de pagamento via cartão de crédito. Supus que, esse formulário que tem essa informação (no canto esquerdo superior) só irá aparecer para mim depois te ter inserido e confirmado o pagamento com o cartão, Está correto?
3º: Depois de efetuar o pagamento via cartão de crédito, não será necessário enviar nenhum tipo de comprovante para o IRN-IP, já que no próprio formulário já tem essa informação.